Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: O pentateuco foi escrito por Moisés?

  1. #1
    Jonnys está desconectado Avatar de Jonnys
    Membro Ativo
    Data de Ingresso
    Feb 2007
    Localização
    Ananindeua
    Posts
    45

    O pentateuco foi escrito por Moisés?

    Irmãos amados sou professor em uma escola de inglês na cidade onde moro e tenho um aluno que é professor de teologia e formado em Exegese, hermenêutica e esses títulos que os irmãos devem conhecer, certo dia ele chegou comigo e disse que o Pentateuco foi escrito pelos Judeus no cativeiro e não por Moisés, então eu perguntei: como assim? e ele então me disse que se Moisés tivesse escrito o pentateuco como poderia ter escrito sobre sua morte? bem o que tenho conhecimento é que as escritas sobre a morte de Moisés foram adicionadas só mais tarde ao livro e não foram escritas por Ele mesmo. Como os irmãos poderiam me ajudar nisso? sendo que creio na autoria Mosaica do pentateuco!


    › Veja Mais: O pentateuco foi escrito por Moisés?

  2. #2
    Ruycker está desconectado Avatar de Ruycker
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Feb 2008
    Localização
    Rio Branco - AC
    Posts
    24

    Re: O pentateuco foi escrito por Moisés?

    A paz do Senhor irmão Jonnys,

    Bom, existem várias vertentes e linhas teólogicas a respeito da autoria do Pentateuco e, claro, a mais difundida entre os cristãos evangélicos é aquela que atribui sua autoria totalmente a Moisés apesar de aceitar, como você bem colocou, a hipótese de terem sido acrecentadas informações a respeito de Moisés por outros escritores.

    O importante em minha opnião é entendermos (e aceitarmos) que esta questão é pouco importante para entendermos os princípios divinos e eternos do Senhor e a história da queda e salvação (em Jesus) do ser humano, que é o que realmente importa.

    De qualquer forma, existem questões complexas e quase concretas que tornam a possibilidade desta sequencia de livros realmente não ter sido escrita por Moisés, ao menos em uma boa parte. uma delas podemos verificar nos capitulos primeiro e segundo de geneses.

    Os texto que compreendem Gn 1:1-23 e Gn 2:4-25 é considerado por muitos teólogos antigos (e alguns recentes) como dois relatos diferentes (não diferentes entre si, mas escrito por autores diferentes) da criação. Creêm que o primeiro é obra de um editor ou editores religiosos por volta da época do exílio na Babilônia (VI a.C.) ou imediatamente após o mesmo e que o segundo provém de um escritor anônimo da época de Davi e Salomão (X a.C.). Estes teólogos trabalham os textos de acordo com o que acreditam ser a ordem cronológica deles, Gn 2:4-25 antes de Gn 1:1-23. As razões para essa diferenciação que fazem são muitas e posso destacar algumas:

    1 - Os relatos são de fato diferentes e parecem contraditórios quanto a sequencia da criação. Na primeira sequencia temos: vegetais, pássaros e peixes, animais, homem e mulher. Já na segunda vem: homem, vegetação, animais e mulher.
    2 - Outra razão é o nome da divindade (O nosso Senhor é claro) também difere. Na primeira é chamado exclusivamente de "Deus" (Elohim) e na segunda é chamado de "Senhor Deus"(Yahweh Elohim), no original.
    3 - Também, na primeira sequencia a criação se dá especialmente pela fala: "E disse Deus: Haja luz!" o que podemos chamar de criação por decreto. Já na segunda a ênfase do autor está na criação através das mãos, tendo o Senhor como uma especie de oleiro ou artesão: "E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra".
    4 - Você pode verificar também que na primeira sequencia é dada ênfase na cosmogonia (origem do universo) e na segunda esta atenção se volta para a antropologia (origem do homem).
    5 - Estes teólogos também percebem diferenças entre as características poéticas da primeira narrativa e a narrativa informal da segunda.

    Entre outros. Estas hipóteses e pensamentos demonstram claramente que Moisés não foi, ao menos, autor dos primeiros capítulos de Geneses e embates como estes se estendem por todo o pentateuco.

    Pessoalmente eu creio que de fato Moisés não foi o único autor do pentateuco, mas o principal deles. Além disso, creio que os possíveis co-autores com Moisés só foram capazes de nos revelar estas histórias a partir da história contada de pai para filho, onde Moisés teve um papel fundamental em suas revelações, haja vista ele ser aquele que nosso Senhor afirmou que: "Com meu servo Moisés eu falo face a face".

    Espero ter ajudado.. :)

  3. #3
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.141

    Re: O pentateuco foi escrito por Moisés?

    Olá Jonnys,

    Além dos textos em gênesis citado pelo ruycker, há ainda, outros textos no pentateuco em que há divergências sobre a autoria de Moisés, a saber:

    "Estes são Arão e Moisés, aos quais o SENHOR disse: Tirai os filhos de Israel da terra do Egito, segundo os seus exércitos. Estes são os que falaram a Faraó, rei do Egito, para que tirasse do Egito os filhos de Israel; estes são Moisés e Arão." (Ex 6:26-27)

    "Disse também Moisés a Arão: Toma um vaso, e põe nele um ómer cheio de maná, e coloca-o diante do SENHOR, para guardá-lo para as vossas gerações. Como o SENHOR tinha ordenado a Moisés, assim Arão o pós diante do Testemunho, para ser guardado. E comeram os filhos de Israel maná quarenta anos, até que entraram em terra habitada; comeram maná até que chegaram aos termos da terra de Canaã. E um ómer é a décima parte do efa." (Ex 16:33-36)

    Êxodo 6:26-27 e 16:33-36 não indicam que o biógrafo de Moisés seria outra pessoa que não ele próprio?
    Esses comentários certamente soam como os de um historiador, em vez de as memórias pessoais do próprio Moisés, pelo menos é a suposição que faz a maioria dos críticos da Bíblia de persuasão subevangélia ou liberal

    Bom, vamos nos deter na sua pergunta, deixemos para outra oportunidade o texto supracitdo

    e ele então me disse que se Moisés tivesse escrito o pentateuco como poderia ter escrito sobre sua morte? bem o que tenho conhecimento é que as escritas sobre a morte de Moisés foram adicionadas só mais tarde ao livro e não foram escritas por Ele mesmo.
    É óbvio que Moisés não escreveu antecipadamente o relato de sua própria morte Deuteronômio 34 é um obtuário escrito por um amigo contemporâneo dele, talvez Josué, filho de Num (v9) Sob a orientação e inspiração do Espírito Santo, esse talvez tenha acrescido um adendo apropriado sobre a morte e sepultamento de seu senhor, regindo a nota fúnebre eloquente com que o livro se encerra
    Que inferência podemos tirar disso? Porventura a inserção de um autor implica que ele não foi o verdadeiro escritor do principal texto desse livro? Na literatura secular existem diversos exemplos de notas obituárias que se acrescentou ao texto principal da obra Em finais de outros livros autores famosos, o obituário aparece como o seu último capítulo Com frequencia, esse adendo nem sempre é assinado.
    O mesmo ocorre com Deuteronômio, a obra final composta por Moisés sob a inspiração de Deus. Assim como nenhum crítico literário pensaria sequer em impugnar a autenticidade dessas obras da literatura secular, simplesmente porque traz um obtuário inserido, da mesma forma não se deveria levantar dúvidas quanto à autoria mosaica de Deuteronômio 1-33 e, tampouco, na verdade, de qualquer livro do Pentateuco, simplesmente com base em um obtuário que se encontra no capítulo 34

  4. #4
    Jonnys está desconectado Avatar de Jonnys
    Membro Ativo
    Data de Ingresso
    Feb 2007
    Localização
    Ananindeua
    Posts
    45

    Re: O pentateuco foi escrito por Moisés?

    Muito obrigado aos irmãos, estou satisfeito com as respostas. Deus os abençoe!


+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •