Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Bonecos - como confeccionar e usar

  1. #1
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.141

    Bonecos - como confeccionar e usar

    POR QUE OS BONECOS?

    Os bonecos encantam e fascinam as crianças. Apesar de saberem que os bonecos não passam de fantasia, ficam fascinadas ao verem esses personagens adquirirem vida própria mediante a habilidade e a imaginação de seu manipulador.

    Os bonecos podem, numa breve apresentação, fazer e ilustrar o que os humanos não podem ou talvez não devam fazer. Ex.: dois adultos não devem brigar na frente das crianças, mas quando os bonecos brigam, elas se identificam com eles, mas não se assustam, porque sabem que não é verdade. E o mais interessante de tudo isso é que, apesar de saberem que os bonecos não passam de uma fantasia, as crianças aceitam seus conselhos como uma realidade. Elas sentem-se mais cômodas com os bonecos do que com os adultos. Não importa quão amigáveis sejam os adultos: sempre representarão autoridade. As crianças compreendem, exceto as menores, que os bonecos não podem falar nem moverem-se por si mesmos, mas se alegram ao imaginar que estão vivos.

    O alvo principal de se usar os bonecos é o de ajudar a criança a conhecer o seu melhor amigo, Jesus Cristo, e estabelecer um relacionamento íntimo com Ele.

    OS DEZ MANDAMENTOS DOS BONECOS

    Entrarás e Sairás Caminhando: o boneco deve aparecer pouco a pouco no palco, como se estivesse subindo escadas. Ao sair, deve atuar de modo inverso. Só deve aparecer repentinamente no palco quando for necessário para desempenhar seu papel.

    Desempenharás o Papel que te foi Encomendado: cada boneco deve ter um nome, uma personalidade e uma família para que quando entre em cena seja reconhecido pelas crianças. O ideal é que seja usado sempre pelo mesmo manejador a fim de que sua voz não mude e se mantenha sempre as mesmas características. O boneco poderá ser usado em apresentações especiais, como um drama bíblico onde desempenhará o papel do personagem bíblico, mantendo, porém, suas características. Em outro caso, o boneco pode ser bem disfarçado para que as crianças não o reconheçam e pensem que é um outro boneco. Eles também podem demonstrar qualquer estado de ânimo como alegria (dando pulinhos e agitando-se com animação), dor (abaixando a cabeça), choro (sacudindo o corpo com soluços), atenção (colocando a mão atrás do ouvido), pensamento profundo (coçando a cabeça), responder de forma afirmativa (balançando a cabeça para cima e para baixo) ou negativa (sacudindo a cabeça), etc.

    Não Permitirás que se Veja a Pessoa que te Maneja: num teatro é muito importante que o manejador lembre que sua cabeça e seu braço jamais devem aparecer. Quase sempre o manejador estará de joelhos ou sentado num pequeno banquinho, o que é uma posição muito incômoda. Por esse motivo, o manejador deve ter força de vontade para adquirir o condicionamento necessário.

    Falarás Movendo a Mandíbula e não a Parte Superior da Boca: quando o ser humano fala, move a mandíbula e não a parte superior da cabeça. O manipulador deve dobrar o pulso e mover somente o polegar. Apesar de ser difícil, com um pouco de treino pode-se conseguir.

    Abrirás a Boca em Cada Vogal: se o manipulador fechar a boca do boneco, ao pronunciar as vogais, dará a impressão de estar mordendo e não de pronunciando palavras.

    Olharás para Aqueles com quem Falas: o boneco deve sempre olhar para a pessoa ou para o boneco com quem está falando, ou para o objeto a que se dirige.

    Observarás a quem te Dirige a Palavra: parece redundante, mas é bom mencionar, porque as vezes o boneco não demonstra com suas ações a quem está escutando.

    Manterás Boa Postura: este é o mandamento mais difícil de ser cumprido, pois os braços cansam com facilidade e o manejador, muitas vezes, não percebe que o boneco está encostado no cenário ou assumindo uma posição muito inclinada.

    Permanecerás Vivo por Meio de Ações e Reações: quando outro boneco estiver falando, o manipulador nunca deve deixar seu boneco imóvel e boquiaberto, esperando a vez de falar. É muito importante que o boneco reaja à situação do momento. Não se deve mostrar os bonecos depois de uma apresentação, pois apesar de as crianças saberem que não são de verdade, gostam de imaginar que continuam vivos.

    Imitarás o Ser que Representas: um menino brincalhão brincará e se moverá rapidamente, uma tartaruga será lenta, um cachorro ficará cheirando tudo e correndo de um lado para o outro. O manipulador deverá captar as características que melhor representem cada papel em particular.

    COMO ESCREVER OS TEXTOS
    Este talvez seja um dos trabalhos mais difíceis, porém mais satisfatório. O mais importante é sempre lembrar que o teatro de bonecos não deve ser somente utilizado para entretenimento, mas para fazer com que o público chegue à conclusão que você deseja. A história deve ter humor, ação também um clima espiritual.

    Antes de começar a escrever um texto, você deve pensar na verdade a ser apresentada, bem como nos problemas espirituais enfrentados pela maioria das crianças, quais as perguntas mais freqüentemente levantadas e pensar qual será a solução mais simples e fácil de entender. A partir destas questões, escreva um texto seguindo as etapas descritas abaixo:

    capte a atenção do público;

    demonstre o problema;

    apresente a solução;

    envolva o público na solução.

    Fonte: www.igrejadonazarenobrasil.org


    › Veja Mais: Bonecos - como confeccionar e usar

  2. #2
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Boneco Vovô


    *VOVÔ BRASIL*

    Visite o site e confira outros trabalhos interessantes!
    http://www.artesanatonarede.com.br/pass ... cos&id=381

    Pegue no anexo:
    passo a passo (explicação com imagens)
    molde em tamanho natural
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  3. #3
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Boneca fantoche


    *BONECA*

    Faça essa linda boneca fantoche.
    No anexo tem o modelo e o passo a passo com imagem!
    Visite o site para outras idéias:
    http://www.momentodaarte.com.br/receita ... sp?rec=13C

    Aqui tem outros moldes de bonecos!!
    http://picasaweb.google.com/meireart
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  4. #4
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Wink bonecos de feltro

    http://www.oficinadavovo.com.br/?pag...os&categoria=1
    Bonecos de feltro... os braços são feitos de régua... nas pernas, bolsinhos para colocar giz de cera.
    Criativos, não?
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  5. #5
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Bonecos - como confeccionar e usar

    Faça o menino.... crie uma menina, a mãe, o pai, família toda!
    Adapte para a história que deseja contar!
    Use sua criatividade!!!
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  6. #6
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Bonecos - como confeccionar e usar

    Para quem trabalha com os pequeninos, esses personagens devem causar o maior agito na garotada!! *rs
    Não sei qual é o material usado.... será TNT?
    (lembrando de fazer furinhos pra respirar ali dentro).. hehehehe

    fonte: http://amoremensinar.blogspot.com/searc ... results=10
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  7. #7
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.141

    Re: Bonecos - como confeccionar e usar

    Eu tenho essa revista. É feltro, ou outro tecido que se possa adicionar os detalhes de cabelo, boca, olhos, etc.
    Sugere-se que a utilize, usar roupa esportiva, tipo agasalho com as mangas presas ao bolsos. Perceba no detalhe que os braços do manipulador do boneco está detro da cabeça do boneco.
    Citação Postado originalmente por SandraMac
    Para quem trabalha com os pequeninos, esses personagens devem causar o maior agito na garotada!! *rs
    Não sei qual é o material usado.... será TNT?
    (lembrando de fazer furinhos pra respirar ali dentro).. hehehehe

  8. #8
    SilLindaLinda está desconectado Avatar de SilLindaLinda
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Dec 2008
    Posts
    1

    Re: Bonecos - como confeccionar e usar

    Estou admirada com a criatividade de todos.
    Parabéns!!!

  9. #9
    Katia0261 está desconectado Avatar de Katia0261
    Data de Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    RJ
    Posts
    97

    Boneca Fantoche

    Boneca Fantoche
    reciclagem embalagem de requeijao catupiry

    Material
    1 caixa (vazia) redonda (tipo catupiry)
    duas rolhas para o nariz nas duas faces
    cartolina
    cola branca
    1 caixa de fósforos para ser o pescoço
    tinta para pintar ou canetinhas hidrocor para pintar olhos e boca
    1 tira de feltro para pregar ou colar o cabelo de lã retalhos de tecidos para a roupa, que esconderá sua mão na hora de brincar
    pedaços de fios de lã para fazer o cabelo;

    Modo de Fazer
    Cobrir com a cartolina a caixa de queijo.
    Colar a rolha no centro da caixa, de ambos os lados, para formar o nariz das bonecas.
    De um lado da caixa desenhar olhos e boca sorrindo e do outro lado desenhar olhos e boca triste, assustado ou bravo. Pedir para um adulto costurar a lã no feltro para formar o cabelo ou então, colar com cola branca e deixar secar bem antes de colar na boneca.
    Colar o feltro na parte superior da caixa para formar o cabelo.
    Na parte de baixo, fazer uma abertura para encaixar a caixa de fósforo, por onde será manipulada a boneca Pedir para um adulto costurar a camisola da boneca e pregar no pescoço (que é a caixa de fósforo).
    Se preferir, pode recortar no feltro mãozinhas e pregar na roupa.Depois de pronta, é só colocar a mão por dentro da roupa do fantoche, segurar o pescoço (que é a caixa de fósforo) e inventar uma peça de teatro e apresentar para os amigos e família.

    Créditos: Este brinquedo foi tirado do livro: Brinquedo, desafio e descoberta: subsídios para utilização e confecção de brinquedos / Nylse Helena da Silva Cunha.Publicada pela FAE - Fundação de Assistência ao Estudante.

    http://arte-com-quiane.blogspot.com/...alagem-de.html

  10. #10
    Krys está desconectado Avatar de Krys
    Data de Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Curitiba - PR
    Posts
    5
    18 moldes de fantoches diversos, zipados no anexo.
    AMOSTRA
    Amostra.jpg
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX

  11. #11

    Re: Bonecos - como confeccionar e usar

    Fiz essas maionetes, aprendi nesse livro é muito bom e barato, vale a pena pagar um pouquinho mais com o frete
    Como_fazer_usar_fantochesG.jpg

    SDC10343b.gif

    SDC10345b.gif



    Os moldes quando puder eu coloco, pois estou sem scaner, mas vou colocar o passo a passo no meu blog, bjoo
    Última edição por Liziane Santos; 19-07-14 às 07:26 AM.

  12. #12
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Bonecos - como confeccionar e usar

    boneco de meia.jpg
    Bonecos de Meia
    Próprio para MATERNAL e JARDIM.
    Faça bonecos de meia e decore como personagens das histórias bíblicas.
    Acrescente botões, tecidos, cabelos de lã, olhos vivos, etc.
    Leve para a contação da história e deixe que as crianças manuseiem e recontem o que aprenderam. As crianças vão amar!!
    Sempre olhando as coisas com "olhos de EBD"!!
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  13. #13
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.141

    Re: Bonecos - como confeccionar e usar

    Vídeos raros de confecção de bonecos.






  14. #14
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.141

    Re: Bonecos - como confeccionar e usar

    Davi e Golias em feltro

    f1dc2cf959.jpg




    Moldes de Davi e Golias no Link abaixo:

    https://ateliecosturandosonhoszilmar...olias-gratuita

  15. #15
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.141

    Re: Bonecos - como confeccionar e usar

    Bonecos feito de dedoches

    Muito... muuuito mas, muito fácil de fazer. O problema é que as lojas abaixo indicadas não enviam para o Brasil. Se você visitar os Estados Unidos ou tenha alguém que possa enviar para você, vale muito a pena, é super-barato e você poderá utilizá-los em várias histórias bíblicas.

    Vídeo em português



    Vídeo em inglês



    Dedoches
    Dedoches
    copos para vela
    corpinho de madeira


+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •