Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Escola Dominical começando de novo!

  1. #1
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Escola Dominical começando de novo!

    1.jpg
    O ano já está quase terminando e é hora de começar a pensar no NOVO Trimestre.

    Será uma nova revista, com um novo tema a ser trabalhado.
    Em Janeiro, como é típico na maior parte do país, as pessoas viajam de férias.
    Provavelmente não será possível cumprir todo o plano de aulas do trimestre.
    Mas, é bom poder aproveitar o tempo livre para organizar as atividades.

    Veja abaixo uma listinha para te ajudar a visualizar as ações:

    1. será que a salinha está precisando de uma nova pintura? convide alguns jovens/adolescentes para ajudar

    2. verifique o que é preciso para renovar a decoração da classe - aqui tem FOTOIDEIAS:

    http://www.escoladominical.net/showt...MURAL-CARTAZES

    3. faça um novo mural dos ANIVERSARIANTES:

    http://www.escoladominical.net/showt...omemora%E7%E3o

    4. providenciar CARTAZ e Cartões de BOAS VINDAS:

    www.escoladominical.net/showthread.php?1769-Cartaz-e-Cart%F5es-BOAS-VINDAS

    5. preparar novo MURAL DA CHAMADINHA:

    www.escoladominical.net/showthread.php?833-Chamadinha

    6.conferir a lista de chamada e as fichas de matrícula - passar a limpo, subsitituir

    http://www.escoladominical.net/showt...=lista+chamada

    7. definir a premição para o novo plano de frequência

    http://www.escoladominical.net/showt...=Pontua%E7%E3o

    8. conferir e providenciar o material a ser usado pelos alunos (lápis - borracha, tesouras, cola, brinquedinhos, quebra-cabeças, etc.)

    9. é o momento de fazer novos porta-trecos

    http://www.escoladominical.net/showt...ht=porta-treco

    10. será que o flanelógrafo está em bom estado? aqui ensina como fazer um novinho:

    http://www.escoladominical.net/showt...flanel%F3grafo

    11.verificar as novas lições e pesquisar em CDs os cânticos apropriados e montar CD com os corinhos do Trimestre para as turmas.
    Esse CD pode ser entregue já no 1º dia de aula!

    http://www.escoladominical.net/showt...light=Corinhos

    12. confeccionar pastinhas para os alunos guardarem suas tarefas

    www.escoladominical.net/showthread.php?854-Pastas-para-guardar-trabalhinhos&highlight=pasta+p ara+trabalhinhos

    13. fixar os alvos do trimestre/semestre/ano

    14. checar o calendário de eventos e datas comemorativas para o próximo semestre:

    http://www.escoladominical.net/forum...-Comemorativas

    15. como é feita a coleta da oferta? hora de renovar com um cântico e a caixa de oferta.

    http://www.escoladominical.net/showt...ghlight=Oferta

    ..... o que mais poderíamos colocar aqui, Professoras???



    › Veja Mais: Escola Dominical começando de novo!
    Última edição por SandraMac; 13-12-11 às 04:32 PM. Razão: Links editados e corrigidos!
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  2. #2

    Igreja carente

    Graça e Paz

    Estou començando a trabalhar com crianças em uma igreja muito carente, fica em Abreu e Lima é uma cidade a 13 KM do Recife. Já fiz um flanelografo e agora estou precisando de gravuras pra colar no tecido. Não temos condições de comprar pois esse material é muito caro aqui em Recife.
    Estamos trabalhando pela graça pois necessitamos de qualquer ajuda.

    fica na paz.

    Márcia

  3. #3
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Igreja carente

    Citação Postado originalmente por Marciaaguiar
    Graça e Paz ... Estou començando a trabalhar com crianças em uma igreja muito carente, fica ... Estamos trabalhando pela graça pois necessitamos de qualquer ajuda. fica na paz. Márcia
    Oi, Márcia!
    Realmente não é fácil fazer a obra com tão poucos recursos.
    Mas vc pode usar da criatividade e também pedir ajuda.
    Veja algumas sugestões:

    - Pesquise aqui mesmo no Portal e nos links indicados para pesquisas em outros sites:
    ==> http://www.escoladominical.net/forum...ras-Atividades

    - Visite as igrejas mais tradicionais e maiores, fale com a Líder do Dep. Infantil, apresente a proposta do seu trabalho e peça doação de revistinhas de lições bíblicas, figuras de revistas antigas, material que foi usado nos anos anteriores e que as professoras devem ter guardado.

    - Procure as livrarias evangélicas da cidade e peça por edições antigas de revistas ou qualquer outro material para usar com as crianças. Geralmente eles tem guardado algum estoque velho que não será colocado mais à venda.

    - Visite gráficas locais e peça a doação de papelão, folhas, material que eles tenham impresso e que esteja inutilizado para comercialização. Vc sempre poderá usar o verso das folhas para criar seus murais e cartazes.

    - Visite as escolas locais e peça a doação de material antigo. É início de ano escolar e as escolas devem renovar seus estoques de materiais, etc.

    - Faça uma campanha na sua igreja sede (se vc trabalha em congregação), divulgue o número de alunos, as necessidades reais e peça doações de materiais.

    Que o Senhor te abençoe com criatividade, sabedoria e que Ele abra os corações das pessoas com quem vc for conversar.
    Bjs,
    Sandra
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  4. #4

    Re: Escola Dominical em 2008

    Oi
    Gostei muito da resposta, vou fazer isso mesmo que vc tá dizendo.
    fica na paz.

  5. #5
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    planejamento da aula

    Tias,
    Confiram este Tópico muito útil que ensina como distribuir as tarefas da aula dentro do tempo que vc dispõe!
    Eu mesma comecei a trabalhar com um 'timer' na sala e os resultados foram ótimos!

    ==> http://www.escoladominical.net/showt...nejamento+Aula
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  6. #6
    mineirinhapf está desconectado Avatar de mineirinhapf
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Aug 2008
    Posts
    1

    Re: Escola Dominical em 2008

    Olá comecei a trabalhar com as criaças da minha igreja agora e não temos muitos recursos.
    Que tipo de atividades posso trabalhar com elas uma vez qua não temos como separar as classes.Preciso de algumas atividades que envolvam todos os alunos.Alguns tem 4anos,outros5,6,até 10.Por favor me ajudem!!!1
    Fiqem na paz!!!!

  7. #7
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Escola Dominical em 2008

    Mineirinha,
    Caberá a vc mesma pesquisar tudo o que tem aqui no Portal e separar, dentro do tema que vc está trabalhando, para aplicar à sua classe, viu? É muito difícil mesmo juntar idades em fases tão diferentes assim...
    As lições bíblicas deverão atender a média da idade da turma, sacrificando um pouco os mais novinhos e os muito mais velhos... vc terá que ter muito jogo de cintura, irmã.
    Mas, como eu disse, primeiro defina as lições bíblicas e, dentro de cada lição, pesquise no Portal as atividades que vc pode aplicar, desde pintura até trabalhos manuais mais difíceis...
    Se esforce para, pelo menos, separar as atividades entre crianças alfabetizadas e aquelas que ainda não sabem ler.
    Acho que com isso já facilita um pouquinho.
    Bjs***
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  8. #8
    Eliane Borges está desconectado Avatar de Eliane Borges
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Aug 2008
    Posts
    2

    Re: Escola Dominical em 2008

    A paz do Senhor, acabo de receber a função de professora da escolinha e estava perdida sem saber o que fazer graças a Deus agora vou ter subsidios para trabalhar que Deus abençoe a todos.

  9. #9
    Mayki está desconectado Avatar de Mayki
    Data de Ingresso
    Jun 2008
    Localização
    Nova Trento
    Posts
    21

    Re: Escola Dominical começando de novo!

    Olá Queridas Professoras!!!
    É maravilhoso entrar nesse tópico e ver (ler, melhor dizendo) quantas idéis e disposição para a EBD.
    Assumi a EBD Juniores em Set/2008, a classe tinha 4 alunos... No encerramento, eu já tinha 10 matriculados.
    Mas em Out/2008 tivemos troca de pastores, e, no início desse ano, quando fui fazer meu pedido de lição, fui informada que a EBD estava cancelada, por motivos de falta de interesse dos irmãos.
    Estou com meu coração partido, ainda dou aulas no Culto Infantil, mas a EBD é diferente. Éramos quase uma família, tão grande a união das crianças.
    Fui criada em EBD, aceitei a Jesus como meu Salvador em um culto da EBF. E ainda não consegui me conformar...
    Peço que os irmãos orem por nossa igreja, estamos enfrentando muitos desafios, mas pela misericórdia do Senhor iremos vencer.

    Que a doce Paz do Espírito Santo do Senhor, seja conosco...
    Beijihos

  10. #10
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Escola Dominical começando de novo!

    Mayki querida,
    Que notícia mais triste essa, menina!!
    Que ruim ler sobre uma EBD que foi extinta.
    Fico sem palavras, amiga.... sinto imensamente pela decisão desse Pastor.
    Sinto pelas crianças e famílias que não mais serão abençoadas em uma EBD.
    Mayki, será que vcs não poderiam transformar o horário do Culto Infantil em Escola Dominical, fazendo toda a estrutura de funcionamento da manhã para a noite? Seria legal se pudessem...
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  11. #11
    Mayki está desconectado Avatar de Mayki
    Data de Ingresso
    Jun 2008
    Localização
    Nova Trento
    Posts
    21

    Re: Escola Dominical começando de novo!

    Sandra querida, muito obrigada, essa idéia é maravilhosa...
    Fiquei tão triste com isso, que não consegui mais pensar em nada...

    Muito Obrigada mesmo...

  12. #12
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Escola Dominical começando de novo!

    Mais dicas para Superindentes e Líderes do Dep. Infantil!
    Pesquisem no Portal informações sobre:

    - Calendário de Eventos e Datas Comemorativas
    (com programações):
    => http://www.escoladominical.net/forum...-Comemorativas

    - Ao Superintendente + Reunião Professores
    ==> http://www.escoladominical.net/showt...uperintendente

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------
    [I]Penso ser fundamental colocar na agenda do novo ano pelo menos 2 cursos de reciclagem para os Professores.
    Aqui no Portal postamos anúncios de cursos por região. Os Tópicos ficam na Sala de Prof. Infantil e Juniores.
    Procure os Tópicos sobre cursos no Tópico Rio de Janeiro - Tópico São Paulo - e os demais estados estão distribuídos por Região Sudeste - Sul - Centro-Oeste - Norte e Nordeste.
    O anúncio de cursos serão postados a medida em que começarem as divulgações.

    -----------------------------------------------------------------
    As igrejas geralmente realizam uma EBF (Escola Bíblia de Férias) em julho.
    Veja aqui no Portal da EBD algumas sugestões para EBF:
    ==> http://www.escoladominical.net/showt...?697-*-E-B-F-*
    ------------------------------------------------------------------

    Bem, espero que as minhas sugestões sejam úteis para vc começar a sua programação!
    Deus abençoe!
    Bjs***
    Última edição por SandraMac; 13-12-11 às 04:35 PM. Razão: Links editados!
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  13. #13
    DeniseRomana está desconectado Avatar de DeniseRomana
    Data de Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Goi
    Posts
    10

    Re: Escola Dominical começando de novo!

    Olá professoras,

    Sou professora do jardim da EBD e, graças a Deus começamos o ano com muita animação. Comecei seguindo o conselho da Sandra sobre pedir doações, como minha mãe trabalha em uma creche, pedi que ela trouxesse os materiais que não seriam mais utilizados e foi uma benção, ganhamos muitas coisas de decoração, brinquedos entre outros, foi muito importante visto que minha igreja também não disponibiliza de muitos recursos. Agora estou pensando em um projeto para levar os pais dos alunos para a EBD, visto que a maioria dos pais dos meus alunos não são evangelicos e só passam lá deixam as crianças e vão embora, depois voltam pra buscá-las, assim a frequencia dos adultos está bem escassa, se alguém tiver alguma ideia, por favor me ajudem.

  14. #14
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Escola Dominical começando de novo!

    Professora Denise,
    Parabéns pelas iniciativas para tornar sua EBD ainda melhor neste começo de ano!
    Com referência a ideia de incentivar os pais a serem alunos da EBD de adultos, é fundamental contar com o apoio do Superindente e demais professores para que se alcance o sucesso. Pois, se faz necessário ter igualmente uma boa estrutura que atraia esses pais à EBD.
    Veja na Sala de Prof. de Jovens e Adultos o Tópico "Todos na EBD":
    ==> http://www.escoladominical.net/showt...os-na-EBD-quot

    Bjs**
    Sandra
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  15. #15
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Escola Dominical começando de novo!

    Sugestões para Líderes e Professores da Escola Dominical

    Pra vc coordenadora de Departamento Infantil, trate sempre com carinho sua equipe:

    Seria bom que vocês fizessem planos para que o domingo se prolongasse. Estas são algumas sugestões que podem ser de ajuda:

    1. Torne cada parte da Escola Dominical tão viva, significativa e interessante que as crianças não consigam esquecê-la durante a semana.

    2. Torne precioso cada minuto da Escola dominical.

    3. Assegure-se de que ao as crianças deixarem a classe da Escola Dominical saibam qual é seu alvo ou tarefa espiritual para a semana seguinte. Elas poderiam escrevê-lo.

    4. Vez por outra, contate a criança durante a semana. Pergunte como ela está passando e lembre-a do alvo para a semana.

    5. No início do programa, a cada semana, peça a várias crianças para contarem a respeito de como cumpriram o alvo ou a tarefa da semana. Logo a memória delas irá melhorar e irão levar a sério seu alvo.

    RENOVAÇÃO DA SALA DA EBD

    1. Verifique quanto tempo faz desde que a sala foi pintada pela última vez. Se necessário, veja que as paredes sejam pintadas. Ou, se não for possível, procure lavar as paredes, o chão, mesas e cadeira, etc.

    2. Avalie detidamente toda as figuras – de feltro e impressas. Os cantos estão amassados, o papel está amarelado? As pessoas retratadas são de décadas atrás? Se este for o caso, comece a buscar materiais novos e atualizados.

    3. As flores de plástico realmente indicam a idade de sua sala. Elas são de fato necessárias? Será que poderiam ser substituídas por plantas verdadeiras ou por flores de seda?

    4. Dê uma boa olhada nas cortinas e nas janelas. Elas permitem a entrada suficiente de luz? Será que uma cortina nova e mais clara não daria maior luminosidade? As crianças ficam de frente para as janelas? Se este for o caso, veja que fiquem de costas para a janela.

    5. Sua sala possui um mural ou outra estrutura similar bonita? Veja se há necessidade de reformulá-lo.

    SUGESTÕES PARA OS MOMENTOS DE LOUVOR

    As crianças de todas as idades ainda gostam de cantar – assim como o faziam as crianças das décadas de 1950 e 1960. Hoje, há muitos mais hinos disponíveis. Estas são algumas sugestões para tornar os momentos de louvor mais significativos em sua Escola Dominical:

    1. Escolha um repertório de 15 a 20 hinos para serem cantados na Escola Sabatina até que as crianças saibam cantá-los bem. Inclua, pelo menos, cinco hinos novos a cada ano. Ensine um hino por vez.

    2. Proveja a letra para as crianças que sabem ler, mas incentive-as a memorizarem a letra o quanto antes possível.

    3. Incentive as crianças a cantarem bem e elogie-as por isso.

    4. Introduza variedade na forma de cantar ao, de vez em quando, ver que um verso seja cantado em solo ou ao pedir que os meninos cantem um verso e as meninas outro.

    5. Se possível, utilize instrumentos. Talvez uma ou mais crianças na sala saibam tocar.

    6. Incentive os estilos musicais ponderados e reverentes. Elogie as crianças, as fileiras ou seções que estão cantando bem.

    SUGESTÕES PARA MOSTRAR APRECIAÇÃO

    Estas são algumas expressões de agradecimento que podem ajudá-lo em seu esforço de demonstrar apreciação por aqueles que trabalham com você, quer sejam remunerados, voluntários ou pais:

    Uma vela perfumada decorativa: “Obrigado por deixar sua luz brilhar”.
    Um potinho com balas de goma: “É muito gostoso trabalhar com você”.
    Cesta com frutas: “Para alguém cheio do Fruto do Espírito”.
    Pão feito em casa: “Obrigado por ser o fermento do reino de Deus”.
    Vidro com suco de uva: “Obrigado por sua efervescência”.
    Depois do período de férias ou ausência, anexe um cartão a uma lixa: “Foi difícil sem a sua presença”.
    Escreva uma mensagem de agradecimento no verso da foto onde mostra a pessoa em ação.
    Uma caneca com guloseimas.
    Uma camiseta de “obrigado” decorada pelas crianças.
    Diário para registrar as lembranças durante o ano.
    Cesta com chás diversos.
    Um vasinho de flores.
    Bolsa/pasta para carregar o material da igreja.
    Avise as pessoas que você está orando por elas.
    Avental (para a pessoa que deu aulas de culinária para as crianças).
    Cartão personalizado de A a Z (Atencioso, Bem-disposto, Camarada, etc.).
    Descubra o doce, música, flor - preferida da pessoa. Dê um presente inesperado.
    Na igreja, vez por outra, faça reconhecimento público.
    Realize, a cada bimestre, reuniões de treinamento sobre tópicos diferentes: idéias, disciplina, etc.
    Observe como a pessoa alcança as crianças e felicite-a por isso.
    Coloque no mural uma mensagem de agradecimento.
    Faça pegadas humanas em cartolina, anote os nomes dos voluntários, e coloque-as na direção de um cartaz de agradecimento.
    Sorria e ria com freqüência.
    Empregue sua criatividade e acrescente itens a esta lista. A última sugestão aqui: Deixe as pessoas saberem que você as aprecia.

    Feryl Moorhouse Harris é Diretora dos Ministérios da Criança da Associação Mountain View e defensora das crianças e dos líderes dos ministérios das crianças.
    [Extraído de Kids’ Ministry Ideas, janeiro – março de 2005, p. 5.]
    http://tiamanda.wordpress.com/2010/04/1 ... dominical/
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  16. #16
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Escola Dominical começando de novo!

    Acabei de receber um recadinho de uma Profa. com uma pergunta muito interessante:

    "Qual o segredo de não esmorecer no trabalho com crianças, e qual a maneira de renovar a paixão por este maravilhoso serviço cristão?"

    Esta foi a minha resposta:

    Somos seres humanos, temos nossas limitações, nossos problemas pessoais, certas circunstâncias da vida, e é sim natural aparecer um cansaço, um certo desinteresse que vai nos levando à uma mesmice cansativa.
    Deus sabe que somos seres limitados.

    1. Por isso, antes de mais nada, precisamos da ajuda do Espírito Santo para criar em nós um novo ânimo, um novo interesse... sem Ele, nada podemos fazer.

    2. Férias são necessárias... as tias precisam dar um parada e descansar.

    3. Mesmo trabalhando com as mesmas revistinhas, ou os mesmos conteúdos, devemos nos esforçar para buscar novas ideias, novos 'jeitos' de apresentar os temas a serem estudados. O Portal existe para trazer essas ideias, assim como centenas de Blogs e sites, pesquisar é o segredo!

    4. Também pode-se tentar fazer uma mudança de tias e turmas, de repente uma tia vai se descobrir trabalhando com uma nova faixa etária que se tornará um desafio positivo pra ela, um motivo de renovo e descobertas (mas jamais force uma mudança, pois pode ser também um desastre).

    A Profa. PRECISA estar apaixonada pelo que está fazendo para passar isso para os alunos.
    A tia PRECISA se empolgar com a salinha de aula, com os murais, com os conteúdos, com as brincadeiras, com os corinhos... senão, ela não consegue fazer as crianças se interessarem, e a apatia então será geral.

    A Professora precisa saber que ela não é uma 'babá gospel'.
    Precisa ter consciência do seu papel de EVANGELIZADORA, de Pastora dos pequeninos, com a missão de levá-los ao Salvador.
    A tia precisa ter consciência do valor precioso de cada criança, de cada vida, que o Senhor tem colocado em suas mãos dentro de uma salinha de aula.
    Isso muda todo o modo de encarar o trabalho da EBD.

    Que o Espírito Santo renove cada uma de nós, que Ele reacenda a paixão, o amor, o interesse, a dedicação a esse maravilhoso Ministério.
    Abraços,
    Sandra
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  17. #17
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Escola Dominical começando de novo!

    Arrecadação EBD.jpg
    Sua EBD não tem apoio financeiro da igreja?
    Isso não é mais problema!!
    Antes de tudo, ore ao Senhor para Ele te inspirar com ideias e direção.
    Segundo, leia aqui neste Tópico as muitas dicas de profas. que já fizeram e que DEU CERTO: COMO ARRECADAR DINHEIRO PARA A EBD:
    ==> http://www.escoladominical.net/showt...heiro-para-EBD
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  18. #18

    Re: Escola Dominical começando de novo!

    Citação Postado originalmente por SandraMac Ver Post
    Sugestões para Líderes e Professores da Escola Dominical


    http://tiamanda.wordpress.com/2010/04/1 ... dominical/
    Sou Superintendente da EBD e este ano só tenho 2 professoras que são formadas e estão dando uma pausa pois já estão há um bom tempo dando aula, querem assistir aula dos adultos. Portanto, não tenho professores. Como você agiria neste caso?

    O que você me diz de abertura antes da divisão de classes? quais são os métodos hoje utilizados para dinamizar com abertura ou sem abertura? Manter algum encontro com todas as classes juntas ?

    agradeço
    Abraços
    em Cristo

    Maria Aparecida Motta Alves

  19. #19
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Escola Dominical começando de novo!

    A Paz, Irmã Maria Aparecida!
    Bem... uma EBD sem alunos, não é uma EBD... assim como sem professores também não tem como existir.
    Essas duas irmãs com mais experiência deveriam dar treinamento para as novatas.
    Vc deveria fazer convite de púlpito para que as pessoas que sentem um chamado para ensinar a Palavra para crianças se apresentem.
    Veja que não é para ser babá de crianças, mas sim para serem evangelistas de crianças.

    Procure se informar se na sua cidade tem algum treinamento para professores.

    As duas irmãs poderiam se revesar na orientação das novas auxiliares, podendo assim frequentar os cultos.
    Mas, creio que por um período emergencial a presença das duas, todas as manhãs, se faz muito necessária.

    É fundamental também que a EBD infantil adote um material pronto de alguma editora para que as profas. trabalhem com um currículo.
    Assim pode-se saber o que a criança irá aprender desde o Maternal até a Adolescência.

    Sobre a "abertura da EBD" ... eu confesso que, considerando que os minutos que a maioria das igrejas dedica hoje para a EBD infantil são tão curtos, eu sou a favor das crianças irem diretamente para as classes e ficarem lá até o término da reunião no Templo.
    Ou seja, os pais deixam as crianças na classe e as pegam lá.
    Creio ser fundamental priorizar muito mais o tempo em sala de aula com as atividades, do que toda a liturgia que algumas igrejas ainda conservam, como o reunir as crianças no templo antes e depois da aula.
    Uma profa. com bom treinamento, boa revista, boa preparação, terá MUITO material para bem aproveitar cada minutinho das manhãs de domingo com seus alunos.
    Mas, para isso, é fundamental o preparo, a organização, sem dúvida!

    A cada fim de trimestre, aí sim, as classes infantis fariam uma apresentação rápida no templo, apresentando:
    - algum aluno poderia se apresentar recitando os 13 versículos decorados no trimestre
    - as classes poderiam cantar um corinho significativo
    - Premiação dos 3 melhores alunos por cada classe
    - Formatura dos alunos que vão mudar de classe
    - Oração por todos alunos e professores

    Aqui neste tópico tem mais orientações importantes: FORMAÇÃO DO EDUCADOR INFANTIL:
    == http://www.escoladominical.net/forum...CADOR-INFANTIL

    Que o Espírito Santo oriente sua liderança, irmã, e toque nas pessoas para que se apresentem para esse maravilhoso Ministério.
    Deus te abençoe!!



    Citação Postado originalmente por cidoca Ver Post
    Sou Superintendente da EBD e este ano só tenho 2 professoras que são formadas e estão dando uma pausa pois já estão há um bom tempo dando aula, querem assistir aula dos adultos. Portanto, não tenho professores. Como você agiria neste caso?

    O que você me diz de abertura antes da divisão de classes? quais são os métodos hoje utilizados para dinamizar com abertura ou sem abertura? Manter algum encontro com todas as classes juntas ?

    agradeço
    Abraços
    em Cristo

    Maria Aparecida Motta Alves
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21



+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

O que se estuda na EBD?

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •