Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Lição 11 - Um Lugar de Muita Alegria

  1. #1
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Lição 11 - Um Lugar de Muita Alegria

    Objetivo: Explicar aos alunos que a igreja é um lugar onde existe muita alegria.
    .............................. .................... .............................. .................... ......


    z - kit.jpg

    Queridas Professoras,

    Paulo registrou em uma das suas cartas que ele aprendeu a se manter alegre, independente da situação que ele vivia no momento.
    O segredo dessa alegria é ter JESUS no coração, é ter o fruto do Espírito Santo sendo produzido dentro da gente.
    .... pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância.
    Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura.
    Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado,
    seja com fome, tendo muito,
    ou passando necessidade.
    Tudo posso naquele que me fortalece.
    Filipenses 4:11-13b


    Lendo a explanação da lição na revista do Mestre - pag 53, entendi que o versículo chave para esta lição deveria ser este:
    "Alegrem-se sempre no Senhor.
    Novamente direi: alegrem-se!"
    Filipenses 4.4 - NVI


    Ainda que o versículo escrito na revista fale de alegria - em Isaías 60.1 - fica mais coerente usar Filipenses, pois vamos citar a carta de Paulo aos irmãos de Filipos, vamos falar da circunstância de vida de Paulo no momento em que ele escreveu aos irmãos, enfim, trabalhar com esse versículo vai nos ajudar a focar nesse ensinamento que Paulo nos deixou.
    Pensando nisso, criei todo o material usando esse versículo.

    CARTAZES MEMORIZAÇÃO
    z - amostra cartazes no palito.jpg
    São 5 rostinhos felizes de crianças para vc imprimir em papel duro e recortar em volta.
    Use pedaços de caixa de papelão e faça varetas mais grossas para as crianças segurarem os cartazes.
    (vc consegue pegar essas caixas em supermercado, ou lojas de móveis, etc)...
    Vc pode dividir a turma em 2 grupos: meninas x meninos.
    Uma menina segura os cartazes de meninas.
    Um menino segura os cartazes de meninos.
    Vc segura o cartaz com a ref. do versículo.

    LEVANTAR O CARTAZ - e depois baixar ==> As meninas dizem a parte do versículo com desenho de menina.
    LEVANTAR O CARTAZ - e depois baixar ==> Os meninos dizem a parte do versículo com desenho de menina.
    E todos dizem juntos a placa com a referência.
    Fica fácil e divertido de memorizar.

    .............................. ...
    :apple: Leve este cântico pra aula:

    Você sabe como salvar apenas o áudio a partir do Youtube?
    É fácil! Basta colar o link (que aparece na sua barra de navegação) neste site http://www.youtube-mp3.org/
    Clique em "convert video" e ele transforma o vídeo em mp3 pra vc!
    Então clique em download e salve o arquivo no seu PC. Depois passe para o seu celular e toque na aula!

    .............................. ....


    EXPLORANDO AS ESCRITURAS
    Lendo essa parte da revista - pág. 53 - me deparei com a orientação de citar 3 motivos que temos para nos alegrar na nossa vida com Deus.
    Achei bem interessante e, em cima disso, criei uma espécie de mini lapbook para vc montar com os alunos.
    A revista apenas cita esses pontos, mas eu achei importante trazermos para os alunos algumas referências bíblicas para que eles encontrem em suas Bíblias, marquem com lápis de cor ou lumicolor, e depois então, escrevam nos respectivos mini-books.
    Eles terão um belo material para levar pra casa e sempre reler para gravar o ensinamento bíblico.

    Nesse tipo de trabalho vc fala sobre os 3 pontos enquanto eles recortam, escrevem, montam, colam.
    Enquanto se trabalha, vcs conversam.

    LEVE O SEU PRONTO PARA SERVIR DE MODELO!
    Vai ficar assim:
    1.jpg20160602_191321.jpg
    Uma folha mais durinha, colorida, alegre, que serve de base para as colagens.
    Nela os alunos irão colar 3 mini-books que apresentam os 3 pontos citados na revista:
    (1) O amor incondicional de Deus por nós.
    (2) O amor entre os irmãos em Cristo
    (3) A certeza de que estamos salvos

    Escreva no quadro a referência dos versículos que as crianças deverão localizar em suas Bíblias e copiar nos livrinhos.

    A folha base e o bolsinho de coração são papéis estampados da coleção ECO Cores da novaprint.
    É um pacote com 36 folhas que eu uso em trabalhos especiais, pois não é um material muito barato.
    Para os outros 2 mini-books eu usei papel chamex simples na cor amarelo e verde água.
    Mas vc pode usar cartolinas. Importante sim ter cor no trabalho e não usar apenas papel branco, tá?
    z - papel usado.jpg

    Veja abaixo cada mini-book (livrinho) e os versículos para serem escritos neles pelas crianças.

    (1) O amor incondicional de Deus por nós.
    2.jpg
    Imprimir o bolsinho em papel colorido.
    Imprimir os 3 corações em cartolina vermelha - cortada em folha A4.
    A criança irá recortar o bolsinho, dobrar e colar.
    Escrever nos corações os versículos. Se o texto ficar grande, pode continuar escrevendo no verso do coração.
    .............................. .
    João 3:16
    Porque DEUS amou ..... a Sandrinha (escrever o próprio nome).... de uma tal maneira,
    que deu seu filho unigênito, para que ... a Sandrinha..... que nele crê, não pereça,
    mas tenha a vida eterna.
    ...........................
    Salmos 36:7.
    Como é precioso o teu amor, ó Deus!
    Os homens encontram
    refúgio à sombra das tuas asas.
    ......................
    Salmos 136:1
    Deem graças ao Senhor, porque ele é bom.
    O seu amor dura para sempre!
    .....................


    (2) O amor entre os irmãos em Cristo
    3.jpg
    Aqui são 4 cartões unidos por um colchete 'bailarina'.
    Primeiro eles recortam, depois escrevem, e por último pregam na folha base.
    Vc pode levar cartela de adesivos para eles enfeitarem a folha principal!
    ...................
    Mateus 22:37-39
    Respondeu Jesus: "Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração,
    de toda a sua alma e de todo o seu entendimento".
    Este é o primeiro e maior mandamento.
    E o segundo é semelhante a ele: "Ame o seu próximo como a si mesmo"
    ..................
    João 13:34
    Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros.
    Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros.
    ...............
    Ame a Deus, ame ao seu próximo
    ...............


    (3) A certeza de que estamos salvos. SALVAÇÃO = VIDA ETERNA COM JESUS
    4.jpg
    Aqueles que creram em Cristo nasceram de novo, foram selados pelo Espírito Santo, têm seus nomes escritos no livro da vida e estão assentados com Cristo,
    nas regiões celestes, acima de todo principado e potestade.
    A salvação daqueles que creem em Cristo é assegurada por Deus e nele podemos confiar, pois não é homem para mentir.


    Este mini-book é uma Bíblia, que deve ser recortada e grampeada no meio.
    Na parte central - a Bíblia aberta, escreva o 'nome' do mini-book, que descreve o seu conteúdo.
    Nas páginas anteriores e posteriores as crianças vão escrever os versículos.
    ..................
    1 João 5.13
    Eu escrevi isto a vocês que crêem no Filho de Deus, a fim de que vocês possam saber que têm a vida eterna.
    ............
    João 10.27,28
    “As minhas ovelhas ouvem a minha voz;
    eu as conheço, e elas me seguem.
    Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão”
    .....................
    João 6:47
    Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna.

    A salvação é presente de Deus.

    CARTÃOZINHO
    5.jpg
    No meio da página colar o cartãozinho com o versículo da lição.
    Eu dobrei um restinho de papel e colei atrás pra dar 'volume', assim o cartão fica destacado, com um efeito 3D.

    ==============================

    Organizando o seu material
    . separe 4 envelopes grandes ou folhas de plástico
    . colocar dentro de cada envelope os materiais que deverão ser recortados pelas crianças:
    - bolsinho de coração e os corações (3 por criança)
    - conjunto de cartões amarelos
    - bíblias - papel verdinho

    .... leve os cartões redondos com o versículo chave já recortados, assim fica menos um trabalho para eles fazerem.
    Mas, se vc tiver tempo suficiente em sala de aula, deixe que eles mesmos recortem.

    Como trabalhar com o material
    Vc distribui o material de cada mini-book só na vez daquele livrinho, NÃO ENTREGUE TODAS AS FOLHAS PARA ELES RECORTAREM TUDO DE UMA VEZ!
    Cada mini-book deverá ser feito por todas as crianças ao mesmo tempo.
    Um livrinho de cada vez... conversando sobre o conteúdo, explicando, falando e ouvindo.

    O aluno que terminar mais depressa aquele mini-book pode ajudar o coleguinha.... e esperar pelo próximo livrinho.

    É fundamental levar o material bem organizadinho pra vc não se perder.
    Reserve um bom horário da aula para essa tarefa.
    Vc pode inclusive mostrar sua folha, mostrar os mini-books e DAR A AULA enquanto eles recortam, explanando o assunto da lição.
    Fazer - ouvir - falar, aprendem super bem.
    Vão amar essa atividade fofa!!

    Invista, imprima tudo, use papéis bonitos.
    Vai gastar mais, porém vale super a pena!

    Espero que vc goste de trabalhar assim com seus alunos.
    Professoras, tire fotos dos alunos, publique aqui, conte como foi essa aula diferente.

    Deus abençoe todas nós, pois precisamos da alegria do Senhor em todos os momentos da nossa vida.
    Temos muuuuuuitos motivos para estarmos alegres em Cristo.
    Bjs**




    › Veja Mais: Lição 11 - Um Lugar de Muita Alegria
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  2. #2
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Lição 11 - Um Lugar de Muita Alegria

    Quando é a nossa vez na escala de aulas da EBD infantil não estamos 'perdendo' culto, ou 'perdendo' a aula da EBD dos adultos.
    Ao preparar a nossa aula estamos estudando, pesquisando, nos aprofundando no ensinamento a ser passado aos nossos alunos.
    Dedicamos tempo para orar, estudar, pesquisar e nos preparar.
    E nesse preparo, Deus fala conosco, o Espírito Santo nos alimenta, somos renovadas e crescemos no conhecimento da Palavra.


    Para nossa reflexão...

    ...................
    CONTENTE EM TODA E QUALQUER SITUAÇÃO
    Isso é possível, por mais difícil que possa parecer

    Como é bom visualizar a bondade e o cuidado de Deus conosco! É verdade que em meio às adversidades se torna mais difícil ter esse entendimento. Estamos tão ocupados com nossos afazeres, agitados, ansiosos por respostas e atitudes. Ficamos tão focados em nossos problemas, na constante busca de soluções, que nos esquecemos de fazer como Maria, irmã de Marta e Lázaro, e escolher a boa parte que é se sentar aos pés de Jesus para ouvi-lo e aprender dele que é manso e humilde de espírito. Se acaso você não conhece essa bela lição, leia Lucas 10.38-42. Percebo, dia após dia, que o nosso desafio em pleno século XXI é o de nos encontrarmos sempre contentes no Senhor. Onde estão os nossos louvores, onde está a nossa gratidão, nossa convicção de que a luta está ganha por Jesus Cristo?

    Conversando com uma amiga sobre as dificuldades que enfrentamos ao longo de nossa caminhada como cristãos, chegamos ao exemplo e nas palavras do apóstolo Paulo. Minha colega relatou sobre uma frase muito conhecida e que muita gente nem sabe que está na Bíblia: “tudo posso naquele que me fortalece”. Na verdade, este é um versículo que está em Filipenses 4.13. . Chegamos a conclusão de que muitas pessoas, inclusive nós mesmas, já utilizamos estas palavras como fonte de força, pensando até que esta força estivesse em nós, no nosso braço, na nossa inteligência ou na nossa mente. A palavra de Deus liberta! Aleluia! Não devemos nos contentar em saber um versículo isolado! Precisamos compreender o contexto dele e trazê-lo para a aplicação nos dias de hoje.

    “Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação.
    Tanto sei estar humilhado como também ser honrado;
    de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência,
    tanto de fartura como de fome;
    assim de abundância como de escassez;
    tudo posso naquele que me fortalece”. (Fp 4.11-13.)


    Quantas vezes sentimos nossa alma se abater dentro de nós em busca de esperança? A Bíblia diz que Cristo em nós é a esperança da glória! Mas como estar contente em todo tempo, em meio às lutas e dores? Em meio às traições, decepções e rompimentos? Por que vivemos essa constante busca por alegria, felicidade?

    A resposta de tudo o que procuramos – eu disse TUDO – está em Deus. Se lermos Filipenses 4.10-13 entenderemos que ser contente está muito além de um bom salário, um bom emprego, uma boa formação acadêmica, um bom e famoso ministério, uma igreja cheia, uma família feliz, a cura de uma enfermidade ou uma boa viagem de férias. O apóstolo Paulo diz no versículo 11 que aprendeu a viver contente em toda e qualquer situação. No versículo seguinte ele descreve alguns dos males que sofreu ao longo de sua vida como ministro do evangelho. Ah, que convicção! “Aprendi a viver contente em toda e qualquer situação”. Paulo visualizava o porvir! A obra de Cristo na cruz não foi em vão! Meus irmãos, Jesus Cristo morreu pelo meu e pelo seu pecado! Ele venceu todas as lutas e dores. E nós que o confessamos como Senhor e Salvador, nós que um dia escolhemos fazer a “conversão” do caminho da morte para o caminho da luz devemos viver contentes no Senhor. Cristo venceu por nós! Não é a nossa força, não é o nosso braço, não é a nossa sabedoria humana! É sim, Cristo em nós! Exatamente por isso Paulo disse “tudo posso naquele que me fortalece”. Tudo podemos suportar por meio de Jesus Cristo!

    O apóstolo Paulo nos ensina nesta palavra que é possível viver contente em toda e qualquer situação.


    “Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos.
    Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens.
    Perto está o Senhor. Não andeis ansiosos de coisa alguma;
    em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições,
    pela oração e pela súplica, com ações de graças.
    E a paz de Deus que excede todo o entendimento,
    guardará o vosso coração
    e a vossa mente em Cristo Jesus”. (Fp 4.4-7.)


    Não são as circunstâncias, mas a fidelidade constante de Deus que nos faz vencedores. Independente do que vivemos agora, devemos nos alegrar considerando a vitória de Cristo na cruz. Considere a palavra que está em I Co 10.13: “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar”. Tire os olhos daquilo que te impede de sorrir e veja o que Deus tem preparado para aqueles que são fieis a Ele. Ouça a voz de Deus, obedeça e frutifique. Creia, Deus tem o melhor para você!

    :: POR ELISANDRA AMÂNCIO
    http://www.lagoinha.com/ibl-vida-cri...quer-situacao/
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  3. #3
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Lição 11 - Um Lugar de Muita Alegria

    Professoras, por favor, tirem um tempo livre e ouçam este arquivo.
    Muito falou ao meu coração!


    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21



+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •