Sugestão de Atividades
Aconselha-se nesta etapa a realização de trabalhos manuais sem muitos detalhes. Desenhar e pintar são excelentes atividades para essa faixa etária. Forneça-lhes todo material necessário, tais como folhas de papel, lapis de cor, lapis de cera, tinta guache, pinceis, etc.., e deixe-os trabalhar livremente.
Essa faixa etária é necessário que desenvolva suas habilidades por si mesmos. O professor deve apenas acompanhá-los permitindo que aprendam fazendo.
O professor deverá oferecer a seus alunos a oportunidade de satisfazerem suas curiosidades, levando para a sala de aula materiais que os coloquem em contato direto com a experiência e a realidade do ensino. Ou seja, para que seus alunos dessa faixa etária para compreender o ensino, será necessário que eles peguem, cheirem, experimentam, desmanchar e construir o objeto usado no ensino.
Os recursos visuais: é conveniente que o professor use amplamente o flanelografo, gravuras, desenhos e cartazes com figuras significativas para a lição.
Nesta fase os quadros cênicos e os fantoches, especialmente os produzidos com a participação deles assumem um papel importante no processo de aquisição de conhecimento deles.
Os livros "para colorir" são excelentes recursos para completar ou reforçar a lição dada, recapitular pontos importantes.
Trazer e mostrar objetos ou coisas da natureza na sala de aula, tais como: plantas, flores, bichos, frutos, etc... relacionados com a lição enriquece muito a aula e promove o interesse da classe.
Dentre os recursos audiovisuais mais adequados para esta turma, estão os CDs de história e corinhos visualizados.
A medida que as crianças ouvem a história, entremeadas por musicas e sonoplastia, elas vêem as figuras relacionadas a história e tentam recriar a mensagem usando sua poderosa imaginação.
O professor deve aproveitar ao máximo as atividades didáticas relacionadas à musica. Os pequeninos neste estagio são extremamente sensíveis a ela.
Utilize musicas de ritmos variados a fim de realizar a gesticulação e a participação de todos.
Fonte: "Adpatado do livro Recursos Didáticos para a EBD"
Autor: Marcos Tuler