A parábola da xícara de chá

Havia um casal muito rico, que costumava ir à Inglaterra para fazer compras em belas lojas. Ambos gostavam muito de antiguidades e cerâmicas e especialmente de conjuntos para chá. Aquele era o dia do vigésimo quinto aniversário de casamento e eles não resistiram, quando viram uma xícara muito bonita, na vitrine de uma loja. Empolgados, logo disseram: - Podemos ver aquela xícara? Nunca vimos um tão bonito assim. Quando a vendedora lhes entregou a xícara ,ela muito orgulhosa de si mesma, começou a contar-lhes a história da sua vida e falou.

- Vocês não sabem. Eu não fui sempre uma xícara de chá. - Houve uma época em que eu era vermelho e eu era pura argila. Meu mestre apanhou-me, me enrolou e me deu repetidas palmadas até que gritei, 'deixe-me em paz', mas sorrindo respondeu, 'ainda não'. - Depois fui colocada em uma roda e fiquei girando, girando, girando... 'Pare! Estou ficando tonta!' Eu gritei. Mas o mestre apenas assentiu e disse, 'ainda não'. - Então, para piorar ainda mais, colocou-me no forno. Nunca senti tanto calor.

Eu quis saber porque ele queria me queimar, e gritei e bati na porta. Eu podia vê-lo através de uma abertura e eu podia ler seus lábios enquanto balançava a cabeça, 'ainda não'. - Finalmente abriu a porta, colocou-me sobre a prateleira, e eu comecei a me refrescar. 'Agora está melhor', eu disse. E ele me escovou e me pintou. O cheiro era horrível. 'Para, para!' Eu gritei. Apenas assentiu, 'ainda não'. - Então de repente levou-me de volta ao forno, não como o primeiro. Este era muito mais quente. Eu implorei. Eu supliquei. Eu gritei. E gritei. E podia vê-lo apenas dizendo, 'ainda não'.

- Então comecei a perder as esperanças. Mas a porta abriu-se e ele me removeu e me colocou na prateleira. Uma hora mais tarde entregou-me um espelho e não poderia ser eu. Era bonita. Eu estava linda. - E, então, o mestre me disse, 'eu sei que lhe feri, que lhe dei palmadas, mas se eu o tivesse deixado em paz, você teria secado. Eu sei que lhe deixei tonta ao fazê-la girar, mas se eu tivesse parado, você se desmancharia.

Eu sei que lhe feri ao prendê-la no forno, mas se eu não o fizesse, você racharia. Eu sei que o cheiro da tinta era horrível, mas se eu não fizesse aquilo, você nunca endureceria; você não teria nenhuma cor em sua vida. E se eu não colocasse você de volta no segundo forno, você não sobreviveria por muito tempo porque não teria resistência. Agora você é um produto pronto. Você é exatamente o que eu tinha em mente quando comecei a trabalhar com você'. - Agora, vocês sabem porque sofrem algumas vezes.... Deus precisa te moldar para que você possa refletir a sua imagem e semelhança, por mais que esteja difícil este processo, espere mais um pouco que você já estará pronto pra prosseguir....


› Veja Mais: A parábola da xícara de chá