Graça e Paz a todos,
É a primeira vez que participo e gostaria de contribuir postando uma Cantata de Natal maravilhosa que estou ensaiando com as crianças de minha igreja.
Trata - se da Cantata "Um Rei Diferente".
Percebi aqui que tiveram pessoas procurando a letra das músicas e a narração, então eu mesma digitei -a toda.
Espero que ainda seja útil.


CANTATA DE NATAL: UM REI DIFERENTE

NARRAÇÃO: Esta é a história do nascimento de um Rei, prometido por Deus anunciado por profetas e anjos e esperado por muita gente. Nasceu pobre, na estrebaria de uma cidadezinha lá longe, chamada Belém. Seu bercinho era um cocho onde os animais comiam. Sem prata, sem ouro, sem glórias. Não teve súditos para mandar, teve amigos. No lugar de um cetro, apenas mãos estendidas para dar e acolher. Esta é história do nascimento de um Rei que fez de sua vida, principalmente de sua morte, o bem supremo da humanidade. É a história do nascimento de um Rei cujo reinado é eterno, sem fim, um Rei diferente.

MÚSICA 1: Um Rei Diferente
Dentre as palhas nasceu, o Rei menino Jesus,
Veio pra ser nossa paz, veio pra ser nossa luz,
Dentre as palhas nasceu, o Rei menino Jesus,
Veio nos dar seu perdão, veio trazer salvação!

Pequena vila tão pobre em Belém, quem poderia pensar,
Que um lugar tão humilde, pudesse o Rei entrar lá?

A manjedoura como berço tomou, teve como trono a cruz,
Uma coroa de espinhos usou, Rei diferente é JESUS!

NARRAÇÃO: E no 6º mês foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia chamada Nazaré para falar com Maria. E entrando o anjo onde ela estava, disse – lhe: “Salve agraciada, o Senhor é contigo. Bendita és tu entre as mulheres!”. Quando Maria viu o anjo ficou com medo e confusa e perguntou para si mesma: “O que está acontecendo?” E o anjo vendo - a assustada, disse – lhe.......

MÚSICA 2: Não Temas
Anjo: Não temas óh, Maria, com o que vou lhe dizer. Dentre todas as donzelas, a escolhida foi você. Pra dar a luz a quem Emanuel se chamará. Pois Ele do pecado, o seu povo livrará.
Maria: Um pouco assustada eu confesso que estou. Mas me sinto agraciada porque Deus me contemplou. Darei a luz então, quero saber como será?
Anjo: O Espírito de Deus um milagre em ti fará!
Crianças: Emanuel, Deus conosco sempre está! Emanuel, o seu povo livrará!
Emanuel sempre pronto pra salvar! Emanuel, Ele assim se chamará!
Emanuel, Emanuel, Emanuel,
Mulher: Conosco estará para sempre........Emanuel
Homem: Emanuel para sempre
Criança: Ele assim se chamará!

NARRAÇÃO: Aconteceu naqueles dias que o Imperador César Augusto decretou que cada um se alistasse em sua própria cidade. E subiram da Galiléia para Belém, José e Maria que estava grávida, a fim de se alistarem. E estando eles ali, chegou o dia de Maria dar à luz.

MÚSICA 3: O Alistamento
Corre com José, corre Maria e vão logo se alistar,
Já levantam cedo, bem cedinho, pois precisam viajar,
Não tem carro, nem motocicleta, nem metrô, nem avião,
Um humilde lento jumentinho será sua condução!
O Imperador César Augusto uma ordem assim deu,
Cada um se aliste bem depressa na cidade onde nasceu!
Corre, corre, corre bem depressa, pois precisam encontrar,
Nas hospedarias da aldeia um lugar para ficar!
Mesmo cansados de tanto andar, não conseguiram achar
Na estrebaria, estranho lugar, foram então se alojar!
Pobre Maria se acomodou e logo foi preparar
O berço do seu querido bebê que logo iria chegar!

Corre com José, corre Maria e vão logo se alistar,
Já levantam cedo, bem cedinho, pois precisam viajar.

NARRAÇÃO: Naquela noite pastores estavam no campo e guardavam seus rebanhos, quando de repente apareceu – lhes um anjo que os cercou do brilho da Glória do Senhor!

MÚSICA 4: Glória a Deus nas alturas
Glória a Deus nas alturas, na terra aos homens, paz!
Glória a Deus nas alturas e boa vontade!

Não temam queridos pastores,
A Deus rendam glória e louvor, porque em Belém da Judéia,
Nasceu Jesus, Rei, Salvador!
Com panos, agasalhado, em uma manjedoura o verão,
Pois este é o sinal, que vai lhes mostrar:
Jesus Cristo é a Salvação!

NARRAÇÃO (parte da música 4): E os pastores disseram uns aos outros: “Vamos, vamos a Belém ver esta coisa maravilhosa que aconteceu a respeito da qual o Senhor nos falou!”

MÚSICA 4: Glória a Deus nas alturas (continuação)
Glória a Deus nas alturas, na terra aos homens, paz!
Glória a Deus nas alturas e boa vontade!

Com seus corações radiantes, pastores ficaram também,
Depressa deixaram o campo e foram ver o neném
Maravilhados estavam e a notícia assim se espalhou,
A todos contaram, com grande alegria,
Que o Rei prometido chegou!

Glória a Deus nas alturas, na terra aos homens, paz!
Glória a Deus nas alturas e boa vontade!


NARRAÇÃO: Quando Jesus nasceu, alguns magos foram das distantes terras do Oriente até Belém para adorá –lo. Eles foram guiados por uma estrela até que chegando, a estrela parou sobre o lugar onde estava o menino. Eles ficaram muito alegres e ao entrar, acharam o pequeno Rei com sua mãe Maria.

MÚSICA 5: Os magos
De longe viemos para o Rei adorar,
Presentes trazemos para lhe ofertar,
Pois também queremos compartilhar,
Na alegria de ver quem nos veio salvar

De todos os reis Tu és o primeiro,
Os outros reinados são passageiros,
Por entre desertos terá que chegar,
Brilhante estrela sempre a nos guiar,
Pequena criança só Tu levarás,
Os filhos de Deus ao Seu Reino de paz!

Óh, vinde adoremos ao nosso Senhor!!!

NARRAÇÃO: A noite estava calma. Lá fora só se ouviam o cantar dos grilos sob o céu estrelado. Sobre a estrebaria reluzia uma estrela especial, pois lá dentro estava o pequenino Rei dormindo em seu bercinho. Enquanto isso Maria, José e os pastores não paravam de admirá –lo. Seus corações estavam cheios de fé e alegria, porque viram no pequenino bebê, o cumprimento de uma promessa feita por Deus há milhares de anos: A Promessa da Salvação!

MÚSICA 6: Um menino nos nasceu!
Pois um menino nos nasceu,
De Deus o Filho se nos deu!
Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte sei que és!
Pai da Eternidade, Príncipe da Paz!

Pois um menino nos nasceu,
De Deus o Filho se nos deu!

NARRAÇÃO: E assim, pastores e magos voltaram para suas casas felizes, pois, conheceram o pequeno Rei. Eles estavam maravilhados, pois sabiam que Ele era um Rei diferente. Hoje, esse Rei nos convida a celebrar o seu Natal de modo diferente das pessoas que não o conhecem. Ele quer ser o nosso presente e o motivo da nossa celebração! Ele nos convida a sermos pessoas diferentes e a fazermos a diferença no mundo onde vivemos. Afinal, Ele é um Rei Diferente!!!