Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico
Página 1 de 2 12 Último

Tópico: LIVROS - ARTIGOS - PERIÓDICOS

  1. #1
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.143

    LIVROS - ARTIGOS - PERIÓDICOS

    Prezados irmãos,


    Está disponível para dowload o Livro Introdução ao ensino cristão, 108 páginas, do  Rev Edson Franzen.

    Ess material está sendo distribuído com a devida autorização do seu autor. Recomendamos uma visita ao site do autor:

    http://www.nbz.com.br/editoraherr/livros.htm


    › Veja Mais: LIVROS - ARTIGOS - PERIÓDICOS

  2. #2
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.143

    Lições EBD sobre liderança(Gratuitas)

    A Igreja Presbiteriana Independente do Ipiranga disponibilizará em janeiro próximo, gratuitamente em pdf (Acrobat reader) as lições abaixo e vários outros temas. No momento as lições estão sendo revisadas. As lições foram preparadas pelos próprios professores da Igreja. O líder do Ministerio de Ensino da IPI do Ipiranga, é o irmão Alexandre Uhlig. O ministério de ensino tem até uma lista de e-mail na internet.

    http://ipidoipiranga.org.br

    Pelo sumário abaixo creio que estão bem elaboradas, e é uma matéria adenominacional que poderá ser utilizada em qualquer denominação sem falar que poderá ser uma economia para a Igreja para o 2º trimestre de 2005 caso alguém queira adotar esse currículo.

    Fica de positivo a experiência dessa Igreja em planejar, preparar o currículo as próprias lições. Estão de parabéns!

  3. #3
    Myninaa está desconectado Avatar de Myninaa
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Dec 2004
    Posts
    1
    Ameii... Como eu e minha mãe fomos eleitas responsáveis pela organização estrutural da Escola Dominical de nossa Igreja, precisávamos nos preparar para uma melhor organização e com este projeto conseguimos nos reestruturar para melhor atender aos nossos "cordeirinhos..."

    Obrigada

    A paz do Senhor!!

  4. #4
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.143
    Citação Postado originalmente por Myninaa
    :|-|: Ameii... Como eu e minha mãe fomos eleitas responsáveis pela organização estrutural da Escola Dominical de nossa Igreja, precisávamos nos preparar para uma melhor organização e com este projeto conseguimos nos reestruturar para melhor atender aos nossos "cordeirinhos..."

    Obrigada

    A paz do Senhor!!
    Fiquei feliz por ter ajudado. Somente esse seu agradecimento me recompensou, fez valer a pena estar insistinto nesse portal. Obrigado!

  5. #5
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.143

    As sete leis para o professor

    AS SETE LEIS PARA O PROFESSOR
    Roger L. Peterson, Th. D.

  6. #6
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.143

    O legado dos mestres

    Dias desses, numa conversa informal, uma líder da EBD declarou sem nenhum contrangimento, com uma naturalidade pertubadora que: "não gostava da EBD".
    Fiquei pensando nessa declaração digamos, um tanto paradoxal que acredito ser uma realidade em muitas outras EBD desse país.

    Moody em uma convenção de Escolas Dominicais em 1.861 no Estado de Illinois, declarou aos professores ali presentes que lecionar sem espiritualidade era um pecado horrível.

    Sim, a nossa motivação deve ser espiritual! e Vai além, leia:

    "O pastor Paul Walker compartilhou esta experiência de sua infância:
    Durante toda a minha vida, eu tive muitos professores de diferentes escolas dominicais, entretanto somente um ficou na minha memória. Ele foi um ex-marinheiro, alto, de rosto vermelho, que, provavelmente, não conhecia técnicas pedagógicas. Mas qo que eu mais me recordo dele é como ele nos amou..."
    No final de cada classe, ele dizia: 'Meninos, vamos agora tomar tempo, nos ajoelhar e falar com o Senhor'! Então ele tentava colocar os seus braços enormes ao redor de nós. Você se admira de que sete destes meninos estão hoje em algum ministério e que eu sou um deles?
    Se você é professor de escola dominical, líder de um pequeno grupo ou tem qualquer outra responsabilidade de ensino, será que você tem um interesse caloroso, pessoal, pelos seus alunos? O apóstolo Paulo disse que ele recomendava a si mesmo como ministro de Deus "de todas as formas: ... na bondade, no Espírito Santo e no amor sincero" (2 Coríntios 6:4,6).
    Não precisamos copiar os métodos usados pelo professor de Paul Walker, mas a atenção que aquele professor deu a seus alunos e a preocupação espiritual que ele demonstrou por cada um deles, é um belo exemplo da importância de ensinar com amor." (Fonte: Nosso Pão Diário, Ministério RBC).


    Mestre, a sua sala de aula é acolhedora? Até mesmo o ensino secular tem preocupado-se com essa questão: Como criar uma escola acolhedora, quanto mais nós.

  7. #7
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.143

    Escola Dominical: Espaço de Afetividade

    Escola Dominical: Espaço de Afetividade


    Zélia Santos Constantino  
    Fonte: http://www.metodista.org.br

    A afetividade pode ser entendida como o conjunto de fenômenos psíquicos que se manifestam sob a forma de emoções, sentimentos e paixões, acompanhados da impressão de dor ou prazer, tristeza ou alegria, satisfação ou insatisfação. Os fatos, as situações vividas pelas pessoas causam-lhes sentimentos diferentes. O tipo e a intensidade das reações serão proporcionais ao significado que os fatos têm para cada uma delas.

  8. #8
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.143

    Sugestões que o ajudarão a melhorar o seu ensino

    Fonte: http://www.metodista.org.br *

    Relacionamos aqui *algumas sugetões simples que o *ajudarão
    a melhorar o seu ensino. *Se não acredita, faça uma experiência!
    *

    1. * Preparação - Dedique o máximo de tempo possível à preparação das lições, procurando relacioná-las com os interesses e necessidades dos seus alunos. *Coloque a lição ao nível das crianças, levando em consideração o lugar onde vivem (zona rural, cidade grande ou bairro industrial) e as suas conseqüentes experiências.

    2. * O lugar onde ensina - Faça da sua sala, ou do cantinho onde a sua classe se reúne, um lugar inspirador. *Para isto ele deve ser limpo e bonito. *Cuide para que não haja teias de arranha no teto e nas paredes; retire tudo que não haja utilidade para funcionamento da classe; velhos armários, quadros, caixas, coisas inúteis. *Use flores naturais ( pode fazer jarras de vidros de geléia decorados com decalques), vasinhos com plantas (pode pintar latinhas vazias e usá-las como vasos). *Será que podia ter um aquário com um ou dois peixinhos?... E fazer um pequeno “museu”? Numa prateleira ou *mesmo uma mesinha, colocariam “belezas da natureza” que as crianças fossem trazendo: *borboletas, pedras, conchas, ninhos abandonados, etc. *Coisas vivas embelezam o ambiente e o “museu” ensina preciosas lições...

    3. * Conhecendo as suas “ovelhas” - Certa vez Jesus disse: *“Conheço as minhas ovelhas e delas sou conhecido”(João 10.14 ). *E você, professor, conhece as suas? *O que você sabe sobre as crianças que ensina? É indispensável conhecê-las para poder ensinar-lhes. *Tenha uma caderneta com as seguintes informações sobre cada criança: *Nome, *idade, adiantamento escolar, aniversário, endereço, nome dos pais (são evangélicos?) *e outras informações que julgar necessárias. *Tenha sempre este caderninho à mão.

    4. * A Escola Dominical e o lar trabalham juntos - *Aproveite o começo de trimestre e procure envolver os pais nas atividades da classe. *Seria ótimo se pudesse ter um encontro com os pais (ou só com as mães se for mais fácil). *Peça-lhes para ajudar as crianças a recordar as lições que aprendem no domingo na Escola Dominical, fazendo os trabalhinhos e respondendo às perguntas da lição. *Sugira-lhes também que usem as leituras bíblicas. *Se não for possível este encontro, faça uma visitinha à classe dos adultos, e fale sobre o assunto.

    5. * “O que eu ouço, esqueço...o que eu vejo, lembro...o que eu faço apreendo” - A parte “atividades” no *programa da lição não é apenas “desenhar” ou *“recortar figuras de *revistas velhas”. *Pode ser desenhar e recortar figuras para fazer um cartaz ou mural, com uma finalidade sempre de acordo com a lição. *Deixe as criança fazerem, elas mesmas, o trabalho. *Não é importante a qualidade do que fizerem. *não se espera “obra de arte”, mas que elas se expressem criativamente. [/align]

  9. #9
    Cynthia Mara está desconectado Avatar de Cynthia Mara
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Minas Gerais
    Posts
    2
    Irmão Roberto desculpe-me se estiver saindo do assunto do tópico mas gostaria de saber sobre com conseguir estes cadernos pedagógicos. Eles serão disponibilizados no site? Não sei se podemos responder perguntas postadas nesta sala ou se apenas os pastores Marcos Tuler e César Moisés. Um abraço!

  10. #10
    Luiz Batista está desconectado Avatar de Luiz Batista
    Membro Ativo
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Lavras
    Posts
    39
    Também gostaria de saber sobre os cadernos pedagógicos e sobre a possibilidade de postarmos respostas nesta sala.

  11. #11
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.143
    Cynthia Mara e Luiz Batista

    1º) Os cadernos pedagógicos não estão ainda todos lançados. Foram lançados dois e outros dois estão ainda no prelo. O endereço eletrônico da editora é http://www.horizonal.com.br

    2º) Qualquer usuário pode postar sua opinião nesta sala, ok

  12. #12
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.143

    Educadores e comentaristas pela rede

    Neste tópico estaremos divulgando sites, blogs e comunidades de educadores e comentaristas.
    Se você conhecer o endereço de outros, acrescente à nossa lista:

    Blog do Pr. Marcos Tuler
    http://prmarcostuler.blogspot.com/

    Blog do Pr. Geremias do Couto
    http://www.geremiasdocouto.blogspot.com

    Blog do Pr. Esdras Bento
    http://www.teologiaegraca.blogspot.com/

  13. #13
    Luiz Batista está desconectado Avatar de Luiz Batista
    Membro Ativo
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Lavras
    Posts
    39

    Site Comentaristas EBD


  14. #14
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Livro - Ensino Participativo

    Vc encontra aqui: http://www.cpad.com.br
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  15. #15
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Livro para Prof. EBD

    Educação que é Cristã.
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  16. #16
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Artigos

    Interessante Artigo do Prof. Marcos Tuler
    Publicado na revista ENSINADOR CRISTÃO - nº 26
    Seja assinante:
    ensinador@cpad.com.br

    Blog do Prof. Marcos Tuler => http://prmarcostuler.blogspot.com/
    5
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  17. #17

    Livros

    LIVRO: USOS E COSTUMES DOS TEMPOS BÍBLICOS
    AUTOR:RALPH GOWER
    EDITORA: CPAD

    "A Bíblia foi escrita em culturas e terras muito diferentes da nossa. É essencial conhecermos as maneiras, costumes, hábitos e estilo de vida da época para compreendermos plenamente o que cada autor dos textos bíblicos queria realmente dizer, esclarecendo melhor a Palavra de Deus. Usos e Costumes dos Tempos Bíblicos irá abrir seus olhos para saber como, quando, onde e porque cada texto foi escrito e qual os mistérios escondidos atrás das situações, atitudes ou expressões escritas na Bíblia.
    Vem com mais de 160 fotos; Diagramas, Tabelas e Mapas e Registros Detalhados de Costumes Antigos;
    Seções: ""Leia agora sua Bíblia"", dando uma percepção especial das Escrituras.
    Numerosas referências bíblicas em cada página e Índices tópicos e bíblicos."


    Procure nas melhores livrarias evangélicas.

  18. #18

  19. #19
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.143
    Já dei minha opinião sobre essa revista, muito ruim. Se a primeira edição que deveria causar impacto está abaixo da crítica, imagina o que vem por aí!


    Citação Postado originalmente por Rosemeire Ver Post
    A Editora Central Gospel lançou a

    Revista Virtual da Escola Bíblica Dominical

    arte-revista-educacao-crista-hoje.jpg

    Acesse aqui:
    http://www.editoracentralgospel.com....ista-intro.cfm

  20. #20

    Literatura para líder da EBD

    Boa Tarde irmãos
    A paz do Senhor à todos!

    Estou iniciando um novo desafio na minha vida cristã, O Senhor me escolheu para auxiliar o departamento da escola bíblica.

    Tenho aprendido com muitos irmãos através deste site abençoado. Mas eu gostaria de adquirir um livro para me ajudar no crescimento.

    Queria saber dos irmãos a indicação de um livro que aborda este assunto.

    Deus Abençoe a todos!


+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico
Página 1 de 2 12 Último

Resposta Rápida Resposta Rápida

O que se estuda na EBD?

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •