Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Lição 5 - Apenas 300?[Gideão]

  1. #1
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Lição 5 - Apenas 300?[Gideão]

    Levar os alunos à compreensão de como Deus concedeu coragem a Gideão.
    Leitura Bíblica: Juízes 7

    .............................. ........................
    zkit lição 5.jpg
    Queridas Professoras,

    A lição de hoje nos ensina que Deus pode nos dar a coragem que precisamos para travar as batalhas da vida.
    Com Ele saltamos muralhas e usamos das armas espirituais para sermos mais do que vencedoras.

    ".. a Bíblia diz que o exército midianita tinha tantos homens que parecia uma nuvem de gafanhotos, e que os seus camelos eram tantos como os grãos de areia do mar! (Juízes 7.12" - pag 28 da revista Juniores - Mestre.

    Havia muitos soldados com Gideão, mas Deus não queria que esse exército numeroso ganhasse a batalha para eles não se fiarem em sua própria força, desprezando e minimizando a ajuda de Deus.
    Deus queria uma situação onde ficasse patente que Ele, por sua vontade soberana, havia entrado com provisão.

    O critério para a escolha dos 300 homens que comporiam o exército de Gideão era que:
    "Os que ficaram em pé e lamberam a água, levando a mão à boca mostraram vigilância militar.
    Os outros depuseram as armas e se curvaram descuidadamente, apoiados nas mãos e joelhos."
    Nota de rodapé - pag. 291 - Bíblia de Recursos

    Esses então, descuidados, não serviriam para compor o pequeno exército escolhido por Deus.

    .............................. ..........
    "A ordem divina para reduzir o exército de 32.000 para 300 (v.2-7), ilustra quatro verdades bíblicas:
    (1) Somente a presença atuante de Deus pode garantir vitória ao seu povo. Deus pode operar poderosamente através de um número pequeno de pessoas consagradas. 'Não por força, nem por violência, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos' [Zacarias 4.6]
    (2) Não são as grandes cifras que são de capital importância para Deus, e sim, a vigilância espiritual e a vida consagrada [Apocalipse 3.4,5].
    (3) Nosso verdadeiro recurso e força para enfrentar todos os desafios da vida está em Deus, e somente nEle [Filipenses 4.13].
    (4) O orgulho dos 'nossos' feitos é, com toda certeza, um impedimento ao recebimento do poder e ajuda de Deus. [Provérbios 8.13]. Nota de rodapé, pag. 396 - Bíblia de Estudo Pentecostal.

    .............................. ........

    VERSÍCULO CHAVE
    O versículo é pequeno e fácil de memorizar.
    Dê 1 minutinho para que cada aluno encontre o versículo em sua Bíblia e marque-o.
    Observe - e ajude - os alunos que tem mais dificuldade em localizar o versículo.

    Monte este cartaz com os elementos que estão no kit.
    z cartaz completo.jpg
    Faça a tocha - tem no kit - e cole ao lado da faixa com o título da lição.
    Imprimir, pintar e recortar a cena do soldado tocando a trombeta e quebrando o vaso de barro.
    Colar no mural.
    Esse mesmo trabalhinho será a tarefa de fixação que os alunos farão depois da lição.
    ..............................

    Leia todo o capítulo de Juízes 7.
    Selecione versículos para vc citar ao longo da apresentação da lição. Escolha o número de versículos conforme o número de alunos da sua turma. Escreva os versículos em papelzinho recado.
    Entregue a cada aluno um versículo e oriente para que encontrem em suas Bíblias e deixe ali aberto.
    Ao longo da história, o versículo chamado, deverá ser lido e vc irá explicar para que todos compreendam.

    Na minha aula passada eu usei uma técnica que deu um bom resultado [além dessa dos versículos para cada aluno - que eu uso sempre].
    Ao longo da lição eu escolhi alunos para tomarem nota no quadro negro de 'INFORMAÇÕES" importantes sobre o que estávamos estudando, pois ao final da lição eles teriam que responder sobre isso.
    Anote informações do tipo:
    ONDE - QUANDO - QUEM - COMO - POR QUÊ

    Juniores precisam ter parte atuante na aula.
    Não podem ser mero espectadores, ouvintes da sua explanação. Cuidado com a monotonia da aula.
    TODOS devem trazer Bíblias.
    Tenha Bíblias extras de reserva para emprestar aos alunos que porventura tenham esquecido em casa.
    Converse com os pais dos alunos que ainda não tem Bíblia e os pais dos alunos mais "esquecidos".
    Se a família é carente e não pode comprar peça doações aos irmãos da igreja.
    ...........................

    Para a hora da história bíblica, use os visuais postados no Portal.
    Pesquise: http://www.escoladominical.net/forum...igo-Testamento

    Atividades de Fixação
    gideao3D.jpg
    - revista do aluno
    - atividade de pintar, recortar, montar
    - leve colchetes bailarina para movimentar o braço de Gideão
    - imprimir em papel duro - 180 de gramatura - para dar firmeza ao trabalhinho. Se não tiver, cole a folha em cartolina e deixe que os alunos recortem.

    No kit tem o cartãozinho com o versículo chave.

    Que o Senhor te conceda coragem para continuar firme nesse Ministério para o qual Ele te chamou.
    Que o Senhor tire o seu medo, renove suas forças para vencer as batalhas da EBD, as batalhas da vida cristã.
    Com Jesus somos mais do que vencedores, hoje e sempre.
    Abraços!


    .................
    Os materiais aqui compartilhados tem sido úteis na sua EBD?
    Então deixe aqui um comentário, um testemunho, uma sugestão, uma crítica construtiva.
    Muito obrigada!



    › Veja Mais: Lição 5 - Apenas 300?[Gideão]
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  2. #2
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Lição 5 - Apenas 300?

    Queridos Professores Visitantes,

    Cliquem em "Registro" e façam seu perfil de acesso ao Portal - é gratuito!

    Depois... se assim desejarem, tornem-se assinantes do site.
    Pois, para fazer download de materiais no Portal é preciso se tornar Assinante.

    Por MENOS de 1 centavo ao dia é possível ter acesso a todos os materiais e fazer download de todos os arquivos que vc desejar.
    Clique no botão pagseguro ou paypal e escolha a melhor forma de pagamento: cartão, transferência online, geração de boleto.
    O valor é ANUAL, ou seja, apenas uma vez por ano vc paga R$ 30,00 para ter acesso a tudo.
    Se vc optar pelo pagamento via boleto o sistema irá enviar o mesmo para o seu e-mail com um link.
    Clique no link para imprimir seu boleto.
    Vc poderá pagar em qualquer banco ou lotéricas.

    Lembre-se de usar o mesmo e-mail do Portal no seu registro nos sites de pagamento.

    Vale a pena, pois diariamente novidades são postadas no site.
    Se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco.
    Deus te abençoe!
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  3. #3
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140
    Lembrancinha de tocha- Gideão

    Tocha de EVA

    A Tia Alé fez essa tocha de fogo com o rolo do papel filme e pintou com tinta marrom.
    Ela pegou uma bola de isopor grande e embrulhou com papel celofane vermelho.
    Colou a bola no rolo e pronto!!!
    Caso queira pode também, ao invés de colocar papel celofane, pintar com tinta vermelha com glitter


    http://blogtiale.blogspot.com/2011/0...#ixzz2RQJ7RuQY
    Imagens Anexas Imagens Anexas
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  4. #4
    Elda Daniele está desconectado Avatar de Elda Daniele
    Data de Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    Boa Vista - Roraima
    Posts
    65
    Professoras,
    A segunda parte da história de Gideão foi uma aula bem agradável. Fiz a tocha como lembrancinha.
    O engraçado foi q colocamos uns bombons dentro do cone, daí uma aluna gritou qdo recebeu a tocha: "- Tia, que engraçado tem uns bombons torrando dentro da tocha!!" *risos
    Imagens Anexas Imagens Anexas
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX

  5. #5
    ECFERRAZ2015 está desconectado Avatar de ECFERRAZ2015
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Apr 2015
    Posts
    1

    Re: Lição 5 - Apenas 300?[Gideão]

    Professores orem por minha vida, vou iniciar na EBD no proximo domingo e essa será minha primeira aula, estou me preparando muito, gostei do site que Deus abençoe a vida de todos.

  6. #6
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Lição 5 - Apenas 300?[Gideão]

    Que bênção, irmã!!
    Certamente Deus irá te honrar e abençoará grandemente o seu ministério!

    Recomendo que vc se torne Assinante para poder visualizar as imagens e também fazer download de todo material que for usar na sua EBD!
    Por MENOS de 1 centavo ao dia é possível ter acesso a todos os materiais!
    Clique no botão pagseguro e escolha a melhor forma de pagamento: cartão, transferência online, geração de boleto.
    O valor é ANUAL, ou seja, apenas uma vez por ano vc paga R$ 30,00 para ter acesso a tudo.
    Se vc optar pelo pagamento via boleto o sistema irá enviar o mesmo para o seu e-mail com um link.
    Clique no link para imprimir seu boleto.
    Vc poderá pagar em qualquer banco ou lotéricas.
    Lembre-se de usar o mesmo e-mail do Portal no seu registro nos sites de pagamento.

    Vale a pena, pois diariamente novidades são postadas no site.
    Se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco.
    Deus te abençoe!



    Citação Postado originalmente por ECFERRAZ2015 Ver Post
    Professores orem por minha vida, vou iniciar na EBD no proximo domingo e essa será minha primeira aula, estou me preparando muito, gostei do site que Deus abençoe a vida de todos.
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21



+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •