Paz do Senhor queridos irmãos.
Estamos já na reta final de mais um trimestre e graças a Deus que até aqui tem nos ajudado.
Nessa lição sobre o caminho para o céu, vou levar para os meus alunos duas portas feitas em papel cartão, uma porta estreita e outra larga e atrás de ambas as portas (que serão abertas pelos alunos), vão estar algumas situações cotidianas com as quais nos deparamos no nosso dia a dia e que muitas vezes são tropeços na nossa caminhada, o que muda nessas portas é apenas o fim das duas: uma leva ao céu de glória e a outra à morte eterna.
Situações do dia a dia: mentira, fofoca, injúrias, "o ficar", desobediência, vícios, relações sexuais precoces (essas são algumas sugestões, o importante é adaptar ao que você conhece dos seus alunos).

Aula concluída? Quase!
Agora vem a segunda parte.

- Que tal fazermos um bolo durante a aula?
Leve para a sua sala um, a vasilha e todos os ingredientes de um bolo (não precisa ser as medidas exatas, precisamos apenas do suficiente para ilustrar a história a seguir).

- Hoje vamos terminar nossa aula de um jeito diferente!
Vamos criar algo bem especial para encerrarmos essa aula.
Quem gosta de bolo?
(Comece a por os ingredientes na vasilha)
- A Bíblia diz que Deus criou um lindo jardim, um lugar muito especial e colocou o homem para cuidar dele mas, não era qualquer homem.
Era alguém muito especial, o próprio Deus o criou, do pó da terra o formou, fez minuciosamente cada detalhe, cada órgão do seu corpo, deixou nesse homem as suas digitais e por fim, soprou o seu Espírito em suas narinas, lhe deu o fôlego de vida e o Espírito Santo para preencher seus vazios (nisso os ingredientes já devem estar todos misturados para "assar", lógico que você já vai ter um bolo pronto)
E então, eis que surge, do pó da Terra a maior criação do Deus Todo Poderoso, o Homem. (E surge o bolo, bonito e delicioso, desejável aos olhos e ao paladar, *rs).
Esse homem cometeu um erro que culminou em afastá - lo de Deus, e Deus deu-lhe livre arbítrio, poderia escolher como quisesse (nesse momento, vá fatiando o bolo de diferentes maneiras, pedaços maiores, menores, quadrados e por aí vai), mas o homem foi se afastando cada vez mais e muitos deles ao invés de se reaproximarem do Criador, voltar atrás em seu erro, se converter dos seus maus caminhos, o homem tem se deixado levar cada vez mais pelos prazeres desse mundo o que o tem levado a perdição total.
Vai chegar o dia em que o Rei virá buscar a sua igreja, não a igreja física mas, a igreja espiritual que Ele escolheu, lavada e remida pelo Sangue do Cordeiro (distribua alguns pedaços de bolo para alguns alunos ou, para o professor assistente , se houver e reserve um pedaço do bolo para o grande final).
Para os que subirem, haverá grande gozp e júbilo mas para a os que ficarem, que não se acharem com o nome escrito no livro da vida, haverá choro e ranger de dentes (nesse momento, despedace o bolo que você reservou, por isso tem que reservar um pedaço para destruir e outro para servir, se puder, deixe escondido o de servir).
Seus alunos provavelmente ficaram frustrados com sua atitude pois esperavam ganhar um pedaço do tal bolo.
Explique a eles que, se eles se frustram com um simples pedaço de bolo destruído, imaginem Deus, o nosso Pai Celestial, que nos criou para a glória e louvor do Seu nome e tem visto a cada dia Sua criação se destruindo.
1- Como Deus se sente ao ver sua criação se auto destruindo?
2- O que podemos fazer para mudar essa situação?
A resposta é simples, esta na própria Bíblia Sagrada em 2 Crônicas 7.14
"e se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei do céu, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra."


(pecado é tudo aquilo que eu penso, falo e faço que não agrada a Deus)


Que o doce Espírito Santo nos ajude nessa tão árdua (e gratificante) missão de ensinarmos os nossos Juvenis no caminho certo.

Forte abraço,
Ellen Sanaé