Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Lição 3 - O Deus Bondoso

  1. #1
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Lição 3 - O Deus Bondoso

    Para ajudar as profs. que ainda não receberam a nova revista, estamos postando aqui a lição do Mestre.


    › Veja Mais: Lição 3 - O Deus Bondoso
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  2. #2
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Lição 3 - O Deus Bondoso

    z - Lição 3.jpg
    ---------------------------
    Queridas Tias,
    Este é um assunto delicado, pois a partir de um erro de Sara [gerar um herdeiro de Abraão com Agar], agora uma criança iria morrer [Ismael].
    A lição mostra que apesar dos erros humanos, Deus está sempre no controle e demonstra seu amor enviando o livramento.

    *VERSÍCULO CHAVE*
    Eu achei o versículo IMENSO para essa lição, por isso, resolvei abreviar e usar apenas parte dele no cartaz e no cartão das crianças.
    Para a memorização vamos imprimir [em papel duro] cartões com desenho de um poço com as palavras do versículo [está no kit].
    Recortar e esconder pela sala, de forma que as crianças não consigam ver ao chegar na sala de aula.

    Escreva o versículo no quadro.
    Vá apagando as palavrinhas e as crianças repetindo.
    Depois de tudo apagado, aí vc avisa que tem cartões com as palavras espalhados pela sala.
    Ao dizer as crianças podem procurar os cartões.
    Conforme forem encontrando elas se colocam de pé com seus cartões [cada criança só pode pegar 1 cartão]e, uma ajudando a outra, elas vão ficar lado a lado, na ordem das palavras do versículo.
    Vai ser divertido!!

    *CONTAÇÃO DA HISTÓRIA BÍBLICA*
    No kit tem a história "DEUS OUVIU A VOZ DO MENINO" um texto lindamente escrito que vc pode estudar e daquela forma apresentar a história. Pode encerrar com um momento de oração onde cada aluno pode falar ao Senhor sobre suas necessidades, pois ele sabe que DEUS OUVE A VOZ DAS CRIANÇAS.

    Crie uma caixa de areia para a história, já que ela se passa no deserto.
    Imprimir e montar um poço de papel - ou, vc mesma pode criar um poço de objetos da sua casa.
    Imprimir, pintar e recortar a palmeira e o desenho de Agar e Ismael.
    Pode colar essas figuras em rolinhos de papel e usar sobre a caixa de areia.
    Confeccione um lindo anjo para usar na história.
    Aqui no Portal ensina como fazer:
    http://www.escoladominical.net/showt...php?1394-Anjos

    Não leve a caixa com todos os elementos.. não!
    Leve só com a areia... e, a medida que for contando a história, acrescente cada um dos elementos que darão vida à sua narrativa.


    Ao lado da caixa coloque uma garrafa de água de 1 litro e um pão tipo bisnaga enrolado em um pano de prato.
    Na hora de citar que Abraão deu água e pão para Agar levar na sua caminhada, então vc pega e mostra esses elementos reais.
    Se vc tiver um cantil, será melhor ainda.... senão tiver, não tem problema... use a garrafa de água, ou moringa.


    ATIVIDADES DE FIXAÇÃO
    No Kit tem os pergaminhos que a revista sugere. Imprimir e deixar que os alunos recortem em volta.
    Tem também uma folha com caça-palavra.
    Se vc tiver tempo livre para mais atividades, pode baixar aqui do Portal:
    http://www.escoladominical.net/showt...-filho-de-Agar

    Nosso Deus é maravilhoso, nos enche de oportunidades para vivermos dentro do Plano que Ele preparou para a nossa vida.
    Todos os dias devemos ser gratos a Ele por seu cuidado e amor.

    Espero que sua aula seja muito abençoada!
    Tire foto dos seus recursos e publique aqui pra gente ver.
    No Portal ensina como anexar imagens:
    http://www.escoladominical.net/showt...no-Novo-Portal

    Deus te abençoe e até a próxima semana!!!

    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  3. #3
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Thumbs up Planejamento Horário da Aula

    1a.jpg
    Use um Programa Para que o Ensino Seja Proveitoso
    fonte: Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças

    Seguem-se idéias para atividades que podem ser usadas na aula. Períodos de tempos foram também sugeridos para cada atividade para ajudar você a fazer aproximações.

    A. Boas Vindas (2-3 minutos)
    Faça a criança sentir-se importante, apresentando qualquer criança que tenha comparecido pela primeira vez. Se muitas das crianças forem visitantes, você talvez deva propor uma brincadeira de apresentação.

    B.Cânticos (10 minutos)
    Um tempo especial pode ser reservado para cantar, ou os cânticos podem ser usados durante a aula em vez de cantá-los todos em uma só parte do programa. Se estiver ensinando um cântivo novo, talvez tenha de limitar os outros para apenas um ou dois. Veja:
    - "Ponha um Cântico nos Corações Deles", p.709

    C. Momento de Oração (3-5 minutos)
    Deixe as crianças compartilharem agradecimentos e pedidos de oração. Use esse tempo para ensiná-los a orar, dando você mesmo o exemplo e encorajando-as a orar também. Em certas semanas você pode ensinar um princípio sobre oração. Veja:
    - "Os Discípulos Aprendem a Orar", p. 1218;
    - "Oração por meio da Mão", p. 1421
    - pegue esse material no Tópico Oração: aqui:- http://www.escoladominical.net/showt...an%E7as-a-Orar

    D. Versículo para Memorizar (7-10 minutos)
    Use um versículo que reforce a verdade relacionada à criança em sua lição bíblica. Este é também um bom momento para recapitular os versículos ensinados nas semanas anteriores. Veja:
    - "Ensinando as Crianças a Memorizar Versículo", p.694
    - Visite o Tópico sobre Memorização de Versículos aqui:
    http://www.escoladominical.net/showt...e-Vers%EDculos

    E. Lição Bíblica (12-15 minutos)
    Não deixe de enfocar claramente a verdade relacionada à criança. Depois, planeje o restante da aula em volta de um tema que se associe bem a esta verdade. Veja:
    - "Preparando a Lição Bíblica", p. 1074;
    - "Apresentando a Lição Bíblica", p.1088;
    examine também os esboços da lição bíblica intercalados em toda esta Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças, e veja "Como Usar o Esboço da Lição", p.1090

    F. Apelo e Desafio (2-3 minutos)
    Termine a lição bíblica desafiando as crianças salvas a agir e as não salvas a receber Cristo. Dê tempo para o aconselhamento de crianças durante a aula ou planeje um período depois dela. Veja:
    - "Aconselhamento a Criança Salva", p. 1066,
    - "Fazendo o Apelo para a Criança Não Salva", p. 1059,
    - "Aconselhando a Criança não Salva para a Salvação", p.1062;
    - "Como Usar o Livro Sem Palavras", no início da Bíblia.
    - -

    G. Atividade de Desafio (2-5 minutos)
    Reforce o ensino da lição bíblica usando uma atividade que se relacione com a verdade da lição para a vida da criança.
    Veja atividades mencionadas no final dos vários esboços em toda a Bíblia.

    H. Recapitulação (10 minutos)
    Associe as perguntas da recapitulação com o tema da aula. Escolha perguntas sobre a lição bíblica, versiculo para memorizar, ou verdades nos cânticos que queria reforçar. Veja:
    - Meios Criativos de Recapitulação", p. 718

    I. Missões (5-10 minutos)
    Não deixe de alertar as crianças para a importância das Missões.

    J. Final e Anúncios (2-3 minutos)
    Cada sessão deve ter uma conclusão satisfatória. Lembre as crianças de recapitularem o versículo para memorizar durante a semana. Entregue qualquer trabalho para levar para casa. Reforce o tema ensinado, repetindo a verdade relacionada à criança. Termine com oração. Despeça os alunos, lembrando a eles de algo interessante que vai acontecer na semana seguinte - algo que não desejarão perder.

    Cada minuto da sua aula é uma oportunidade para tocar a vida das crianças e satisfazer as suas necessidades espirituais de Salvação e discipulado (Provérbios 22.6). Seja um professor sábio. Faça que essa hora de treinamento semanal seja aproveitada ao máximo, para que as crianças tenham mais sucesso em sua vida nas outras horas da semana.
    ______________________________ ______________________________ ___
    fonte: Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  4. #4
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Organizando o tempo em sala de aula

    Complementando o post anterior, deixo aqui algumas sugestões que vc poderá adotar para aumentar o seu tempo em sala de aula com seus alunos!

    1- Leve para a sala um TIMER e programe o tempo de duração para cada atividade.
    Isso trará ordem e ajudará vc e seus alunos a terem disciplina para realizar as tarefas.
    timer.jpg

    2- Coloque um relógio bem grande que fique na parede à sua frente.

    3- Converse com o Superintendente, mostre a ele o seu programa de aula e explique que precisa de mais tempo com seus alunos. Peça autorização para seus alunos irem direto para a sala de aula.
    Vc pode criar uma 'premiação' para a pontualidade e para os que chegam primeiro.
    Reverta isso em contagem de pontos extras no seu PLANO DE FREQUÊNCIA.
    Seus alunos vão responder animados!!

    Lembre-se de chegar na igreja com um mínimo de 30 minutos de antecedência para que seus alunos, ao chegarem em sala de aula, encontrem tudo organizado, um corinho tocando baixinho ao fundo no seu CD player e aquele ambiente alegre e bonito para o estudo da Palavra.

    Deus te abençoe,
    Sandra
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  5. #5
    Elda.Lino está desconectado Avatar de Elda.Lino
    Data de Ingresso
    Jan 2013
    Localização
    Porto Velho
    Posts
    37

    Re: Lição 3 - O Deus Bondoso

    EldaLino.jpg
    Sandra, minha manhã hoje na EBD!
    Estamos ainda na lição 3!
    As crianças estão gostando muito da nova revista! Estão no maior entusiasmo para fazer as tarefas!
    Estou usando as sacolinhas e marcando os pontos com adesivos de estrelas. A minha sobrinha Débora não quer perder uma estrelinha...! rsrs

  6. #6
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Lição 3 - O Deus Bondoso

    Elda.Lino,
    Que gostoso ver seus alunos felizes, aprendendo mais de Jesus.
    Que gostoso saber que as crianças estão entusiasmadas com as aulas!
    Trabalhar com crianças na EBD é o melhor trabalho que existe!!
    Bjs... parabéns pela sua dedicação, maninha!!


    Citação Postado originalmente por Elda.Lino Ver Post
    Sandra, minha manhã hoje na EBD!
    Estamos ainda na lição 3!
    As crianças estão gostando muito da nova revista! Estão no maior entusiasmo para fazer as tarefas!
    Estou usando as sacolinhas e marcando os pontos com adesivos de estrelas. A minha sobrinha Débora não quer perder uma estrelinha...! rsrs
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  7. #7
    PriGreice5 está desconectado Avatar de PriGreice5
    Data de Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Cubatão/SP
    Posts
    17

    Re: Lição 3 - O Deus Bondoso

    A Paz,
    Eu gostei muito da história de Agar que a irmã Sandra colocou no kit. Dei a aula apresentando da forma como estava naquela história. Foi muito bom. Também levei uma moringa e umas bisnaguinhas (pão), também levei uma caixa de areia e os fantoches que estavam postados no kit. E comecei falando da água, da comida, da sede e da fome e parecia brincadeira, todos ficaram com sede...rsrs
    Então, comecei a contar a história e distribuir copinhos com água para os alunos e, também o pão. E já deixei uma garrafa de água separada para encher a moringa novamente, na hora do milagre.
    E assim, fui contando a história. Foi uma bênção!!!
    Três crianças visitantes receberam Jesus como seu Senhor e Salvador.
    Segue fotos abaixo:
    image (1).jpgimage (4).jpg
    image (3).jpgimage (5).jpg

  8. #8
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Lição 3 - O Deus Bondoso

    Que aula mais linda essa, Pri!!
    E que bênção maravilhosa saber que houve conversão de crianças na sua aula!!
    Deus é muito bom e continua salvando crianças, mudando vidas.
    Parabéns pela dedicação, querida!!

    Ah... me permita uma observação sobre a arrumação das cadeiras, querida Pri.
    Seria bacana colocar as carteiras em semi-círculo, para as crianças se verem umas as outras.
    Image1.jpg
    Vc fica no centro, assim vc pode olhar todas as crianças nos olhos.
    E também tira um pouco daquele ar de escola secular da nossa EBD, não é mesmo?

    Deus te abençoe imensamente!!


    Citação Postado originalmente por PriGreice5 Ver Post
    A Paz,
    Eu gostei muito da história de Agar que a irmã Sandra colocou no kit.
    Dei a aula apresentando da forma como estava naquela história. Foi muito bom. ........
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21



+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

O que se estuda na EBD?

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •