Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico
Página 1 de 2 12 Último

Tópico: Discipulado

  1. #1
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.143

    Discipulado

    Prezados Superintendentes e Professores,

    Aproveitando a matéria da revista Eclésia - edição 98, intitulada "O Evangelho face a face", e a constação que as igrejas estão cada vez mais adotando Métodos de discipulados, destacamos alguns trechos aqui para debatermos essa temática, tendo em vista estar intimamente relacionada com a EBD.

    A maioria dos métodos adotados está baseado em grupos pequenos.


    "...Temos que lidar com questões pessoais delicadas. O discipulado é uma forma mais eficaz para sanar estes problemas..." Pr. Fernando da Silva

    "O discipulado sistemático é uma volta ao modelo bíblico praticado por Jesus e pelos apóstolos e tem aplicação universal,... os crentes estão despertando para a importância prática..." Pr. Elmiro de Oliveira

    "...Elmiro diz que sua formação cristã foi toda feita nos moldes convencionais, baseada na tradicional Escola Bíblica Dominical. Ele faz questão de diferenciar as duas instituições: "Embora, teoricamente, a Escola Bíblica faça parte do mesmo processo de discipulado, ela é estruturada para passar informação; já o discipulado atua também em outra direção, que é a do acompanhamento direto...

    "O discipulado é um item básico da educação cristã e elemento primordial para aqueles que desejam cumprir a grande comissão que, aliás, a Igreja brasileira realiza de maneira apenas parcial..." Pr. Fernando da Silva

    "...Nenhum método de discipulado é tão eficaz quanto a própria vida do discipulador... por isso o discipulador precisar ser uma pessoa confiável" Pr. Josué Campanhã

    "...Tem gente que pensa que discipulado é só integração de novos convertidos, o que tira a pesperctiva de novos convertidos, o que tira a perspectiva dada por Cristo de formação da liderança, aperfeiçoamento do caráter, novos relacionamentos e desenvolvimento de habilidades ministeriais..." Pr. Josadak Lima

    "...o movimento do discipulado, embora tenha interseções com a EBD, não pode ser confundido com ela..." Bispo Nelson Luiz Campos

    Vamos debater?

    ______________________________ _________
    UMA CONVERSA FRANCA SOBRE DISCIPULADO:
    http://www.lideranca.org/cgi-bin/index. ... news&id=78


    › Veja Mais: Discipulado

  2. #2
    tienesjr está desconectado Avatar de tienesjr
    Data de Ingresso
    Jun 2004
    Localização
    São Paulo
    Posts
    42

    Apostilas Discipulado

    9 Apostilas sobre o Discipulado.
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX

  3. #3
    Luiz Batista está desconectado Avatar de Luiz Batista
    Membro Ativo
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Lavras
    Posts
    39
    A CPAD (Casa Publicadora das Assembléias de Deus) possui, em seu currículo de ED, duas revistas de discipulado (Discipulado 1 e Discipulado 2).
    Cada revista possui 13 lições básicas para novos convertidos.
    Temos utilizado este material em nossa igreja e tem sido uma bênção.
    Cada revista tem a duração de três meses.
    Ao término dos seis meses, o aluno recebe um certificado de conclusão e, teoricamente, está apto para o batismo em águas.
    Espero ter contribuído.
    www.cpad.com.br

  4. #4
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Discipulado cristão

    revistajovenseadultos31fazeidiscipuloseditorasocepz3ideiaskyriosonline.jpg
    13 ESTUDOS BIBLICOS SOBRE O DISCIPULADO CRISTAO
    Publicação da SOCEP - Sociedade Cristã Evangélica de Publicações:
    http://www.kyriosonline.com.br/Revis.../prod-1293284/

    LICAO 1 A Soberania de Deus
    LICAO 2 O Valor da Biblia -
    LICAO 3 Quem e Jesus?
    LICAO 4 O Pecado -
    LICAO 5 O Plano da Salvacao
    LICAO 6 Entregando os Fardos
    LICAO 7 Arrependimento
    LICAO 8 Discipulo de Jesus Cristo
    LICAO 9 O Discipulo Produtivo
    LICAO 10 O Espirito Santo: O Segredo do Poder
    LICAO 11 Onde Voce Passara a Eternidade?
    LICAO 12 Eu Preciso Fazer Parte da Igreja?
    LICAO 13 O Meu Batismo e Profissao de Fe.
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  5. #5
    Ruycker está desconectado Avatar de Ruycker
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Feb 2008
    Localização
    Rio Branco - AC
    Posts
    24

    Lições Discipulado

    Eu encontrei o link para o discipulado 1 e 2, espero que seja realmente isto que procura. Infelizmente não encontrei a versão do mestre. Eis os links:

    Discipulado 1 - http://www.ebdweb.com.br/licoes/licoesd.htm
    Discipulado 2 - http://www.ebdweb.com.br/licoes/licoesd2.htm

  6. #6
    Andre Galdino está desconectado Avatar de Andre Galdino
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    May 2009
    Posts
    4

    CULTO DO DISCIPULADO

    PAZ DO SENHOR JESUS.
    Estou trazendo esta sugestão pois em minha congregação é muito produtivo. Neste culto os novos convertidos tem a chance de aprender na prática como comportar-se nas diversas situações da liturgia dos cultos evangelicos independentemente de denomiações. Serão pessoas treinadas e que não passarão constrangimentos ao receber oportunidades em cultos, evangelismos, campanhas em ruas, visita a lares e etc.

    Organizamos o culto do discipulado do seguinte modo:

    1º - O Culto é realizado em um dos dias normais da congregação levando apenas o Título de culto do discipulado assim como tem o de Jovens, filho pródigo e etc;

    2º - O Culto é dirigido por dois professores da classe discipulado tendo como auxiliar do culto, para dar oportunidade a outros, um dos alunos do discipulado;

    3º - As oportunidades para fazer a leitura principal do culto, louvar, orações, trazer saudações bíblicas, testemunhos, apresentação de peças e coisas do tipo devem ser destinadas exclusivamente a pessoas novas convertidas anteriormente consultadas para que possam preparar-se para este momento;

    4º - Convida-se alguém com mais experiência para trazer o sermão Central do culto com temas pré-definidos e relacionados aos primeiros passos da vida cristã.

    É bom enfatizar que este culto é uma extenção da classe do discipilado e é essencial a participação de todos pois o ambiente será propício para ficarem à vontade sem a expectativa de que serão vaiados ou coisa do tipo que todo novo convertido pensa que vai acontecer ao ter oportunidades.

    Os dirigentes do culto tem a tarefa de auxiliar no modo ético e aceitável de compostura e saudações da parte do novo convertido naquele momento e isso com todo tato para não constrange-los.

    OBS.: É importante que este culto seja totalmente reservado a dar oportunidade para que os irmãos(ãs) aprendam expressar-se e percam o medo do público. Gradativamente haverá aperfeiçoamento e em breve voçê poderá escolher os mais desenvolvidos para um dia trazer o sermão Central do culto e assim eles vão adaptando-se a realidade da obra de Deus.

    Isso é o básico. Com certeza à medida que aplicarmos estes conceitos outros acréscimos liturgicos aparecerão então ficará ao critério de cada igreja enquadrar estas novidades sempre zelando pela ideologia principal que é "a familiarização e participação do novo crente no culto a Deus".

    Deus abençoe a todos!!!!

  7. #7
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Discipulado

    1.jpg
    Sinopse
    Esse conjunto de dezesseis lições visa mostrar como a pessoa começa a vida cristã e os primeiros passos no seu preparo para tornar-se membro da igreja. As lições são excelentes ferramentas para elucidar perguntas como:
    Posso ter certeza da minha salvação?
    Eu preciso mesmo ser batizado?
    Como é que eu faço para estudar a Bíblia ou me livrar das tentações?
    Tentação é pecado?


    Lições

    Lição 1 Titulo: Por que preciso conhecer a Jesus?
    Objetivo: aluno entenderá que é preciso realmente conhecer a Jesus
    Assuntos: Jesus, Coração, Pecado, Erro

    Lição 2 Titulo: Que significa receber a Jesus?
    Objetivo: Mostrar o significado e os passos para se receber Jesus
    Assuntos: Jesus, Arrependimento, Fé, Regeneração, Justificação

    Lição 3 Titulo: Como posso ter certeza da minha salvação?
    Objetivo: O aluno compreenderá o que significa estar realmente certo da salvação
    Assuntos: Salvação, Jesus, Espírito Santo

    Lição 4 Titulo: O que é a Bíblia?
    Objetivo: Ensinar sobre a Bíblia e o porquê do seu fascínio sobre as pessoas
    Assuntos: Bíblia, Antigo Testamento, Novo Testamento, Cartas Paulinas

    Lição 5 Titulo: Como estudar a Bíblia?
    Objetivo: O aluno aprenderá como estudar a Bíblia e as vantagens em fazê-lo
    Assuntos: Bíblia, Leitura da Bíblia, Pecado

    Lição 6 Titulo: Como conversar com Deus?
    Objetivo: O aluno entenderá o que é ter uma conversa com Deus e como fazê-lo
    Assuntos: Oração, Deus, Bíblia, Jesus, Espírito Santo

    Lição 7 Titulo: Como vencer as tentações?
    Objetivo: O aluno saberá que tentações existem, quem é o seu autor e como vencê-las
    Assuntos: Tentação, Satanás, Carne, Vitória

    Lição 8 Titulo: O que é a Igreja?
    Objetivo: O aluno aprenderá mais sobre a Igreja, seus diversos nomes e o Seu cabeça, que é Cristo
    Assuntos: Igreja, Domingo, Pastor, Noiva, Edifício, Rebanho

    Lição 9 Titulo: Qual é o meu lugar na Igreja local?
    Objetivo: O aluno entenderá que vale a pena ser membro da igreja e saberá qual deve ser sua participação nela
    Assuntos: Igreja, Membresia, Adoração, Contribuição, Evangelismo

    Lição 10 Titulo: Como praticar a comunhão cristã?
    Objetivo: O aluno aprenderá a praticar a comunhão cristã e o significado da expressão “uns aos outros”
    Assuntos: Igreja, Mutualidade, Comunhão, Oração, Perdão

    Lição 11 Titulo: Por que devo me batizar?
    Objetivo: O aluno entenderá o significado do batismo, por que fazê-lo e as bênçãos decorrentes desse ato
    Assuntos: Jesus, Batismo, Ordenança

    Lição 12 Titulo: O que é a ceia do Senhor?
    Objetivo: O aluno aprenderá o significado do pão e do vinho, dentro da Ceia do Senhor
    Assuntos: Jesus, Ceia do Senhor, Pão, Vinho

    Lição 13 Titulo: Como viver minha nova vida?
    Objetivo: O aluno saberá o que fazer, e o que não fazer, para viver uma nova vida.
    Assuntos: Vida Nova, Mente, Corpo, Língua

    Lição 14 Titulo: Como melhor usar os três “T”s?
    Objetivo: O aluno entenderá o que é ser um mordomo de Deus e como Lhe prestar contas de tudo
    Assuntos: Vida Cristã, Talento, Tempo,Tesouro

    Lição 15 Titulo: Como compartilhar a minha fé?
    Objetivo: O aluno saberá como compartilhar a sua fé e dar um bom testemunho de Cristo
    Assuntos: Vida Nova, Fé, Mutualidade, Testemunho

    Lição 16 Titulo: Como construir minha vida cristã?
    Objetivo: O aluno aprenderá como construir sua vida cristã, alicerçado na Palavra de Deus
    Assuntos: Vida Cristã, Fé, Construção, Terreno, Casa

    Compre aqui:
    http://www.editoracristaevangelica.c...os+convertidos
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  8. #8
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Discipulado

    NOV2P.jpg
    Sinopse

    Com a primeira revista da Série Novos Convertidos, você deu os primeiros passos na vida cristã. Aprendeu que precisa receber a Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador. Também conheceu quais são as doutrinas essenciais da fé evangélica para poder criar raízes em Cristo e na igreja. Agora, o tema principal é o crescimento espiritual.

    Crescimento e Vida.
    São cinco lições que trabalham o "homem interior". Começamos mostrando o convite da Bíblia não apenas para o leite, mas para avançar por meio do alimento sólido; passamos pelos fatores que impedem o crescimento (baseados em 1Pe 2:1) e terminamos com o estudo de cada bem-aventurança ensinada por Jesus em Mateus 5:3-12.

    Crescimento e Serviço.
    Crescer para quê? Para trabalhar na obra do Senhor. Assim, é necessário saber onde Deus quer que você O sirva, qual é o seu dom e alguns cuidados a serem tomados no uso deste, e como descobrir a vontade de Deus para a sua vida.

    Crescimento e Doutrina.
    É através da "sã doutrina" que crescemos para a maturidade na fé. Millard Erickson, professor de teologia, escreveu: "Quer estejamos conscientes quer não, as doutrinas que adotamos afetarão nossas atitudes, nossa perspectiva de vida, a maneira pela qual tratamos as outras pessoas e a maneira pela qual reagimos a Deus. É correto entender que, pelo menos em parte, o tipo de pessoa e de cristão que somos e vamos nos tornar nos próximos anos é a conseqüência de nossas crenças doutrinárias."
    Selecionamos algumas doutrinas sobre Deus, Cristo, Espírito Santo, e vida futura.


    Lições

    Lição 1 Titulo: Crescer é um imperativo de Deus
    Lição 2 Titulo: Leite ou alimento sólido?
    Lição 3 Titulo: Cinco atitudes que impedem o crescimento
    Lição 4 Titulo: Crescendo no caráter (1)
    Lição 5 Titulo: Crescendo no caréter (2)
    Lição 6 Titulo: Relacionamentos saudáveis
    Lição 7 Titulo: Serviço cristão: um chamado para todos
    Lição 8 Titulo: Onde Deus me quer?
    Lição 9 Titulo: Qual é o meu dom?
    Lição 10 Titulo: Cuidados no serviço cristão
    Lição 11 Titulo: Como descobrir a vontade de Deus
    Lição 12 Titulo: Quem é Deus?
    Lição 13 Titulo: O conhecimento de Deus
    Lição 14 Titulo: Os sete "Eu sou" de Cristo
    Lição 15 Titulo: O Espírito Santo na vida do crente
    Lição 16 Titulo: A vida futura

    Compre aqui:
    http://www.editoracristaevangelica.c...os+convertidos
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  9. #9
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Discipulado

    3125-manual-integracao-convertido.jpg
    Manual de Integração do Novo ConvertidoMarli Doreto
    Repleto de dicas e formas de organização, este é um manual que ensina teoria e prática. Orienta desde o que é integração de um novo convertido até a sua total incorporação em sua igreja. Ao final de cada capítulo o livro traz uma verificação de aprendizagem

    Codigo: cp2521
    Editora: CPAD
    Número de páginas:251
    Peso: 0,31
    Dimensões: 14x21

    http://www.livrariasfamiliacrista.co...onvertido.html
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  10. #10
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Discipulado

    Manual do Discipulador Cristão
    Cyro Mello
    Esse manual convida todo discípulo do Senhor a reavaliar seu posicionamento quanto ao discipulado bíblico, ou seja, a responsabilidade de ser e fazer discípulos. Útil para o novo discípulo, estimulando-o a proclamar a Cristo; também para o crente maduro, ao reacender no seu coração a chama de ganhar almas. Indicado também para o líder que quer encontrar subsídios nesta importante área.

    Codigo: cp0153
    Editora: CPAD
    ISBN: 85-263-0518-2
    Número de páginas:144
    Peso: 0,2
    Dimensões: 14x21

    http://pt.slideshare.net/chrislepel/manual-discipulador
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  11. #11
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Discipulado

    1.jpg
    A Editora Central Gospel, dando mais um passo para atender à Escola Dominical, tem lançado as revistas nº 1 e nº 2 Primeiros passos na Fé para uso das classes de novos convertidos. Elas deverão ser usadas num período de seis meses, ou seja, em dois trimestres cada revista.

    Após esse período, o aluno deverá estar apto ao batismo, tornando-se, assim, membro do Corpo de Cristo, que é a Igreja, com conhecimento necessário para se ingressar em uma das classes de discipulado mais avançada.

    Quanto às revistas Primeiros Passos na Fé, elas continuarão servindo às novas classes que serão formadas pelos que forem se convertendo à fé cristã. Estes iniciarão o discipulado da mesma forma que os alunos anteriores.

    Título das lições:

    1. Vencendo o pecado
    2. O arrependimento
    3. O novo nascimento
    4. Alianças de Deus com o homem
    5. Conhecendo melhor a Jesus
    6. Conhecendo a Bíblia 1 – O livro de Deus
    7. Conhecendo a Bíblia 2 – A estrutura da Bíblia
    8. Aprendendo a perdoar
    9. Mantendo um bom relacionamento
    10. A fé e as obras
    11. Louvor e adoração
    12. Domínio sobre a tentação
    13. Obedecer para ser feliz

    http://editoracentralgospel.com/_gut...pto=6&cat=5566
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  12. #12
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Discipulado

    A Editora Cultura Cristã oferece 20 títulos dentro do tema.
    Acesse o link:

    https://editoraculturacrista.com.br/...rm=Discipulado
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  13. #13

    Re: Discipulado

    LIVRO IMPORTANTE E GRATUITO
    Ide e Fazei Aprendizes - E-book gratuito

    Vogel é um dos mais experientes líderes cristãos da Inglaterra e tem sido conselheiro de alguns dos nomes mais conhecidos nos últimos anos. Seu livro clássico sobre liderança é muito importante para aqueles na posição de liderança ou para aqueles que aspiram tal posição.

    CLIQUE AQUI PARA LER E BAIXAR DE GRAÇA: http://www.dci.org.uk/zipped/aprendizes.pdf

    FONTE: DCI - http://www.dci.org.uk/portugues/p-jornal.htm

    ENCONTREI A INDICAÇÃO NESTE SITE: http://arsenaldocrente.blogspot.com/

  14. #14
    ARTIGO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO DISCIPULADO PARA O CRESCIMENTO DA IGREJA

    "Introdução

    Uma das razões que nos estimula a escrever sobre o tema escolhido, é a crise por que passa a Igreja Evangélica Brasileira em seu âmbito eclesiástico, denominacional e geográfico com respeito a sua Missão.

    Ao decorrer de meus anos de ministério pastoral e atualmente como professor e diretor de uma escola de treinamento missionário, sou levado a pensar que o momento da igreja brasileira em sua geração é por demais delicado. Isso porque, vemos as igrejas locais procurando ansiosamente meios de crescimento numérico, muitas delas, sinceramente, buscando cumprir o mandato de Nosso Senhor Jesus Cristo, mas que em sua caminhada, tem abandonado princípios inegociáveis da Escritura Sagrada, resultando em uma situação de "stress" espiritual para a comunidade, a diluição da fé e o enfraquecimento qualitativo e orgânico dos crentes".
    ...... continua no anexo!
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX

  15. #15
    Natalino das Neves está desconectado Avatar de Natalino das Neves
    Data de Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    Curitiba-PR
    Posts
    246

    Re: Discipulado








  16. #16

    Re: Discipulado

    Deus os abençoe pelo rico material é de grande valia.

  17. #17
    Natalino das Neves está desconectado Avatar de Natalino das Neves
    Data de Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    Curitiba-PR
    Posts
    246

    Re: Discipulado





    PARA BAIXAR O ARQUIVO DE SLIDES DOS COMENTÁRIOS ACIMA CLIQUE NO LINK ABAIXO:

    http://pt.slideshare.net/natalinonev...de-crescimento

  18. #18
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Discipulado

    DISCIPULADO BÍBLICO
    Image2.jpg

    "O discipulado constitui-se na ação mais eficaz para a transformação de vidas com base nos ensinamentos propostos por Jesus Cristo.
    Contudo, poucas igrejas atendem a esse chamado de forma efetiva, enquanto outras enfrentam grandes dificuldades de orientação em virtude da falta de um material que as auxilie a dar passos firmes e bem direcionados.

    Este livro se propõe a abordar com profundidade o tema do discipulado, mantendo sempre sua atenção em textos bíblicos.
    Como o discipulado não deve ser apenas compreendido, mas vivenciado, o texto também se propõe a fornecer orientações práticas abrangentes no intuito de provocar o leitor a confiar nos ensinamentos bíblicos para discipular outros, conforme Jesus ordenou (Mt 28:19)."


    Compre aqui: http://www.editoracrista.info/#!prod...1-3326ee271c09
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  19. #19

    Re: Discipulado

    Muito bom os materiais, Deus abençoe sempre.

  20. #20
    Henriquelhas está desconectado Avatar de Henriquelhas
    EBD NA TV - Pr. Henrique
    Data de Ingresso
    Jul 2007
    Localização
    Americana, SP
    Posts
    799
    Ev. Luiz Henrique de Almeida Silva, Imperatriz - MA- EBD NA TV, estudos, questionários e vídeos sobre Lições da CPAD. Comentários também nos sites ebdweb (RN), portalebd (SP), sovitoria(EUA), idbpa(GO), Cristãobook, União de Blogueiros Evangélicos, TVmissionaria, Netlog, Hidden Content , Hidden Content .
    Hidden Content


+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico
Página 1 de 2 12 Último

Resposta Rápida Resposta Rápida

O que se estuda na EBD?

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •