Projeto Biblia 3D

Biblia 3D

ℬiblia 3D

 

 

O smartphone no seu bolso é um pequeno dispositivo poderoso, e parte do seu potencial está apenas começando a ser explorado para o Reino de Deus na educação das crianças. O Projeto Bíblia 3D tem como objetivo apresentar os personagens da Bíblia como heróis em aplicativos para celulares e tablets, em um formato atual para os jovens e crianças.

Funcionamento do aplicativo

A Bíblia 3D é um aplicativo que permite ler o material do projeto com histórias bíblicas em telas de tablet e celular de uma maneira diferente: em Realidade Aumentada (R.A.). A realidade faz com que a revista ganhe vida através de hologramas. Você precisa imprimir, gratuitamente, a revista em quadrinhos e os cartões e baixar o aplicativo (App). Quando colocar o celular (ou tablet) em cima do marcador da Revista em Quadrinhos, aparecerão hologramas em 3D para você. Acreditamos que os cartões sejam a melhor forma, que preparamos, para atrair a criança a conhecer as histórias da Bíblia. Você pode baixar e imprimir a revista, assim como todo o material, gratuitamente em casa ou em uma gráfica. Também pode pedir os cartões pelo correios sem custo. A revista Davi x Golias (que esta sendo ampliada para Batalhas de Davi, contendo toda as batalhas do grande rei Davi) pode ser apresentada a criança de duas etapas:
  • Obediência e amor
  • Fé em Deus.

Outro ponto interessante da revista, além de oferecer um jogo por página para prender a criança, é que o Davi sai da revista e pula para o celular oferendo um outro aplicativo. Um jogo que de ação que conta detalhes sobre nosso herói:  você mata o leão, o urso e vários soldados até chegar em Golias.  Esse enredo é apresentado pelo jogo para deixa-lo mais emocionando, mas contamos a versão certa durante seu andamento. Uma das formas da criança ser estimulada a estudar é a possibilidade de ganhar uma recompensa. Resolvemos aplicar essa metodologia no jogo Batalhas de Davi (Davi x Golias). Quando você termina o jogo é oferecido um certificado por email parabenizando pela conclusão do jogo e da aula.

 

 

A imagem acima mostra como o a projeção fica em cima da revista quando você vê através do aplicativo Bíblia 3D. Abaixo o jogo Davi x Golias que revisa a história de Davi e ainda manda um certificado gratuito pelo correio.

 

 

 

Inteligência Artificial fala sobre a Bíblia é outro projeto do  Bíblia 3D

 

 

 

Mas o que é a Realidade Aumentada

 

A Bíblia 3D é um projeto de educação imersiva e de Inteligência Artificial. A educação imersiva centra-se no uso de tecnologias de realidade, para melhorar o processo de aprendizagem, uma tendência na educação futurista. A Realidade Aumentada (RA) combina o mundo real com a tecnologia para criar uma camada digital sobre o físico. Por exemplo, escaneando-se uma "imagem gatilho" com um dispositivo móvel (smartphone ou tablet) pode-se exibir um holograma, vídeo, imagem, jogo, um link para um site, um convite para fazer uma ligação telefônica ou qualquer outra informação digital suportada.A RA permite que se adicione conteúdo digital a material impresso. O projeto Bíblia 3D no contexto das mídias imersivas situa-se aqui através de um aplicativo para ler “imagens gatilhos” (revistas e cartões) e expandir a realidade do que está na página escrita em um holograma animado em 3D criando uma experiência inteiramente nova. É importante notar que, ao contrário da realidade virtual, a RA não obscurece o campo de visão do usuário porque simplesmente sobrepõe o conteúdo digital sobre o material impresso.

 

Revista em quadrinhos como gatilho

 

Vimos que dentre os espectros das tecnologias da realidade, a Bíblia 3D usa a Ralidade Aumentada (RA) para exibir hologramas e jogos usando Revista em Quadrinhos como “gatilho”. Mas por que os quadrinhos? Eles tem algum papel educacional? Os quadrinhos eram considerados na melhor das hipóteses: leitura recreativa, mas, geralmente, os adultos os viam como um entorpecente mental tolo. No passado você certamente nunca teria visto um sendo usado na educação. Os tempos mudaram e, à medida que os quadrinhos e as novelas gráficas se tornaram mais aceitas como uma forma legítima de arte e literatura, eles estão entrando nas salas de aula. Muitos pais e professores, no entanto, ainda se lembram do estigma que os quadrinhos tinham quando eram jovens e perguntam: "Por que as crianças devem ler quadrinhos?" As crianças aprendem que objetos concretos podem ser representados de maneiras diferentes. Por exemplo, um cachorro é um animal peludo que balaça a cauda e ladra. Pode ser representado por uma fotografia de um cão, uma ilustração estilizada ou "cartoon" de um cão, ou letras que formam a palavra "cão". A maioria das crianças começam a fazer esta transição do concreto para o abstrato através de livros ilustrados, com uma única ilustração em cada página. A arte seqüencial (quadrinhos sem palavras) pode levar o aprendizado ao próximo nível, induzindo que as crianças sigam uma seqüência de ilustrações que formam uma história. Antes que as crianças estejam prontas para ler textos, a arte seqüencial pode dar-lhes prática ao fazer sentido a partir de material impresso em uma página, seguindo da esquerda para a direita e de cima para baixo, interpretando símbolos e seguindo a seqüência de eventos em uma história. A arte seqüencial oferece muitas oportunidades para conectar uma história às próprias experiências das crianças, prever o que acontecerá, inferindo o que acontece entre os painéis e o resumo, assim como você faria com uma história de texto. A vantagem da arte seqüencial é que as crianças não precisam ser capazes de decodificar texto para aprender e praticar habilidades de compreensão. Os textos gráficos são ferramentas de ensino complexos e eficazes porque exigem que os leitores não apenas recebam informações passivamente, mas interajam tanto com texto quanto com imagens para construir significado e essa é a chave, as palavras e as imagens funcionam juntas!

 

Resumo dos pontos fortes dos quadrinhos como ferramentas educacionais

 

Engajamento: os quadrinhos conferem significado através do envolvimento ativo do leitor com a linguagem escrita e imagens sequenciais justapostas. Os leitores devem ativamente dar sentido a partir da interação de texto e imagens, além de preencher as lacunas entre os painéis;

Eficiência: o formato de quadrinhos transmite grandes quantidades de informação em pouco tempo; e

Eficácia: o processamento de texto e imagens leva a uma melhor memorização e transferência de aprendizado. Experiências neurológicas mostraram que processamos texto e imagens em diferentes áreas do cérebro: conhecida como Teoria da Cognição de Codificação Dupla. Essas experiências também indicam que emparelhar uma imagem com texto leva a uma maior retenção de memória. Com quadrinhos, os alunos não só aprendem o material mais rápido, eles aprendem melhor. Mas talvez a razão mais importante para que as crianças deverssem ler quadrinho é porque elas querem. Muitos jovens leitores, quando confrontados com sólidas páginas de texto, ficam intimidados e simplesmente desistem. Dê ao mesmo leitor relutante uma novela gráfica le eles mergulham ansiosamente, devorando todas as páginas. Com crianças que não gostam de leitura, a motivação é a chave, e os quadrinhos são motivadores.

 

Fusão de realidade aumentada com quadrinhos

 

Os quadrinhos não são mais populares como foram no passado, atualmente são apreciado por fãs da cultura geek, e é por isso que a Bíblia 3D é tão especial, porque faz com que as crianças desejem lê-los novamente. É um conceito inteligente, pois agrega valor a algo que já tinha muito valor educacional. A Realidade Aumentada é uma tendência se torna cada vez mais popular.

 

Aplicativo Davi x Golias - jogo de ação onde a criança aprende toda a história de Davi

 

A realidade aumentada pode revelar novos detalhes à história, detalhes ocultas no impresso, close-ups e até mesmo animar personagens acrescentando sons e diálogo falado ao assunto. Com a Bíblia 3D você poderá experimentar ainda mais o quadrinho, podendo até mesmo jogar um videogame inspirado nos eventos do quadrinho, trazendo-lhe para um pouco mais perto da história. Pretende-se aumentar a experiência e atrair a criannça para o mundo do quadrinho, trazendo o quadrinho mais profundo em nosso mundo. Os jogos na igreja ainda são uma controvérsia. Numa época em que as criança ficam muito tempo no video game, vamos dedicar mais tempo para jogos? Não devemos passar mais tempo ensinando? Os jogos são dados às crianças frequentemente como ferramenta usada para passar o tempo e distraí-los enquanto os pais estão ocupados. Não é o que fazem as babás? Nós entendemos o sentimento. Não desejamos passar a percepção de que estamos fornecendo ao seu ministério passatempos tolos. Os jogos são um passatempo. Gamificação é uma técnica cientificamente comprovada para melhorar o desempenho e a participação em qualquer contexto, incluindo a educação.

 

O que é Gamification?

 

Gamificatção é a aplicação de elementos e princípios de jogo em contextos que não são de jogo. Esses princípios e elementos aumentarão o engajamento e a retenção entre os participantes em seu ministério. Ao colocar alguns elementos de jogo em uma aula normal, você "liga" uma parte do cérebro que incentiva a participação. Os efeitos incluem um aumento da participação, uma melhor atenção à história Bíblica, uma melhor retenção durante as atividades de revisão, mais aplicação no lar e uma diminuição geral das questões de disciplina. Estes são os benefícios da gamificação em seu ministério. A beleza da gamificação é que não precisa terminar em sala de aula. Você pode manter o jogo em casa. Você pode encorajar as crianças a lerem suas Bíblias, memorizarem as escrituras, orarem, fazer uma atividade de aplicação e convidar os amigos para a irem à igreja. Essas atividades são todas benefícios da gamificação em casa.

 

Inteligência Artificial

 

Até agora, vimos como a educação imersiva (Realidade virtual “RV”), Realidade Aumentada “RA”, e Realidade Mista “RM”). pode redefinir o aprendizado. Vamos nos aprofundar e ver como outras tecnologias podem convergir com a mídia imersiva na educação, como por exempo, a Inteligência Artificial (IA) é uma das tecnologias mais importantes no mundo contemporâneo, com a sua influência em apreender tudo desde a criação de medicamentos, previsões de mercado financeiro, bate-papo e arte . A IA já está mudando a maneira como interagimos com nossos dispositivos. Uma maneira cada vez mais popular de controlar nossos dispositivos é através da voz, e não é difícil ver o porquê. Hoje presente em smartphones, bem como dispositivos domésticos , ela desempenha um dos modos mais intuitivos para que os humanos façam algo: falar. Essa tecnologia só melhora todos os anos com avanços contínuos em texto para fala, reconhecimento de voz e construção de conversação, e em apenas alguns anos começarmos a conversar plenamente com os dispositivos que possuímos. Então, o que pode acontecer quando começamos a combinar esse poder com a educação imersiva? A coisa bonita sobre as mídias imersivas é que elas podem dar presença física aos assistentes de Inteligência Artificial. Usando tecnologias imersivas também podemos permitir que elas tenham um corpo e um rosto que expresse emoção e interaja. O aluno poderia converçar com um assistentes de Inteligência Artificial em forma de holograma.

 

Conclusão

 

Os últimos 30 anos prepararam o cenário para mudanças tecnológicas e culturais em uma escala sem precedentes. O aumento da computação pessoal, da internet e dos smartphones redefiniu completamente a maneira como interagimos com o nosso mundo e isso não dá sinais que vai diminuir, ao contrário, está acelerando. Nós nos relacionávamos com o mundo digital à distância, olhando através das janelas dos dispositivos que possuímos, mas nunca nos atrevemos a avançar. Mas isso mudou! O recente aumento das mídias imersivas trouxe novas maneiras de experimentar informações e a convergência de vários campos avançados da tecnologia como a Inteligência Artificial, ao serem reunidos, estimularão uma nova era na educação.