Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Lição 1 - Um Lugar de Comunhão

  1. #1
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Lição 1 - Um Lugar de Comunhão

    Objetivo: Levar as crianças à compreensão de que somos irmãos em Cristo.
    -------------------------------------------------------------------------------------

    z - kit.jpg

    A Paz tias e tios!

    Uma nova revista, uma nova temática!
    Gostei muito da mensagem ao professor da página 5! Vale a pena ler com calma e atenção.
    1 001 (2).jpg

    Parece-me que nossas crianças estão crescendo num modelo de igreja cada vez mais desvirtualizado do que Deus tinha em mente nos tempos da igreja primitiva. Igrejas com muitos 'eventos gospel', muita música, muitos congressos, tantos eventos, encontros, festas, correntes, cultos que pedem doações em $$ para a pessoa alcançar a 'vitória', etc.
    E com a sistemática das crianças ficarem separadas de seus pais nos cultos noturnos, não aprendem mais a cultuar a Deus em família.
    Acho tão importante, como era antigamente, as famílias sentadas juntas.
    A criança crescia vendo os pais orando, louvando, ofertando, lendo a Palavra, ouvindo a pregação, todos juntos, participando do culto a Deus. Hoje elas chegam e logo são levadas para a 'creche gospel', onde voluntárias - muitas vezes sem nenhum preparo- ficarão ali passando algum filminho, darão algum desenho para pintar, e vai ter aquele bagunça.

    Sei que, graças a Deus, existem também muitas igrejas super bem preparadas, que contam com estruturas maravilhosas, onde as crianças realmente aprendem a Palavra.
    Mas... essas igrejas são a exceção.

    Bem, vamos aproveitar este trimestre para chamar a atenção dos Juniores, sobre a Igreja, a Casa de Deus.
    Em breve eles serão adolescentes e terão que assistir o culto noturno.
    Como será?
    Ficarão sentados em grupo, bem lá no fundão, ou na galeria, com seus smartphones ligados?

    Falando nisso, como vcs fazem com os alunos que chegam na sala com celulares e tablets?
    Bem, eu simplesmente recolho todos, guardo comigo e devolvo no final da aula.
    Muitos agora já aprenderam e nem levam mais... que ótimo!


    *CARTAZ*
    No kit tem o desenho de uma igreja.
    Imprimir, pintar bem bonito, recortar, colar numa cartolina.
    Recortar silhuetas, várias, pintar uma a uma bem colorido, acrescentar detalhes do rosto, etc - pode tentar fazer caracterizado de meninas e meninos, de mãos dadas. Cole em volta do mural.
    Ao lado, cole o cartaz com o texto.

    Essa mesma igreja e silhuetas será a atividade de fixação.

    *História*
    Vc pode enriquecer seu material com o conteúdo do Tópico A Igreja Primitiva - Atos:
    http://www.escoladominical.net/showt...Primitiva-Atos

    Também, seria legal vc confeccionar uma igreja legal e deixar para enfeitar a salinha.
    Aqui no Portal temos ideias lindas, vc já foi lá olhar?
    http://www.escoladominical.net/showt...agogas-Igrejas

    *Atividade de Fixação*
    Tem uma atividade pra hora do lanche muito bacana que vcs podem fazer, enfatizando a comunhão, o estar junto, o servir um ao outro. Está lá naquele tópico mas vou copiar aqui pra gente.
    Revista do aluno
    Atividade de pintar, recortar, colar
    Folha de cartões

    Espero ter ajudado a criar uma bela aula!
    Deus te abençoe!



    › Veja Mais: Lição 1 - Um Lugar de Comunhão
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  2. #2
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: A Igreja Primitiva

    Citação Postado originalmente por LUCI QUELE MACIEL
    Querida Sandra A Paz do Senhor!
    Ja estou preparando a aula do outro domingo que o tema e sobre REPARTIR ....
    Desde já agradeço. Fico no aguardo .
    Bem Luci,
    Vc poderia montar uma mesa com lanchinhos simples. Forrar com uma toalha plástica ou de TNT.
    Todos sentadinhos. Sem ninguém mexer em nada, até que a Tia explique...
    Podem sentar, sem tocar em nada.
    Na mesa deve ter um bolo.... que vc terá que REPARTIR, e explicar que é importante cortar um pedacinho para cada um, assim todos poderão comer. Vc poderia ficar com o bolo inteiro só para vc... não dar nada para ninguém, mas isso é uma atitude que entristece o coração de Jesus. Repartir é um ato de amor e em muitos momentos nós podemos repartir.

    Cada um deverá passar o seu pratinho com o lanchinho para o coleguinha do lado... todos fazendo isso simultaneamente.
    Se tiver algum corinho sobre isso (no CD de corinhos do Trimestre da CPAD deve ter, com certeza), vc toque o corinho baixinho ao fundo, e as crianças podem cantar ao mesmo tempo em que compartilham.

    Uma ou mais crianças poderiam ser vestidas com 'avental' de TNT escrito EU SEI REPARTIR ... e elas seriam como 'garçons' e garçonetes, servindo copo de suco para cada amiguinho.

    E conforme vc reparte o bolo e cada criança passa seu lanchinho/ou pedacinho para o coleguinha do lado, vc vai contando a história bíblica.
    Enfatizando como Jesus fica feliz em ver as crianças que compartilham o que tem, sem briga, sem choro, mas com alegria no coração.
    Tente fazer essa encenação com o máximo de tranquilidade possível, passando harmonia para as crianças e liberando a hora de então comer o bolo e, enquanto comem, continue conversando o que elas podem compartilhar com os irmãozinhos, com os coleguinhas da igreja, com a vovó, o vovô, etc...

    Para ilustrar o versículo chave, procure uma figura de crianças compartilhando um brinquedo... e faça em tamanho GRANDE, papel cartão ou cartolina.

    Pesquise na Sala de Dinâmicas, se tem alguma brincadeira sobre o tema.

    Pesquise na Sala de Trabalhos Manuais e Artesanato algum trabalhinho alegre e simples de recortar e colar.

    Cada criança deve fazer 2 trabalhinhos, um para guardar para si mesma e o outro ela deverá dar de presente para alguma amiguinha com quem ela deseje compartilhar.

    Vc pode escrever cada letra da palavra R - E - P - A - R - T - I - R em uma folha.
    Serão 8 folhas. Vc faz a letra GIGANTE no WORD, imprimir em cartolina colorida, que vc recorta no tamanho de uma folha A4 e coloca na impressora. Deixe que as crianças colem cada letra na parede na ordem certa, com a sua ajuda.
    Uma folha para cada criança....

    Irmã, realmente não me sinto segura para postar aqui subsídios para o Maternal ou Jardim, já que eu nunca trabalhei com essa faixa etária. Mas, espero que essas ideias simples possam te ajudar de alguma forma.
    Deus abençoe!
    Sandra
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  3. #3

    Re: Lição 1 - Um Lugar de Comunhão

    IMG-20160615-WA0008.jpegIMG-20160615-WA0006.jpeg

    A paz do Senhor!

    Com certeza ajudou muito na minha aula. Segui as sugestões e ficou muito legal, as crianças amaram!!
    Agora minha igreja pediu para que toda as classes fizessem tipo uma Feira Cultural no encerramento do trimestre.

    Segue algumas fotos dos meus trabalhinhos.
    Que Deus abençoe cada um!

    Fiquem com Deus.

    Bjo

  4. #4
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Lição 1 - Um Lugar de Comunhão

    Que lindo, AndreiaGuimaraes!!
    Amo ler relatos das professoras.
    Seu trabalho ficou uma gracinha.
    Que o Senhor continue abençoando seus alunos, suas aulas, a EBD da sua igreja.
    Bjs**
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  5. #5
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.143

    Re: Lição 1 - Um Lugar de Comunhão

    Detetives da Bíblia

    caso01.jpg

    Na Bíblia Deus é representado em termos bastante humanos conduzindo investigações (ver Gn 11:5; Gn 18: 20-21). Os grandes detetives fazem muitas perguntas e observam atentamente. Grandes detetives da Bíblia fazem muitas perguntas e observam a passagem que estão estudando cuidadosamente em busca de pistas.


    Gamificando suas lições de juniores


    O que é gamificação?


    A gamificação é a aplicação de elementos de design de jogos e princípios de jogos em contextos não relacionados a jogos. Esses princípios e elementos aumentarão o envolvimento e a retenção.
    Em suma, ao adicionar alguns obstáculos e recompensas, você pode aumentar o engajamento de seus alunos de maneira exponencial, sem alterar o estilo, os currículos ou qualquer outro aspecto do seu ministério. Colocando em camadas alguns elementos do jogo sobre uma lição normal, você “liga” uma parte do cérebro que incentiva a participação. Os efeitos incluem um aumento na participação, melhor atenção à história da Bíblia, melhor retenção durante as atividades de revisão, mais aplicação em casa e uma diminuição geral nas questões de disciplina. Estes são os benefícios da gamificação no seu ministério.


    Usaremos a combinação de dois métodos para gamificar as lições de juniores: Detetive e códigos ou mensagens secretas (criptografia/Descriptografia).


    Mensagens criptografadas usando códigos pigpen

    Os códigos Pigpen usam símbolos para ocultar mensagens secretas. Os códigos pigpen já foram usados em guerras, por sociedades secretas mas, devido à sua simplicidade caiu em desuso e hoje é usado para fins educacionais pelas crianças.

    Parecem complicado, mas não é verdade são bem simples de entender. Os elementos principais desses sistema são a grade e os pontos. O processo de criptografia é bastante simples, é um código de substituição, que troca cada letra do alfabeto por um símbolo, que são fragmentos da grade:

    pigpens.png

    Tudo o que o aluno tem que fazer para descodificar a mensagem é anotar a letra que está dentro de cada código pigpen, cada letra é substituída por seu símbolo na grade.

    Utilizaremos nas investigações vários outros decodificadores mas, o decodificador base será o pigpen. Veja abaixo alguns outro modelos de decodificadores:

    1.pngdecoder2.jpgdecor1.jpg


    Seu feedback será muito importante para aperfeiçoamos o método.
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX

  6. #6
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.143

    Re: Lição 1 - Um Lugar de Comunhão

    Olá professor (a),

    Os juniores têm uma excelente memória, mas precisam de ajuda para entender o que as passagens significam e como se aplicam a vida deles. No método detetive você poderá explorar essa capacidade de memorização que poderá ser útil para a vida inteira dos juniores.

    Nesta lição você terá a oportunidade de ensiná-los a aplicação prática da comunhão na vida da igreja, coisa que, muitos adultos com vários anos de conversos nunca entenderam. Comunhão é união, aliás é muito mais que união, é muito mais do que estar junto. É a união provocada pelo Espírito Santo. Ele unifica as pessoas em comunidade. Ninguém irá a uma comunidade onde a discórdia predomina; muitos corações serão ganhos, muitos pés se consertarão aonde mora a paz e concórdia.

    Quando um país, uma igreja ou mesmo uma família está em paz, isso beneficia não apenas as pessoas mais proeminentes ou mais importantes, mas a todos. O próprio Jesus para realizar a sua primeira vinda estava em consonância com esse princípio, ele veio na plenitude dos tempos (Gl 6:6), quando não havia guerras e conflitos na região da palestina, o império romano havia estabelecido a Pax Romana, a paz romana. - Imagine quão difícil seria se Jesus apresentasse o Evangelho no caos de uma guerra ou distúrbios civis na palestina.

    Várias experiências ou interesses comuns podem criar comunidades humanas. A união pode realmente ser forte, de modo que, mesmo que os membros não se dêem um com o outro como indivíduos, eles ainda permanecem juntos por causa de algo que eles têm em comum.

    O problema do Império Romano era o problema da unificação. O império se estendia do rio Eufrates até as margens do mar da Irlanda.
    Estendia-se da Alemanha ao norte da África, da Espanha ao Egito. Aqui estavam todos os tipos de povos e línguas e fé e tradições. Como eles poderiam ser soldados em uma unidade? Como a consciência de um império poderia ser trazida para a vida de povos tão diversos?

    Não há força unificadora como a força de uma religião comum e o culto de César estava pronto. Como resultado, o culto a César tornou-se “a pedra angular” da política imperial. Foi deliberadamente organizado em todas as províncias do império. Em todo lugar templos foram erguidos para a divindade do imperador.

    Na igreja, no entanto, sua união (comunhão) é uma obra provocada pelo Espírito Santo. Somos pecadores e uma das primeiras marcas tristes do pecado é que ele nos separa, criando desarmonia e hostilidade. É preciso Deus para vencer o pecado e trazer harmonia novamente.

    Os esforços evangelísticos serão em vão se na igreja não houver comunhão (união); um clima de dissenções, discórdias e conflitos afugentarão qualquer novo convertido da igreja. Esta é uma lição que os juniores devem levar para o resto da vida.

    Em Cristo


+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

O que se estuda na EBD?

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •