Este texto faz parte de um livro que eu li (o qual já fiz referência em outro texto neste portal) e que me tocou muito.

A ESCOLHA É SUA

A atitude que você usa é a atitude que você escolhe. Ninguém a escolherá para você.
(...)
A maneira como você encara uma situação antes de enfrentá-la afeta grandemente os resultados.
(...)
Há base bíblica sólida para o que eu estou falando aqui. Considere a experiência de Paulo e Silas em Atos 16. Esses dois missionários estavam na cidade de Filipos quando uma garota escrava começou a segui-los, gritando: “Estes homens são servos do Deus Altíssimo e lhes anunciam o caminho da salvação”.
No entanto, essa que seria uma saudação louvável não acontecia em razão de uma intensa devoção ao Deus Altíssimo. Ah, não, ela proporcionava muito lucro para os que a exploravam, pois previa o futuro em demonstrações pelas ruas. Parece que um espírito habitava o seu ser, o qual lhe dava poderes sobrenaturais. Assim, ela soube quem os missionários eram e estava tornado-se um estorvo.
Para encurtar a história, os donos dessa garota viram Paulo expulsar o demônio – e, portanto, jogar fora as oportunidades de fazerem ainda mais dinheiro – e eles levaram os pregadores às autoridades reclamando: “Estes homens são judeus e estão perturbando a nossa cidade, propagando costumes que a nós, romanos, não é permitido aceitar nem praticar”.
Paulo e Silas estavam prestes a ter um dia muito ruim. A multidão juntou-se, protestou e queria atacá-los. Os oficiais romanos rasgaram as roupas desses missionários, bateram neles e lançaram-nos na prisão. Ao carcereiro foi ordenado que os guardasse cuidadosamente. Quando ouviu esta ordem, ele os pôs bem no fundo da prisão: essas não eram celas bem no canto, mas bem no fundo mesmo. E até mesmo seus pés foram presos em enormes toras de madeira.
E o que Paulo e Silas escolheram fazer neste momento? Pense:
• Eles murmuraram e choraram?
• Eles protestaram e discutiram?
• Eles chamaram os advogados e abriram um processo?
• Eles questionaram a bondade de Deus?
• Eles ficaram confusos e deprimidos em razão do papel desempenhado pelo sofrimento do mundo?
• Eles se tornaram briguentos e irritadiços – ou emburrados e introspectivos?

Todas essas teriam sido opções aceitáveis. Qualquer uma delas poderia ter sido a reação escolhida por nós. Mas o que aqueles dois homens machucados e sangrando escolheram fazer?

Eles decidiram orar e cantar.
Orar. Cantar.

Cantar?

Às vezes quando um individuo dá uma fechada no meu carro na rodovia, posso desenvolver uma péssima atitude em menos de dois segundos. E, como crente, não tenho nenhuma opção de gestos ou xingamento para usar numa hora dessas. Bem, nesse episódio, temos Paulo e Silas, que não fizeram nada de errado. Sentiram os açoites daqueles chicotes que tinham muitas pontas de metal no fim das tiras de couro e, com certeza, a carne deles ficou muito ferida. Eles enfrentaram insultos de uma multidão ensandecida, enquanto estavam caídos no chão e os ferimentos sangravam. Os captores enfiaram as mãos e pés deles em algemas afiadas e lancinantes.
E eles escolheram cantar.
De repente, um forte terremoto fez estremecer as bases da prisão. Todas as portas das celas se abriram, e todos os prisioneiros saíram pelo corredor. Ao ver que todas as portas estavam abertas, o carcereiro, pensando que todos haviam escapado, pegou uma espada e estava a ponto de suicidar-se (a morte era a punição para um guarda incompetente naqueles dias).
Mas se você olhar para o versículo 28, verá que Paulo gritou: “Não faça isso! Estamos todos aqui!”. Eu não sei quanto a você, mas se eu fosse Paulo, teria pensado o seguinte: “Eles me bateram, me insultaram; mas um terremoto abriu as portas, vou dar o fora daqui”. Certamente eu teria acreditado que aquela era a oportunidade dada por Deus para que saísse dali.
Paulo e Silas não fizeram isso. Eles escolheram ficar.
O guarda os trouxe pra fora e disse: “Senhores, que devo fazer para ser salvo?” E Paulo e Silas o levaram para Cristo juntamente com toda a família dele.
Que fim surpreendente para uma história que começou em um dia muito ruim e que só ficou cada vez pior! Tudo resultou de uma escolha de atitude – não das circunstâncias, mas a atitude.
(...)
A questão é que você pode escolher como viver o dia de hoje...podemos escolher o tipo de dia que teremos!
Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus – Filipenses 2:5

JULITA, Craig. Quatro princípios fundamentais para líderes de Ministério Infantil. pp.96-99. SP.Vida. 2004.

Em Cristo
Silvia


› Veja Mais: Atitude: a escolha é sua