Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Lição 2 - O Primeiro Homem

  1. #1

    Lição 2 - O Primeiro Homem

    Boa tarde a todos!
    Gostaria de deixar minha contribuição em forma de alguns “kits” que estou montando para as aulas dos Primários, de acordo com a nova revista da CPAD. Faço comentários e planejo a aula pensando, especificamente, na minha turma. Desse modo, é possível que você adapte as ideias de acordo com a sua turma e o tempo disponível para a aula. Não prometo postar kits de todas as lições, devido ao tempo resumido que tenho, mas farei o máximo para contribuir da forma que puder. Espero que ajude. Deus abençoe a todos!

    Título da lição: O primeiro homem
    Memória em ação: “Assim Deus criou os seres humanos; ele os criou parecidos com Deus [...]” (Gênesis 1.27)
    Texto bíblico: Gênesis 1.26-28
    Objetivo: Que o aluno compreenda que Deus o criou à sua imagem e semelhança

    Nossa Rotina e Atividades

    1) Oração inicial: convidar alguma criança
    2) Bate papo: momento em que os professores perguntam às crianças como foi a semana delas.
    3) Cânticos: Sugiro que o cântico principal seja este:


    As crianças podem escolher outros, a depender do tempo disponível.

    4)Marcação da frequência e pontuação/oferta: estamos utilizando o plano de frequência da revista e fizemos um quadro para a pontuação extra, usando um modelo que pegamos aqui no portal (depois posto as fotos de como ficou).

    5)Título da lição e Memória em ação:
    Momento em que ensaiamos o título da lição e o memória em ação, pois todas as salas têm a oportunidade de fazer uma apresentação do que estudaram para toda a igreja.
    Brincadeira para fixação do memória em ação – segue em anexo. Foi retirada do livro “Brincadeiras Lúdicas para o aprendizado bíblico.” Adquiri esse material recentemente e recomendo! Muito bom!

    6)História Bíblica:
    Confesso que raramente uso os visuais do Kit da CPAD. Em geral, procuro confeccionar visuais mais chamativos em E.V.A, cartolina, faço cenários, maquetes, fantoches com materiais recicláveis e etc. Chama muito mais a atenção das crianças!
    Para essa aula, confeccionarei esses visuais (sobre toda a criação.
    Foto1_visual-tile_ed.jpg
    Recursos visuais confeccionados para a aula 2.
    O círculos vc baixa aqui mesmo do Portal, post #21
    http://www.escoladominical.net/showt...ull=1#post4130

    No caso, revisarei a aula 1 e, em seguida, enfocarei a aula 2) em E.V.A (peguei os visuais aqui no portal mesmo).
    Ao final, da história, sempre peço para os alunos recontarem a narrativa e dou a liberdade para que eles usem os visuais ou recursos que preparei. É um momento de muita alegria! Eles se sentem importantes e, isso acaba ajudando na fixação das verdades bíblicas no coração deles.

    Atividades e brincadeiras: Eles farão a atividade da lição.
    Nesse domingo, não levarei brincadeiras, pois teremos uma outra atividade e o tempo não nos permite fazer tudo.

    7)Livro da Vida:
    Esta é uma técnica de um Pedagogo chamado Celéstin Freinet. Essa técnica consiste na construção gradativa de um livro sobre determinado assunto. Os alunos tem a liberdade de fazer registros no livro, sejam eles textos, desenhos, colagens, etc. sobre o assunto estudado.
    Dessa forma, nós confeccionamos um livro gigante (depois posto a foto) em que os alunos decoraram a capa e, a cada domingo, eles fazem o registro de algo que pesquisaram sobre a história e/ou do que mais chamou a atenção deles na aula.
    Para esse domingo, vou enfocar a diversidade da criação de Deus, também, na espécie humana.
    Levarei várias revistas e pedirei que os alunos recortem figuras de pessoas diferentes (brancas, negras, altas, magras...etc) para colocarmos no livro.
    Ao mesmo, tempo conversarei com eles que, apesar, das nossas diferenças, somos a maior criação de Deus e fomos feitos à sua imagem e semelhança. Por isso, devemos nos amar e amar o nosso próximo.

    8)Encerramento:
    Ensaio do título da lição e memória em ação.
    Oração final.
    Saída para o templo.


    › Veja Mais: Lição 2 - O Primeiro Homem
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX

  2. #2
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Lição 2 - O primeiro homem

    Obrigada por compartilhar, Profa. Vanessa!
    Será excelente se vc puder postar as fotos mostrando os materiais citados no seu post!!

    Lembrando que no Portal, no Tópico Adão e Eva existem muitas atividades e sugestões para esse tema, pesquisem:
    ==>
    http://www.escoladominical.net/forum...igo-Testamento
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  3. #3

    Re: Lição 2 - O primeiro homem

    Citação Postado originalmente por SandraMac Ver Post
    Obrigada por compartilhar, Profa. Vanessa!
    Será excelente se vc puder postar as fotos mostrando os materiais citados no seu post!!

    Lembrando que no Portal, no Tópico Adão e Eva existem muitas atividades e sugestões para esse tema, pesquisem:
    ==>
    http://www.escoladominical.net/forum...igo-Testamento
    Será um enorme prazer oferecer minha humilde contribuição nesse Portal que tanto tem abençoado meu Ministério com Crianças.
    Com certeza, postarei as fotos do Plano de frequência e do Livro da Vida. Acredito que amanhã mesmo elas estarão aqui.
    Espero que os demais participantes que se interessarem pelo material, consigam baixar os anexos.
    Abçs

  4. #4

    Re: Lição 2 - O primeiro homem

    Como Deus é maravilhoso! passando pra agradecer a tia Vanessa, estava triste pois nao teríamos kits primários, porém
    com sua contribuiçao teremos nossos kits. Ebaaa obrigadaaaa!!!!

  5. #5

    Re: Lição 2 - O primeiro homem

    Citação Postado originalmente por LaisaAnicol Ver Post
    Como Deus é maravilhoso! passando pra agradecer a tia Vanessa, estava triste pois nao teríamos kits primários, porém
    com sua contribuiçao teremos nossos kits. Ebaaa obrigadaaaa!!!!
    Fico feliz em ter ajudado, minha linda!
    Se Deus permitir, será o primeiro de muitos.
    Conto com a ajuda de vcs, também, para fazermos as aulas para os nossos pequenos cada vez melhores.
    Que Deus abençoe!!!

  6. #6

    Re: Lição 2 - O Primeiro Homem

    Parabéns pela contribuição e obrigada!
    Graça

  7. #7
    Lídia Franco está desconectado Avatar de Lídia Franco
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Apr 2014
    Posts
    1

    Re: Lição 2 - O Primeiro Homem

    Sandra, tem como você postar a lição 3, e se tiver a revista escaneada seria ótimo.

  8. #8
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Lição 2 - O Primeiro Homem

    Oi, Lídia!
    Infelizmente eu não comprei a revista dos Primários...



    Citação Postado originalmente por Lídia Franco Ver Post
    Sandra, tem como você postar a lição 3, e se tiver a revista escaneada seria ótimo.
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  9. #9

    Re: Lição 2 - O Primeiro Homem

    Ola! Tia Vanessa, utilizei sua sugestão dos visuais de forma diferente, imprimi em tamanhos menores e confeccionei um livro com o titulo: A criação, porque não tenho espaço para deixa-los expostos foi muito gratificante. Obrigada, que Deus continue em sua vida!

  10. #10
    MartaAraújo está desconectado Avatar de MartaAraújo
    Data de Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Boa Vista - Roraima
    Posts
    10

    Re: Lição 2 - O Primeiro Homem

    boa tarde sandra quando chegarar as revistas do 2 bimestre?

  11. #11
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Lição 2 - O Primeiro Homem

    Oi, Marta!
    A nova revista do 2º Trimestre já está à venda lá na editora da CPAD, veja:
    ==>
    http://www.cpad.com.br/escola-dominical/cpad

    Citação Postado originalmente por MartaAraújo Ver Post
    boa tarde sandra quando chegarar as revistas do 2 bimestre?
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21



+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

O que se estuda na EBD?

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •