Essa discussão não é nova, há fortes opiniões sobre ambos os lados deste debate mas, vou me deter no que considero o maior dos argumentos contra o culto infantil (não que eu seja a favor ou contra):

"as crianças precisam assistir o culto que modela a vida espiritual dos seus pais";

- acho que poderíamos sintetizar o artigo referenciado nessa declaração acima.

Mas temos que ter a exata compreensão que a fé é modelada em primeiro lugar, não na igreja, mas em casa durante a semana. A influência espiritual que os pais têm durante a semana supera em muito uma hora de influência em um culto ou em um "culto infantil". A ênfase excessiva em ambos os casos ( culto/culto infantil) é uma tentativa de subsidiar para a Igreja uma responsabilidade indelegável dos pais; a fé é, antes de tudo modelada em casa. Sejamos honestos, comparar o contexto histórico do povo de Israel com nossa sociedade moderna assolada pelo divórcio e ausência parental chega a ser ingênuo; só fortalece cada vez mais o padrão de educação e treinamento que se moveu informalmente de casa para igreja. O modelo de culto infantil adotado em muitas igrejas está longe de ser ideal mas temos que ter em mente que a Palavra de Deus é igualmente inspirada, mas não é igualmente aplicável, é muito simplismo achar que crianças com baixíssimas taxas de atenção e retenção necessitem de sermão. Há uma razão por que as crianças não estão nas salas de aula das Universidades.