Curtidas Curtidas:  2
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico
Página 1 de 2 12 Último

Tópico: 1 - Tudo sobre Lapbooks

  1. #1
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.143

    1 - Tudo sobre Lapbooks

    Lapbook - livro de colo (tradução literal)



    1. O que é um lapbook?
    "Lapbook" significa livro de dobras, sobreposição ou abas.
    No ensino secular o lapbook é uma ferramenta que você pode usar com suas crianças em lugar de folhas de trabalho ou outras ferramentas de aprendizagem monótonas.
    Pode ser usado pelo aluno pré-escolar, médio, e mesmo entre os jovens, e pode ser usado para qualquer assunto!

    2. Além disso, lapbooks são ferramentas de revisão imediata! É o melhor modo para o aluno relembrar o que aprendeu sobre determinado assunto retirado de lapbook pois um lapbook pode ter vários mini books!

    3. Como são feitos os lapbooks?
    São feitos de pastas de papéis de arquivo, cartolina, etc., você é livre para usar sua imaginação!

    Um lapbook é usado para criar uma coleção de mini livros (mini books) e atividades que podem ser postos dentro de uma pasta de papéis.
    Cada mini book contém um projeto, um ponto fundamental ou conceito relativo ao estudo de determinada unidade, assunto ou fato.
    Por exemplo, seu estudante está estudando a Lua. Um lapbook da Lua pode incluir:

    * Um mini book que o aluno escreveu sobre vocabulário Lunar;
    * Um gráfico de balança que o aluno criou para comparar a massa da Lua com a da Terra.
    * Um mini book para o aluno descrever as diferentes fases da Lua.

    Os mini books incluídos em um lapbook podem ser de qualquer tamanho ou forma, e podem ser feitos de papel de cópia, papel criativo, ou tecido plano. Eles podem ser criados de gráficos de computador ou feitos à mão.
    As possibilidades são infinitas.

    4. Benefícios de um lapbook:

    * Lapbooks destinam-se a reforçar e suplementar o que o aluno aprendeu sobre determinado assunto;
    * Lapbooks permitem os estudantes serem criativos
    * Lapbooks podem ser usados como ferramentas de estudos de várias unidades
    * Lapbooks são pastas já prontas de estudos
    * Lapbooks são ferramentas de revisão imediata;
    * Lapbooks são fáceis de armazenar

    Como Fazer um Lapbook
    A narração do vídeo está em inglês mas é perfeitamente compreensível a explicação da confecção do lapbook. Como já comentamos antes, pode ser feito com pastas arquivos, cartolina, etc.





    Como fazer um Lapbook Duplo



    Como fazer um bolso melhor para o Lapbook





    › Veja Mais: 1 - Tudo sobre Lapbooks

  2. #2
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.143

    Re: Tudo sobre Lapbooks

    Parte interna do Lapbook

    O interior dos Lapbooks é composto por mini books de qualquer tamanho ou forma.
    Podem ser feitos de papel de cópia, papel criativo, ou tecido plano.
    Eles podem ser criados de gráficos de computador ou feitos à mão.
    As possibilidades são infinitas. Vejamos aqui alguns mini books que irão compor o interior do lapbooks.











  3. #3
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.143

    Re: Tudo sobre Lapbooks

    Vimos no tópico anterior o conteúdo dos lapbooks que são os mini books ou conhecidos também como templates.
    Se você não tiver muita habilidade para fazer seus templates, não se preocupe, abaixo fizemos uma seleção de diversos mini books que você poderá imprimir diretamente da sua impressora.

  4. #4
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.143

    Re: Tudo sobre Lapbooks

    Lapbooks cristãos

    Vamos postar alguns Lapbooks cristãos para você compreender definitivamente esse recurso

    Lapbook de Daniel


  5. #5
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.143

    Re: 1 - Tudo sobre Lapbooks

    ALICATE DE ILHÓS

    Uma ferramenta importantíssima na confecção dos lapbooks é o alicate de ilhós.
    No lapbook de Daniel foi fixado dois ilhoses nas laterais da boca do leão por onde passou a fita de cetim para "amarrar a boca do leão" conforme imagem abaixo.

    Alguns mini books (templates) que são dispostos dentro do lapbook em forma de leque ficam com um efeito visuaL muito interessante se forem presos uns sobre os outros com o alicate de ilhós. Separei alguns mini book que podem ser dispostos em leque na segunda imagem logo abaixo.

    A título de conhecimento anexei várias fotografias do alicate de ilhós e também alguns ilhoses prateados e dourados para você ter uma noção da ferramenta. É baratinho, você encontrará em lojas de R$ 1,99 ou de especializadas em artesanato.

  6. #6
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.143

    Re: 1 - Tudo sobre Lapbooks

    Se você for fazer o lapbook Parábolas, aqui está um mini book parábola do semeador.

  7. #7
    Infantil_Ipep está desconectado Avatar de Infantil_Ipep
    Data de Ingresso
    Feb 2008
    Localização
    Mogi Guaçu/SP
    Posts
    32

    Re: 1 - Tudo sobre Lapbooks

    Em anexo, estou enviando moldes para o Lapbook!

  8. #8
    Infantil_Ipep está desconectado Avatar de Infantil_Ipep
    Data de Ingresso
    Feb 2008
    Localização
    Mogi Guaçu/SP
    Posts
    32

    Re: 1 - Tudo sobre Lapbooks

    Oi gente...bom dia!

    Aqui vai um exemplo de distribuição para Lapobook!

    Beijos

  9. Os seguintes usuários agradeceram Infantil_Ipep por este post útil:

    VANDY (08-02-19)

  10. #9
    gezilene está desconectado Avatar de gezilene
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Posts
    1

    Re: 1 - Tudo sobre Lapbooks

    Meu Grande e Glorioso Deus, me deparar assim com trabalho como o de vocês é verdadeiramente gratificante servir ao Senhor. Emocianada e agradecida pela iniciativa em ajudar pessoas como eu, que tem poucos recursos para a evangelização de crianças e posso através do vosso trabalho enriquecer o meu.

  11. #10

    Re: 1 - Tudo sobre Lapbooks

    :D Amados, essas dicas são demais, estou maravilhada, é um trabalho muito gratificante a EBD, com certeza vou abrilhantar mais minhas aulas com essas dicas. Preciso fazer tudo isso pra mim.
    Deus abençoe a todos.

  12. #11

    Re: 1 - Tudo sobre Lapbooks

    Estou encantada com os lapbooks, ja tinha visto nos EUA para atividades seculares mas como foi a muito tempo nunca tinha pensado em fazer algo parecido para usar na ebd. muito obrigada e com certeza se os meus temas ficarem tao legais quanto estes colocarei aqui tb para uso de todos..... Vou trabalhar e inventar......
    Obrigada pela inspiração.

  13. #12

    Re: 1 - Tudo sobre Lapbooks

    A cada dia fico mas alegre com este fórum, que Deus abençoe muito a todos, Sandra estou fazendo o curso do Rio de Janeiro em Benfica que vc postou, muito obrigada, esta uma bênção espero em breve poder dar aulas para dividir as muitas coisas que estou aprendendo, mas agora preciso muito de um relógio de oração, e não estou conseguindo encontrar o molde, sabe aqueles relógio onde podemos girar e a cada dia colocar um item como pedido de oração se possível , posta pra mim. Desculpa se coloquei a minha pergunta no local errado e que preciso fazer um lapbook com tema oração. beijos
    Dayse Dutra

  14. Curtidas VANDY Curtiu este post
  15. #13
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: 1 - Tudo sobre Lapbooks

    Oi, Dayse!
    Que bom saber que vc está fazendo um curso e está organizando um lapbook.
    Eu não tenho desenho desse relógio de oração que vc procura... coloque seu pedido no Tópico sobre Oração, na Sala de Prof. de Infantil e Juniores. Talvez alguém veja e coloque lá o material, ok?
    Bjs***
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  16. #14

    Re: 1 - Tudo sobre Lapbooks

    Trabalho de vcs são maravilhosos. Pretendo usar na ebd da minha igreja e também com meus alunos da escola pública, todos eles merecem ter um. preciso me familiarizar a cada dia com este site, e sempre me surpreende. Deus continue abençoando a todos.
    A Paz do Senhor

  17. #15

    Re: 1 - Tudo sobre Lapbooks

    sempre que posso dou um pulo aqui para ver as novidades. Amo mt esse trabalho e quero agradecer de montão o qto voces tem me ajudado. Estou trabalhando com o DI de minha igreja e semper que quero alguma novidade venho aqui. Agora eu vou propor este trabalho que simplesmente amei. Parabens pra todos que colaboram com esse forum. Logo, logo vou trazer pra voces o que ando fazendo em minha igreja. bjs e a paz do Senhor
    Damaris

  18. Os seguintes usuários agradeceram DamWestin por este post útil:

    VANDY (08-02-19)

  19. #16

    Re: 1 - Tudo sobre Lapbooks

    Eu achei muito lindo estes lapbooks. Mas preciso tirar algumas dúvidas. 1º Como a gente usa? 2º Quantos dias devemos trabalhar com as crianças no lapbook? 3º Que tipo de atividades podem ser colocadas nele?

  20. #17
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: 1 - Tudo sobre Lapbooks

    Josiane,
    Dê uma lidinha nos posts colocados dentro do Tópico sobre dúvidas... veja se vc consegue captar melhor a dinâmica de se usar um lapbook, ok amiga?

    Citação Postado originalmente por josiane de souza
    Eu achei muito lindo estes lapbooks. Mas preciso tirar algumas dúvidas. 1º Como a gente usa? 2º Quantos dias devemos trabalhar com as crianças no lapbook? 3º Que tipo de atividades podem ser colocadas nele?
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  21. #18
    Rirela está desconectado Avatar de Rirela
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Jan 2009
    Posts
    1

    Re: 1 - Tudo sobre Lapbooks

    Olá!Sou professora dos anos iniciais da Educação Básica e já vejo os lapbooks como ferramentas espetaculares. Aqui foi o primeiro lugar que realmente explicou com detalhes e gostaria de pedir a permissao de utilizar no meu blog. Caso nao seja autorizada, compreenderei perfeitamente. Parabéns a todos vcs!

  22. #19
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: 1 - Tudo sobre Lapbooks

    Rirela,
    Divulgue, sim, amiga!
    E, se puder, coloque o link do Portal para que as pessoas venham se informar melhor, como vc fez.
    Bjs***
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  23. #20

    Re: 1 - Tudo sobre Lapbooks

    Estou encantada... nunca havia visto. Espero conseguir faze-los com minha turma.
    Fiquei muito empolgada com certeza estarei utilizando também. Espero que os meus fiquem tão legais como estes.
    Deus os abençoe grandemente...

  24. Curtidas VANDY Curtiu este post

+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico
Página 1 de 2 12 Último

Resposta Rápida Resposta Rápida

O que se estuda na EBD?

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •