1 Anexo(s)
A FÉ DA CRIANÇA DO NASCIMENTO AOS 6 ANOS
MUITO INTERESSANTE, PODEMOS ENSINAR A CRIANÇA A TER UMA FÉ VERDADEIRA DESDE O SEU NASCIMENTO...
Maternal => Brincadeiras e Gincanas
Tias,
Vcs sabiam que no Portal temos um Tópico sobre Grincanas e Brincadeiras e que lá tem muita coisa interessante para essa faixa etária? A lista é bem grande... se vc pegar UMA indicação para cada lição.... suas aulas JAMAIS serão as mesmas!
TIRE UM TEMPO LIVRE e pesquise aqui:
http://www.escoladominical.net/showt...ONCURSOS-QUIZZ
Abaixo uma amostra do que vc irá encontrar nos tópicos indicados!
______________________________ ______________________________ _________
ATIVIDADES PARA CRIANÇAS PEQUENAS
É muito importante, na primeira vez que que as crianças procurem trabalhar sozinhas, no entanto, sem que sejam forçadas a isso. Você, naturalmente precisa estar de olho nelas, pois gostam de por coisas na boca. Especialmente quando trabalharem com balões, algodão, jornais e peças pequeninas. Não espere uma super-produção ou que os trabalhos sejam perfeitos e com bom acabamento.
Ao praticarem atividades criativas, cada vez mais exercitando a coordenação motora, você verá que elas irão aprimorando suas técnicas e resultado final do que criarem.
A repetição de atividades é também muito importante para as crianças. O que para um adulto pode parecer repetitivo, para as crianças é sempre uma aventura e encontram novidades para experenciar.
Experimente, depois de duas semanas que apresentou determinada atividade, colocar à disposição das crianças o mesmo tipo de material que já aplicou anteriormente e verá quanto progresso elas demonstrarão realizar.
Uma idéia para crianças que engatinham
Se você sabe tricotar, faça uma luva, se não adquira uma e pregue nas extremidades de cada dedo um pequeno sininho! Você poderá também desenhar uma carinha nos dedos e se quiser mais costure lã que será o cabelinho das carinhas. Elas adorarão!
Aventuras para crianças pequeninas
Um túnel para as crianças engatinharem por dentro pode ser feito com papelões grandes, cartolinas, diferentes tipos de tapetes, diferentes tipos de travesseiros e bolas, bóias de soprar ou animaizinhos, balões, colchas e almofadados.
Experimente você primeiro mostrar para elas como devem agir para brincarem e elas aprenderão rápido. Engatinhar embaixo do túnel, brincar com balões, construir torres com travesseiros, etc.
Para o início a utilização de materiais em abundâncias talvez seja exagerada. Comece talvez com alguns papelões e depois ofereça-lhes apenas balões, etc. Uma brincadeira de cada vez.
Crianças exercitando-se na sala
Preste atenção com as brincadeiras das crianças é sempre bom ter um colchão de ginástica ou uma colcha almofadada para que as crianças possam brincar e exercitarem-se ali.
Bacia ou piscina de plástico
Para cada grupo de crianças duas piscininhas de plástico seria o ideal. Você poderá enchê-la com balões de soprar (meio murchos para não estourarem), jornais (as crianças adoram rasgá-los), algodão (de boa qualidade- para sentarem-se em cima e sentirem a textura macia). Papéis manteiga fazem um barulho agradável de se ouvir, quando se é amassado. Observando-as sempre para que não engulam objetos indesejáveis.
No outono é possível encontrar materiais como: castanhas, folhas, que também podem estar nessa pequena piscina, para que as crianças entrem dentro e desenvolvam seus sentidos.
Quando o tempo estiver quente, pode-se colocar essa piscina fora e enchê-la de água. Ponha dentro potinhos vazios de iogurte, colheres de plátstico, baldinhos e deixe-as brincar ali. Observando-as sempre.
Música com materiais de casa
Caixa de ovos, latas de bebida, colheres, pauzinhos ou hastes de madeira, etc. podem transformar-se em instrumentos musicais. Use a criatividade!
Enchendo objetos
Dê para as crianças diferentes latinhas, copos de iogurte vazios, papelões, garrafas de plástico, etc. Elas poderão encher esses objetos com areia, e no verão brincar fora ou também utilizando água. Comece você mesmo demonstrando como se pode construir uma torre, uma montanha, etc com areia, logo elas estarão fazendo o mesmo.
Conhecendo as formas
Recorte nas caixas de papelão (de produtos caseiros) ou caixas de sapato diferentes formas: círculo, triangulo, retangulo, etc.
Dê para as crianças cortiça, bloquinhos de madeira para montar, pedaços de papéis grossos e peça-as para que as coloquem nos buraquinhos (de diferentes formas) das caixas.
Rolos de papel higiênico
Dê a elas alguns rolos de papel higiênico vazios ou rolos de papel de cozinha e elas poderão brincar com eles, fazendo-os rolar, apertando-os, o mais forte consegue até rasgá-os, podem também pisar em cima!
Se as crianças forem um pouco maiorzinhas já podem pintar os rolos com tinta de dedo ou ainda colar papéizinhos coloridos que podem ser rasgados em cima
Saquinhos recheados
Uma coisa que pode ser feita rapidamente é fazer saquinhos de pano recheados ou mesmo luvas laváveis recheadas.
Encha-as com algodão, arroz, ervilha seca, castanhas, ponha sininhos em cada dedo da luva, etc. As crianças dessa idade gostam de sentir o tato e escutar o som que os objetos produzem.
Painéis de textura
Numa cartolina cole uma lixa de papel, folha de alumínio, tecido, algodão, botões, cortiça, formando dois painís. Deixem as crianças sentir as diferentes texturas.
Você pode escondê-las sobre um pano e as crianças maiorezinhas poderão pelo tato adivinhar de qual painél se trata.
Cobra de pano
Costure uma cobra comprida, feita de retalhos de tecido e encha-as com algodão.
As crianças irão gostar muito de apalpá-la com a mão. Voce poderá utilizar outros materiais para enchê-la.
Recipiente de filme
Você poderá também encher um potinho de plastico desses de filme fotográfico com ervilhas secas, arroz, sininhos, pedrinhas. Depois, é só fechar bem e para segurança lacre-a com auxilio de fita isolante ou crepe.
Papelão
Pode-se pintar um papelão com tintas de dedo.
Uma caixa de papelão pode virar uma casinha. É só cortar as portas e janelas. Claro que essa caixa deverá ser grande.
Com papelão a criança maiorzinha poderá ensaiar recortes (com tesoura sem ponta) e poderá fazer estrelas, ovos de páscoa ( para servirem de móbiles após serem pintados), etc.
Lembre-se que quando elas trabalharem com tinta de dedo, devem usar uma roupa velha ou um avental e o chão ou mesa devem estar protegidos com jornal.
Aprendendo a guardar os brinquedos
Deixe as crianças guardar os brinquedos que utilizaram na aula. Elas podem pô-los em uma caixa de papelão vazia. Podem por:bolas de papel, algodão, bolinhas, etc. Quando tudo estiver dentro todo mundo canta uma musica e se houver tempo coloca-se tudo no chão novamente e de novo começam a guardar e depois a cantar.
Espelho de papel alumínio
Você pode colar uma folha de papel aluminio no chão para que as crianças ao engatinhar olhem para seu reflexo. Os pequeninos gostam de se mirar no espelho.
Travesseiros de balões
Com uma colcha de face dupla, dessas que se colocam um estofado dentro você pode fazer um grande travesseiro de balões. É só colacar nas colchas diversosbalões de ar (meio vazios para que não estourem) e então as crianças poderão engatinhar e rolar por cima.
Brincadeira na areia
Quando estiverem fora, dê à crianças forminhas, regadores, água e colheres e deixe-as brincar à vontade.
Rasgar e colar
Deixe as crianças rasgarem diferentes tipos de papéis: Jornais, papéis transparentes, coloridos, dourados e depois colarem sobre uma cartolina ou papél.
Tecido e lã
Colar restos de tecidos de diferentes formas e tamanhos. Para se colar lã é necessário uma destreza maior, pois a criança precisará firmá-la com a ajuda outros dedos para que se fixe no papel.
Caixas de ovos vazias
São também boas para que as crianças as rasgem ou para ser utilizada na confecção de papel maché – que serve-se como ótimo recurso para fazer brinquedos diversos: galinhas, frutas, máscaras, etc.
As crianças também poderão brincar de colocar materiais dentro da caixinha de ovos: papéis amassados, cortiças, etc. Tome porém, cuidado para que não levem objetos pequenos na boca.
Rasgar e cortar
Catálogos velhos ou jornais podem ser um ótimo material para que as crianças brinquem de rasgar. Quando são maiores podem exercitar-se em cortar as figuras. (lembre-se com tesoura sem ponta)
Areia e cola
A areia pode ser muuito bem misturada com a cola, com isso aplicar essa mistura em latinhas e em cima enfeitar com conchinhas do mar, etc.
Navio de puxar
Com uma caixa de ovos podemos contruir um navio de puxar. Com isso as crianças podem pintá-lo com tinta de dedo . Ponha um barbante em uma extremidade e o barquinho está pronto.
Colar de macarrão
Com um cordão e vários macarrõezinhos é possivel fazer um colarzinho! As maiorezinhas treinarão sua coordenação motora e adorarão o resultado final.
MATERNAL => Deus é Eterno
Olá amadas e amados!
Sou professora de crianças de 3 a 5 anos, como explicar para esta turminha que Deus é eterno? Se alguém tiver alguma idéia, por favor responda. Pensei em contar uma história, mas não imagino como ela seja.
Muito obrigada.
Deus abençoe muito vcs.
Re: MATERNAL => Deus é Eterno
Oi Sabrina, essa assunto é bem complicado para os Juniores, por exemplo, mas muito difícil para o Maternal.
Com toda certeza, vai confundir a cabeça deles.
Os temas devem ser curtos e algo que eles possam gravar: Deus criou o sol, Deus cuida de mim, Deus criou os animais, Jesus orou... assim por diante.
Qual material você utiliza?
Se não estiver usando nenhuma lição bíblica para Maternal, corra atras de uma, pois será bem melhor para eles e para as professoras.
Sou coordenadora e escolhi o material da CPAD, graças a Deus eles estão amando.
Que o Senhor continue te abençoando.
Re: MATERNAL => Deus é Eterno
Querida Sabrina,
Concordo com a Profa. Débora.
Esse assunto é muito abstrato para ser trabalhado com essa faixa etária.
Seria importante adotar um currículo de lições bíblicas preparadas para falar na linguagem que o Maternal pode absorver.
Neste Forum há a indicação de excelentes materiais:
=> http://www.escoladominical.net/showt...evistas+Livros
Por exemplo, veja o conteúdo previsto para o próximo Trimestre do Maternal - CPAD:
1 - Deus me protege
2 - Deus me protege na tempestade
3 - Deus me protege do mal
4 - Deus me protege de noite
5 - Deus me protege de dia
6 - Deus me protege em casa
7 - Deus me protege ao brincar
8 - Deus protege a minha família
9 - Deus cuida de mim
10 - Deus dá alimento
11 - Deus dá água
12 - Deus dá amigos
13 - Deus dá salvação
Seria bom vc pesquisar outras revistas também. Me disseram que a Ed. Cristã Evangélica tem um material ainda melhor. Por favor, pesquise e adote a revista que for melhor para seus alunos!
Bjs***
Citação:
Postado originalmente por Sabrinalcn
Olá amadas e amados!
Sou professora de crianças de 3 a 5 anos, como explicar para esta turminha que Deus é eterno? ..... Deus abençoe muito vcs.
Chamadinha => BERÇÁRIO E MATERNAL
Encontrei neste PICASA. Um mural super legal que vc pode fazer para a classe do BERÇÁRIO OU MATERNAL!
Pode ser uma bela chamadinha!
Bjs, Sandra
.........................
fonte: https://picasaweb.google.com/117164923855468143550
2 Anexo(s)
MATERNAL => Trabalho manual
"Devemos questionar por que incluímos trabalhos manuais nos programas para o maternal das igrejas e refletir sobre a resposta para esta pergunta. Muitas vezes, os trabalhos manuais são justificados pela máxima que diz que “as crianças aprendem fazendo”.
Ou por outra que afirma que “depois de ouvirem a lição, as crianças precisam aplicá-la”.
Tais afirmações contêm um pouco de verdade, porém, não justificam adequadamente o uso dos trabalhos manuais – trabalhos de arte.
Anexo 18510
Numa lição sobre Samuel, existem diversas formas de fazer com que a criança “faça” a lição.
Podem dramatizar como Samuel ajudava, e também como ajudar em suas casas ou na sala de aula.
Cantar corinhos, conversar ou observar gravuras sobre como ajudar.
Realizar jogos que reforcem esta idéia ou fazer planos de como ajudar numa situação específica.
Em comparação a algumas das atividades descritas acima, colorir um desenho de Samuel ajudando no templo deixa de ser a melhor opção.
Não se aproxima de “fazer” a lição e está muito distante de “aplicar” a lição.
Não obstante, existem outros meios de se justificar o colorir um desenho sobre Samuel. Alguns dos valores das próprias figuras, como discutido no capítulo dois, se aplicam aqui. Não importa se a figura foi pintada com giz de cera ou com tinta, ou montada com tecido colado na sua roupa.
Os resultados não virão somente durante a aula, enquanto professor e alunos trabalham ou conversam sobre o desenho. Ao chegar em casa, a criança e os pais podem falar sobre o desenho novamente. Esta característica de levar o trabalho realizado para casa é o maior valor dos trabalhos manuais relacionados à lição para muitos professores.
Além do desenho ou de outro produto dos trabalhos manuais, ainda existem outros valores que advêm do processo de realização da tarefa.
Provavelmente, tais valores têm um efeito maior nas crianças, alcançando resultados maiores. As experiências artísticas fornecem à criança oportunidades de explorar, experimentar e expressar idéias sobre si mesma e sobre o mundo ao seu redor. Expressar sentimentos e aprender a lidar com eles – sentimentos que freqüentemente não é capaz de manejar com palavras, em virtude do seu vocabulário limitado.
A arte fortalece a habilidade infantil de observar e imaginar as pessoas e o mundo que a cerca. Aumenta sua sensibilidade em relação aos outros. A arte envolve assumir a responsabilidade de escolher, mesmo que seja somente a cor a ser usada.
Melhor ainda se forem os materiais que vai utilizar. Então, deve fazer algo com suas escolhas, exercitando julgamento e controle.
A criança vivencia experiências de sucesso que a auxiliam na construção de um bom conceito de si mesma.
Quando as crianças trabalham juntas, manifesta-se também o crescimento social. A criança percebe melhor os outros ao trabalhar em conjunto, tornando-se mais sensíveis às opiniões, necessidades e propriedades do seu próximo. Ao inventar novas maneiras de usar os materiais e tentar novas formas e métodos, a criança cresce intelectualmente.
Quando quer conversar sobre seus trabalhos, encontra a necessidade de aprender novas palavras. Há desenvolvimento físico no desenvolvimento do controle muscular, da coordenação motora, da coordenação motora fina (mãos e dedos) e da neurológica. E também existe crescimento nas próprias habilidades artísticas, que, por sua vez, contribuem individualmente para a auto-estima da criança.
Anexo 18511
Muitos são os valores dos trabalhos manuais, que não se limitam aos projetos com folhas de papel geralmente identificados como trabalhos manuais para as classes de maternal.
O mesmo pode ser dito a respeito da brincadeira na caixa de areia, dos blocos e de outras atividades.
Possivelmente, o uso mais freqüente dos trabalhos manuais com papel se deve ao fato de facilmente serem planejados numa correlação com a lição.
Este valor tem recebido uma prioridade maior nos programas das igrejas do que os outros.
Uma outra razão que justifica os trabalhos manuais nas turmas de maternal é a dificuldade de manter um programa de aprendizagem verbal por mais de uma hora. Em grupos de idade mais avançada, o professor pode utilizar mais e mais palavras e também idéias que se relacionam a elas.
Contudo, com crianças mais novas, isto não é fácil.
Uma das tarefas desta faixa etária é a aquisição de palavras. Depois que as histórias, jogos e versinhos cumprem seu papel, o professor retorna ao trabalho manual para encerrar a atividade com um outro tipo de aprendizagem.
Embora os trabalhos manuais não sejam essenciais em todas as aulas, existem muitos motivos para que assumam um lugar de destaque nos nossos programas de educação cristã."
Autoria: BEECHICK, Ruth.
Livro: Como Ensinar Crianças do Maternal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.
Sugestões
As crianças do maternal podem aprender a utilizar o giz de cera com moldes.
Para reforçar o ensino da lição, prenda silhuetas de flores com cartolina na mesa.
A criança aprende a colocar a folha sobre o molde, esfregando nela o giz de cera.
Como esta não é uma atividade comumente realizada em casa, talvez seja necessário repetir o projeto três ou quatro vezes, para que a criança adquira habilidade suficiente para realizar a tarefa sozinha.
1 Anexo(s)
MATERNAL => criança chora
Anexo 15587
"Professora,
As crianças do maternal, principalmente as mais novas, podem sentir-se tensas e inseguras numa classe de Escola Dominical.
A sua sensibilidade fica aguçada, e pode chorar por qualquer coisa.
Aliás, não é incomum a classe toda pôr-se a chorar, se uma delas iniciar o choro.
O professor deve tratá-las com amabilidade e propiciar-lhes um ambiente tranqüilo.
Elas assustam-se facilmente. Situações e sensações novas são-lhes assustadoras.
Por isso, uma criança que esteja começando a freqüentar a Escola Dominical sentir-se-á insegura ao ser separada da mãe.
Não se trata de dengo, mas de um temor real. Teme que a mãe não volte mais.
Neste caso, a mãe deve permanecer com ela na sala, até que se familiarize com o ambiente, os professores e os colegas."
(Extraído Maternal Mestre 3/4, Marta Doreto, CPAD).
Maternal (3 e 4 anos) => Trabalho Manual Bíblico
São 200 trabalhos manuais bíblicos em cada livro.
Trabalhinhos para o MATERNAL... muito bom.
Eu tenho o volume 1.
Compre aqui
==> http://www.escoladominical.net/osc_shop.php?cPath=26
Re: Maternal (3 e 4 anos)
Peguem mais idéias para murais, com moldes, neste PICASA.
Lembre-se de clicar no desenho desejado, depois clipar na palavrinha "Download" para salvar!
==> : http://picasaweb.google.com/educacaoleg ... ComArteV3#
Re: Maternal (3 e 4 anos)
Bom dia Amadas.
Trabalho com crianças de 3 a 6 anos na minha igreja à +- 6 anos...
Gosto muito desse ministerio pois é gratificante e recompensador!
mais estou tendo dificuldades para encontrar revistas com liçoes e ilustrações...
Já utilizaei varias revistas.
Gostaria de pedir sugestoões pois já não tenho mais material para trabalhar com meu alunos.
Obrigada!!!
Re: Maternal (3 e 4 anos)
Querida irmã,
Temos um Tópico onde apresentamos revistas para todas as faixas etárias, das principais editoras do país.
Acesse os links e pesquise qual material seria o mais indicado para a sua turminha. Vc pode comprar pela internet!
http://www.escoladominical.net/showt...cador-Infantil
Bjs, Sandra
Citação:
Postado originalmente por AcSantos
Bom dia Amadas.
Trabalho com crianças de 3 a 6 anos na minha igreja à +- 6 anos...
...... Obrigada!!! :D
5 Anexo(s)
Re: Maternal (3 e 4 anos)
Sala Adequada
Anexo 17721
Para se ter um ensino com perfeição e com resultados positivos como maternal deve se ter:
Uma sala adequada
– Ela deve ser bem arejada e iluminada, de temperatura agradável e como um bom espaço para que as crianças não fiquem amontoadas.
Mobília apropriada
– tudo deve ser de acordo com o tamanho das crianças, com quadros e outros materiais ilustrativo à altura de seus olhos.
Clima emocional positivo
– visto que nesta idade a criança aprende muito através das emoções, deve-se criar na sala de aula um ambiente de paz, ordem, beleza, sossego e atividades interessantes.
Professores
– a escolha de professores vocacionados para a classe do maternal é de grande importância, a tonalidade de sua voz, seu carinho vivacidade, etc..., contribuirão para a criação do clima emocional positivo.
Sempre o professor deve chegar mais cedo na sala de aula, para receber as crianças.
O professor deve receber e cumprimentar a cada criança, a chamando pelo nome.
Ajudantes
– Os ajudantes também ser escolhidos com cuidado, e devem saber agir em cada situação.
Não deve haver conversa entre adultos durante a aula, isso distrai as crianças.
Somente o professor deve falar, enquanto os ajudantes ficam atentos às necessidades das crianças, supervisionando os trabalhos manuais, etc.
Como ensinar
A classe do maternal é ensinada através dos centros de interesses.
Os “centros de interesses” são técnicas de ensino que criam ambiente à aprendizagem, permitindo a participação direta e espontânea da criança.
O professor deverá dividir o tempo de sua aula em três períodos, conforme as atividades a serem desenvolvidas nos “centros de interesses”.
Abaixo eu coloco um modelo para centros de interesses de uma classe de maternal.
Lembrando que ele poderá ser adaptado segundo as necessidades de sua turma.
O indicado é que em uma classe de maternal devam existir no mínimo dois centros de interesses.
Você professor poderá criar outros centros também.
1º Centro
Anexo 20434 Anexo 20435
Logo na entrada de sua sala de aula monte o primeiro centro de interesses com colchonetes ou tapetes, almofadas, bichos de pelúcia antialérgicos.
Neste centro coloque musicas em volume baixo.
Será neste centro que você professor receberá seus alunos.
À medida que eles forem chegando deixe-os sentados um pouco até que se sintam bem, neste centro você poderá ter alguns brinquedos para as crianças que chegarem primeiro possam ir brincando e se habituando à sala.
Coloque neste centro um baú ou caixa bem bonita e enfeitada, escreva por fora “baú do louvor” ou “caixa do louvor”.
Dentro coloque instrumentos musicais e microfones, pois será neste centro que se iniciará sua aula.
Pesquise aqui instrumentos musicais
=> http://www.escoladominical.net/showt...entos+musicais
Pesquise aqui como fazer os microfones
=> http://www.escoladominical.net/showt...ight=microfone
Enquanto você canta com seus alunos os mesmos poderão tocar e cantar com os microfones.
Após cantar com seus alunos, que poderá ser apenas um cântico repetido ele, faça a oração inicial com seus alunos.
Para isso sempre esteja com um visual sobre oração.
Eu uso muito o Juquinha, é um menino feito em papel cartão que abre e fecha os olhos, com ele ensino que devemos ter reverencia na hora da oração sempre fechando nossos olhos.
Veja o Juquinha aqui:
=> http://www.escoladominical.net/showt...0890#post10890
Devem se fazer orações curtas e simples durante toda aula.
Ex.: “obrigado Senhor por esta aula”
Depois conduza as crianças para o próximo centro de interesse.
2° Centro – Centro da Palavra de Deus
Em outro espaço da sala monte o segundo centro que será o “Centro da Palavra de Deus” com mesinhas e cadeirinhas apropriadas para esta faixa etária.
Neste centro que será realizado as demais atividades de sua aula, como chamadinha, marcação do plano de freqüência, cânticos, oração, versículos, história e trabalhinhos, etc..., de acordo com o que o professor planejou.
Lembrando que os cânticos e versículos devem ser visualizados com bastantes figuras e poucas palavras.
As escritas feitas nos cânticos e versículos são somente para o professor o aluno aprenderá pelo repetir e por associar a figura com a palavra.
Tanto os cânticos como os versículos devem ser pequenos e com palavras simples.
Após realizar todas as atividades neste centro, encaminhe as crianças para o próximo centro.
Obs.: Se você professor for realizar algum lanche com as crianças isso poderá ser feito aqui.
3º Centro – Cantinho da Leitura
Anexo 17722
Este será o ultimo período da sua aula, neste centro devera ter livros adequados para sua idade com bastantes figuras, caixas pedagógicas, blocos pedagógicos, jogos bíblicos, etc...
Pesquise sobre Caixas Pedagógicas na Sala de Trabalhos Manuais.
Aqui neste centro as crianças poderão descansar um pouco, brincar e ao mesmo tempo você poderá criar um método de reforçar o ensino.
Ex.: Se sua aula foi sobre a Arca de Noé, faça um livro de pano com vários casais de bichos, para reforçar este ensino neste centro sente com seus alunos e diga “olha o casal de elefantes que Noé colocou na arca, ele colocou porque ele era muito obediente a Deus. (nome da criança) é obediente a Deus.”
Veja o modelo de um livro de pano
Anexo 17723
Neste cantinho da leitura faça livros que seus alunos poderão levar para casa, assim seus pais poderam contar historias bíblicas para eles durante a semana, faça dedoches e coloque em uma capa junto com o livro assim as próprias crianças poderão contar a historia, estes livros poderão ser usados neste cantinho como um recurso de reforço de ensino.
Se possível coloque um espelho neste centro todo enfeitado o maternal gosta muito de se ver no espelho. Para enfeitar o espelho use EVA ou faça moldes de flor vazado no contact colorido, no mercado você encontrar uns até decorado.
Quando seus alunos forem sair da sala entregue as lembrancinhas do dia.
1 Anexo(s)
Re: Maternal (3 e 4 anos)
Anexo 18512
Autora: Ruth Beechick
Como Ensinar Crianças do Maternal é sem dúvida um dos textos mais práticos e inteligentes disponível nessa área. Qualquer professor que trabalhe com esta faixa etária verá que as informações e idéias da Drª Beechick são valiosas. Recomendo-o sinceramente
Clate Raymond
Diretor Executivo de Educação Cristã Internacional
Como Ensinar Crianças do Maternal é um enorme passo em direção à excelência em materiais educacionais para professores de educação na primeira infância. Para aqueles que necessitam saber como ensinar às crianças do maternal, a Drª Beechick certamente demonstrou como fazê-lo!
Leo Bradley, Ph.D.
Diretor do Departamento de Administração Cristã Centro Criswell para Estudos Bíblicos
Uma combinação de informação prática e discernimento marca esta utilíssima obra - falsas concepções são combatidas, características infantis discutidas e metodologias inteiramente descritas. O apêndice é perfeito, com sugestões de estudos complementares, questões, idéias de projetos e experiências de ensino relacionadas a cada capítulo.
Kenneth O. Gangel, Ph.D
Presidente Universidade Cristã de Miami
A autora do livro, Ruth Beechick, é mestre em ensino fundamental e doutora em currículo e instrução pela Universidade do Estado do Arizona, autora de muitos dos livros de ensino fundamental da Série de Treinamento para Professores da Accent (Cook Ministries).
........................
Leia uma amostra deste livro no post #22 acima.
2 Anexo(s)
Re: Maternal (3 e 4 anos)
Brincadeiras que podem ser feitas com o Berçário, Maternal e Jardim!
Molde do pé no anexo (pode ser usado para a lição de seguir as pegadas de Jesus).
http://picasaweb.google.com/fernanda.kolb
Re: Maternal (3 e 4 anos)
Re: Maternal (3 e 4 anos)
boa noite! Shalom
Sou professora da classe de 03 a 06 anos, e gostaria de sugestão para mudança de nome da classe. Hoje a sala é Cordeirinhos de Cristo.
no aguardo, fiquem com Deus
Sandra
Re: Maternal (3 e 4 anos)
Oi "Sandra Maeda", dá um pulo nesse tópico:
http://www.escoladominical.net/showt...Grupo-Infantil
Lá tem nomes para grupo infantil que vc pode aproveitar para colocar na sua classe da EBD!
Espero ter ajudado!
Citação:
Postado originalmente por Sandra Maeda
boa noite! Shalom
Sou professora da classe de 03 a 06 anos, e gostaria de sugestão para mudança de nome da classe. Hoje a sala é Cordeirinhos de Cristo.
no aguardo, fiquem com Deus
Sandra
Re: Maternal (3 e 4 anos)
O DESENVOLVIMENTO ESPIRITUAL DA CRIANÇA
3 e 4 anos
Nessa faixa etária a criança começa a entender os conceitos básicos de certo e
errado, respeito, compaixão e amizade. Uma boa educação vai desenvolver a
compreensão dos pensamentos e atitudes que não são aceitáveis nos relacionamentos
com outras pessoas e com Deus. As sementes da fé plantadas nessa idade vão
crescer com cuidados paternais e contínuas influências espirituais focadas em Deus,
como músicas, histórias e orações. É a partir dessa faixa etária que a criança começa
a usar a imagingação para desenvolver a fé em coisas que não se vê. Modelar esse
crescimento com leitura da Bíblia e oração se torna extremamente importante.
CONCEITOS ESPIRITUAIS PARA SE TRABALHAR (DE 3 A 4 ANOS):
I. “Eu posso ouvir histórias da Bíblia e aprender versículos”
II. “Eu estou começando a entender que a Bíblia é a palavra de Deus e que ela me
ensina sobre Deus e seu filho, Jesus Cristo”
III. “Eu entendo que Jesus se entristece quando eu faço alguma coisa errada”
IV. “Eu quero seguir os passos de outras pessoas”
Conceitos retirados de
“Spiritual Stepping Stones”
http://www.one2belive.com
1 Anexo(s)
Maternal (3 e 4 anos) - Habilidades práticas
"É comum vermos, nos dias atuais, crianças e adolescentes que não sabem fazer coisas práticas que já têm habilidade.
Infelizmente, a ausência dessas habilidades se dá muitas vezes por culpa dos pais.
Ou eles fazem tudo no lugar da criança, ou pagam alguém para fazê-lo, ou ainda acreditam que ela não tenha capacidade para executar a tarefa.
Para ajudar pais e professores, publicamos aqui algumas atividades que, respeitando a idade, podem ser ensinadas a crianças e adolescentes ao longo da vida, ou podem ser ditas para que eles, quando tiverem mais entendimento, possam buscar esse conhecimento, serem auto-didatas."
- 3 anos de idade:
- Vestir-se com ajuda;
- Colocar a roupa suja no cesto;
- Arrumar a própria cama (esticar cobertor, alisar o travesseiro e colocar seus bichos de pelúcia);
- Limpar o que derramar;
- Ajudar a pôr a mesa;
- Ajudar a limpar a mesa;
- Fechar e abotoar roupas.
- 4 anos de idade:
- Introduzir “Minha mão amiga” para ajudar seu filho a lembrar de cumprir suas responsabilidades pessoais todos os dias;
- Ajudar a recolher a roupa para lavar;
- Organizar os brinquedos e arrumar o quarto rotineiramente;
- Recolher os brinquedos designados para o uso fora da casa;
- Sacudir os tapetinhos;
- Limpar e tirar o pó da tela da TV;
- Esvaziar a lixeira do quarto e escritório;
- Memorizar o número do telefone (ensine isso com uma musiquinha!);
- Ajudar a tirar a louça da lavadora de louças;
- Ajudar a trazer as compras do carro para a cozinha;
- Amarrar os próprios cadarços;
- Sentar-se quietinho na igreja (tudo bem em folhear livros ou pintar).
Extraído e adaptado do livro “O que todos os filhos precisam saber”, Editora Universidade da Família.
Anexo 16320