Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: A DRACMA PERDIDA - Lucas 15. 1-8

  1. #1

    A DRACMA PERDIDA - Lucas 15. 1-8

    Para pegar figuras - desenhos - atividades faça este caminho:
    - Desenhos - Novo Testamento - Tópico Parábola da Drácma Perdida
    http://www.escoladominical.net/showt...Dracma-Perdida

    _____________________________

    Versículo-chave:
    "Pois eu digo a vocês que assim também os anjos de Deus e alegrarão por causa de um pecador que se arrepende dos seus pecados."
    (Lc 15.10)

    Visuais: Faça 9 moedas (como se fossem cartões) em cartolina laminada cor prata, em tamanho que todas as crianças possam ver. A décima moeda serão as crianças que receberem Jesus no coração após o apelo.
    Faça também uma espécie de cofre e nele coloque uma faixa com os dizeres: TESOURO PARTICULAR DE DEUS.
    A cada tópico da mensagem que você for falando, pegue uma moeda, mostre as crianças e fale um pouco sobre o mesmo, em seguida deposite a moeda no cofre. Não esqueça de ler o texto base e também cada referência bíblica.

    No interior de cada moeda escreva:

    1ª Dracma: Nós temos muito valor para Deus -
    (Malaquias 3.17 a) "Eles serão para mim particular tesouro..."

    Fale um pouco sobre a criação e como Deus formou o homem à sua imagem e semelhança. (vc pode se aprofundar mais nesse tópico, mas seja breve)



    2ª Dracma: Deus quer sempre o melhor para nós.
    (Jeremias 29.11) "Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais."

    Fale que como somos o particular tesouro de Deus, Ele quer sempre o melhor para nós, temos muito valor para ele e que assim como uma pessoa deposita dinheiro num banco para que ele venha render, assim Deus tem bons planos para nós, para que possamos prosperar espiritualmente em Suas mãos.


    3ª Dracma: Nós nos perdemos de Deus por causa do pecado. Leia (estude para que possa falar com segurança) os 3 primeiros capítulos de Gênesis e fale sobre a queda do homem. (você pode se aprofundar nesse tópico, mas seja breve)

    (Romanos 3.23) "Porque todos pecaram e destituídos estão da Glória de Deus."


    4ª Dracma: Deus mandou Jesus para nos buscar.
    Diga que Jesus veio para nos trazer de novo para perto de Deus. (vc pode se aprofundar mais nesse tópico, mas seja breve)

    (Isaías 53.6) "Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o Senhor fez cair sobre Ele (Jesus) a iniqüidade de nós todos."


    5ª Dracma: A Luz de Jesus nos alcançou.
    Diga às crianças que quando procuramos algo precisamos de luz, para que possamos achar o que queremos. Assim foi também quando Jesus veio nos procurar e buscar, Ele trouxe a luz do céu para afastar a escuridão em que o pecado nos colocou.

    (Mateus 4. 16) "O povo que andava em trevas viu uma grande luz (Jesus), e aos que viviam na região e sombra da morte respelandeceu-lhes a luz."


    6ª Dracma: Jesus nos achou e cuidou de nós.
    O amor de Deus por nós é tão grande que ele cuida de nós como se fossemos as únicas pessoas no mundo. Não importa em que situação você esteja, não importa onde o pecado te escondeu e onde você esteja perdido. Deus te ama assim mesmo e Jesus vai até onde você está e cuida de você, te traz para perto de Deus novamente.

    (Deuteronômio 32.10) "Achou-o numa terra deserta e num ermo solitário povoado de uivos; rodeou-o e cuidou dele, guardou-o como a menina dos olhos.


    7ª Dracma: Há festa no céu quando uma moeda (pecador) é encontrada. Deus e os anjos ficam muito felizes quando uma pessoa recebe Jesus no coração. (vc pode se aprofundar nesse tópico, mas seja breve)

    (Lucas 15. 9. 10) "Pois eu digo a vocês que assim também os anjos de Deus se alegrarão por causa de um pecador que se arrepende dos seus pecados."


    8ª Dracma: Jesus veio te encontrar hoje.
    Jesus está aqui, ele veio ao seu encontro porque você tem muito valor, assim como aquela moeda da parábola que Ele contou. Você é muito importante e Jesus quer morar em seu coração.

    (Hebreus 3.15 a) "... Hoje, se ouvirdes a Sua voz (voz de Jesus chamando por você), não endureçais o vosso coração..."


    9ª Dracma: Você é a moeda que estava perdida e foi encontrada.
    (Lucas 19. 10) "Porque o Filho do Homem (Jesus) veio buscar e salvar o que se havia perdido."

    - Faça o apelo: Você quer hoje receber Jesus em seu coração? Quer deixar que ele cuide de você e te tire da escuridão do pecado? Se você realmente deseja isso, levante uma de suas mãos. Mostre pra Jesus onde você está e Ele entrará em seu coração.


    10ª Dracma: Você foi depositado novamente no tesouro particular de Deus, não está mais perdido. Agora mesmo está acontecendo uma grande e linda festa no céu porque você foi encontrado por Jesus. Vamos agradecer a Deus por esse momento de grande alegria?

    Ore com as crianças entregando a vida delas na mãos de Deus.

    Esboço de Mensagem p/ Culto Infantil - escrito por Adriana Lopes em 01/02/2008


    › Veja Mais: A DRACMA PERDIDA - Lucas 15. 1-8

  2. #2
    Tia Márcia está desconectado Avatar de Tia Márcia
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Feb 2008
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    1

    Re: A DRACMA PERDIDA - Lucas 15. 1-8

    Contei a história da dracma perdida para meus alunos.
    Fiz de isopor (pode também ser feita de papelão, ou do material que acharem melhor), as 10 "moedinhas" e as pintei de prateado.
    Escondi uma e contei a história com as 9, e no final pedi para eles procurarem.
    Como eu já esperava eles acharam.
    Foi uma festa só!

  3. #3

    Re: A DRACMA PERDIDA - Lucas 15. 1-8

    Que bacana tia Márcia, sua idéia de esconder uma moedinha foi excelente, eu não havia pensado nisso.
    Gostei tbm das sugestões p/ fazer as moedas, vc é muito inteligente.
    Quando postei a história aqui não contei como fiz as minhas..rs
    Bom, a minha sugestão é fazer as moedinhas de cartolina laminada prateada, p/ fazer os números vocês podem usar o lado de dentro de uma caixa de leite longa vida, p/ dar o acabamento, usei aquelas folhinhas q se fazem lembrancinhas de festa de casamento, 15 anos...(não me lembro o nome na cor prata, colei com cola quente.
    Ficou muito legal pq ficou parecido com moeda de verdade.
    Que Deus abençoe vcs

  4. #4

    Re: A DRACMA PERDIDA - Lucas 15. 1-8

    Olá meninas, estou muito feliz por participar com vcs!
    Então, a Tia Márcia comentou sobre pedir para as crianças procurarem a dracma perdida, eu tbm faço da mesma forma, usando uma vassourinha infantil, aquelas que vendem em bazar, é bem baratinho e fica bem divertido.
    Mostra bem como a mulher procurava varrendo.
    Achei que ajudaria a acrescentar na história.
    Forte abraços para todos.
    Deus os abençoe.

  5. #5
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.141

    Re: A DRACMA PERDIDA - Lucas 15. 1-8

    Deixo aqui um simples plano de aula,

    Entendendo a parábola
    Lc 15:8–10
    Nós precisamos entender que a moeda perdida provavelmente era um dracma, o valor dessa moeda era o salário de um dia. Quantos de nós não remexeria tudo para achar um salário perdido? Isso é o que a mulher na parábola estava fazendo.
    De fato, a moeda dela provavelmente era parte de um jogo de dez moedas de prata. As mulheres nos dias de Jesus usavam tais coleções comumente como jóia. Ela não só tinha perdido uma valiosa moeda, como também ela teve uma jóia destruída. Que noiva hoje não ficaria de joelhos para procurar no tapete para achar o diamante perdido? Isso é o que esta mulher estava fazendo.
    Jesus compara a procura da moeda preciosa com a procura de Deus por cada um de nós.

    Dinâmica

    Passe o Cérebro

    Material

    1. abóbora
    2. espaguete cozido frio (compre um espague bem grosso, o mais grosso possível, assim eles causam um efeito repulsivo porque não são muito usuais, e simularão bem o cérebro no interior do crânio);
    3. doces (de preferências doces em forma de moedas).

    Preparação

    1. corte um círculo no topo da abóbora e remove o talo e jogue fora.
    2. remova as sementes;
    3. desenhe ou cole olhos, boca e nariz feitos de papel para fazer uma face na abóbora, ou você poderá utilizar uma caneta marcador preta para desenhar uma face;
    4. ferva o espaguete e deixe esfriar;
    5. encha a abóbora com, espaguete cozido e doces. Deixe os doces escondidos sob o espaguete.

    Atividade

    As crianças devem se sentar em círculo.
    Toque uma música e faça com que a cabeça de abóbora seja passada de mãos em mãos sem cair.
    Quando a música parar, a criança que está segurando a abóbora deve colocar a mão dentro para encontrar uma surpresa.

    Possível Aplicação
    1. Discutir a procura de Deus;
    2. discutir as coisas que as pessoas procuram na vida e o lixo que eles peneiram para achar o que procuram.

  6. #6
    Juliani está desconectado Avatar de Juliani
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Jul 2009
    Posts
    1

    Re: A DRACMA PERDIDA - Lucas 15. 1-8

    Oi gente,muito boa essa idéia viuh?!
    Sou nova por aqui e já estou amando participar e aprender mais e mais com vocês...
    Que o Senhor nos ajude cada dia nos dando sabedoria
    bjooos***

  7. #7
    Tia Monique está desconectado Avatar de Tia Monique
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Jul 2009
    Posts
    1

    Re: A DRACMA PERDIDA - Lucas 15. 1-8

    Nossa estou muito entusiasmada com tanto aprendizado...
    Estou muito feliz de participar da escola dominical.
    Que sejamos todos abençoados com sabedoria!!!
    Obrigada.

  8. #8
    AnaPJVargas está desconectado Avatar de AnaPJVargas
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Jul 2008
    Posts
    1

    Re: A DRACMA PERDIDA - Lucas 15. 1-8

    Olá.
    Contei essa história dessa forma em 2008 e as crianças amaram!!!!!
    fiz as minhas moedas de papel mesmo e também escondi a ultima, foi muito divertido encontrar, uma benção!!! crianças aceitaram Jesus e outras pediram oração para eles e seus familiares....
    Deus Abençõe muito vcs....

  9. #9

    Re: A DRACMA PERDIDA - Lucas 15. 1-8

    Gostei da ideia da dracma, muito legal!!!!!!!!!! fiz algo parecido com a história da ovelha perdida, contei usando 10 ovelhas mas antes das crianças entrarem na sala escondi uma, q seria a q se perdeu e no momento da lição escondo sem eles perceberem a q se perdeu e começo a procurar a ovelhinha, e quando a encontrei elas ficaram maravilhadas!!!! como q a ovelhinha foi pára ai? Ou seja, para isso precisei de 11 ovelhinhas.

  10. #10
    Bynhasss está desconectado Avatar de Bynhasss
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Posts
    1

    Re: A DRACMA PERDIDA - Lucas 15. 1-8

    Muito boa essa idéia de passar a abóbora.
    Na minha igreja contei a historia da dracma e escondi a ultima tbm e coloquei duas crianças para procurarem
    Cada uma tinha uma lanterna e uma vassoura, desliguei a luz da igreja e coloquei uma musica e elas sairam em busca da dracma.
    Ao final coloquei a brincadeira do passe a abóbora e cada vez que a música parava a criança tinha que responder uma pergunta sobre a dracma e se acertasse, aí sim poderia colocar a mão dentro da abóbora para retirar um bom-bom!!!


+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •