Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Lição 3 - Humildade

  1. #1
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Lição 3 - Humildade

    _kit.jpg

    Leitura Bíblica: Mateus 18.1-5
    Objetivo: Demonstrar, através do exemplo de Jesus, que a humildade é uma característica fundamental para aqueles que fazem parte do Reino de Deus.
    ______________________________ ______________________________ ________________

    ** JESUS ENSINA SOBRE A HUMILDADE **

    Olá, Tias e Tios!
    Eu estou simplesmente amando essa série de lições de 'JESUS ENSINA....'.
    Está uma gostosura de trabalhar, não é mesmo?

    O kit da lição desta semana traz o seguinte:
    1-VERSÍCULO VISUALIZADO
    Preparei 5 corações coloridos para vc aplicar a dinâmica descrita na revista.
    Confesso que a tinta da impressora ficou no fim.
    Se vc não puder imprimir colorido, o jeito será usar um coração como molde e desenhar em papéis coloridos.
    Escrever o texto à mão.

    2- Cartão com o Versículo Chave
    Uma folha com corações para serem recortados pelas crianças.
    Desta vez eu imprimi em papel 'normal'. Chamequinho azul para os meninos, chamequinho amarelo para as meninas.
    Ficou bonitinho. Veja que depois de recortar, o coração é dobrado ao meio. Na capa a criança poderá escrever o nome dela, nome da classe, o que desejar.

    3- ATIVIDADE
    Um jogo da memória. Primeiro pintar, depois colar em papel criativo ou cartolina, para então recortar.
    Oriente as crianças como usar a cola para não deixar a folha toda empapada e feia.... (se possível, use cola em bastão)

    4- Cartões com o Título das 13 lições
    Criei esses cartões para vc usar no MURAL DAS LIÇÕES DO TRIMESTRE.
    Cole um pedacinho de velco auto-adeviso no verso e escolha uma figura da lição para enfeitar o seu mural.
    Será um ótimo recurso para servir de fixação das lições dadas.

    .... e, por último, envio em arquivo separado o LIVRETO DE CÂNTICOS - MEUS LOUVORES do trimestre.
    Anexo 730
    Conforme eu comentei no post da Lição nº 1, este Trimestre não estou usando o CD de cânticos da CPAD.
    Selecionei 6 corinhos dos Cânticos de Salvação - Vol. 2 - e montei um livreto com a letra dos corinhos lindos, todos falando sobre JESUS.
    A capa é de EVA (escolhi fazer de duas cores: meninos e meninas), onde é para colar a folha MEUS LOUVORES.

    ATENÇÃO:
    - Recorte a capa de EVA um pouco maior do que as folhas
    - Recorte as folhas deixando uma margem à esquerda onde vc irá furar para montar o livreto.
    - Use grampo (tipo bailarina) ou fita para prender as folhas.
    - Leve tudo já pronto para ter um padrão definido.
    - Deixe apenas para as crianças pintarem a folha da capa.
    Junto com o livreto, cada criança irá receber um CD com os corinhos, assim ela poderá ouvir em casa e aprender rapidamente (nas Lojas Americanas paguei R$ 0,79 cada CD).
    ______________________________ ______________________________ ________

    Espero que esse material venha contribuir para a sua aula com os queridos Juniores!!!
    Contribua vc também com idéias para melhorarmos nossas aulas.
    Eu também precisoooooooooo!!
    Deus te abençoe,
    Sandra


    › Veja Mais: Lição 3 - Humildade
    Imagens Anexas Imagens Anexas
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX
    Última edição por SandraMac; 13-12-11 às 11:24 AM. Razão: Arquivo do Kit já recuperado corretamente!!
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  2. #2
    Galega0102 está desconectado Avatar de Galega0102
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Apr 2008
    Posts
    3

    Re: Lição 3 - Humildade

    Oi sandra será q vc teria a melodia?dos corinhos será q teria como postar aqui
    agadeço desde já
    fica com Deus!

  3. #3
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Lição 3 - Humildade

    Professoras,
    Não tem como postar os corinhos aqui.
    Comprem o CD completo do CÃNTICOS DE SALVAÇÃO.
    Pesquise no Google, por favor.
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  4. #4
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Lição 3 - Humildade

    fonte: www.cpad.com.br
    Lição 03 - Jesus ensina sobre a humildade

    Texto Bíblico: Mateus 18.1-5

    Cristo falou muitas palavras sobre os seus sofrimentos, e somente uma sobre a sua glória; todavia, os discípulos se firmaram nesta e esqueceram-se das outras. Muitos dos que gostam de ouvir falar de privilégios e glória estão dispostos a desviar-se dos pensamentos acerca de trabalhos e problemas. Nosso Senhor colocou diante deles uma criancinha, assegurando-lhes solenemente que não poderiam entrar no seu reino se não fossem convertidos e se tornassem como os pequeninos. Quando as crianças são muito pequenas, não desejam autoridade, nem consideram as distinções exteriores, estão livres da maldade, são aprendizes e estão dispostas a confiar nos seus pais. É verdade que assim que começam a mostrar outras disposições e chega a juventude, lhes são ensinadas outras ideias, mas são as características da infância que as convertem em exemplos adequados de mente humilde e de cristãos verdadeiros. Certamente necessitamos ser renovados sempre no espírito de nossa mente, para que cheguemos a ser simples e humildes como os pequeninos, e dispostos a sermos o menor de todos. Estudemos diariamente este tema e examinemos o nosso espírito.

    Texto extraído do: Comentário Bíblico de Matthew Henry, CPAD


    Boa idéia!

    Relembrando os trimestres anteriores.

    Você vai precisar de papel pardo, fita adesiva e canetinhas hidrográficas.

    1º Divida a folha de papel pardo em duas partes.

    2º Na primeira folha escreva: “Pessoas humildes” e na segunda, “Pessoas soberbas”.

    3º Fixe as folhas na parede da classe ou em quadros.

    4º Distribua para as crianças as canetinhas e peça a eles que escrevam os nomes de personagens bíblicos já estudados que tenham sido humildes ou soberbos.

    Obs. Professor não esqueça de explicar o que significa soberba.
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  5. #5
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.141

    Re: Lição 3 - Humildade

    Olá professor (a)

    Através do Subsídio Júnior temos a oportunidade de ministrar a você mestre que, muitas vezes não tem a oportunidade de ser ministrado. A partir dele você poderá contextualizar a mensagem para sua turminha. Bom estudo!

    Subsídio Júnior

    A palavra é:


    Explique para as crianças o significado da palavra Status. O dicionário de Houaiss traz o seguinte significado para o verbete: posição favorável na sociedade; consideração, prestígio, renome.
    Na cultura judaica, o status de uma pessoa era de grande importância (cf. Lc 14:7-11, por exemplo), assim, os discípulos estavam naturalmente curiosos sobre a sua posição deles no reino vindouro. O mundo bíblico era o que os antropólogos chamam de uma sociedade que honra a vergonha. O estatuto social e, portanto, o valor de cada pessoa na sociedade, foi estabelecida através de um elaborado sistema de valorização e desvalorização. Cada conversa e interação social foi regulamentada pelo estatuto relativo de cada participante. Muitas vezes as pessoas estavam envolvidas em manobras destinadas a aumentar a sua própria honra ou diminuir a honra da outra. Jesus persistentemente rejeitou a desvalorização das pessoas e as brincadeiras que fizeram parte desse estatuto social. Os discípulos então perguntaram a Jesus:

    “...Quem é, porventura, o maior no reino dos céus?” Mateus 18:1b

    A pergunta dos discípulos se encaixa bem com as freqüentes discussões sobre a hierarquia judaica em vários estilos de vida.
    A pergunta dos discípulos: “Quem é o maior no reino dos céus?” não é fácil de reestruturá-la significativamente. Poderíamos parafraseá-la da s seguintes maneiras:
    "Quem será o maior no novo mundo de Deus?”;
    "Quem vai ser considerado o maior entre o povo de Deus?";
    “O maior”, aqui significa "mais importante" ou "de mais alta patente". Esta questão dos discípulos pode ser processada da seguinte forma: "Quando o governo de Deus for estabelecido, que será o mais importante nele?" ou "Das pessoas que fazem parte do reino de Deus, que é o mais importante?" Ou "Quem é a pessoa mais importante no reino de Deus?”.
    Esta questão pode ter sido alimentada pelo privilégio especial dado a Pedro, Tiago e João, em vários momentos, mais recentemente, a viagem na companhia de Jesus ao monte e, em seguida, o seu silêncio sobre o que aconteceu lá (17:1-9).

    “E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus.” Mateus 18-3

    Essa honra à vergonha é descrita de maneira mais poderosos na língua original. Primeiro, a frase introdutória, eu vos digo a verdade, usa a palavra hebraica amem (freqüentemente traduzida por verdadeira) de uma forma que afirma a palavra de Jesus como a palavra de Deus. Seu ensino não era só a opinião dele, mas expressou o propósito de Deus. Em segundo lugar, a palavra traduzida literalmente significa mudança de rumo, direção, mas ela foi usada para o arrependimento e conversão. Jesus estava dizendo aos discípulos em particular, aos do mundo antigo, em geral, que a menos que se arrependessem de seus pressupostos culturais e experimentassem uma conversão ao sistema de Deus de valor comparado aos das crianças, eles não entrariam no reino.

    A resposta de Jesus é radical. Isso equivale a uma inversão total na escala de valor humano, um impacto da contracultura do evangelho porque as crianças ocupavam o ranking mais baixo na escala de valor pessoal. Embora o judaísmo valorizasse altamente a idéia de crianças, o seu valor era mais potencial do que real. Era somente quando as crianças atingiam a idade adulta que o seu valor era reconhecido. A criança era uma pessoa sem importância na sociedade judaica, sob a autoridade dos mais velhos, não era levada a sério, exceto sob uma responsabilidade, de ser cuidada, e não ser admirada (Neste ponto pergunta aos seus alunos se eles conhecem alguma criança prodígio que é admirada pelo seu talento, etc, ex: Michael Jackson, Shirley Temple, crianças que atingiram o super estrelato, como Maísa, a apresentadora mirim do SBT ou Simony, cantora do conjunto infantil Balão Mágico). Na cultura judaica, as crianças foram amadas, não desprezadas, mas o ponto é que eles não tinham status para além do amor, e nenhum poder ou privilégios além do que eles receberam como dependentes totais dos pais. Apesar de ninguém naquela cultura ter gostado de ter o status de uma criança, a grandeza no reino consiste em humilhar a si mesmo como uma criança. D. A. Carson diz: "A criança é um modelo, neste contexto, não de inocência, a fé, ou pureza, mas de humildade e indiferença ao status social. As crianças são humildes e não se preocupam com status, enquanto que os discípulos estavam cada vez mais esperando uma posição mais alta dentro do reino. Esta foi uma nova abordagem em uma sociedade onde as crianças eram geralmente tratads como cidadãos de segunda classe, Jesus valorizou as crianças marginalizadas. Tornar-se como crianças era, portanto, uma reorientação radical de mentalidade. Jesus inverte a perspectiva do mundo pela declaração de um paradoxo fundamental: a grandeza no reino é uma questão de humildade, não de poder ou posição. A humildade d criança é a sua falta de status e não, suas ações ou sentimentos de humildade.
    Os discípulos devem ter ficado chocados quando, em resposta à sua pergunta sobre quem era o maior no reino dos céus, Jesus voltou-se sobre eles e afirmou que, se não mudassem sua perspectiva, não iriam desfrutar das bênçãos do reino escatológico no presente ou no futuro. Do ponto de vista de Jesus, os discípulos estavam tão fundamentalmente no caminho errado na sua admiração, e busca (cf. Mc 10:13-16).

    Conclusão
    Humildade é valorizar os outros acima de si mesmo: “E pregava, dizendo: Após mim vem aquele que é mais poderoso do que eu, de quem não sou digno de, inclinando-me, desatar a correia das alparcas” Marcos 1:7


    Bibliografia
    1. Boice, J. M. (2001). The Gospel of Matthew. Grand Rapids, Mich.: Baker Books;
    2. France, R. T. (1985). Vol. 1: Matthew: An introduction and commentary. Tyndale New Testament Commentaries. Downers Grove, IL: InterVarsity Press;
    3. Newman, B. M., & Stine, P. C. (1992). A handbook on the Gospel of Matthew. UBS helps for translators; UBS handbook series. New York: United Bible Societies;
    4. Keener, C. S., & InterVarsity Press. (1993). The IVP Bible background commentary : New Testament. Downers Grove, Ill.: InterVarsity Press;
    5. Brown, R. E., Fitzmyer, J. A., & Murphy, R. E. (1968]; Published in electronic form by Logos Research Systems, 1996). The Jerome Biblical commentary (electronic ed.). Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall;
    6. Barton, B. B. (1996). Matthew. Life application Bible commentary. Wheaton, Ill.: Tyndale House Publishers;
    7. Luz, U., & Koester, H. (2001). Matthew : A commentary. Minneapolis: Augsburg., - Hermeneia--a critical and historical commentary on the Bible - Matthew 8-20: A Commentary on Matthew 8-20;
    8. Carter, W. (2000). Matthew and the margins : A sociopolitical and religious reading. Sheffield, England: Sheffield Academic Press;
    9. Hahn, R. L. (2007). Matthew: A commentary for Bible students. Indianapolis, IN: Wesleyan Publishing House;
    10. Blomberg, C. (2001, c1992). Vol. 22: Matthew (electronic ed.). Logos Library System; The New American Commentary. Nashville: Broadman & Holman Publishers;
    11. Hagner, D. A. (2002). Vol. 33B: Word Biblical Commentary : Matthew 14-28. Word Biblical Commentary. Dallas: Word, Incorporated;
    12. Lueker, E. L. (2000). Christian cyclopedia (E. L. Lueker, Ed.) (electronic ed.). St. Louis: Concordia Publishing House;
    13. Sociedade Bíblica do Brasil. (1999; 2005). Bíblia de Estudo Almeida Revista e Atualizada;
    14. Sociedade Bíblica do Brasil. (2005; 2005). Bíblia de Estudo Nova Tradução na Linguagem de Hoje; e
    15. Dicionário eletrônico Houaiss versão 1.0, dez 2001.

  6. #6

    Re: Lição 3 - Humildade

    Parabéns por poder me ajudar com essas dicas maravilhosas que o Senhor continue lhe abençõando poderosamente bjssss

  7. #7
    DeuseLindo está desconectado Avatar de DeuseLindo
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Aug 2008
    Posts
    3

    Re: Lição 3 - Humildade

    Que Deus continue abençoando a todos vocês que pensam no outro tbm e gostam de compartilhar idéias nos ajudando a ensinar de forma mais prazerosa aos pequeninos do Senhor.
    Muito obrigado mesmo.

  8. #8
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Lição 3 - Humildade

    A Profa. Bel Amaral criou um lindo Mini-Lapbook para a lição 3.
    Veja mais fotos em seu Blog:

    http://escolinhabiblicadagarotada.blo gs ... iores.html
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  9. #9

    Re: Lição 3 - Humildade

    Muito obrigado pela dedicação e também por disponibilizar para o reino!


+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •