Malaquias 3:6) - Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos. (Malaquias 3:7) - Desde os dias de vossos pais vos desviastes dos meus estatutos, e não os guardastes; tornai-vos para mim, e eu me tornarei para vós, diz o SENHOR dos Exércitos; mas vós dizeis: Em que havemos de tornar?
(Malaquias 3:8) - Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. (Malaquias 3:9) - Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação. (Malaquias 3:10) - Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes. (Malaquias 3:11) - E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos. (Malaquias 3:12) - E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o SENHOR dos Exércitos.

Se é lícito?
É OBEDIÊNCIA ao Senhor! Como no texto referido acima. Não é uma opção como muitos acreditam...Não é dar quanto queremos, como muitas denominações e até mesmo evangélicas ensinam, até porque a palavra dízimo significa 10%. Tenho aprendido que cada vez que devolvo ao Senhor a Sua parte, estou fazendo um depósito no céu, para quando eu necessitar. Aí se cumpre o que diz em Filipenses 4.19 - Deus suprirá todas as minhas necessidades em glória.... mas isso será pela minha obediência. Os 90% que ficam em minhas mãos, são abençoados por causa da minha obediência à palavra de Deus... Porém quando retenho a parte de Deus, tudo se torna amaldiçoado... porque estou roubando ao Senhor.... Não adianta orar e consagrar o que compramos, porque foi comprado com dinheiro "sujo" amaldiçoado... simplesmente porque não obedeci a Deus e a sua Palavra.

Ainda existem aqueles que não dizimam porque Dízimo faz parte da Lei, e nós vivemos no tempo da graça! Correto. Vivemos no tempo da graça - favor imerecido - porém, o dízimo vem antes da lei...

Em Genesis 14, portanto, antes daquilo que consideramos "Lei"... Vemos Abraão entregando a Melquisedeque - um tipo de Cristo no AT - os dízimos. E vemos a astucia do rei de Sodoma - um tipo de satanás - querendo fazer uma troca com Abraão. Abraão, um servo de Deus, temente e obediente, claro, não aceitou.

Portanto, é lícito devolver o dízimo?
Sim! Não é uma obrigação, mas um ato de fé e obediência àquele que é dono de todo ouro e toda prata, nosso Pastor por excelência, nosso provedor!

Um abraço a todos!