Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Lição 8 - Riquezas (o jovem rico)

  1. #1
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Lição 8 - Riquezas (o jovem rico)

    Jesus Ensina sobre as Riquezas - O jovem rico
    Leitura Bíblica: Mateus 6.19-21; 19.16-23
    Objetivo: Alertar o aluno quanto ao perigo de deixar que o amor aos bens materiais ocupe o lugar de Deus.
    ______________________________ ______________________________ _________


    Pesquise aqui mais materiais:
    http://www.escoladominical.net/showt...ght=jovem+rico

    1. Versículo chave
    Fiz em forma de baú de tesouro.
    Imprimir a capa em papel duro e use como modelo para riscar o contorno em papel criativo colorido.
    Se vc puder recortar em papel cartão, ficará melhor ainda.
    Passe canetinha preta em volta para corrigir possíveis falhas na imagem e dar um acabamento mais bonito.
    Impirmir as folhas com o texto, recortar e colar nos papéis coloridos recortados.
    Vc pode pintar as letras.
    Vou usar fita crepe no verso das folhas para prender no quadro e usar na memorização do versículo.

    2. Cartão de versículo.
    Folha de pequenos baús de tesouro.
    Imprimir em papel duro - 180 g - creme.

    3- Folha de atividades
    - Mapa do tesouro

    - Baú para montar

    - vc pode imprimir em papel criativo marrom para a base e laranja para a tampa da caixa.Deixar que as crianças recortem e decorem como desejar. Leve papel dourado para que possam recortar detalhes e colar no bauzinho.
    Ou vc também pode imprimir em papel branco e deixar que as crianças pintem com tinta guache.

    4- Cartaz
    A revista sugere vc montar um cartaz com figuras diversas que demonstrem riqueza.
    Será um ótimo subsídio para a aula.

    Se vc tiver um baúzinho de madeira, ficaria ótimo também levar para a sala de aula e encher de moedas de chocolate.
    Poderia dar a cada criança que conseguir colocar o versículo na ordem certa (dar oportunidade para todos).
    Com certeza eles vão amar.

    Deus abençoe cada professora!
    Sandra


    › Veja Mais: Lição 8 - Riquezas (o jovem rico)
    Imagens Anexas Imagens Anexas
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX
    Última edição por SandraMac; 13-12-11 às 11:45 AM. Razão: Arquivo do Kit já recuperado corretamente!!
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  2. #2
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Kit Lição 8 CPAD - Juniores - Riquezas

    Olá tias e tios!
    Compartilho com vcs a lição que tivemos hoje na Escola Dominical.
    Levei o versículo chave em forma de baú dividido em várias partes. Fiz a dinâmica das cores: - Quem tem a cor azul na roupa vai falar o versículo...

    E assim prosseguimos escolhendo várias cores. E a medida que iam repetindo o versículo, um 'baúzinho' com uma parte do versículo era tirado do quadro de imãs.

    Por fim, comecei a escolher uma criança de cada vez para vir à frente, falar sozinha o versículo e colocar os baúzinhos em ordem no quadro de imã. Terminada a apresentação, eu mostrei uma valise estilo antigo que eu tenho, que parece um baú e disse: - Agora vc pode escolher '4 tesouros'. E então a criança abria aquele baú e........... dentro tinha moedas douradas de chocolate e guarda-chuvinhas de chocolate...*rs...

    Os olhos arregalavam de surpresa e interesse!!
    Logo todo mundo se oferecia para ser o próximo a dizer o versículo, montar os baúzinhos na ordem.... e poder abrir aquele baú cheio de riquezas de chocolate...*rs

    Foi um sucesso, graças a Deus!!
    Vejam as fotos abaixo......... (com o que sobrou dos tesouros da aula)... *rs
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  3. #3
    Tia Jú está desconectado Avatar de Tia Jú
    Data de Ingresso
    Jan 2010
    Localização
    Blumenau - SC
    Posts
    45

    Re: Lição 8 - Riquezas

    A paz do senhor tias e tios irmãos !!!

    Hoje venho compartilhar algo que estou fazendo com meus juniores.
    Sempre no final dos nossos estudos apresentamos algo referente a lição. Assim também fazem as outras turmas de maternal e adultos...
    Na lição dos juniores, tem a parte crescendo no conhecimento. Dependendo do texto eu crio um rápido teatrinho com eles.

    Nesta lição do jovem rico. Para todos puderem participar, coloco um para apresentar o tema da lição. Outro o versículo.
    No teatrinho o narrador apresenta o tema bíblico. Daí um é jesus, outro será o jovem rico e outros serão os discípulos. Não decoram, pois não há tempo, mas apresentam lendo um papelzinho mesmo. Já fiz isso com outra lição e eles amaran e gravarm a lição. é só pegar do livro deles mesmo.

    Super fácil. Mas só dá para fazer quando tem diálogo.
    E é isso aí ...
    Abraço a todos

  4. #4
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.143

    Re: Lição 8 - Riquezas

    Esta sugestão poderá ser utilizada na confecção do versículo visualizado. Para isso você deve ampliar a imagem em cartolina color set na mesma cor do "papel madeira"

    Você também poderá usar a imagem para fazer cartões para as crianças, para isso utilize papel criativo na cor "papel madeira". A cor indicada dará um ótimo visual ao baú.
    Obs: A primeira dobragem deve ser a horizontal, a segunda a vertical.

  5. #5
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.143

    Re: Lição 8 - Riquezas

    Subsídio

    Explique para as crianças que o verdadero tesouro de um pessoa é sua meta final em todos seus esforços. Todos temos um tesouro ou tesouros, algo que as vezes se torna o objetivo principal da nossa vida. É aquilo que voce emprega todas as suas forças e tempo. Qual é a meta final da sua vida? O que você tem priorizado na sua vida? É algo que pertence a esta terra? Dinheiro, fama, popularidade, prestigio, poder? Todo homem tem que decidir qual é o valor supremo da sua vida. Em um mundo materialista, que nos bombardeia constantemente com sua propaganda, nós podemos fácilmente cair no engano de vivermos para acumularmos tesouros na terra.

    O coração não pode estar em dois lugares ao mesmo tempo. Para explicar essa verdade utilize o baú com formato de coração que eu postei logo acima.
    Desenhe em um quadro branco ou negro o céu e a terra. Utilizando o baú em formato de coração mostre as crianças que o coração não pode estar voltado inteiramente para as riquezas e ao mesmo tempo estar no céu. Cole o báu no "céu" e explique que isso é impossível acontecer. Quando o coração está nas riquezas ele exclui o céu, um exclui o outro.

    Quando o nosso coração está nas riquezas, todas as outras atividades, incluindo as chamadas ativides religiosas estarão subordinadas a esta única meta.

    Todo mundo precisa de dinheiro. Os crentes em Jesus também precisam de dinheiro. Jesus não proíbe as posses materiais, pelo contrário: "Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos" 1 Timóteo 6:17. Paulo escreveu também aos coríntios: "Eis aqui estou pronto para, pela terceira vez, ir ter convosco e não vos serei pesado; pois que não busco o que é vosso, mas, sim, a vós; porque não devem os filhos entesourar para os pais, mas os pais, para os filhos" 2 Coríntios 12:14. A Bíblia diz também que José de Arimatea era muito rico e foi um seguidor de Jesús (Mt. 27:57). Ele critica é a ênfase na prosperidade material, a ponto de descuidarmos das demais coisas, inclusive da nossa própria vida espiritual.



    Bibliografia:
    1. Biblia Plenitud : La Biblia De Estudio Que Le Ayudara a Comprender a Aplicar La Plenitud Del Espiritu Santo En Su Diario Vivir. electronic ed. Nashville : Editorial Caribe, 2000, c1994;
    2. Hendriksen, William: Comentario Al Nuevo Testamento: El Evangelio Según San Mateo. Grand Rapids, MI : Libros Desafío, 2007;
    3. R??os, Asdrúbal: Comentario B??blico Del Continente Nuevo: San Mateo. Miami, FL : Editorial Unilit, 1994;
    4. Carro, Daniel ; Poe, José Tomás ; Zorzoli, Rubén O. ; Editorial Mundo Hispano (El Paso, Tex.): Comentario B??blico Mundo Hispano Mateo. 1. ed. El Paso, TX : Editorial Mundo Hispano, 1993-<1997;
    5. Barton, Bruce B.: Matthew. Wheaton, Ill. : Tyndale House Publishers, 1996 (Life Application Bible Commentary)

  6. #6
    ZeliaCruz está desconectado Avatar de ZeliaCruz
    Data de Ingresso
    May 2008
    Localização
    São Gonçalo - RJ
    Posts
    36

    Re: Lição 8 - Riquezas

    Bom dia e a Paz do Senhor, bom gostaria de fazer um lap book no final desse trimestre, mas queria saber melhor como fazer, o que colocar, se cada um faz o seu ou se faz um só.
    Muito obrigada, e que Deus continue abençoando vcs. :D

  7. #7
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Lição 8 - Riquezas

    Oi, Tia Zelia!
    Seria bom vc visitar o Forum sobre Lapbooks para conhecer melhor a 'filosofia' de montagem.
    ==> http://www.escoladominical.net/forum...hp?33-Lapbooks

    Vc terá que reunir todo o material, copiar na quantidade certa para sua turminha e fornecer as pastinhas.
    Veja que um lapbook para 1 trimestre pode ter um conteúdo enorme e pode levar mais de 2 horas para as crianças montarem.
    Talvez seja bom marcar um encontro como uma Tarde do Lapbook, ou uma Noite do Lapbook - durante a semana - para poderem confeccionar, pois não seria bom perder uma aula da EBD para isso.
    O conteúdo é o mesmo e todas as crianças fazem igual, obedecendo a montagem conforme o seu modelo.
    Mas... visite o Forum indicado para ver mais detalhes sobre a montagem de um Lapbook.
    Bjs,
    Sandra


    Citação Postado originalmente por Tia Zelia
    Bom dia e a Paz do Senhor, bom gostaria de fazer um lap book no final desse trimestre, mas queria saber melhor como fazer, o que colocar, se cada um faz o seu ou se faz um só.
    Muito obrigada, e que Deus continue abençoando vcs.
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  8. #8
    ZeliaCruz está desconectado Avatar de ZeliaCruz
    Data de Ingresso
    May 2008
    Localização
    São Gonçalo - RJ
    Posts
    36

    Re: Lição 8 - Riquezas

    Sandra muito obrigada, mas é isso que vou fazer, um sabado, pela manhã.
    Já estou lá pesquisando e estudando.
    Bjos e a Paz

  9. #9
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Lição 8 - Riquezas

    fonte: www.cpad.com.br
    Lição 08 - Jesus ensina sobre as riquezas

    Texto Bíblico: Mateus 18.21-35

    Com certeza todos nós já ouvimos falar de pessoas egoístas que não abrem a mão nem para dar “até logo”. São pessoas apegadas ao dinheiro, e esse apego não agrada a Jesus. A avareza é pecado! Você precisa estar precavido, sempre alerta para que este mal não entre em sua vida. Nossa felicidade não depende dos bens que possuímos, pois os bens desse mundo não satisfazem a nossa alma. Muitos fazem planos onde só pensam em ganhar dinheiro, mas deixam Deus de fora e quando morrem percebem que não são ricos para com Deus. Podemos trabalhar, fazer planos e ganhar muito dinheiro, mas Deus deve sempre ocupar o primeiro lugar em nossa vida. Ele é a nossa herança e o nosso tesouro.

    Não queira juntar riquezas para si, e ser pobre diante de Deus, pois estará agindo como uma pessoa sem juízo.

    A felicidade e o consolo não dependem da riqueza deste mundo. As coisas deste mundo não satisfazem os desejos da alma. Você tem um tesouro valioso que vale mais do que o ouro e a prata: Jesus. Reparta este tesouro com os outros, fale de Jesus àqueles que não o conhecem.

    Boa ideia!

    Você vai precisar de papel laminado dourado, tesoura, cartolina, cola e gravuras de céu.

    Procedimento: Peça às crianças que confeccionem cartões evangelísticos. Eles devem ilustrar com gravuras do céu. Ajude-os a fazerem textos evangelísticos. Eles devem levar os cartões para os amigos não cristãos.
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  10. #10

    Re: Lição 8 - Riquezas

    Fotos sobre a lição.

  11. #11
    Katia0261 está desconectado Avatar de Katia0261
    Data de Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    RJ
    Posts
    97

    Re: Lição 8 - Riquezas (o jovem rico)

    Eu ate queria fazer a ideia da Bel Amaral, q achei bem legal...mas nao deu tempo. Entao fiz um recurso beeeem mais simples.
    Peguei a ideia de um coração duplo cortado no meio, q vi pela net, pra colocarem papeis escritos, no meu caso pedi pra escreverem seus maiores tesouros, e colocassem dentro dele. Pra surpresa minha, nao colocaram nenhuma coisa material mas sim nome de pessoas, tipo, nome de amigas, nome de parentes, nome de "namorado" e poucos nomes de Jesus e familia. Dei dois papeizinhos pra cada uma, tive 6 alunas. Pensei q fossem colocar, computador, celular...essas coisas, q poderiam ser seus maiores tesouros e nao foi o q escreveram...achei interessante. Depois falei q nosso maior tesouro seria Jesus q é o unico q pode nos aproximar de Deus e nos dar a salvação.
    Eis meu recurso, feito com cartolina vermelha, simples mas eficaz...rs. Imprimi tb 3 notas (dinheiro) numa folha A4 no tamanho da folha,mostrando q muitos amam demais o dinheiro e se esquecem de Deus...e por ai decorri a aula.
    cats.jpg


+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

O que se estuda na EBD?

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •