Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Lição 10 - Os primeiros passos do Evangelho no Brasil

Hybrid View

Post Anterior Post Anterior   Próximo Post Próximo Post
  1. #1

    Lição 10 - Os primeiros passos do Evangelho no Brasil

    O protestantismo chegou ao Brasil pela primeira vez com viajantes e nas tentativas de colonização do Brasil por huguenotes (nome dado aos reformados franceses) e reformados holandeses e flamengos durante o período colonial. Esta tentativa não deixou frutos persistentes. Uma missão francesa enviada por João Calvino se estabeleceu, em 1557, numa das ilhas da Baía de Guanabara, fundando a França Antártica. No mesmo ano, esses calvinistas franceses realizaram o primeiro culto protestante no Brasil e, de acordo com alguns, da própria América. Mas, pela predominância católica, foram obrigados a defender sua fé ante as autoridades, elaborando a Confissão de Fé de Guanabara, assinando, com isso, sua sentença de morte, pondo um fim no movimento.

    Com a vinda da família real portuguesa ao Brasil e abertura dos portos a nações amigas, através do Tratado de Comércio e Navegação comerciantes ingleses estabeleceram a Igreja Anglicana no país, em 1810. Seguiram a implantação de igrejas de imigração: alemães trouxeram o luteranismo em 1824.

    Em 1855, Robert Reid Kalley, missionário autônomo escocês, fundou igrejas Congregacionais constituindo primeiro trabalho Protestante permanente em terras brasileiras. Mais tarde, em 1859, a igreja Presbiteriana foi fundada por Ashbel Green Simonton no Rio de Janeiro. Apesar de uma inicial desavença entre Kalley e Simonton, logo os dois passaram a cooperar. Quando Kalley precisou partir do Brasil, providenciou a formação de pastores brasileiros em um Seminário da Inglaterra (a Escola de Pastores do Rev. Charles Spurgeon) e, providenciou também que outro missionário independente, o batista Salomão Ginsburg, fosse enviado para cá.

    Em 1871, o primeiro grupo batista se estabeleceu em Santa Bárbara d'Oeste, no Estado de São Paulo, trazida por missionários americanos. Em 1907 fundava-se a Convenção Batista Brasileira.
    Em 1910, o Brasil receberia o pentecostalismo, com a chegada da Congregação Cristã no Brasil e da Assembléia de Deus. Esta, em particular, foi trazida ao Brasil por dois missionários suecos, Daniel Berg e Gunnar Vingren, e estabeleceu-se inicialmente no norte, no Pará. Em 1922, chega ao país o Exército de Salvação, igreja reformada de origem inglesa, pelas mãos de David Miche e esposa, um casal de missionários suíços.

    Robert Reid Kalley.
    Em 1932, alguns ministros brasileiros da Assembléia de Deus devolveram voluntariamente suas credenciais de obreiros e organizaram Igreja de Cristo no Brasil em Mossoró.
    Nos anos 1950 surge uma nova onda do pentecostalismo, com a influência de movimentos de cura divina e expulsão de demônios que geraram diferentes denominações, tais como: Igreja Pentecostal O Brasil para Cristo fundada pelo já falecido missionário Manoel de Mello. Em 1962 surge a Igreja Pentecostal Deus é Amor, fundada pelo missionário David Miranda.
    Também nesta época várias igrejas protestantes que eram tradicionais adicionaram o fervor pentecostal, como exemplos, a Igreja Presbiteriana Renovada, a Igreja Cristã Maranata, a Convenção Batista Nacional e a Igreja do Evangelho Quadrangular, que chegou ao Brasil trazida pelos missionários Harold Edwin Williams e Jesus Hermírio Vaquez, que se instalaram inicialmente na cidade mineira de Poços de Caldas. A Igreja Cristã Maranata foi fundada em Outubro de 1968 no morro do Jaburuna em Vila Velha, Espírito Santo por quatro antigos membros da Igreja Presbiteriana do Centro de Vila Velha.
    A década de 1970 viu nascer o movimento neopentecostal, com igrejas que enfatizam a prosperidade, como a Igreja Universal do Reino de Deus, fundada por Edir Macedo, em 1977; a Igreja Internacional da Graça de Deus, fundada por Romildo Ribeiro Soares, entre muitas outras. É também nessa década que mesmo a Igreja Católica no Brasil começa a sofrer influência dos movimentos pentecostais através da Renovação Carismática Católica, um movimento originário dos EUA.

    Recentemente cresceram as chamadas igrejas neopentecostais com foco nas classes média e alta, com um discurso mais liberado quanto aos costumes e menos ênfase nas manifestações pentecostais. Entre elas as igrejas podemos citar a Igreja Apostólica Renascer em Cristo, fundada por Estevam e Sonia Hernandez, a Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra, fundada por Robson Rodovalho e a Igreja Evangélica Cristo Vive, fundada por Miguel Ângelo. Seus fiéis costumam se identificar como "evangélicos"[12], em referência aos reformados do século XVI.

    Segundo pesquisa do Datafolha divulgada em março de 2010, 25% dos brasileiros são evangélicos, sendo 19% seguidores de denominações pentecostais[13].


    Fonte: Wikipedia

    Que Deus Possa Abençoar a cada um na Ministração desta Aula.
    A Paz do Senhor!

  2. #2
    Ellen Souza está desconectado Avatar de Ellen Souza
    Data de Ingresso
    Jan 2014
    Localização
    Boa Vista - RR
    Posts
    13
    Hoje resolvi apresentar a aula de uma maneira bem diferente e IMPACTANTE!!!
    Chamei três alunos, dois rapazes e uma moça e pedi que fizessem uma pequena apresentação de introdução à aula.
    O primeiro rapaz já foi chegando à classe e empurrando a moça, puxando os cabelos dela, beliscando, jogando-a no chão bruscamente e esse, sempre gritando com ela: "Nega esse teu Jesus! Larga isso de mão."
    Sempre a insultando, ofendendo mesmo... Nisso, veio o segundo jovem tentar separar os dois, sem sucesso pois também passa a ser agredido e insultado.
    Como minha "sala" é ao ar livre, alguns irmãos ficaram revoltados com a cena e foram tirar satisfação, perguntaram se eu tinha pirado (kkkkk), só então, comecei minha aula explicando aos irmãos e aos meus alunos que, ainda em alguns países existe a perseguição aos cristãos e que antigamente, não era diferente e assim, fui recapitulando as aulas anteriores até chegar a aula de hoje. Falei da liberdade que temos em nosso país de expressarmos o nosso amor ao Senhor, liberdade de o cultuarmos.
    Enfim, foi um banho no nosso comodismo, serviu para nos tirar da nossa zona de conforto.
    Foi muito bom mesmo (inclusive a raiva dos outros irmãos, detalhe... Quase apanhei também, mas valeu a pena).
    No fim do trimestre, será culto da EBD, vou montar uma peça com os meus alunos, recapitulando as 13 aulas desse trimestre e que Deus nos ajude!

    Espero ter contribuído!

    Forte abraço,

    Ellen Sanaé

  3. #3
    Celia está desconectado Avatar de Celia
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Maceió
    Posts
    43
    Ellen querida gostei do que fez, eu terminei esta aula com o jogo da velha humano e eles amaram foi muito bom ........
    Eu gostei da sua colocação da peça eu tambem estou vendo algo para fazer se ja estiver com o seu material pronto eu gostaria que postasse aqui para nos........... eles querem falar do Mártires mas confesso ainda não sei por onde começar.

    Célia

  4. #4
    Ellen Souza está desconectado Avatar de Ellen Souza
    Data de Ingresso
    Jan 2014
    Localização
    Boa Vista - RR
    Posts
    13
    Célia, perdoe-me a demora em responder, estava dodói.
    Com a minha 'tchurma' vamos "começar do começo" *rs...

    Primeiro entra um jovem com uma cruz, um terço e uma venda nos olhos falando sobre os a perseguição aos cristãos, contando um pouco das atrocidades cometidas contra os mesmos como, queimá-los vivos ou jogá-los aos leões na época do Império.
    Um outro jovem entra todo vestido de preto, dos pés a cabeça, óculos e tudo mais dizendo: "Eu não acredito! Isso tudo é errado!" e coisas assim, meio atordoado.

    E então ele vê e ouve alguém pregando o evangelho, apenas repetindo alguns versículos, sem Bíblia nem nada, como foi com os Valdenses...
    Após ouvir a "pregação", ele será liberto, vai tirar toda a roupa escura e por baixo já terá uma roupa clara e então cada uma vai para um lado, citando pequenos versículos...

    Logo depois alguns jovens estarão reunidos no centro da igreja clamando pelo batismo com o Espírito Santo. Alguns caem no chão, outros vão dançar, outros vão apenas glorificar freneticamente para dar a ideia de que aqueles receberam o batismo.
    Logo em seguida surgem os irmãos Daniel Berg e Gunnar Vingren contando uma parte da história deles, vindo para a América do Sul abrir um trabalho....

    No fim, cada participante vai falar algo sobre a igreja de hoje, num comparativo com a igreja do passado.
    Exemplo: a igreja do passado foi perseguida e mesmo assim se manteve fiel.
    Na atualidade a igreja tem liberdade e muitos tem evitado (fugido) do seu chamado.
    A igreja do passado em união clamava pelo fogo do Espírito Santo, temos vividos os últimos dias e o amor de muitos tem se esfriado... E por aí vamos!

    Celia, espero ter contribuido e que seja uma bênção, em nome de Jesus!

    Abcs, na paz do Senhor.

+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

O que se estuda na EBD?

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •