Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico
Página 1 de 2 12 Último

Tópico: Quadro de Pregas - FLANELÓGRAFO - Bíblia em Feltro

  1. #1
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Lightbulb Quadro de Pregas - FLANELÓGRAFO - Bíblia em Feltro

    DSC01053.JPG
    *QUADRO DE PREGAS: COMO FAZER*

    Tal como se pode deduzir pelo nome, o quadro de pregas consiste numa superfície rectangular, nas medidas que pretendermos e acharmos melhor, feita de tecido ou de papel forte, disposto em pregas regulares e fixado por um aro rectangular de madeira.
    Se pretendermos, por exemplo, elaborar um quadro rectangular deste tipo com as dimensões de 120 cm de largura por 90 cm de altura e com pregas de dois em dois centímetros com dois centímetros de profundidade, necessitaremos de tecido ou, preferentemente, de papel forte, por exemplo, papel de cenário branco ou creme, com as dimensões de 120 cm de largura por 216 cm de altura, e de oito réguas de madeira, cortadas nas dimensões pretendidas, com 2 cm de largura e 0,5 cm de espessura, e pregos finos com 9 mm de comprimento.
    Eventualmente, poderemos também utilizar cola para ajudar a montar o quadro, embora não seja indispensável.

    A primeira etapa na sua confecção (ilustrada pela figura 1) consiste em marcar com uma régua, de maneira rigorosa, as zonas de dobragem, de modo a obterem-se pregas rigorosamente paralelas e uniformes, de acordo com as medidas indicadas: 4 cm + 2 cm., sucessivamente

    Figura 1: Quadro de pregas. Primeira fase da sua construção


    A segunda etapa (ilustrada pela figura 2) consiste em vincar e dobrar uniformemente toda a superfície, de maneira a obter-se um quadro semelhante a uma saia de pregas, cuja dimensão final acabará por ficar nas medidas pretendidas para o quadro, ou seja, 120 x 90 cm

    Figura 2: Quadro de pregas. Segunda fase da construção: dobragem das pregas


    A terceira e última etapa consistirá em fixar a superfície obtida numa moldura dupla de madeira, nas dimensões do quadro, constituída por réguas de madeira com 2 cm de largura por 0,5 cm de espessura, de maneira que as pregas fiquem seguras nas extremidades, presas entre as réguas de madeira e com toda a superfície devidamente esticada. Se quisermos tornar o quadro mais resistente aos eventuais acidentes de utilização, mas também ligeiramente mais pesado, poderemos reforçar a parte posterior com uma prancha de cartolina grossa ou uma placa fina de contraplacado.
    Mas para aumento da sua resistência, será mais que suficiente revestir a parte posterior com uma cobertura de plástico auto-adesivo. De certeza que, deste modo, sem aumento substancial de peso de toda a estrutura, se obterá um quadro suficientemente resistente, capaz de aguentar muitos anos de útil serviço.


    Obtido o quadro de pregas, bastará colocá-lo onde pretendermos, suspenso de um prego ou sobre um cavalete, nada mais lhe faltando do que o «software» adequado, ou seja, o material de apoio audiovisual usado no quadro, que iremos construindo à medida das nossas necessidades.

    Figura 3: Quadro de pregas. Aspecto final, com um cartão nele exposto.

    ______________________________ ________________________
    In: Henrique J. C. de Oliveira, Meios audiovisuais e tecnológicos aplicados ao ensino, Aveiro, 1992, pp. 30-33. (edição limitada do autor).
    extraído do site: http://www.prof2000.pt/users/hjco/Audio ... g00009.htm



    › Veja Mais: Quadro de Pregas - FLANELÓGRAFO - Bíblia em Feltro
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  2. #2
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Flanelógrafo

    FLANELÓGRAFO: consiste em uma prancha rija (compensada ou eucatex) que tem um lado revestido de flanela ou feltro (feltrógrafo) onde são aplicados elementos recortados em cartolina e com pequenos pedaços de lixa colados na parte posterior para garantir a aderência
    ______________________________ ________
    Vc já tem um na sua sala de aula???
    http://www.kopprint.com.br/
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  3. #3
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Flanelógrafo

    Compre aqui na Loja do Portal a BÍBLIA EM FELTRO - um recurso maravilhoso para sua EBD.
    http://www.escoladominical.net/osc_p...roducts_id=874

    11.jpg1 (1).jpg
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  4. #4
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Mural de flanela

    Tias,
    Na minha sala eu criei 2 murais de papelão PANAMÁ ( 1m x 80cm), maravilhoso.
    Vc encontra em Casas das Artes, custa em torno de R$ 8,00.
    Um eu forrei de flanela laranja e o outro de azul.
    No verso das figuras eu colo velcro auto-adeviso (vc compra por metro, em armarinhos, custa em torno de R$ 3,00) vou montanto meu mural, conforme o objetivo da lição.
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  5. #5
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    FLANELÓGRAFO = quadro de flanela

    Confeccione o seu!
    1.jpg
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  6. #6
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Álbum Seriado

    ÁLBUM SERIADO

    Um álbum seriado é uma série de cartazes utilizados para ensinar pequenos grupos sobre um assunto em particular. Cada idéia principal é mostrada em um cartaz. Sua utilização faz com que ensinar se torne mais fácil, pois cada cartaz lembra o treinador/ formador de todos os pontos importantes e transmite a mensagem à audiência de maneira inesquecível e vital. Os cartazes devem ser feitos em papel de boa qualidade, para que durem bastante tempo. Podem-se utilizar também folhas de plástico colorido (como o plástico amarelo, muitas vezes utilizado para secar cereais e grãos de café). Estas permitem que os aluno copiem os cartazes e façam seus próprios álbuns seriados.

    Os cartazes devem ser presos em conjunto, formando um bloco. Reforce a parte superior com uma fita forte, se possível. Faça orifícios na fita e una os cartazes com anéis, cordão ou tiras de madeira.
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  7. #7

    Album Seriado

    Álbum Seriado


    Fonte: livro Recursos Didáticos para classes de todas as idades
    Compre aqui:

    http://loja.tray.com.br/loja/produto-16 ... as_etarias
    Imagens Anexas Imagens Anexas
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX

  8. #8

    Album Seriado

    Álbum Seriado

    Material necessário
    - Papel cartão
    - papel colorido (chamex, cartolina, cartolina duplaface, etc...)
    - grampo para pasta suspensa
    - cola
    - tesousa
    - Grampeador
    - furador
    - Dois pedaços de papelão corrugado para reforço
    - Visuais recortados

    Passo a Passo
    Para confeccionar um Álbum pequeno, vc professor deverá aumentar de acordo com os seus visuais.
    1 - recorte no papel cartão uma tira de 25 cm de largura por todo o comprimento do papel. corte mais duas tiras, uma com 17 x 25 cm e outra com 4x 25 cm
    2 - dobre a tira maior ao meio e, numa das partes insira o grampo. em seguida, cole as duas partes de papelão para firmá-la de pé e deixe secar;
    3 - Pegue a tira de 17 x 25 cm e cole nas bordas inferiores da tira anterior. Faça um vinco e dobre para dentro;
    4 - Corte as folhas de papel colorido de acordo com o numero de visuais que a lição exigir. Cole-os em seguida e espere secar;
    5 - Forme um bloco seguindo a seqüencia numérica dos visuais, grampei e cole a tira de 4 x 25 c, para reforçar.
    6 - Marque o meio do bloco e fure;
    7 - Prenda-o no Álbum montando anteriormente.

    Este recurso foi idealizado para ser utilizado com os visuais do currículo infantil para a Escola Dominical CPAD.

    Fonte: Recursos Didáticos para a Escola Dominical
    Autor: Marcos Tuller

    Compre este livro aqui http://www.cpad.com.br

  9. #9
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Quadros-Negros

    z1.jpg
    Quadros-Negros
    O quadro negro é altamente utilizado como recurso didático. Ele é muito útil para desenhar diagramas ou figuras, para enfatizar palavras-chaves ou pontos. Os gizes coloridos são baratos e podem tornar os materiais escritos e diagramas mais interessantes.
    Pratique como desenhar e utilizar o quadro-negro antes das sessões de treinamento. Utilize um apagador limpo que remova bem o giz. É uma boa idéia já ter algum material no quadro antes dos alunos chegarem. Evite escrever demais no quadro – e não fale virado para ele! Os alunos ficarão entediados olhando para as suas costas.

    Pinte novamente os quadros-negros velhos e gastos. Você pode fazer quadros permanente fazendo uma superfície lisa com reboco numa parede. Um bom tamanho é 1m x 1,5m. Faça uma argamassa misturando quatro partes de areia para uma parte de cimento. Quando o reboco estiver quase duro, alise-o com uma trolha. Cubra a parede com um saco molhado ou plástico para que ela seque devagar, evitando rachaduras. Deixe por vários dias para secar completamente antes de pintar.

    Pode-se fazer quadros-negros portáteis com pedaços de madeira compensada.
    Lixe a madeira bem antes de pintá-la.

    Tinta

    Você pode comprar tinta especial para quadros-negros, ou pode
    fazê-la você mesmo – seguem-se duas receitas abaixo.
    Aplique pelo menos duas camadas de tinta.
    Antes de utilizar o quadro-negro, esfregue o quadro com um pano coberto de pó de giz para condicioná-lo.

    Receita 1
    1 parte de negro-de-fumo
    1 parte de verniz
    1,5 partes de querosene
    Misture o verniz e o querosene bem. Acrescente o negro-de-fumo e misture completamente.

    Receita 2
    Utilize uma lata de tinta fosca (não lustrosa) escura – negra, verde escura ou marrom (castanha), para a primeira camada. Para acrescentar um abrasivo à última camada de tinta, moa dois tijolos cozidos em forno para fazer um pó fino. Passe o pó por um tecido de malha grossa para remover fragmentos.
    Acrescente 1 parte do pó para 10 partes de tinta. Misture bem..
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  10. #10
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Quadros de Pano

    z2.jpg

    Quadros de Pano

    Também conhecidos como flanelógrafos, estes são simplesmente quadros cobertos com um tecido grosseiro ou flanela. As figuras podem ser rapidamente fixadas e facilmente movidas e removidas do quadro.
    Elas são muito úteis para contar histórias ou descrever situações que estão sempre mudando.
    Quando bem utilizadas, elas incentivam o interesse e estimulam a discussão de questões.
    Elas são particularmente úteis, se você for compartilhar as mesmas informações várias vezes com grupos diferentes.

    A preparação de gravuras para o flanelógrafo requer tempo, mas, com cuidado, elas durarão muitos anos.
    Utilize gravuras que sejam apropriadas para a cultura local. Desenhe gravuras ou recorte-as de revistas.
    Algumas palavras e sinais, tais como flechas, podem ser úteis. Cole as gravuras em um papelão fino.
    Cole pequenos pedaços de lixa de madeira no verso das gravuras, para que elas se fixem no tecido. Uma outra alternativa, é aplicar cola, ou uma pasta de farinha e
    água, e salpicar areia ou debulho de arroz. Certifique-se de que as gravuras sejam grandes o suficientes para serem bem visíveis..

    A fabricação de gravuras e materiais de treinamento pode ser um exercício em grupo muito útil para os treinadores/formadores.
    Os flanelógrafos são ideais para sessões de treinamento em escolas e mercados, porque eles chamam e mantém a atenção das pessoas.

    Cuide bem das gravuras e mantenha-as na ordem correta, prontas para serem utilizadas novamente.
    Os flanelógrafos
    podem ser simplesmente um pedaço de flanela ou cobertor afixado na parede com alfinetes, o qual pode ser enrolado, quando não estiver em uso.
    Faça quadros permanentes pregando ou colando um tecido ou flanela sobre uma tábua.
    .............................. .............................. .............................. ..................
    Um quadro portátil
    O quadro-negro pode ser combinado com um flanelógrafo.
    Corte um pedaço de madeira pela metade e prenda as duas metades com dobradiças (utilize dobradiças de metal ou uma faixa de pano forte colado nas duas metades). Isto facilitará seu transporte em bicicleta.

    Pinte um lado para ser utilizado como quadronegro.
    Cubra-o com tecido, quando o utilizar como flanelógrafo.
    Prenda uma madeirinha nas costas do quadro e utilize uma estaca para mantê-lo aberto, ou amarre um cordão numa das extremidades, para que o quadro possa ser pendurado aberto.
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  11. #11
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Cavaletes

    Cavaletes
    Aqui estão duas idéias para fazer suportes para quadros (cavaletes)…

    Amarre três paus fortes, utilizando os tocos dos galhos laterais para apoiar o quadro..

    Faça uma moldura de madeira e pregue um quadro nela. Utilize uma dobradiça para prender a perna traseira. Amarre uma corda ou arame nas três pernas para evitar que o cavalete caia. Para fazer um álbum seriado, coloque ganchos ou pregos no topo do quadro para pendurar os conjuntos de cartazes..


    .............................. .............................. .............................. .............

    Este post e os anteriores tiveram como fonte o site:
    http://tilz.tearfund.org/Portugues/P...reinamento.htm
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  12. #12

    Wink Flanelógrafo

    Olá Tias e Tios!
    Neste vídeo vocês verão o passo a passo para confeccionar um flanelógrafo.


  13. #13

    FLANELÓGRAFO

    A Paz do Senhor,
    Utilizei uma lousinha velha e estragada que estava no MI da igreja para fazer o flanelógrafo.
    Pintei a moldura de branco e apliquei o feltro azul com cola de madeira. Ficou muito bom...
    Com o q sobrou do feltro eu forrei um quadro menor que fiz de papelão duro!

    DTA

  14. #14
    Georgia Lopes está desconectado Avatar de Georgia Lopes
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Jan 2008
    Posts
    4

    Re: Quadro de Pregas - FLANELÓGRAFO - Bíblia em Feltro

    MALETA DE HISTÓRIAS
    Ótimo recurso para contação de histórias.Muito prático e fácil de fazer!
    Imagens Anexas Imagens Anexas
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX

  15. #15
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Quadro de Pregas

    fonte: http://www.arcauniversal.com/blog/blogd ... t.com.html

    Clique para ver a imagem em TAMANHO GRANDE.
    Imagens Anexas Imagens Anexas
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  16. #16
    RosanaEbg está desconectado Avatar de RosanaEbg
    Data de Ingresso
    Oct 2010
    Localização
    CURITIBA - PARANÁ
    Posts
    5

    Flanelógrafo

    Esse flanelografo eu fiz com papelão . encapei de TNT por fora e feltro por dentro..
    o acabamento eu fiz de E.V.A..

  17. #17
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.143

    Base para flanelógrafo feito de caixa de papelão

    Base para flanelógrafo feito de caixa de papelão

    Marcar e recortar uma caixa de papelão nova e rígida.
    Também serve como Atril:

    http://www.escoladominical.net/showt...ighlight=Atril

  18. #18

    Como fazer um quadro branco!!!

    Quadro branco
    Muito usado e pouco explorado, pode ser utilizado para ensinar versículos, cânticos, para concursos, histórias desenhadas e etc.
    Planeje seu uso coordenando-o com outros recursos. Mas você pode pensar: quadro branco é muito caro!
    Então faça o seu: use papelão, cartolina branca e contact.
    Cole a cartolina no papelão e passe o contact por cima da cartolina.
    Utilize caneta própria para quadro branco e apague com um pano seco. Funciona!

    Fiz o meu usando uma caixa fina de TV (tem alças).
    É utilíssimo, pois coloco todo o meu material dentro e o levo para onde eu quiser...
    http://semeandonocaminho.blogspot.com/

  19. #19

    Re: Como fazer um quadro branco!!!

    A caixa é muito útil para evangelismo, pois dá para colocar o material e utilizar o quadro para as atividades.
    Tenho outro onde de um lado é quadro branco (com papel pardo e contact) e no outro é flanelógrafo (feltro).
    Usei muito em uma classe onde estávamos em uma sala multifuncional e que não podíamos colocar nada nas paredes. Então tirava um quadro da parede e aproveitava o prego para pendurar o meu quadro-flanelógrafo.
    Imagens Anexas Imagens Anexas
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX

  20. #20
    Celia está desconectado Avatar de Celia
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Maceió
    Posts
    43
    tia Roberta; que ideia maravilhosa vou fazer para a classe que Deus continui abençoando a amada fique com DEus


+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico
Página 1 de 2 12 Último

Resposta Rápida Resposta Rápida

O que se estuda na EBD?

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •