Resultados 1 a 11 de 11

Tópico: Carnaval

  1. #1
    Administrator Avatar de SandraMac
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    4.561

    Carnaval

    Contribuição encontrada no Orkut, por Angélia Varela.
    ----------------------------------------------------

    " Festas, festas e mais festas...quem é que não gosta de festa? Todos nós gostamos de festa. Na festa nós ficamos alegres....felizes...tem festa de aniversário, de casamento, festa para comemorar ......(vamos lá falem alguma festa)... Há poucos dias atrás comemoramos o nascimento de Jesus, não é mesmo? Foi uma festa no fim do ano...

    Mas existe festas que deixam o nosso Deus triste, é festa que desagrada a Deus., vocês sabem de alguma? Vocês sabem que festa vai haver agora?
    É o carnaval., ela normalmente é comemorada todo ano, saem pelas ruas tocando tambores, cantando, sambando ...tem muitos carros alegóricos, trios elétricos...tem gente bêbada, drogada., tem muita gente nua....e muito dinheiro gasto com tudo isso.

    Será que Deus gosta? Quem sabe o que significa a palavra Carnaval? Lembra carne não é mesmo?

    Foi assim...a igreja católica ensinava e ainda ensina que depois da comemoração da morte e ressurreição de Jesus, devem ficar 40 dias sem comer carne. daí antes de entrar nestes 40 dias o povo começou a fazer a festa da carne, dizendo neste dia a carne vale.
    Leia Gálatas 5.19 "Ora as obras da carne são manifestas:imoralidade sexual, impureza e libertinagem; .......embriaguez, orgias......quem pratica estas coisas não herdarão o Reino de Deus" mas existe o fruto do Espírito galatas 5.22 "Amor, Paz, Alegria..... "
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21
    https://www.facebook.com/SandraMacEBD
    https://www.facebook.com/PortaldaEBD?ref_type=bookmark

  2. #2
    Administrator Avatar de SandraMac
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    4.561

    Re: Carnaval

    Mais uma explicação para crianças sobre o carnaval.
    Contribuição da Débora, de Salvador!
    A Origem do Carnaval

    Você sabe como surgiu o Carnaval? Foi assim:
    Para comemorar a Páscoa (a morte e ressurreição de Jesus, na chamada Semana Santa, pela Igreja Católica), as pessoas deveriam ficar quarenta dias sem comer carne e sem usar bebidas fortes, como se fosse um período de purificação. Então, eles contavam o dia que antecedia estes 40 (chamado de Quaresma), e faziam neste dia uma Grande Festa de despedida do uso de carne e bebidas. Neste dia podiam fazer toda e qualquer extravagância. Diziam que neste dia a Carne Valia. Era o "Carne Vale". Dai a palavra Carnaval.
    Por causa do pecado no coração das pessoas, esta festa foi ficando cada vez mais, uma festa marcada pela carnalidade, pela imoralidade, pela embriaguez. A festa do Carnaval acabou sendo uma imitação das festas que os egipcíos faziam para o seu deus Osiris, e também muito parecida com a comemoração da BAcanália, uma festa em homenagem ao deus Baco (deus do vinho), na Grecia. Comiam, ficavam bêbados, se drogavam, tiravam suas roupas e faziam tudo o que é desagradavel diante do Deus Criador e Santo.
    Na festa do Carnaval, todas essas coisas de que a Bíblia fala acontecem e deixam Deus muito trsite por causa de tanto pecado. Assim como existem as obras da carne, existem também o Fruto do espirito que brota na vida daqueles que fazem a vontade de Deus. (Galatas 5:19-21)

    Informações do Suplemento Infantil Ano 03 - nº 07 - Jan-Fev-Mar/2006
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21
    https://www.facebook.com/SandraMacEBD
    https://www.facebook.com/PortaldaEBD?ref_type=bookmark

  3. #3
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Jan 2009
    Posts
    1

    Re: Carnaval

    A paz do Senhor, irmã Eunice! O material disponobilizado por ti é muito rico e uma benção para trabalharmos com crianças e jovens. Obrigada!

    Um forte abraço.
    Daniele Rocha.

  4. #4
    Administrator Avatar de SandraMac
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    4.561

    Re: Carnaval

    SEPARADO.jpg
    ... pegue todo o conteúdo no anexo abaixo.
    Imagens Anexas Imagens Anexas
    • Tipo de Arquivo: jpg 1.jpg (67,0 KB, 969 visualizações)
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21
    https://www.facebook.com/SandraMacEBD
    https://www.facebook.com/PortaldaEBD?ref_type=bookmark

  5. #5
    Administrator Avatar de SandraMac
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    4.561

    Re: Carnaval

    1 (1).jpg
    Olá Crianças!

    O carnaval está chegando e com ele as pesquisas escolares. Encontramos muitas coisas na internet: sua origem, o carnaval brasileiro e as mudanças que ocorreram com o tempo até chegar ao modelo atual.

    Existem vários estudos sobre a origem dessa festa popular. Embora existam diferentes opiniões, entre os historiadores, sobre como tudo começou, a maioria das pesquisas concorda que o carnaval é uma festa muito antiga, antes mesmo de Jesus nascer e que sempre aconteceu em países católicos.

    Nos tempos antigos as pessoas gostavam de comemorar, com grandes festas, os acontecimentos que marcavam suas vidas. Os fenômenos da natureza, mudanças das estações do ano, colheitas e homenagens aos deuses, tudo era motivo de festa. Muitos povos não conheciam ao Deus verdadeiro e até hoje muitos ainda não o conhecem, por isso cultuam falsos deuses. Naquele tempo, homens, mulheres e crianças pintavam seus corpos, usavam máscaras e saiam pelas ruas cantando e dançando, pensando que assim espantariam os demônios da má colheita.

    Alguns dizem que a palavra carnaval é italiana “carnevale”, que quer dizer “adeus à carne”. Outros dizem que é uma expressão latina “carnelevamen”, ou seja, “prazeres da carne”.

    Muito antes de o Brasil ser descoberto, o carnaval já existia na Europa, especialmente em Veneza, Paris, Munique e Roma. Era uma grande festa onde todos podiam participar de bailes de máscaras, usarem fantasias, desfilar pelas ruas e era também uma manifestação folclórica, essa festa influenciou o carnaval brasileiro.

    No Brasil o carnaval chegou através dos portugueses no século XVII. A brincadeira se chamava “entrudo”, que quer dizer, “entrada”. Era uma festa onde as pessoas jogavam água umas nas outras e nas pessoas que passavam na rua. Também jogavam laranjas, água com limão, vinagre, groselha, farinha, polvilho e até outros líquidos mal cheirosos. Depois começaram as batalhas de confetes e serpentinas, tudo isso com muita correria e gargalhada. A elite que não queria participar dessa lambança, fazia suas festas em salões. A brincadeira começou a ficar violenta e foi expressamente proibida no Rio de Janeiro, porém na cidade de Recife, ainda resiste com o nome de Mela-mela.

    Foi no século XX que começou o carnaval com desfiles nas ruas, blocos carnavalescos, carros alegóricos, marchinhas e samba enredo. A primeira escola de samba nasceu no Rio de Janeiro e chamava-se “Deixa falar”. Em 1935 começou então o concurso, uma disputa entre escolas de samba. Além de outras influencias do carnaval europeu, foram incorporados personagens como: Rei Momo, o pierrô e a colombina.

    O carnaval é definido como uma festa popular onde se comemora a liberdade. Com este pretexto é permitido deixar, durante os quatro dias de carnaval, os princípios e os valores morais e éticas, que aprendemos desde a infância e passa a ser permitido o escândaloso, o imoral. A televisão sem censura, incentiva a imoralidade. Nessa época cresce a violência, o uso de drogas e bebidas alcoólicas que gera os dependentes.

    Nós cristãos, temos muitos motivos para não comemorarmos o carnaval e entendemos que esta é uma festa que não agrada o coração de Deus.

    Vamos aos motivos:

    - O carnaval é dedicado ao Rei Momo, quando a chave da cidade é entregue a ele simbolicamente se torna o dono da cidade pelos dias da festa. Sabe quem é ele?

    Momo é um personagem da mitologia grega – Filho do sono e da noite, deus da zombaria, do sarcasmo, da galhofa, do delírio, da ofensa. Então reflita: Acha possível que Jesus, o Príncipe da Paz, entregaria a chave da nossa cidade ao deus Momo?

    - “Fujam da imoralidade sexual... usem o seu corpo para a glória de Deus”. (1 Coríntios 6.18.20)

    - Temos muitos motivos para nos alegrar, todos os dias das nossas vidas. A nossa alegria vem de Deus, alegria de servirmos a um Deus vivo, justo, cheio de amor. A Bíblia diz: “os loucos zombam do pecado” Provérbios 14.9. O carnaval é simplesmente uma festa que ofende a santidade de Deus.

    - “Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne” Gálatas 5.13.

    Querida criança, nós temos uma mente muito criativa de natureza, portanto precisamos ficar muito atentos para não gastarmos nosso tempo com aquilo que não nos edifica. Precisamos entender que aquilo em que pensamos influencia totalmente as nossas vidas, como disse Salomão: “Como ele pensa consigo mesmo, assim é” (Provérbios 23.7). Isso quer dizer que nos transformamos naquilo em que pensamos. Puxa, isso é assustador não é?

    Então sobre o que devemos pensar? Devemos pensar em coisas boas, coisas bonitas, procurar ver as coisas como Deus as vê. Não deixe os pensamentos ruins ocuparem sua mente, pense nas grandes obras de Deus. Pensar em coisas verdadeiras, nas promessas de Deus, na sua palavra nos garante uma mente sadia.

    Um versículo para você meditar:


    “Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas” Filipenses 4.8.

    fonte: http://www.criancasdt.com.br/carnaval/d ... rnaval.htm
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21
    https://www.facebook.com/SandraMacEBD
    https://www.facebook.com/PortaldaEBD?ref_type=bookmark

  6. #6
    Membro Novato Avatar de TiaCarol
    Data de Ingresso
    Jan 2009
    Posts
    18

    Re: Carnaval

    A Paz do Senhor, amados,
    O ano passado eu montei um material sobre o Carnaval com algumas pesquisas q fiz e gostaria de compartilhar...
    Espero que ajudem assim como tem me ajudado tbm!
    Deus abençoe a todos
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos

  7. #7
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Jan 2008
    Posts
    14

    Re: Carnaval

    A paz do Senhor irmãos,

    Passei a semana toda pensando em algo e não consegui,aí entrei aqui no portal hj para ver quais eram as novas idéias sobre o carnaval e vi a mensagem da Luciana Melo,sobre o carnaval ser fruto da carne e a Bíblia falar sobre o fruto do Espírito,então lembrei-me do que fiz no ano passado.
    Como minha turma do ano passado para cá foi toda renovada resolvi usar a mesma história com materiais diferentes.
    A história usada foi do fruto do Espírito.Fui procurar no tópico fruto do Espírito e vi um lapbook do Fruto do Espírito postado pela Sandra ,muito criativo.

  8. #8
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Oct 2010
    Posts
    2

    Re: Carnaval

    Oi gente!!!

    Esse ano resolvi fazer algo diferente com as minhas crianças.Montei uma festa.Isso mesmo uma festa!!
    Será a festa do ESQUISITO.Todos tem que vim "esquisitos"...
    Ex: Com uma toca de banho na cabeça...etc...
    Nessa festa vou explicar que somos diferentes do mundo, ou seja, somos diferentes dessa festa, carnaval, e vou contar a origem do carnaval e tal...Terá muita bola, lanche, brincadeiras e brindes.

    Epero que gostem dessa ideia.

    Fiquem na paz!

  9. #9

    Re: Carnaval

    FOLHETOS EVANGELÍSTICOS ESPECÍFICOS PARA O CARNAVAL!

    ESTE SITE DISPONIBILIZA O FOLHETO DE FORMA GRATUÍTA, É SÓ IMPRIMIR E USAR.
    RECORTE E DOBRE EM SALA DE AULA JUNTO COM OS ALUNOS, DEPOIS SAIAM NAS RUAS PARA DISTRIBUIR.
    PEGUE O FOLHETO NESTE LINK:
    http://j3-16.impacto.org/PortugPagFolhetos.html
    Imagens Anexas Imagens Anexas

  10. #10
    Membro Ativo Avatar de Heledia Cristina Silvestr
    Data de Ingresso
    Nov 2007
    Posts
    99
    Uma atividade

    carnaval.jpg
    "Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus..."

  11. #11
    A criança e o Carnaval

    Num Estado onde existem vários blocos carnavalescos, grandes escolas de samba, é praxe entre as várias escolas públicas ou particulares formar seu bloco e cair na folia. Aliás, este procedimento também ocorre nas festas juninas, nas quais muitas escolas decoram suas salas com adereços alusivos às festas. Inclusive, algumas escolas obrigam o aluno a participar de tais festas como parte do currículo escolar, sob pena de perda de pontos. O aluno deve não apenas participar dos grupos, como se caracterizar para a festa.

    Ocorre que no meio das festas estão os alunos cristãos. E aí a coisa complica, porque tais pais, não sabendo dos direitos que têm, imaginam que poderão sofrer retaliações e liberam com resignação seus pupilos. Eu pergunto: É lícito ao pai cristão deixar suas crianças brincar Carnaval?

    Analisando as origens de tal festa, primeiro pagã, depois católica, não temos dúvidas que o cristão, não apenas o adulto, não deve participar de tal festa. É mundana, devassa, corrompe a alma, destrói os relacionamentos, pois baseia-se na licenciosidade. É fora de dúvida sua inspiração maligna. Chegaríamos a esta conclusão sob qualquer prisma. E não é necessário ser cristão para não gostar dela.

    E com as crianças? Bem, as crianças também são salvos. São nossos filhos a quem devemos ensinar valores e o Carnaval não se enquadra, nem de longe, no quesito. O que fazer? Saiba que você está resguardado de qualquer ação que vá de encontro à sua liberdade e à de seus filhos pela Constituição de nosso País, tanto quanto um aluno islâmico, numa escola pública ou privada, não confessional (aliás, até elas devem se submeter, apenas duvido que seja uma situação possível), pode se recursar a recitar o Pai Nosso.

    A escola tem o direito de fazer o bloco, mas não pode obrigar seu filho a participar dele, nem subtrair pontos por causa de sua ausência. A obrigação do aluno é com a sala de aula e com o aprendizado. A menos que você ache bonitinho sua fantasia?! É isso que você vai deixar de mais precioso para seu filho?

    Para os cristãos em folia, eu lamento que tão depressa vocês hajam se distanciado do objetivo da graça de Deus. Se querem sambar, que seja, mas não por serem cristãos, mas porque na dureza do coração não percebem que tais práticas dizem respeito ao velho homem, que deve estar crucificado. Ou Cristo ou o velho homem. Sem negociatas, nem meio-termos. O mais não vem de Deus!

    FONTE: Professor Evangelista - http://professorevangelista.blogspot.com

    MATERIAL SUGERIDO PELO SITE: http://arsenaldocrente.blogspot.com/

  •   

Tópicos Similares

  1. Carnaval: sim ou não
    Por Valmir Nascimento no fórum Debates teológicos
    Respostas: 16
    Último Post: 03-30-2011, 05:37 PM
  2. Carnaval - do ponto de vista de uma jornalista
    Por SandraMac no fórum Geral
    Respostas: 0
    Último Post: 03-10-2011, 05:00 PM
  3. Livre o seu filho do mal que há no Carnaval
    Por NaraIPB no fórum Artigos sobre Educação
    Respostas: 0
    Último Post: 01-17-2009, 11:28 PM

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •