Se buscares a sabedoria como a prata e como a tesouros escondidos a procurares, então entenderás o temor do Senhor e acharás o conhecimento de Deus. Provérbios 2:4-5

Gosto muito desse versículo e acordei com ele saltitando em minha mente. Meus aluninhos da terceira série devem se lembrar dele, pois é o versículo tema da apostila que escrevi intitulada: O Superdetive, a qual ensina comandos básicos de informática. Ela contém 15 módulos, com atividades e desafios e sempre que iniciamos cada módulo, lemos esse versículo. Opss... até parece que estou fazendo propaganda da minha apostila, mas não é isso... Quero parar para analisar a verdade desse versículo.

Se buscares a sabedoria...

Existe uma condição aqui, sobre a questão de buscar. E bem sabemos que toda a busca é trabalhosa, nem sempre se obtém um êxito inicial, mas ela se faz necessária.

No ensino é assim. É necessário o esforço, a dedicação, a busca. Isso faz lembrar meus aluninhos que chegam ansiosos perguntando: - O que é que você vai dar hoje? Ou seja, qual é a nossa missão? Nem sempre a missão é aquele site colorido, sonoro e saltitante, mas aquele velho questionário no Word para responder para ver se ele realmente fixou aquilo que eu ensinei, e de brinde desafio num Tangram ou no Sokoban, ou um power point a ser feito ou um desenho no Paint para pintar (esse é para os não alfabetizados). Enfim... sempre tem uma missão a ser feita e enquanto ela não é concluída, nada de internet ou joguinhos.

Só que o que tenho visto, hoje em dia é essa falta de perspectiva, de busca. Infelizmente o sistema educacional tem sido conduzido sutilmente por um caminhar superficial e raso. Quando ligamos a TV ou acessamos a Internet é uma gama de informações, onde quase sempre somos manipulados a aceitar aquilo que lemos. É a imagem que fala mais alto. É muita maquiagem na política, na mídia, na sociedade.

É tudo muito fácil. A TV me dá aquilo que preciso para o meu conhecimento. A internet então, me ajuda barbaridade nos trabalhos escolares, basta ir até o oráculo Google. Não estou criticando o uso destes, porque eu mesma uso, mas o buscar é muito mais que isso, principalmente quando envolve a sabedoria e a verdade.

Não posso deixar que o Photoshop da mídia através da TV, dos jornais e net iludam a minha mente. Porque valores verdadeiros, verdadeiros tesouros estão escondidos e é disso que esse versículo fala.

E a tendência hoje, em dia é criar material didático raso, sem muito compromisso, pois a criança se cansa, os tempos mudaram, esse é o argumento. E assim, sutilmente nossos pequeninos não terão essa meta de esforço, de busca, de determinação. Isso dói meu coração, pois a Palavra de Deus diz:

Se buscares a sabedoria como a prata e como a tesouros escondidos a procurardes, então... o que????

Entenderás do temor do Senhor e acharás o conhecimento de Deus.

O objetivo desse sistema que está aí é esse mesmo, fazer com que se perca valores eternos, perca o tesouro principal do homem que é o contato com o seu Criador Deus, empobreça a alma humana.

Mas... o meu recado é esse: Busque a sabedoria, anseie por ela e não perca de vista, busque como tesouro escondido, persevere, prossiga em buscar, porque quem procura acha!

Com temor e amor do meu Salvador Jesus que é a fonte da sabedoria!

Lina

Aurelina Silveira Ramos
linolica@terra.com.br
http://www.freewebs.com/linolica/

Embora este texto tenha sido mais voltado a informática educativa e não a EBD é interessante que os pais estejam abertos também a esse segmento e não deixem seus filhos órfãos. Recentemente ouvi algo extremamente marcante da dra. Tais Bressane. Não recordo bem as palavras, mas era mais ou menos isso: "Quando a televisão chegou ao Brasil, os educadores rejeitaram-na como um instrumento de aprendizado e outorgaram-na para outros administrarem e atualmente podemos ver o resultado disso tudo. O computador e a internet é uma realidade nos nossos dias e o que os nossos educadores tem feito?" Além de inserir a escola, eu insiro aí a igreja, a EBD, e nós pais cristãos.


› Veja Mais: Onde está a sabedoria, onde estão os sábios da nossa época?