Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Lição 11 - Sal e Luz

  1. #1
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Lição 11 - Sal e Luz

    _amostra.jpg
    Jesus ensina sobre o Sal e a Luz do Mundo
    Leitura Bíblica:Mateus 5.13-16
    Objetivo: Conscientizar o aluno de que sua função como sal é temperar a vida das pessoas, e como luz, refletir o brilho de Jesus através de suas atitudes.


    - Dinâmica
    Leve saquinhos individuais de pipoca SEM SAL.
    Distribua aos seus alunos. Eles certamente irão comentar: - "Ih, tia! Tá sem sal"... *rs
    Aí vc explica a importância do sal para deixar as coisas com o gostinho bom!
    Leve um saleiro para salgar as pipocas e deixe que saboreiem a pipoca enquanto vc conta a história.

    - Breve histórico sobre o sal
    "O sal é uma substância essencial ao homem e indispensável a todos os tipos de vida animal. Podemos constatar a importância do papel desempenhado pelo sal, através dos registros da história da humanidade. A sua produção e utilização podem ser encontradas em ilustrações e escritos que datam do início da civilização. A salga dos alimentos já era um costume bastante difundido no Egito, cerca de 4.000 anos antes da era Cristã, Os gregos e os romanos utilizavam o sal também como moeda para suas operações de compra e venda. A palavra latina "salário" deriva do sal, uma vez que em sal se pagava uma parte do ganho das legiões romanas. Ainda hoje um dos principais acessos de Roma se chama "Via Salaria" pois era por esse caminho que chegavam as caravanas trazendo sal para a capital do império.

    Até o século XVIII, a ordem de precedência dos comensais num banquete era indicada em relação ao saleiro de prata maciça colocado na mesa. À cabeceira, acima do sal, sentavam-se o anfitrião e os convidados mais ilustres. Os menos nobres, ficavam abaixo do sal, mais distantes do anfitrião.

    No final do século XIX e começo do século XX o sal, além de ser usado como condimento e produto medicinal, passou a ser uma das matérias-primas essenciais para a indústria química e têxtil. O seu emprego hoje é extremamente variado. É utilizado para a produção de cloro, soda cáustica, barrilhas, ácido clorídrico, vidro, alumínio, plásticos, borracha, hidrogênio, celulose e
    outras centenas de produtos das indústrias químicas, metalúrgicas, de alimentos e diversas outras.

    Desde a Idade Média os Europeus fizeram fortunas com o tempero e introduziram o hábito de consumí-lo no Brasil.
    A exploração do Sal no Brasil só teve início a partir de 1801."

    Fonte: http://www.romani.com.br/sal.htm

    .............................. .............................. .............................. ......

    1- Cartaz do Versículo
    Experimente imprimir 'sem margem' (vc modifica isso nas configurações da sua impressora).
    Sempre em papel duro, 180 a 200 g.

    2- Cartão de versículos
    Imprimir, recortar e colar em cartolina preta ou cartolina vermelha no formato de uma Bíblia um pouquinho maior.
    Dá um efeito bonito.

    3- Folha para pintar
    Esse desenho do Smilingüido tem até uma lâmpada... *rs
    .............................. .............................. .............................. .....

    O 1º trimestre está quase terminando e é o momento de avaliar o que funcionou legal nas aulas dadas e o que precisa melhorar...

    Espero que suas aulas estejam sendo bênção na vida dos seus alunos!
    Abraços,
    Sandra


    › Veja Mais: Lição 11 - Sal e Luz
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX
    Última edição por SandraMac; 13-12-11 às 11:52 AM. Razão: Arquivo do Kit já recuperado corretamente!!
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  2. #2
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Sal e Luz

    "Um homem cego foi encontrado em uma esquina da cidade,
    sentado ao lado de uma lanterna. Quando lhe perguntaram a
    razão pela qual trazia uma lanterna, visto que para ele a
    escuridão ou a claridade eram a mesma coisa, ele respondeu:
    "Eu a mantenho ao meu lado para que, no escuro, ninguém
    tropece e caia sobre mim."

    Será que nós, cristãos, temos tido o cuidado de cumprir o
    nosso papel de "luz do mundo", para que ninguém tropece e
    caia por nossa causa?"


    autoria: Paulo Barbosa - Um cego na internet
    http://intervox.nce.ufrj.br/~tprobert/refle.html
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  3. #3

    Lição 11 Sal e Luz

    Usei este tema no culto infantil da minha igreja.
    Contamos a história do Rei Josias. É um exemplo bíblico de alguém que foi sal e luz em seu tempo, mesmo sendo criança assumiu uma grande responsabilidade e fez diferença!
    Cantamos a música do Diante do Trono : Acenda a Luz! do CD Vamos Compartilhar.
    Foi dado de lembrança um espelho de luz, para colocar no quarto da criança feito em eva com os dizeres ACENDA A LUZ!. Espero que gostem das sugestões.
    No amor de Cristo,
    Cláudia.

  4. #4
    Pridora está desconectado Avatar de Pridora
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Feb 2009
    Posts
    1

    Lição 11 - Sal e Luz

    Olá, minha mãe eh professora da escolinha dominical e eu sempre que posso estou aqui pela net
    procurando ajuda-lá com ideias criativas, achei esse site através de um blog muito legal:
    http://trabalhinhos.blogspot.com/

    A lição é justamente essa Mateus 5;14-16
    adorei *_*
    obrigada

  5. #5
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Lição 11 - Sal e Luz

    fonte: www.cpad.com.br
    Lição 11 - Jesus ensina sobre o sal e a luz do mundo
    Texto Bíblico: Mateus 5.13-16

    “Relevantes em todo lugar”

    À luz desses dois ricos símbolos empregados por Jesus entendemos que a relevância cristã tem de se fazer notar em todos os segmentos da sociedade. O sal colocado dentro de uma panela introduz os seus valores nutricionais, além do sabor, em todos os grãos em processo de cozimento. A luz tem o poder de afastar as trevas e aclarar todo o ambiente iluminado. Ambos podem ser encontrados e percebidos desde as mais simples choupanas aos mais esplendorosos palácios, desde uma extremidade a outra, porque são indispensáveis à vida.
    O princípio aqui aduzido pressupõe que não há como secionar a vida cristã em compartimentos estanques, onde se possa manter um estilo de comportamento distinto para o sagrado e outro para o secular. É óbvio que o texto não está propondo a universalidade da salvação, nem que os súditos do Reino vivam ou imponham esse conceito, na presente era, como o objetivo de sua fé. Deus quer que todos se arrependam, mas nem todos serão salvos — a Bíblia é clara — não havendo necessidade de considerações teológicas alongadas sobre o tema.
    O que está em questão é o compromisso de viver a fé cristã de tal maneira que ela seja o referencial em todas as áreas da vida e determine os princípios que orientarão quaisquer decisões no âmbito sagrado ou secular. Não tenho preconceito contra a classe política, mas pela transparência do cargo aí está um bom exemplo para ilustrar o conceito. Se você, como cristão, exerce um mandato eletivo, não lhe fica bem afirmar que na Assembleia Legislativa, se for este o caso, não é cristão e sim deputado, como se uma coisa não tivesse nada a ver com a outra. Convém lembrar que não há essa dicotomia diante de Deus.
    Não importa a profissão secular que o crente exerça: político, advogado, engenheiro, médico, policial, mecânico, pedreiro; em qualquer situação, os princípios de vida que valem para o sagrado aplicam-se também ao dia-a-dia de cada um. Isto requer dos salvos uma presença ativa e marcante que faça diferença no mundo. Esta é uma palavra-chave atualmente um pouco esquecida no vocabulário cristão. Mas é preciso resgatá-la. Não se trata de adotar uma postura legalista e de exterioridade, mas vivenciar a fé cristã em todas as suas dimensões mediante a comunhão com Cristo. Onde há sal e luz percebe-se de forma clara a sua presença distintiva.”

    Extraído do livro: COUTO, Geremias. A transparência da vida cristã. CPAD. pp.47-48

    Boa ideia

    Entregue uma folha de papel para cada aluno, lápis e borracha e explique-lhes que farão um teste para saber se estão sendo sal e luz no mundo. Escreva no quadro-de-giz algumas situações hipotéticas.
    Por exemplo:
    a) Eu evito falar com uma criança que não seja popular;
    b) Eu assisto o programa de televisão “x” porque meus amigos assistem;
    c) Eu gosto de brincar da brincadeira “y” porque todo mundo brinca;
    d) Tem coisas que eu só faço porque senão ninguém vai gostar de mim.
    Os alunos devem responder nas suas folhas “verdadeiro” ou “falso”, mas não precisam mostrar suas respostas para ninguém. Se a maioria das respostas for verdadeira, eles podem estar sofrendo grande influência dos amigos. Enfatize ao final que, como luz e sal, eles é que devem influenciar os amigos e não o contrário.
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  6. #6
    Gracimar está desconectado Avatar de Gracimar
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Mar 2010
    Posts
    2

    Re: Lição 11 - Sal e Luz

    Que edificante que e este espaço para o professor da ebd, estava procurando algo na internet para melhorar meu desempenho como professora então de repente um clique fez a diferença. Estou amando. E uma benção. A paz do Senhor a todos.

  7. #7

    Re: Lição 11 - Sal e Luz

    Para reforçar a aula, fiz algumas lâmpadas e pacotinhos de sal.
    Os meninos ficam com as lâmpadas e as meninas com o sal e no momento do têxto Áureo
    os meninos dizem para as meninas: vocês são o sal..., e as meninas dizem para os meninos vcs são a luz...
    Aqui vai a amostra dos visuais, são bem simples,mas ajudaram bastante.
    Fizemos também as lembrancinhas que foi um pirulito com um pacotinho de sal colado de um lado e uma lâmpada do outro.

    Anexo 9656
    Imagens Anexas Imagens Anexas
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX

  8. #8
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Lição 11 - Sal e Luz

    Querida BelAmaral,
    Super lindas suas criações! Muito obrigada por enriquecer os Tópicos com seu trabalho tão lindo e criativo.
    Que o Senhor recompense toda obra das suas mãos!!
    Bjs***
    Sandra
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  9. #9

    Re: Lição 11 - Sal e Luz

    Muito obrigado pela dedicação e também por disponibilizar para o reino!


+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

O que se estuda na EBD?

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •