Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Lição 4 - O Deus que Provê

  1. #1
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Lição 4 - O Deus que Provê

    z - lição 4.jpg
    Objetivo: Que a criança salva mostre satisfação com a provisão (suprimento) de Deus em sua vida, evitando reclamar.
    Verdade Central Relacionada à Criança: Você agrada a Deus quando se mostra satisfeito com o que tem.
    -----------------------------------------
    Queridas Tias e Tios,
    Começamos consultando o dicionário para saber o significado da palavra PROVER:

    Abastecer; munir-se com o necessário.
    Dar auxílio; auxiliar ou socorrer: Deus provê aos caridosos.
    Dispor; tomar as devidas providências.
    Providenciar atributos, aptidões.
    (Etm. do latim: providere)


    Então Deus provê para cada um de nós, concedendo todos as coisas que necessitamos para viver.

    Para essa lição, recomendo fortemente utilizar o esboço que está prontinho na nossa querida Bíblia de Recursos, página 91, intitulado "AS QUEIXAS DOS ISRAELITAS".
    Agora que a nova revista veio com lições tão fraquinhas, acho fundamental contar com um auxílio precioso de pesquisa como a Bíblia de Recursos para enriquecer suas aulas!

    A revista do Prof. traz uma brincadeira bem simples para fazer a memorização.
    Como o versículo é curtinho, então pode ser que fique animada.

    *CONTAÇÃO DA HISTÓRIA*
    Vc pode fazer um diorama com a cena do Maná - tem no kit.
    _Manna-Diorama.jpg

    Pode igualmente criar um cenário numa caixa de sapatos para a cena das codornas.
    Não tem no kit, mas vc pode pesquisar imagens aqui no Portal para criar seu material.
    http://www.escoladominical.net/showt...Ar%E3o-%CAxodo

    No kit tem figuras, mas leve recursos mais interessantes. São sempre bem vindos!

    Não incluí nenhuma figura ou informação extra sobre a parte da lição que fala sobre o ataque dos Amalequitas.
    Acho que isso seria tema para OUTRA lição, não para ensinar tudo junto assim.
    Por isso, não há nada no kit sobre o assunto. Preferi concentrar apenas no tema do maná, codornizes e água.
    ------------------------------------------------------------
    Aliás, nesses dias de calor tremendo e falta de água em nossas cidades, seria interessante vc citar como a água é fundamental para a existência do ser humano.
    Inclusive vc poderia fazer uma propósito contínuo de oração com seus alunos pedindo para o Senhor abençoar nossos mananciais de água com chuvas, e para que o povo brasileiro não venha a sofrer mais ainda.
    ---------------------------------------------------------------

    A revista não traz uma introdução para a história... mas vc poderia começar assim:

    "Por que não posso ter isto? Todo mundo tem!"
    "Por que não posso ter um quarto só meu? Odeio dividir meu quarto com outra pessoa!"
    "Gostaria de ser mais alto; odeio ser o mais baixinho da classe!"
    Palavras assim costumam sair da sua boca?
    Alguns são rápidos em se queixar quando as coisas não acontecem como eles querem.
    O povo de Israel tinha visto Deus fazer coisas maravilhosas para tirá-los do cativeiro no Egito.
    Com certeza eles poderiam ter seguido a Deus sem reclamar, sabendo que o Senhor estava cuidando do seu povo, não é?

    ......... continue lendo na Bíblia de Recursos - pág. 91

    Faça um MURAL para ser usado durante a história.
    Cole nele APENAS a faixa com a frase: DEUS PROVÊ PARA SEU POVO
    _amostra mural pronto.jpg
    Conforme vc vai contando a história permita que uma criança cole cada um dos elementos do mural.
    Os títulos e as figuras... são 6 itens, assim 6 crianças poderão participar.
    Está tudo no kit!!

    Pra hora do lanchinho ou mesmo durante a contação da história vc pode usar a ideia desta profa...
    Contribuição da Profa. Virgínia.
    Levar pão e mel, ou pão de mel para as crianças verificarem como era gostoso o alimento que Deus mandou do céu para o seu povo.
    Para representar as codornizes pode levar salgadinho de frango (esses tipo fandangos, batata frita com sabor).
    Ou levar filézinhos de frango fritos (se puder) - vende já nesse formato para preparar.
    .........
    Ou... vc pode levar pãozinho de batata. No Portal tem receita:
    post #41 - receita de pão de batata
    http://www.escoladominical.net/showt...ll=1#post11223
    É uma maneira bem criativa [e gostosa] de fixar a lição!!

    ATIVIDADES DE FIXAÇÃO
    1. Vamos fazer uma SANFONA de situações onde Deus tem nos abençoado com sua provisão.
    O aluno deverá pintar e depois recortar em volta para colar uma sanfona na outra e dobrar.
    O material está todo traduzido, pronto para imprimir e usar!
    _sanfona foto.jpg

    2. Livrinho de Oração
    livrinho de oração - amostra.jpg
    Este livrinho as crianças poderão levar para casa para escrever seus pedidos.
    Podem trazer sempre na aula para ler, orar junto com os colegas, agradecer.

    -----------------------------------------
    Aliás, tias e tios!
    Faça um mural de pedidos de oração para seus alunos cultivarem o hábito de sempre trazer seus pedidos e seus agradecimentos para a sala de aula.
    Temos um Tópico maravilhoso recheado de ideias lindas que vc pode fazer todos os domingos na sua classe.
    Veja aqui: http://www.escoladominical.net/showt...an%E7as-a-Orar
    ----------------------------------------

    3. Revista do Aluno
    Coloquei no kit a folha do aluno pois as atividades estão bacaninhas!


    RECAPITULAÇÃO
    Coloquei no kit as figuras e uma lista de 12 perguntinhas para vc fazer com seus alunos.
    Imprimir 2 ou 3 vezes a folha das figuras de codornas e maná.
    Recortar e no verso escrever um número de 1 a 12 que vai corresponder à perguntinha da lição [vc pode repetir os números caso sua classe seja muito grande - de forma que todos possam participar].
    Espalhar pela classe ... e, dada a ordem, permitir que as crianças corram pela sala e recolham quantas figurinhas conseguirem pegar.
    Depois que todas pegaram alguma figurinha é hora de conferir qual a pergunta que o aluno deverá responder.
    Se acertar, marca ponto extra nos cartões do PLANO DE PONTUAÇÃO!!
    Vai ser uma bela brincadeira para encerrar a aula.

    Distribua os cartões com o versículo para as crianças que conseguirem repetir de cór.
    Devem colar no LIVRINHO DE VERSÍCULOS. Imagino que todos tenham, não é mesmo?

    Espero que este kit ajude sua aula!
    Deus abençoe seus Juniores!!!
    É uma bênção poder servir ao Senhor na EBD.
    Abraços!!


    ------------------------
    Fonte: Wikipedia
    "Segundo Êxodo, após a evaporação do orvalho formado durante a madrugada, aparecia uma coisa miúda, flocosa, como a geada, branco, descrito como uma semente de coentro, e como o bdélio, que lembrava pequenas pérolas.
    Geralmente era moído, cozido, e assado, sendo transformado em bolos.
    Diz-se que seu sabor lembrava bolachas de mel, ou bolo doce de azeite.
    Ainda segundo a Bíblia, o maná era enviado diariamente e não podia ser armazenado para outro dia.
    Também não era fornecido aos sábados; por isto Deus enviava uma quantidade maior às sextas-feiras, e neste caso o maná podia ser guardado para o sábado sem se deteriorar."

    ................



    › Veja Mais: Lição 4 - O Deus que Provê
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  2. #2

    Re: Lição 4 - O Deus que Provê

    Minha pequena contribuição.
    Este trabalhinho foi feito há um tempo atrás e eu recortei tudo á mão livre e acabei esquecendo de fazer o molde!
    escreveFoto-54bfee8edfe17.jpgescreveFoto-54bfeeba6eff5.jpg

  3. #3
    Elda Daniele está desconectado Avatar de Elda Daniele
    Data de Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    Boa Vista - Roraima
    Posts
    65

    Re: Lição 4 - O Deus que Provê

    Minha contribuição, um corinho super lindo para ensinar para as crianças.
    "DEUS FAZ A ÁGUA APARECER".
    Pegue no arquivo anexo.
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX

  4. #4
    Alexandre2014 está desconectado Avatar de Alexandre2014
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    May 2014
    Posts
    1

    Re: Lição 4 - O Deus que Provê

    A paz do senhor !! Gostaria de saber se é possivel vcs postarem os visuais das lições jardim e juniores pq não consegui comprar os kits.

  5. #5
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Lição 4 - O Deus que Provê

    A Paz, Alexandre!
    Eu não comprei a pasta de visuais.
    E justamente por isso veja que no post do kit eu coloco sugestões de como utilizar cenários para a contação da história bíblica.
    Igualmente para as lições do Jardim - e qualquer faixa etária - as profas. tem condições de pesquisar aqui no Portal ideias para criar seus materiais visuais.
    Pesquisem sempre na Sala de Desenho - Figuras - Atividades:
    ==>
    http://www.escoladominical.net/forum...ras-Atividades
    Sinceramente eu até recomendo que não comprem as pastas de figuras justamente para que as profas. não fiquem usando sempre o mesmo recurso. Isso cansa, torna desinteressante a aula.


    Citação Postado originalmente por Alexandre2014 Ver Post
    A paz do senhor !! Gostaria de saber se é possivel vcs postarem os visuais das lições jardim e juniores pq não consegui comprar os kits.
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  6. #6
    Manuvoice está desconectado Avatar de Manuvoice
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Aug 2010
    Posts
    4

    Re: Lição 4 - O Deus que Provê

    Eu comprei pão de mel como foi sugerido.Eles amaram e ficaram dizendo:humm,que maná mais gostoso!Com certeza vão lembrar sempre do maná que Deus mandou.

  7. #7
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Lição 4 - O Deus que Provê

    Ahhhh.... mas que legal, Manu!!!

    Citação Postado originalmente por Manuvoice Ver Post
    Eu comprei pão de mel como foi sugerido.Eles amaram e ficaram dizendo:humm,que maná mais gostoso!Com certeza vão lembrar sempre do maná que Deus mandou.
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21



+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

O que se estuda na EBD?

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •