"E cantavam um cântico novo, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo e nação;" Apocalipse 5:9
Olá Luclécia Silva,
Você pode também trabalhar com a exposição dos 10 mandamentos:
:arrow: viewtopic.php?p=20732#p20732
Em especial as implicações do:
Sexto Mandamento
Encontramos argumento bíblico contra o racismo no Decálogo. O sexto mandamento nos proíbe de tirar a vida do outro. Cristo afirma que as implicações dessa ordem são muito mais profundas do assassinato evidente. O Senhor nos ensina que o mandamento condena também escárnio vil e atitudes de ódio do coração não expressas (Mt 5:21-22). Ele resgata esse direito daqueles que tinham encoberto com suas tradições humanas.
"Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; e, Quem matar será réu de juízo. Eu, porém, vos digo que todo aquele que se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e quem disser a seu irmão: Raca, será réu diante do sinédrio; e quem lhe disser: Tolo, será réu do fogo do inferno" Mateus 5:21-22
O Catecismo de Westminster expõe o sexto mandamento como proibindo, entre outras coisas, a raiva pecaminosa, o ódio, a inveja, o desejo de vingança ... provocação por palavras, a opressão ... machucar, ferir, e tudo mais que tende para a destruição da vida de qualquer um" ( P. 136). Se nós somos proibidos de ter ou agir sobre as atitudes de ódio em direção a qualquer um, então somos proibidos de fazer tais coisas para uma pessoa de outra raça.
Além disso, o Catecismo, explica que o sexto mandamento nos obriga a preservar a vida dos outros "por pensamentos de caridade, amor, compaixão, mansidão, benignidade, bondade, discursos pacíficos, e comportamento suave e cortês; longanimidade e prontidão para se reconciliar, perdoando danos, e revidando o mal pelo bem, confortaando e socorrendo os aflitos, e protegendo e defendendo o inocente "(P. 135). As atitudes racistas estão em forte contraste com essas prescrições. A lei de Deus vai ao cerne da questão. Ser um racista é ser um assassino.
Você pode trabalhar também a questão da humildade: "nada façais por contenda ou por vanglória, mas com humildade cada um considere os outros superiores a si mesmo;" Filipenses 2:3
A Sandra preparou um Kit das lições de juniores com esse tema:
:arrow: viewtopic.php?p=7910#p7910
Em suplementei com um Subsídio Júnior:
:arrow: viewtopic.php?p=23901#p23901
Bibliografia
Jones, D. (2007). The biblical offense of racism. Moscow, ID.: Canonpress.