Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Batismo de Crianças

  1. #1
    Alex Cordeiro está desconectado Avatar de Alex Cordeiro
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Dec 2007
    Posts
    2

    Batismo de Crianças

    Desculpe-me irmão, mas antes de trazer assunto para o debate, eu precisei desabafar com o site. Mas o que queria é conhecer a convicção de outros irmãos sobre batismo infantil numa igreja evangélica. É certo? É bíblico?


    › Veja Mais: Batismo de Crianças

  2. #2
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.141

    Re: Batismo de Crianças

    Citação Postado originalmente por Alex Cordeiro
    Só para começar, gostaria de manifestar minha decepção com a falta de empenho e paixão com que um batista doutor em teologia condenou a prática do batismo infantil. Não importa qual for a convicção doutrinária de uma pessoa. O que importa é que suas convicções não passem de uma mera opinião pessoal, sem persuasão, sem paixão, sem argumentação eloqüente. Seja qual for sua convicção, entenda que ela deve ser pautada na Palavra de Deus e que por isso, qualquer outra convicção a respeito será errada para vc.
    :shock: Do que você está falando? Este tópico está totalmente desconexo! :roll:

  3. #3
    Alex Cordeiro está desconectado Avatar de Alex Cordeiro
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Dec 2007
    Posts
    2

    Re: Batismo de Crianças

    Creio que o batismo infantil é um erro de interpretação teológica. O batismo cristão é a demonstração pública do que ocorre numa pessoa quando se converte ao Senhor Jesus. Ela morre para o mundo e ressurge para Deus. Por isso se emerge a pessoa na água e depois ela sai simbolizando sua nova vida em Cristo. Uma criança não tem como morrer para o mundo e renascer para Deus pelo simbolismo do batismo, justamente porque ela não passou por esse processo salvífico de conversão. A prova disso está no episódio de Atos 8 em que o eunuco pergunta a Felipe o que o impedia de se batizar. Felipe responde que só seria correto, lícito, legítimo, legal, se o eunuco cresse de todo o coração. A resposta afirmativa do eunuco o habilitou para ser batizado. Uma criança que ainda não tenha conciência de seu estado de pecado, não pode e nem precisa passar por esse processo, pois dela já é o reino dos céus, já dizia Jesus.

  4. #4
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.141

    Re: Batismo de Crianças

    Alex Cordeiro

    Essa é uma questão secundária. Nossos irmãos presbiterianos o fazem baseados na Confissão de Fé de Westminster, essa por sua vez, na Bílbia. Vejamos o que a Confissão de Westminster diz sobre esse assunto:

    Seção I. O batismo é um sacramento do Novo Testamento, instituído por Jesus Cristo, não só para solenemente admitir na Igreja a pessoa batizada, mas também para servir-lhe de sinal e selo do pacto da graça (grifo meu), de sua união com Cristo, da regeneração, da remissão dos pecados e também da sua consagração a Deus por Jesus Cristo a fim de andar em novidade de vida. Este sacramento, segundo a ordenação de Cristo, há de continuar em sua Igreja até ao fim do mundo. Ref. Mat. 28:19; I,Cor. 12:13; Rom. 4:11; Col. 2:11-12; Gal. 3:27; Tito 3:5; Mar. 1:4; At. 2:38; Rom. 6:3-4; Mat. 28:19-20.

    Seção IV. Não só os que professam a sua fé em Cristo e obediência a Ele, mas os filhos de pais crentes (embora só um deles o seja) devem ser batizados. Ref. At. 9:18; Gen. 17:7, 9; Gal. 3:9, 14; Rom. 4:11-12; At. 2:38-39.


    O texto de que grifei "mas também para servir-lhe de sinal e selo do pacto da graça" servirá de base para que em poucas palavras você possa entender porque nossos irmãos presbiterianos batizam as crianças. Na antiga dispensação mosaica somente os homens eram circundados, este era um selo do pacto mosaico, ou seja, quem não fosse circundado estava invariavelmente fora do pacto estabelecido entre Deus e Israel. E as mulheres, os demais membros da família do sexo feminino? Eram alcançadas, eram inseridas pela circuncisão feita pelos membros da família do sexo masculino, as bênçãos e responsabilidades do pacto através da circuncisão eram estendidos às mulheres dessa forma. De maneira bem simples era isso que acontecia.

    O batismo infantil dos nossos irmãos presbiterianos carrega essa idéia de inserir as crianças no contexto do pacto da graça, os filhos são abençoados pelos pais crentes que no ato do batismo se comprometem a educá-los nessa esfera da graça. Quando essas crianças atingem autoconsciência espiritual elas fazem uma cerimônia de confirmação devotos.

  5. #5

    Re: Batismo de Crianças

    Caro irmão Roberto:

    Não se tem mais o que comentar sobre o assunto, depois da sua explanação sobre o mesmo. Concordo totalmente que este assunto se torna secundário, para ser debatido entre irmãos em Cristo.

    Com toda certeza, a Confissão de Fé dos irmãos presbiterianos foi elaborada a partir da interpretação de textos bíblicos.

    Há muitos versículos que são interpretados de uma maneira por uma denominação e de outra maneira, por uma outra denominação. Por isso, pensamos diferentes sobre algumas doutrinas, em geral importantes.

    Sigo o seguinte princípio: debater, mas não muito, com irmão de outra denominação, quando sei que a igreja dele é séria. Se eu sigo determinada doutrina, pois a aprendi em minha igreja e o irmão pensa diferente, pois aprendeu em sua igreja, então EMPATAMOS: eu e ele seguimos o que nossas igrejas ensinaram, baseadas em passagens da Bíblia!

    Dentro da minha igreja, tenho que ensinar o que cremos, mostrando as passagens bíblicas que atestam o que ensino. Se possível, mostrando o equívoco de outras igrejas, que interpretam equivocadamente (para a minha denominação) aquele ensino.

    Espero ter sido clara no que escrevi.

    Deus nos abençoe.

  6. #6
    Rute6 está desconectado Avatar de Rute6
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Jul 2009
    Posts
    1

    Re: Batismo de Crianças

    Na minha opinião acho o batismo de crianças erradas por dois motivos:
    em primiro lugar na Biblia diz "Quem crer e for batizado será salvo" - ora as crianças não sabem o que é crer, precisam de uma certa maturidade para entender isso e depois Jesus disse que o reino dos céus era das crianças, por isso acho que não há necessidade de batismo para crianças, pois Jesus não disse que o reino era apenas das crianças batizadas

  7. #7
    kkeila está desconectado Avatar de kkeila
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Jan 2009
    Posts
    2

    Re: Batismo de Crianças

    Estou postando um texto que encontrei no site da escritora Claudia Guimaraes (http://claudiaguimaraes.blogspot.com/20 ... garem.html) O texto me fez refletir um pouco sobre esse assunto e decidir compartilhar com voces.


    "Deixai as crianças virem a mim e não as impeçam,
    pois dos tais é o reino dos céus. ( Lucas 18:16).


    Por incrível que pareça, ainda hoje a maioria dos pastores impedem as crianças de chegarem a Jesus, muitos impecilhos são colocados ( eu abordo vários deles no meu livro Pastoreando as crianças desta geração, ed. Vida), mas quero falar sobre um impedimento muito sério e que tornaram este IMPEDIMENTO em doutrina, sem base bíblica, o que é pior.
    Quem tem dogmas é a igreja católica, não temos dogmas, somos livres em Jesus, firmados na única verdade SUA PALAVRA, não podemos aceitar doutrinas de homens em nome de Deus.
    Você crê na salvação de crianças?? Creio, muitos dizem, inclusive os pastores, mas então porque uma criança salva por Jesus, que creu não pode ser batizada?? Os pastores crêem na salvação das crianças, mas impedem o seu batismo, isso é anti bíblico, e digo mais, é um pecado contra Deus, pois está colocando um impecilho muito grave no caminho das crianças a Jesus. A Bíblia nos ensina que o único requisito para ser batizado é CRER. Você não precisa fazer provas de santidade, conhecimento bíblico e outras requisitos meramente humanos para poder se batizar, BASTA CRER em Jesus, foi assim na Bíblia o tempo todo, no novo testamento, você não encontra NENHUMA referência de que para ser batizado, era preciso fazer algo antes, muito menos esperar, o batismo era automático e nem mesmo um deserto foi impedimento para o Eunuco ser batizado, se crêres serás batizado, mas hoje o humanismo chegou as raias da loucura, e o homem acha que pode interpretar a palavra de Deus como bem quiser, segundo se conceitos e crendices, abafando a voz do Espírito Santo de Deus que traz revelação pura da palavra do nosso Deus.
    Lembre-se, uma criança que é salva, confessa a Jesus como o seu Salvador, tem direito ao batismo, não importa se ela tem 5 anos, 6 ou 7 anos, ela não tem que esperar completar 12 anos para então ser batizada. Quem inventou isso?? Isso é doutrina puramente HUMANA, nada tem de Deus, aqueles que negam o batismo para a criança salva, então negam a salvação de crianças, pois salvação(crer em Jesus) e batismo estão atrelados, o batismo é consequência IMEDIATA da salvaçao, do CRÊR e, Jesus.
    E digo mais, eu já desafiei vários pastores a abrirem a bíblia comigo para observar a PALAVRA, mas nenhum até hoje aceitou, pelo contrário eles fogem, não querem ser confrontados com a palavra de Deus, pois ela é clara, afiada, viva e eficaz, mais penetrante que espada de dois gumes, penetra até a divisão da alma e do espírito, das juntas e medulas e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. Hebreus 4:12 Este é o grande problema, os pastores não querem mexer com quem está quieto, é um COSTUME anti bíblico muito antigo, os pais não vão aceitar, vai incomodar a ignorância de tanta gente (inclusive a sua), vai quebrar paradigmas, deixa como está...
    Mas eu digo em nome de Jesus, respaldada na Sua própria palavra, que impedir as crianças é PECADO, e negar o batismo as crianças salvas é um impedimento, Jesus ficou indignado com os seus discípulos quando eles impediam as crianças de chegar ao Mestre, e ainda hoje continua indignado com a atitude da sua igreja que só aceita batizar a criança salva aos 12 anos de idade.

    Eu repito, se você é evangelista de crianças, batize estas crianças, elas não tem que ESPERAR até 12 anos para serem batizadas, isso é antibíblico. E desafio você que está lendo este artigo, a imprimir e perguntar para o seu pastor qual a base bíblica que ele tem de não batizar uma criança SALVA que já
    aceitou a Jesus, porque ele tem que esperar até 12 anos para batizá-la
    e leve para ele todas estas bases bíblicas abaixo.


    Vamos arrazoar na Palavra de Deus? Depois me escreve... Deus tenha misericórdia de nós!!! Claudia Guimarães
    OBS: Não é batizar bebês e nem crianças que não se decidiram por Cristo, me refiro a batizar crianças que já entregaram suas vidas a Cristo e confessam o seu nome, e pior ainda... PEDEM para serem batizadas, querem ser batizadas e suas vozes são abafadas por um NÃO: ESPERE VOCÊ COMPLETAR 12 ANOS

    Bases Bíblicas que mostram a loucura e o pecado de impedir o batismo da criança salva:
    > Marcos 1:5 - "... e todos eram batizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados".
    > Marcos 16:16 - "Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado".
    > Atos 16:36 a 38 - "... eis aqui água, que impede que eu seja batizado? ... é lícito se crêres de todo o coração. ... e foi batizado.
    > Atos 18:8 - "... E Crispo principal da Sinagoga, creu no Senhor com toda a sua casa, e muitos dos Coríntios ouvindo-o, creram e foram batizados.
    > Atos 16:25 a 34 - "... responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e será salvo, tu e a tua casa. E lhe pregaram a palavra de Deus e a todos de sua casa. Naquela mesma hora da noite... a seguir foi ele batizado e todos os seus".
    ( detalhe: TODOS da casa de Gaio e do carcereiro foram salvos e batizados, DUVIDO que nestas casas não haviam crianças, impossível, até mesmo pela época...)
    A prerrogativa para ser batizado é CRÊR e nada mais, o que vem além disso é de procedência maligna, pois qualquer que mudar ou acrescentar um til dará conta ao Senhor nosso Deus, e de cada impecilho que tem sido colocado no caminho da criança a Jesus.

  8. #8
    CatClaudino está desconectado Avatar de CatClaudino
    Data de Ingresso
    May 2004
    Localização
    Maceió, Al
    Posts
    21

    Re: Batismo de Crianças

    Pois é...
    Acho que existe uma diferença entre batizar bebês e batizar crianças.
    Compreendo e respeito os irmãos que batizam bebês. Sinceramente, nunca tinha visto uma explicação tão clara como essa do Prof. Roberto. Mas como todo bom debate, discordar não é o mesmo que agredir. É apenas para expor opiniões contrarias e mudar nossos conceitos pré-estabelecidos, se não num todo, pelo menos em alguma parte. Eu por exemplo estou ampliando meu pensamento sobre esse tema com os posts acima.
    Minha opinião é contrária ao batismo de bebês e favorável ao de crianças conscientes. Eu por exemplo, aceitei a Jesus aos 11 anos e tive que esperar até os 13 ansiosamente para me batizar. Quando me batizei foi um alívio! Eu realmente passei dois anos esperando para fazer isso. Quanto ao batismo de bebês, acho que é o mesmo para crianças não concientes, adolescentes não conscientes, jovens não conscientes, adultos não conscientes e idosos não conscientes: é necessário crer de todo o coração.
    Mas respeito a ideia de atribuir ao batismo o sentido da antiga circuncisão. Tenho amigos presbiterianos que foram batizados quando bebê e professaram fé quando adolescentes. Eu crieo na salvação deles e não vejo problema nenhum nisso. O importante mesmo é que estamos indo juntos para o céu! Isso é que é legal.
    Agora, em mim ficou a dúvida: um bebê batizado que não professa a fé quando adulto, é salvo? E se não, qual foi o sentido do batismo na infância?

  9. #9

    Re: Batismo de Crianças

    Agora, em mim ficou a dúvida: um bebê batizado que não professa a fé quando adulto, é salvo? E se não, qual foi o sentido do batismo na infância?

    R- A resposta é não, da mesma forma que um adulto que se batiza por conveniência, sem fé genuína. O sentido do batismo dele é o mesmo da criança que foi batizada quando criança, quando os pais fizeram um voto de criá-la na disciplina e admoestação do Senhor e não o fizeram, e o filho não foi evangelizado e não creu.

    Citação Postado originalmente por CatClaudino
    Pois é...
    Acho que existe uma diferença entre batizar bebês e batizar crianças.
    Compreendo e respeito os irmãos que batizam bebês. Sinceramente, nunca tinha visto uma explicação tão clara como essa do Prof. Roberto. Mas como todo bom debate, discordar não é o mesmo que agredir. É apenas para expor opiniões contrarias e mudar nossos conceitos pré-estabelecidos, se não num todo, pelo menos em alguma parte. Eu por exemplo estou ampliando meu pensamento sobre esse tema com os posts acima.
    Minha opinião é contrária ao batismo de bebês e favorável ao de crianças conscientes. Eu por exemplo, aceitei a Jesus aos 11 anos e tive que esperar até os 13 ansiosamente para me batizar. Quando me batizei foi um alívio! Eu realmente passei dois anos esperando para fazer isso. Quanto ao batismo de bebês, acho que é o mesmo para crianças não concientes, adolescentes não conscientes, jovens não conscientes, adultos não conscientes e idosos não conscientes: é necessário crer de todo o coração.
    Mas respeito a ideia de atribuir ao batismo o sentido da antiga circuncisão. Tenho amigos presbiterianos que foram batizados quando bebê e professaram fé quando adolescentes. Eu crieo na salvação deles e não vejo problema nenhum nisso. O importante mesmo é que estamos indo juntos para o céu! Isso é que é legal.
    Agora, em mim ficou a dúvida: um bebê batizado que não professa a fé quando adulto, é salvo? E se não, qual foi o sentido do batismo na infância?


+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •