Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Lição 9 - O Bom Samaritano

  1. #1
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Lição 9 - O Bom Samaritano

    Jesus ensina sobre o amor ao próximo - parábola do Bom Samaritano
    Leitura Bíblica: Lucas 10.25-37
    Objetivo: Explicar que amar ao próximo é um mandamento ordenado pelo Senhor Jesus.
    _foto 1.jpg
    ______________________________ ______________________________ __________________________
    1- Esboço da lição retirado da Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças.
    Essa parábola é muito linda e é a oportunidade de trabalharmos um belo ensinamento com nossos alunos.
    Digitei para vcs o esboço dessa lição retirado da Bíblia de Recursos pois eu o achei muito bem elaborado. Vale a pena estudar e dar uma lição mais aprofundada para os seus Juniores. (está no anexo)

    2- Versículo chave - cartaz
    Imprimi em papel branco - 200g.
    Deixei o desenho para vcs pintarem.
    Usem as sugestões para se fazer uma boa dinâmica de memorização do versículo. Esse Tópico se encontra na Sala de Prof. de Infantil e Juniores.

    3- Cartão com o versículo chave
    _foto 2.jpg

    Esse cartão fica um trabalho muito lindinho que os próprios alunos poderão fazer.
    Usei papel creme 180g para a base do cartão. Para o coração usei papel cereja 120g.
    Recorte nas linhas pretas e dobre nas linhas pontilhadas. Cole conforme indicado.
    Fica um lindo efeito do tipo 'pop-up', ou seja, ao abrir o coração como que 'salta' do cartão!

    4- Desenho e Labirinto
    O mesmo desenho que vai no cartaz do versículo está numa folha para os alunos pintarem.
    Vejam que eu deixei um espaço para eles escreverem o versículo chave - mais uma maneira de fixar o versículo.
    Tem também uma folha de passatempo, um labirinto divertido para eles fazerem.
    xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxx

    Não esqueça de levar o TIMER para regular o tempo de cada atividade! Estou usando nas minhas aulas e está dando MUUITO certo!!!
    Esta dica sobre o planejamento da aula está disponível na Sala de FORMAÇÃO DO EDUCADOR INFANTIL.
    Espero que sua próxima aula seja muito abençoada!!
    Sandra


    › Veja Mais: Lição 9 - O Bom Samaritano
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX
    Última edição por SandraMac; 13-12-11 às 11:48 AM. Razão: Arquivo do Kit já recuperado corretamente!!
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  2. #2

    Re: Lição 9 - O Bom Samaritano

    escreveFoto-4b887a9e97b01.jpg
    Aqui vai a minha contribuição para esta lição!...
    Fiz um flanelógrafo com caixa de papelão e forrei com feltro branco, recortei uma tira de papel pardo e coloquei como estrada e em volta coloquei matinhos para dar o acabamento.
    É bem simples de se fazer e dá para contar várias histórias com um único visual.
    Os desenhos foram impressos em papel a4 e pintados com tinta acrilex.

  3. #3
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Lição 9 - O Bom Samaritano

    fonte: www.cpad.com.br
    Lição 09 - Jesus ensina sobre o amor ao próximo

    Texto Bíblico: Lucas 10.25-37

    Na parábola do bom samaritano podemos observar que ele esqueceu de si mesmo para ajudar o homem ferido. Tudo ficou para trás: a viagem, os negócios, o perigo de assaltantes, só para ajudar aquele homem ferido. Jesus também fez o mesmo por nós. Ele deixou o céu e veio a terra para salvar o que estava perdido, doente e ferido. O samaritano não quis saber quem era o necessitado, sua religião, sua nação. Quando temos o amor de Deus, servimos bem a todos, sem interesse em qualquer recompensa.

    O bom samaritano foi movido pela compaixão. Sentiu o que se passava como se fosse com ele mesmo ou um dos seus conhecidos.

    O samaritano era estrangeiro, porém generoso, servia com dedicação a qualquer um. Pagou do seu bolso ao hospedeiro com dois denários, uma quantia razoável, equivalente ao salário de dois dias. É maravilhosa a harmonia da revelação divina aqui. Dois denários era exatamente o resgate de uma pessoa quanto ao tributo do Templo, que era meio siclo (Êx 30.12,13). Ora, o meio siclo hebreu equivale a dois denários romanos do tempo de Cristo. Portanto, o ato do samaritano está relacionado figuradamente à redenção da alma (texto extraído da revista de Pré-adolescentes 6, CPAD).

    Boa ideia!

    Você vai precisar de uma caixa de bombom, balas ou pirulito, cartolina vermelha, tesoura e caneta hidrográfica.

    Procedimento:

    1º Desenhe corações na cartolina e recorte.

    2º Escreva o versículo do dia no coração.

    3º Recorte aleatoriamente os corações, transformando-os em um quebra-cabeça.

    Após ensinar o versículo às crianças, entregue os corações embaralhados e peça-lhes para montarem o versículo. Vence aquele que conseguir montar primeiro e falar o versículo em voz alta. Entregue o prêmio que você preparou ao vencedor. Aproveite e incentive a criança a dividir com os colegas o prêmio, demonstrando o amor ao próximo.
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  4. #4

    Re: Lição 9 - O Bom Samaritano

    Nossa Bel, que fabuloso! Recurso visual em tamanho grande!!! Demais. Gostaria de saber o que vc usou para fixar as figuras. Obrigada por essa contribuição. Cláudia

  5. #5

    Re: Lição 9 - O Bom Samaritano

    Oi Cláudia! Eu fico feliz que vc tenha gostado!...
    Esse foi feito com muita pressa e de última hora, então eu usei o material que eu tinha disponivel no momento( durex ) mas normalmente eu uso (velcro), vc encontra em lojas de aviamentos: ou se preferir vc podera usar um pedaço de lixa de parede encontrada em lojas de material de construção.
    è só colar o velcro ou lixa atrás da figura e pronto. e não se esqueça, a figura pode ser de papel mas o flanelógrafo devera ser de feltro para que a figura possa se aderir melhor.
    Espero ter te ajudado, qualquer dúvida é só falar.
    Bjos
    Bel

  6. #6

    Re: Lição 9 - O Bom Samaritano

    Deus abençoe a sua vida, eu acabei de me cadastrar pq estava sem ideias para passar estas mensagens para os alunos, amei a sua ideia, Graças ao Senhor Jesus chei ate este portal. Deus continue te abençoando.Manoela

  7. #7
    Jacke está desconectado Avatar de Jacke
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Mar 2010
    Posts
    1

    Re: Lição 9 - O Bom Samaritano

    Primeira vez que estou acessando com o cadastro, amei. Deus te abençõe.

  8. #8
    Mandoca está desconectado Avatar de Mandoca
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Sep 2010
    Posts
    1

    Re: Lição 9 - O Bom Samaritano

    Paz do Senhor.
    Fiquei muito feliz por ter achado esse material,
    me ajudou bastante.Deus continue abençoando
    você.
    Bjs,fica na Paz!!!!

  9. #9
    KeniaGenaro está desconectado Avatar de KeniaGenaro
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Posts
    1

    Re: Lição 9 - O Bom Samaritano

    Fiz uma dinâmica antes de contar a narrativa. Os juniores adoraram.

    DINÂMICA - AUXÍLIO MÚTUO

    Objetivo: Mostrar aos alunos a importância do próximo em nossa vida.
    Material: Um pirulito para cada participante.

    Procedimento:
    O facilitador deve dar um pirulito para cada participante, pedir que todos se posicionem em pé e em círculo.
    Deve dar os seguintes comandos:
    - todos devem segurar o pirulito com a mão direita, com o braço estendido
    - o braço não pode ser dobrado, apenas levado para a direita ou esquerda, mas sem dobrá-lo.
    - a mão esquerda fica livre.

    Primeiro solicita-se que desembrulhem o pirulito, já na posição correta (braço estendido, segurando o pirulito e de pé, em círculo).
    Para isso, pode-se utilizar a mão esquerda.
    O mediador da dinâmica recolhe os papéis e em seguida, dá a seguinte orientação: sem sair do lugar em que estão, todos devem chupar o pirulito!
    Aguardar até que alguém tenha a iniciativa de imaginar como executar esta tarefa, que só há uma: oferecer o pirulito para a pessoa ao lado.
    Assim, automaticamente, os demais irão oferecer e todos poderão chupar o pirulito.

    Encerra-se a dinâmica, cada um pode sentar e continuar chupando, se quiser, o pirulito que lhe foi oferecido.
    Abre-se a discussão que tem como fundamento maior dar abertura sobre a reflexão de quanto precisamos do outro para chegar a algum objetivo e também que ajudando ao outro seremos ajudados.

  10. #10
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Lição 9 - O Bom Samaritano

    Muito legal, Kenia!
    Sua participação com essa dinâmica é preciosa!
    Bjs**
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  11. #11

  12. #12
    Pritttt está desconectado Avatar de Pritttt
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Sep 2010
    Posts
    5
    Irmã Sandra aqui na minha cidade não tem a revista do mestre, poderia por gentileza postar a lição mestre 9 preciso muito para aula de manhã, amei idéia do cartão vou fazê-los, aguardo socorro!

  13. #13
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140
    Oi, Prittt!
    Atendendo seu pedido, eis a lição 9 digitalizada pra vc - zipada, no anexo.
    Aproveito e acrescento o esboço dessa aula - retirado da BÍBLIA DE RECURSOS PARA O MINISTÉRIO INFANTIL.
    Esse esboço é MARAVILHOSO.
    Deus abençoe!!


    Citação Postado originalmente por Pritttt Ver Post
    Irmã Sandra aqui na minha cidade não tem a revista do mestre, poderia por gentileza postar a lição mestre 9 preciso muito para aula de manhã, amei idéia do cartão vou fazê-los, aguardo socorro!
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  14. #14
    Pritttt está desconectado Avatar de Pritttt
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Sep 2010
    Posts
    5
    Deus abençoe irmã sandra, as duas lições é uma benção muito obrigado!!
    Um domingo abençoado a todos!


+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

O que se estuda na EBD?

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •