Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico
Página 1 de 3 123 Último

Tópico: Culto infantil

  1. #1

    Culto infantil

    O CULTINHO PARA AS CRIANÇAS

    Lídia Souza


    I. O Que é?
    É um programa de treinamento para alcançar as crianças no seu nível com o Evangelho.


    II. Qual é o Propósito?
    A. Para alcançar as crianças.
    – Nível de entendimento.
    – Oportunidade de participar na adoração.

    B. Para ensinar as crianças.
    – A crer e obedecer a Palavra de Deus.
    – A respeitar a Casa de Deus.
    – A adorar.

    C. Para ganhar as crianças.
    – Para Cristo.
    – Para a Igreja.
    – Para o serviço.

    O cultinho não é para aliviar o problema de falta de espaço no auditório da Igreja, nem para “enrolar” as crianças durante a pregação.
    Este tempo não é para ser gasto. É para ser aproveitado!!

    III. Quando Realizar
    A. Fica a critério da Igreja. O comum é cada vez que se tem uma mensagem “longa” no templo.
    B. As crianças podem fazer parte da abertura (louvor) e saírem só na hora da pregação.


    IV. Idade dos Participantes

    Vários tipos de divisões:
    – de berçário à maternal;
    – até principiantes;
    – até 6 ou 7 anos;
    – até 10 anos (cultão).

    Na Igreja, trabalhamos atualmente com quatro divisões:

    – berçário
    – maternal (2,3 anos)
    – até 6 anos (não sabem ler) no “cultinho”
    – de 7 a 10 anos no “cultão”.

    Isto tem ajudado em muito com:

    * a assimilação por parte deles;
    * divisão das histórias adequadas;
    * professores apropriados;
    * mais disciplina e atividades compatíveis com cada idade.

    V. O Que Fazer no Cultinho

    Tem que distribuir o tempo com:
    * cânticos
    * oração
    * história (apelo)
    * memorização de versículo
    * trabalho manual
    * brincadeira
    * banheiro
    * lanche: pode ter sempre para maternal e ocasionalmente para cultinho * cultão.

    Obs.: Não tem que fazer todas as coisas no mesmo dia.

    “A ordem dos fatores não altera o produto” (depende do ânimo dos alunos, da complexidade do trabalho manual ou até do método escolhido para apresentação da história).


    VI. Tipos de Histórias para o Cultinho
    Podem ser seriadas ou avulsas:
    A. Bíblicas
    B. Não Bíblicas
    C. Missionárias

    VII. Escala de Professores
    A. Maternal – não variar muito – dois a cada mês ou bimestre.
    B. Cultinho – rodízio de dois – um conta a história, o outro ajuda (disciplina, banheiro, lanche, etc).
    C. Cultão – um professor capaz.


    VIII. Sugestões

    – Trabalhos manuais variados:
    § Desenhos relacionados com a história para pintar.
    § Coquetel bíblico (caça-palavras, palavras cruzadas, labirinto, etc).
    § Confeccionar cartões para datas como: Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal, etc).
    § Colagens, montagens, etc. (porta-treco, porta-retrato, etc).
    – Dramatização da história.
    – Projetos missionários / outras campanhas.

    Brincadeiras Bíblicas e não Bíblicas:

    a) “Batata Quente” – para falar partes do corpo, versículos, etc.
    b) Jogo do Dado – (nomes bíblicos, CEP [Cidade, Estado, País], versículos, etc).
    c) Espada ao ar – fala um versículo e o primeiro a achar ganha.
    d) “Forca” – (com nomes bíblicos).
    e) Perguntas Bíblicas – (Competição meninos versus meninas ou grupos).


    › Veja Mais: Culto infantil

  2. #2
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.143

    Re: Culto infantil

    No anexo, 4 páginas de texto da Prf. Marfiza (Iza) Vilanova Shoji, durante o 26º Congresso de Professores e Superintendentes de EBD promovido pela Editora Cristã Evangélica.

    Introdução
    Você já parou para pensar o que vem a ser Culto Infantil? Para respondermos a essa questão, primeiramente precisamos pensar no significado da palavra "culto". ... continue lendo no arquivo anexo.
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX

  3. #3

    Culto Infantil

    Amado Pastor
    Grca e paz

    Parabens pela visao do seu ministerio com as criancas.

    A minha unica ressalva e que se o tema for bem distribuido e trabalhado, creio nao haver necessidade de trabalhos manuais com as criancas. Como o Culto Infantil e adoracao, deve ter a participacao direta da crianca, antes do culto e durante o culto.

    Dentro do tempo estabelecido, a crianca sera recepcionada, entrara no periodo de oracao e gratidao, muito louvor (incutir musicas alegres com verdades espirituais) oracao pelas familias, momento da historia biblica, moral ou missionaria (versiculo), revisao, lanche (se tiver) e oracao de gratidao pelo dia e outros e encerramento. Com certeza atingiremos aproximadamente 1 hora ou mais.

    Nao aprecio muito trabalhos manuais dentro do Culto Infantil. Essas atividades devem ser exploradas na EBDI.

    Um abraco

    Ivaldira

  4. #4
    EstrelaVix está desconectado Avatar de EstrelaVix
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Mar 2005
    Localização
    Vila Velha/ES
    Posts
    16

    CULTO INFANTIL x Cultinho

    Saudações Cristãs!

    Interessante as colocações acima, mas, discordo em dois pontos:

    1º - com respeito à programação sugerida: concordo em gênero, número e grau com tudo o que a irmã Ivaldira comentou. Creio que a intenção de um "Cultinho" é fazer um "Culto" adequado à faixa etária das crianças envolvidas, e, o que fazemos num culto? Adoramos ao Senhor, através da oração, louvor e palavra. Creio que este molde não deveria ser mudado, e sim adequado às crianças, para que elas entendam que foram à igreja para "adorar" ao Senhor, e não para ficar "entretidos" enquanto os pais servem a Deus. É bom desde pequeno ensiná-los a adoração, para que ao crescerem, já entendam o propósito de sua ida aos cultos.

    2° - Diz respeito à faixa etária: Entendo que a partir do momento que a criança está alfabetizada, ela pode participar dos cultos, junto com os adultos. Ela já sabe se comportar na igreja, e já pode começar a entender a palavra de Deus. Então, acho que no "cultinho" deveriam ficar apenas as crianças de 07 anos para baixo. Aliás, acho que crianças de 7 anos também já estão "grandinhas"...

    No mais, o parabenizo por seu trabalho com crianças. O que me impressionou foi saber-te tão novo (29 anos) e, mesmo assim, tão dedicado ao Ministério Infantil!

    Que benção seria se tivéssemos mais pastores com esta visão!

    Que Deus continue te abençoando!

    Wilzza Cleia

  5. #5
    Magali está desconectado Avatar de Magali
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Apr 2007
    Posts
    1

    Brinquedos na sala do culto infantil.

    Tenho uma dúvida...
    Estou colocando alguns brinquedos na sala de aula ( bonecas, quebra cabeças, carrinhos ).
    Após a história bíblica e os louvores ainda sobra um tempinho e as crianças inventam brincadeiras, Às vezes até ficam correndo fora da igreja e isso atrapalha o culto..
    NÃo vejo nada de mal em brincadeiras " seculares" na igreja e acredito ser um bom momento para as crianças se conhecerem, mas sempre fica uma dúvida se não deveríamos ocupar todo o tempo com ensino cristão.

    Por outro lado, não conseguimos a atenção delas por muito tempo.
    Ocorre que minha igreja é muito pequena e temos no máximo 20 crianças com as mais variadas idades ( de 02 a 12 anos).

    Temos um culto à noite e pensei em dar esses brinquedos nesse horário, após terminarmos com a história bíblica e os corinhos.
    Não sei se me fiz entender mas como estou estruturando o departamento infantil de minha igreja, montando salas e coisas do tipo e como nunca fiz isso antes, me veio a dúvida. Estou pedindo ajuda porque quero muito fazer o melhor mas não tenho experiência suficiente.

    Obrigada por toda a ajuda.

  6. #6
    Núbia está desconectado Avatar de Núbia
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    Natal
    Posts
    12

    Re: Brinquedos na sala do culto infantil.

    Magali,

    Eu acredito que levar brinquedos para a igreja seja muito bom, desde que esses brinquedos tenham um objetivo.

    Sou coordenadora e professora do DEPIN em minha igreja e uma das recomendações que dou para minhas professoras é que elas nunca entreguem os brinquedos para as crianças só para elas brincarem, mas que esses brinquedos sejam utilizados para fixação da lição.

    Por exemplo, se a aula é sobre Samuel ou sobre o nascimento de Jesus, então damos as bonecas e fazemos uma peça de teatro onde as crianças vão contar a história.
    Se a aula é sobre Noé então levamos barcos e uma bacia com água, levamos bichinhos de pelúcia e eles vão fazer de conta que são aqueles bichinhos entrando na arca.

    Enfim querida irmã, use o lúdico para ilustrar e fixar a palavra de Deus nos corações dos pequeninos.

  7. #7
    Josiete está desconectado Avatar de Josiete
    Data de Ingresso
    Apr 2004
    Localização
    Maceio/AL
    Posts
    1

    Oferta no Culto Infantil

    Comprei alguns envelopes pardos e imprimi o titulo CULTO INFANTIL - OFERTA e tambem coloquei em cada, uma figura infantil (flor, borboleta, animais, criancinhas, etc), em baixo coloquei o nome da criança. A cada culto infantil é recolhida as ofertas no envelope, depois entregamos, no outro domingo, os envelopes as crianças.

    Aqui neste Tópico tem mais ideais criativas para trabalhar a oferta com as crianças:
    ==>
    http://www.escoladominical.net/showt...ghlight=oferta

  8. #8
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Manual prático para o culto infantil

    MANUAL PRÁTICO PARA O CULTO INFANTIL
    Rawderson Rangel e Manoel Xavier

    Manual-Pratico-Para-o-Culto-Infantil-Volume-02-Rawderson-Rangel-242105.jpg

    "O culto infantil em algumas igrejas é o cultinho. Essa expressão surgiu para denotar que o trabalho era para as crianças. A idéia era mostrar um momento de louvor e adoração na linguagem da criança. Entretanto, cultinho também dá uma impressã de culto menor, inferior, o que não ocorre na realidade. O culto a Deus é um grande momento de louvor que um ser humano pode entregar ao Senhor Criador, como o próprio Cristo afirmou (Mateus 21.16), desde que seja dirigido para esse fim, independentemente da idade daqueles que ali estão.

    Consideremos, portanto, o Culto Infantil como sendo aquele que é realizado com presença de adultos no mesmo local em que as crianças se encontram. Culto Infantil Paralelo é aquele realizado para o louvor das crianças simultaneamente ao dos adultos.

    Quando estive na Inglaterra percebi a grande dificuldade que muitas igrejas de lá têm para integrar os seus jovens na igreja. Descobri que uma das causas é que todo o trabalho das crianças acontecia paralelamente ao culto. ... Quando chegavam à juventude, tempo de sua integração, elas já estavam muito distantes. No Brasil, a situação é diferente, pois normalmente desde os nove anos (em algumas igrejas até menos), as crianças já estão em nosso meio por ocasião dos cultos.

    Mas surge aí, um outro problema: não existe desde cedo um culto apropriado para elas, daí muitas vezes a sua dificuldade para permancer no santuário. Não foram preparadas. O Culto Infantil deve ser essa ponte. Dentre os aspéctos sobre a importância do culto infantil, destacaríamos que:

    - Ele permite uma integração mais fácil daquelas crianças posteriormente no "culto dos adultos";

    - Possibilita à criança um espaço para participar ativamente do culto, seja lendo a Bíblia, cantando, entregando boletim, orando, num contexto maior da congregação;

    - Cria uma interação maior entre pastor e crianças. É muito comum a experiência das crianças dizerem: "Aquele é o meu pastor". Pois se sentem valorizadas ao ouvirem e verem o seu pastor pregando para elas. À vezes, quando o pastor se ausenta, e outra pessoa traz a mensagem, elas cochicham com os pais: "Aquele não é o pastor";

    - É uma forma didática de ensinar as crianças algumas doutrinas importantes, tais como o dízimo, batismo, apresentação de crianças, entre outras.

    - Dá à criança um profundo senso de auto-valorização, tal qual Jesus fez quando pegou as crianças no seu colo e disse aos discípulos que não as impedissem de virem a Ele. Precisamos nos dedicar às crianças, mais do que simplesmente passar a mão na sua cabeça."


    Irmãos, li esse livro e achei muito bem escrito e embasado ao analisar a forma de tratar o Culto Infantil em nossas igrejas. Recomendo a todos a leitura desse trabalho. Vou listar abaixo os assuntos que o autor aborda:
    Como falar
    O que usar
    Quanto tempo falar
    O que cantar
    Antes de preparar o seu sermão, dê uma olhadinha aqui
    O sermão infantil precisa ser interativo
    O sermão infantil precisa ser bíblico e teológico
    Todo o apelo num sermão para crianças é difícil
    Sermões para Culto Infantil
    Consagração
    Doutrinário
    Evangelístico
    Família
    Igreja
    Natal
    Sugestão de Boletins - modelos
    Ilustando o seu boletim - Desenhos para inserir no seu programa (o livro traz um CD grátis com 557 figuras)
    Que legal
    O que pode acontecer

    Título: MANUAL PRÁTICO PARA O CULTO INFANTIL
    Autores: Rawderson Rangel e Manoer Xavier
    Editora: AD - Santos Editora.
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  9. #9
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Culto Infantil - Sugestão de Kit Aula

    Para quem trabalha com Culto Infatil, encontei a oferta destes Kits com:

    1. Manual do Dirigente (para "Grupo Menores" - 4 a 6 anos) com muitos recursos didáticos coloridos.
    2. Manual do Dirigente (para "Grupo Maiores" - 7 a 10 anos) com recursos didáticos.
    3. Atividades em Família (uma pasta com bloco de Atividades para serem feitas com a família, lembrando a mensagem do culto).
    Planejado para iniciar o culto com todas as crianças juntas; depois, se houver número suficiente, dividir em grupos "Menores" e "Maiores". Cada manual contém o programa bem elaborado, com estudo bíblico, recursos didáticos, sugestões de cânticos e de diversas atividades lúdicas.

    A revista do aluno é vendida separadamente.

    Vc encontra aqui:
    http://www.editoracristaevangelica.com.br/
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  10. #10
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Problemas do culto infantil

    Queridas Tias do Culto Infantil,
    Recebi hoje em MP (Mensagem Particular) um comentário feito pela Carolline sobre certas dificuldades. Creio que o problema dela provavelmente é o problema da maioria, por isso estou respondendo via Tópico, pois pode servir para vc também.


    Citação Postado originalmente por Carolline Viana
    Primeiramente, eu só temho a agredecer a Deus pela sua vida e de todos os colaboradores deste site, pq tem sido muito util na minha vida e das crianças na igreja. Eu tenho trabalhado com todas as faixas etárias: de 3 a 10 anos, pois a irmã que coordenava o ministério infantil na igreja teve que ir embora( o marido foi transferdo para outra cidade), ai eu fiquei; porem estamos com muita dificuldade de pessoas para trabalhar com crianças nos cultos, e eu trabalho noite sim noite não e quando não estou na igreja, as crianças não tem aula.
    Mas Deus tem sido fiel em todo tempo, principalmente colocando em minha vida, pessoas dispostas a colaborar( como voces) com o ministerio de Cristo na evagelização de crianças.

    Muitíssimo Obrigado e que Deus continue te abençoando muito!!
    Carol
    Querida Carol,
    Eu louvo a Deus por saber que a utilidade deste Portal tem sido real na sua vida!
    Tenho visto que a maioria das pessoas envolvidas no Ministério Infantil se queixa de dois problemas básicos:
    1 - falta de pessoal REALMENTE envolvido;
    2 - falta de apoio da Liderança.

    Sabe, na semana passada eu consegui que os Juniores (9 a 11 anos) ficassem no templo, à noite, durante o culto. Essa é uma questão muito séria, pois são meninos que cresceram participando de culto infantil e, em poucos anos, serão adolescentes, uma idade cheia de problemas e conflitos. E então será hora de permanecer no templo à noite.... e haverá o risco deles não quererem isso, pois não se habituaram a estar. Depois de ler alguma literatura a respeito (inclusive aqui no Tópico há indicação de livro a respeito disso) , eu falei com a Líder do Ensino e, maravilhosamente, ela tinha a mesma opinião.

    O que eu fiz então?
    Criei uma pequeno questionário de 5 perguntas básicas sobre o que acontecia durante o culto para eles responderem .
    Vou colocar o modelo do questionário no próximo tópico!

    Dei de presente a cada Junior um caderninho onde eles vão colar essa folha de questionário - bem bonitinha. E isso vai valer PONTOS para a premiação da Escola Dominical.
    Eles vão me trazer o caderninho na Escola Dominical pela manhã do domingo seguinte, vou conferir cada um e conceder a pontuação merecida.

    Menina, domingo à noite, lá estavam todos sentadinhos, felizes, com seus caderninhos, anotando TUDO o que acontecia no culto... :P
    Foi uma alegria para os pais e pastores, vc não imagina!!!
    Eu avisei ao Pastor sobre a mudança, ele comentou do púlpito, e isso deu ainda mais ânimo para os meninos.

    Vejo muitos cultos acontecerem com lições totalmente aleatórias, sem muito critério, parecendo mais uma atividade para "tomar conta das crianças", tipo mesmo uma "creche santa" para os pais poderem assistir sossegados o culto.
    Isso é tão errado, minhas irmãs....

    Eu sugiro fortemente adotar a coleção da Editora UFMBB - União Feminina Missionária Batista do Brasil, especialmente voltada para as crianças de 04 a 08 anos.
    Livro "Sugestões de Cultos para Crianças"
    Anexo 32547
    Compre aqui: http://loja.tray.com.br/loja/catalog...culto_infantil

    Eu comprei para conhecer e poder recomendar a vcs!
    A coleção se chama 'SUGESTÕES DE CULTOS PARA CRIANÇAS", vejam os títulos das revistas:
    - AS BEM AVENTURANÇAS
    - PERGUNTAS IMPORTANTES
    - AS LEIS DE DEUS
    - LIÇÕES DE JESUS
    - SALMOS E PROVÉRBIOS


    Um bom material de conteúdo, dentro de uma seqüência de valores a serem trabalhados na vida dos pequenos, isso pode servir de estímulo para o pessoal envolvido. E quanto a conseguir novas pessoas COMPROMETIDAS, só mesmo com muita oração para o Senhor tocar os corações.
    Paralelamente, seria bom divulgar nas reuniões de Jovens e de Senhoras essa necessidade.
    Quem sabe há ali talentos desperdiçados, não é mesmo?

    Desejo, sinceramente, que o Espírito Santo oriente e ilumine cada Tia, cada Líder, nesse Pastorear das ovelhinhas de Jesus.
    Bjs,
    Sandra
    Imagens Anexas Imagens Anexas
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  11. #11
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    JUNIORES e o Culto Infantil

    Na minha igreja entendemos que as crianças/juniores a partir de 9 anos já podem perfeitamente ficar no templo com os adultos durante os cultos. Entendemos que em breve elas serão adolescentes, jovens, e precisam crescer com o hábito de conhecer e participar da liturgia do culto no templo.
    Elas entrarão naquela faixa etária tão problemática que tende a se afastar das reuniões dominicais.

    Conseguimos transformar isso em algo muito interessante, alegre, divertido e, claro, que CONTA PONTOS..*rs
    Como as crianças de 9 a 12 anos estão comigo na Escola Dominical, desenvolvi um sistema que é uma folha com 5 perguntas sobre o desenrolar do culto. Uma vez por mês eu distribuo as folhas com perguntas e elas colam num lindo caderninho que eu dei na EBD. São perguntas que fazem a criança ficar 'ligada' no que está acontecendo até o início da pregação da noite.
    No domingo seguinte elas me apresentam em sala de aula e recebem uma 'carimbada' de uma estrela, significando que vale 5 PONTOS!
    Esses pontos serão somados ao plano de frequência, que resultará em presentes no final do Trimestre.
    No anexo tem o modelo, que vc pode editar no Word e modificar como desejar.
    E vc pode criar perguntas que tenham a ver com a liturgia do seu culto.
    Graças a Deus foi uma idéia bem aceita e está sendo feita com alegria pelas crianças!

    Igualmente todo domingo pela manhã, eu levo UMA ou DUAS folhas de atividade extra, tipo passatempo, cruzadinha bíblica ou até algo para pintar e escrever, para elas fazerem durante o culto.
    Baixe aqui no Portal
    ==> http://www.escoladominical.net/forum...ras-Atividades

    Domingo passado olhei pela igreja e vi meus Juniores alegremente com suas Bíbllias abertas, caderninho e lápis nas mãos, anotando e lendo as referências Bíblicas que os pastores falavam. No final do culto, vários deles vieram cheios de empolgação me mostrar que haviam respondido tudinho...*rs...

    Vc me perguntaria: - E o que fazer com as crianças visitantes do culto à noite dessa faixa etária?
    A tia poderá levar uns "Kits Culto" (inventei o nome agora - *rs) com: Folha de Anotações do Culto - Lápis preto - uma ou duas folhas de atividades - um cartão convite para a criança se matricular na EBD - cartinha aos pais explicando como funciona a EBD e o culto infantil.
    E vc já tem experiência do número de crianças NÃO matriculadas na EBD que aparecem à noite, então pode preparar os "kits culto" em envelopes na quantidade necessária (sempre faça um pouco a mais para não deixar nenhum visitante de fora).
    Está aí uma EXCELENTE oportunidade de ganhar esses meninos, e suas famílias, para a EBD
    Então.... bom culto a todos!!!
    Bjs,
    Sandra
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  12. #12
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Texto sobre Culto Infantil 4 a 6 anos

    Em anexo, texto da Profa.Esther M. Pereira, com orientações para o culto infantil dos PRINCIPIANTES - crianças de 4 a 6 anos. Esse texto é do livroO CULTINHO - 4 a 6 anos, editado pela Book Press.
    Vc pode comprar pela SOCEP: http://www.socep.com.br
    Deus te abençoe,
    Sandra
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  13. #13
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    duas lições Culto Infantil: 4 a 6 anos

    _livro.jpg
    Em anexo, duas lições retiradas da revista O CULTINHO - 4 a 6 anos - Tia Esther - Book Press.
    Lição 1 - O MEL
    Lição 2 - A ABELHA TRABALHADORA

    Pesquise na livraria do Portal
    Deus te abençoe,
    Sandra
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  14. #14
    SarahQueiroz25 está desconectado Avatar de SarahQueiroz25
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2

    Re: C U L T O INFANTIL

    Sandra,
    vc sempre ajudando! Que idéia maravilhosa!
    Lá na igreja tb temos essa opinião de q as crianças com uma certa idade já devem assistir ao culto com os adultos, mas ainda não conseguimos colocar isso em prática.....
    O q acontece eh q qdo descemos com as crianças, após o louvor congregacional, os maiores simplesmente ficam implorando para irem tb...........contrangedor, mas acho q com essa idéia q vc compartilhou há uma esperança de mudarmos radicalmente o quadro....
    Estou recebendo e capacitando uma irmã q se interessou em trabalhar SOMENTE com os juniores, vamos ver se consigo orientá-la em tantos aspectos(essa idade eh tão complexa neh amiga?).
    Mas isso td q escrevi eh apenas p dizxer q vc eh uma bênção nas nossas vidas e em nossos ministérios!
    Te amo em Cristo!
    Bjs com carinho

  15. #15
    Gisele Peres está desconectado Avatar de Gisele Peres
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Jan 2008
    Posts
    5

    Culto Infantil - tudo misturado

    Olá tias,
    Estou postando aqui mas não sei se aqui seria o lugar adequado de acordo com minha necessidade.
    Começamos domingo passado a nossa classe é turma mista com crianças de 2à11 anos - cerca de 15 à 20 crianças a maioria na faixa etária de primários e juniores apenas 3 bebes de 2 anos.
    No domingo a noite fiquei com as crianças na salinha (como observadora) mas não há nenhuma programação e ninguem que possa ficar com eles. Apenas adolescentes voluntários em dia de culto. Como eu sempre gostei e devido ser de igreja grande nunca tive a oportunidade e essa agora é pequenininha (cerca de 60 membros) ACEITEI O DESAFIO...
    Mas estou um pouco perdida. Uma coisa eu já notei, terei que bolar algo pois não temos como ficar com as crianças na salinha apenas para tirá-las do culto e não dá pra trabalhar com todas pois a idade é muito diferente... Ou adotarei o método de juniores no culto preenchendo aquela folhinha (idéia postada aqui num dos tópicos) e ficarei com os pequeninos, ou deixarei os pequeninos com os pais e ficarei com os maiores.
    Mas as crianças não estão acostumada com nenhuma atividade, eles iam pra salinha somente pra sair do templo na hora da pregação e ficavam cantando louvores (Acho errado...). Nesse domingo foi uma prova..rs
    Todos queriam ir ao banheiro, beber água....mas sei que era só pra "passear". Não consegui um minuto da atenção, a não ser depois que passei um hino que cantaremos no domingo de manhã depois de texto aureo, aí sim todos cantáram, decoráram e saíram afinadinhos..rs
    Os visitantes dão muito trabalham e não querem participar de nenhuma atividade, seria errado os casos de muita indisciplina, devolvê-los aos pais no horário do culto, devido não quererem participar das atividades? É uma situação delicada...
    Mas sei tbm que isso é algo novo pra eles e não faz parte da rotina deles...
    Como estou sem material, peguei o kit da liçaõ 1 (postado no tópico)será o que eu irei apresentar no nosso primeiro dia de EBD. Estou anciosa e orando muito ao senhor...
    Para eu não ficar falando apenas, passei a leitura bíblica e o texto aureo e pedi que estudassem durante a semana.
    NOssa salinha nãotem nenhuma ornamentação somente mesa cadeira e quadro branco, Queria fazer mural, quadros e outros mas outra duvida, marco um dia pra eles ornamentarem a salinha comigo já que eles nunca tiveram esse espaço de classe de ebd, ou faço tudo sozinha fazendo assim uma surpresa?!
    Me ajudem amadas, não tenho experiencia, mas minha infancia foi na igreja e tenho muita bagagem..rs
    Creio que Deus capacita os chamados e aqui neste site, tem sido muito importante pra mim..
    Tudo que postarem com relação a dicas, idéias, conselhos, classe mista... tuco com relação ao que eu escrevi aqui será muito importante.. bjs a todas e a PAZ!

  16. #16
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Culto Infantil - tudo misturado

    Citação Postado originalmente por gisele peres
    Olá tias,
    Estou postando aqui mas não sei .. bjs a todas e a PAZ!
    Oi, Gisele!!
    Mas que bom que vc se interessou em ajudar a sua igreja.
    Creio que vc deveria ler o Tópico CULTO INFANTIL, pois é onde são compartilhadas muitas experiências e idéias.
    Vejo que a situação da sua igreja é parecida com a da maioria, considera o culto infantil como uma 'creche gospel', onde colocam as crianças para que os pais assistam o culto 'em paz'.
    Primeiro, acho que vc deve ser bem realista e se organizar para atender esse horário.
    Sozinha, e com essa variedade de faixa etária não dá mesmo. As crianças percebem nitidamente a falta de organização e isso resulta em rebeldia e mau comportamento. É preciso ter mais ajudantes e quem for dar a lição bíblica precisa saber muito bem administrar a aula.
    Sim, as crianças que não se comportarem devem ser levadas para os pais, pois a tarefa de educar pertence a eles.
    Sim, vc mesma deve ornamentar a sala, já que essas crianças nunca tiveram esse espaço. Será uma bela novidade para elas. Os kits que eu crio são voltados para a Escola Dominical - vc irá usar na EBD.

    A filosofia do culto infantil pede material específico. (leia sobre isso no ref. Tópico).
    Creio que no Portal vc irá encontrar muito material interessante.
    Agora é mãos à obra!
    Que Deus te abençoe!
    Bjs,
    Sandra
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  17. #17

    Re: C U L T O INFANTIL

    Queridos irmãos em Cristo, estou amando este site, Sandra e Roberto, , estão de muitos parabens,já passei pra varios irmão gostaria de comentar sobre o culto infantil.
    Mudei de cidade ha 6 meses e estou congregando na igreja que sou membro nesta cidade, já trabalhava com crianças onde morava, e neste ano assumi o trabalho de coordenadora do departamento infantil, uma das coisas que mudei, foi o fato de as crianças ficarem separadas dos adultos com o chamado "culto infantil" mais que na realidade ficavam brincado, ouviam uma história, e voltavam a brincar, tomavam lanche r tudo isso desde o início do culto. Agora as crianças ficam com os pais até a hora da mensagem, e no omento da mensagem vão para as classes ouvir a mensagem em sua linguagem. dividi em dois grupos e só vão as crianças de 2 a 9 anos.divididos em duas classes.Fiz tambem uma escala de dois profesores,por domingo com um adolecente ajudante cada. Creio que assim as crianças vão amando e aprendendo a se comportar nos atrios do Senhor, E os professores não se sobrecarregam e nem deixam de participar dos cultos.Esta é miha visão, erespeito a dos irmão.
    Nossa crianças se reunem comigo todos os domingos das 17h às 18:30 com histórias, atividades bíblicas, músicas, missoes, brincadeiras e em seguida um lanche fornecidos por duas mães por domingo. e em seguida vamos para o templo para participarmos do culto com os pais, por isso não tendo a necessidade de brincadeiras no período de culto. E na abertura de escola ominical sim, faço com eles sepradamente dos adultos, onde cantamos músicas infantis, oramos por motivos que eles definem, damos graças pelos aniversariante da semanas e benção recebidas, e depois os conduso às classes com seus professores.
    Estou trabalhando com eles a tarde, o fruto do espírito. logo deixarei registrado a apostila deles e idéias do que tenho feito, pra tods vcs., amei a dicas de tods. muito obrigada, fiquem na paz do nosso Senhor
    Tia Claudia

  18. #18
    Fernanda Luísa está desconectado Avatar de Fernanda Luísa
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Jan 2008
    Posts
    16

    Re: C U L T O INFANTIL

    Olá!
    Sou da igreja Presbiteriana de Campos/RJ.
    No Culto Infantil temos usado um guia de culto para as crianças que não participam do culto infantil.
    O guia de culto tem como objetivo envolver a criança com cada momento do culto, uma oportunidade também de explicar alguns conceitos importantes e ainda faz com que a crinaça preste atenção e participe do culto.
    Uma professora fica responsável por entregar no início do culto e ao final a criança devolve.
    No próximo domingo a professora devolve corrigido, colacando observações se necessário e respondendo dúvidas. Costumas devolver o guia respondido com um adesivo junto ou uma balinha, um agrado.
    Em anexo, um modelo do guia de culto. É uma folha em A4, dobrada ao meio, formando 4 páginas frente e verso.
    Espero que possa contribuir com vocês!
    Até mais!

    2.jpg 1.jpg 3.jpg

  19. #19

    Re: C U L T O INFANTIL

    Olá a todos!

    Eu amei conhecer este site, principalmente porque me identifico com vocês, depois que comecei a ler as mensagens, vi
    que nós todos temos os mesmos problemas.
    Venho pedindo a Deus a confirmação dos meus conceitos em relação as crianças de 9 anos em diante permanecerem nos cultos e participarem, pois acredito que é essa a vontade de Deus, mas tenho enfrentado tantos problemas que já estava ficando decepcionado comigo, achando que era uma teimosia minha, pois na minha igreja não tenho muito apoio nem do pastor e nem dos pais, aos domingos eu separo as crianças de 3 à 7 anos para fazer o cultinho e ensiná-las a orar, a cantar e muitas outras atividades que tenho confeccionado, faço isso com o maior carinho do mundo, mas as crianças que ficam no culto a partir dos 9 anos, não param de conversar um só minuto e o tempo inteiro querem sair para fora, e o pior é que ele não ficam quietos lá fora, ficam gritando, correndo e os pais não ligam, os diáconos não se importam, porque muitos pais não querem que chamemos a atenção das crianças.
    Eu estava tão decepcionada e tomei uma atitude dizendo que não ia mais tomar conta das crianças na igreja, pois não estou tento apoio de ninguém, quando eu li os depoimentos de algumas professoras que estão com os mesmos problemas que eu e pensam exatamento como eu penso, comecei a chorar sozinha na frente da tela do meu computador, chorei agradecendo a Deus por vocês existirem, e por ter a certeza que é isso que Deus quer.
    As pessoas não valorizam o nosso trabalho, e eu sinto que os pais não estão preocupados com a salvação dos seus próprios filhos, e eles não fazem idéia como nosso trabalho é importante, pois as crianças que estão na igreja serão os futuros pastores, presbíteros, diáconos, regentes, maestros, líderes dos jovens.
    Eu sinto essa responsabilidade gritando dentro de mim, as vezes me sinto até culpada, que tipo de igreja teremos no futuro se as próprias crianças, filhos de evangélicos não sentem prazer de estar na casa de Deus, que tipo de pastores teremos, sei que Deus não deixará a sua casa a mercê de qualquer pessoa, mas nos temos que fazer a nossa parte.
    Quem está ganhando com isso é Satanás pois ele lança muitos pensamentos enganosos nas pessoas dizendo que as crianças tem que ficar do lado de fora, em uma salinha qualquer, e para os pais é muito bom, pois assim eles não terão trabalho, mas nos sabemos que as crianças que ficam na salinha tem atividades evangelicas, lições, orações e corinhos, eles não se preocupam com quem está com os filhos deles, não se preocupam com o que está sendo ensinado para seus filhos.
    Vou dizer a vocês eu como mãe de um filho de 23 anos criado dentro da igreja estou muito decepcionada com os pais de hoje, não sei se pensam assim, espero que seja diferente em suas igrejas, mas aqui é bem assim, mas não vou desistir não pois tenho certeza de que Deus quer isso mesmo.
    Deus quer que as crianças amem a sua casa, que o adorem, pois com a igreja primitiva quando o povo de Israel jejuava, até as crinanças participavam do jejum e nem por isso morreram.
    Não podemos perder as crianças para Satanás, não podemos nos tornar covardes temos que lutar.
    Vou fazer a atividade do relatorio para as crianças preencherem durante o culto, fiquei muito animada com essa idéia.
    Que Deus abençoe a todos e me desculpem pelo desabafo!

    Beijos a todos
    Bete. :D

  20. #20

    Anotações para Juniores - culto no Templo

    A Paz do Senhor !
    Estou enviando uma pequena contribuição minha, que fiz aproveitando uma idéia que a Sandra postou aqui, sobre as anotações do culto para os juniores.
    Como achei a idéia muuuuito legal , já fiz e crie para a mesma a capa para o caderninho deles, espero que ajude vocês, pois é importante continuarmos audar umas as outras.

    Bjssssssssssssssss!!! Vivi Papel


+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico
Página 1 de 3 123 Último

Resposta Rápida Resposta Rápida

O que se estuda na EBD?

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •