Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Culto infantil

  1. #21
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: C U L T O INFANTIL

    Oi, Fernanda!
    Gostei muito do seu material, bem elaborado e atraente para a garotada trabalhar. Imagino que, pelo conteúdo, é voltado para a turminha de Juniores, por volta dos 8,9 aos 11 anos, é isso?
    Minha dúvida é sobre o custo de se imprimir todo esse material todo domingo.
    E também, as perguntas mais pessoais (ex. o que é adoração?), uma vez respondidas, no domingo seguinte, será repetido para a criança, então não fica meio desnecessário?
    Ou vcs mudam essas perguntas 'livres' todo domingo e só permancem as perguntas sobre o andamento do culto?
    Essa parte não ficou muito clara para mim.
    Mas vcs estão de parabéns!!
    Bjs**

    Citação Postado originalmente por Fernanda Luísa
    Olá! Sou da igreja Presbiteriana de Campos/RJ.
    No Culto Infantil temos usado um guia de culto para as crianças ... Até mais!



    › Veja Mais: Culto infantil
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  2. #22
    Fernanda Luísa está desconectado Avatar de Fernanda Luísa
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Jan 2008
    Posts
    16

    Re: C U L T O INFANTIL

    Olá Sandra!
    Que bom que gostou do material!
    Bom, respondendo suas perguntas:
    O Guia de Culto é direcionado para as crianças de 10, 11 e até 12 se quiserem fazer, mas a questão da idade pode variar de acordo com cada igreja, dependendo da idade das crianças que não participam mais do Culto Infantil.
    Quanto ao custo, seria muito alto se as cópias fosse coloridas. Então, tiramos xerox em preto e branco mesmo. Uma dica, é que a original seja impressa em impressora a laser, já que usamos imagens no Guia, a xerox de uma impressão a laser (preto e branco, no caso) sai bem mais limpa e nítida que uma xerox de uma impressora jato de tinta. Logo, o custo é o valor da xerox.
    Confesso que a elaboração do Guia de Culto é trabalhosa. Então é interessante ter alguém responsável só para isso, pois como você observou bem, as perguntas variam para não ficar cansativo para as crianças. No caso do que eu postei, o texto inicial que fala sobre adoração tem continuação. Então no próximo Guia de Culto eu coloco o 2º passo da adoração e são feitas novas perguntas para esse novo texto. Esse texto da adoração é um texto extraído da Bíblia de Recursos.
    E aí é só usar a criatividade e sempre tentar trazer alguma novidade no Guia, mudar a ordem adas perguntas, no lugar do caça-palavras, colocar uma cruzadinha, trocar as imagens, podendo inclusive ter até fotos deles, enfim...
    A idéia é que com o tempo se alcance os objetivos, que eles participem e prestem mais atenção no culto, entendam mais sobre o que é e o que acontece no culto, e daí pelo hábito e adaptação ao culto dos adultos, vão deixando o guia de lado.
    Bom, é isso..acho que consegui responder tudo! :P
    Qualquer dúvida a mais, entre em contato!
    Bjs,
    Fernanda Luísa.

  3. #23
    Fernanda Luísa está desconectado Avatar de Fernanda Luísa
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Jan 2008
    Posts
    16

    Re: C U L T O INFANTIL

    Citação Postado originalmente por Elisabete Souza
    Olá a todos!

    Eu amei conhecer este site, principalmente porque me identifico com vocês, depois que comecei a ler as mensagens, vi
    que nós todos temos os mesmos problemas.[...]
    As pessoas não valorizam o nosso trabalho, e eu sinto que os pais não estão preocupados com a salvação dos seus próprios filhos, e eles não fazem idéia como nosso trabalho é importante, pois as crianças que estão na igreja serão os futuros pastores, presbíteros, diáconos, regentes, maestros, líderes dos jovens. [...]
    Que Deus abençoe a todos e me desculpem pelo desabafo!

    Beijos a todos
    Bete.
    Olá Elisabete!
    Antes de qualquer coisa, queria te dizer que você não está sozinha no barco. O próprio Jesus teve despertar o olhar dos discípulos e dos que estavam ao redor, para as crianças:
    "Então, lhe trouxeram algumas crianças para que as tocasse, mas os discípulos os repreendiam. Jesus, porém, vendo isto, indignou-se e disse-lhes: Deixai vir a mim os pequeninos, não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus. Em verdade nos digo, Quem não receber o reino de Deus como uma criança de maneira nenhumaentrará nele. Então tomando-as nos braços e impondo-lhes as mãos, as abençoava."
    Então, esse problema é antigo e como Jesus devemos abrir os olhos dos que não vêem.
    - O primeiro passo é orar por isso. Se una com pessoas da sua igreja que tem essa visão e clame a Deus.
    - Segundo passo, é conscientização. 1)Se reuna periodicamente com as pessoas que trabalham no departamento infantil e espalhe a visão. Talvez você estranhe, mas muitas vezes no departamento infantil têm pessoas que gostam de crianças, que ensinam bem, mas não tem a visão da condição pecaminosa da criança e que ela precisa de conversão através do evangelho.

    2) Promova palestras para pais falando da necessidade da criança do evangelho. Uma ótima oportunidade, é na reunião de pais.

    3) Você pode criar um informativo do Minsitério Infatil, ou da EBD ou ainda do Culto Infantil. Nele você pode falar dos objetivos do departamento, pode ter os contatos de todos os professores e direção, artigos para os pais sobre educação filhos, uma devocional para os pais, alertas (por exemplo, sobre o uso da internet, pedofilia...), enfim, o informativo é um ótimo recuros para você "dar o recado". Ele pode ser mensal, ou bimestral e entregue a cada pai.

    - Passar a visão para a liderança da igreja. Não é algo fácil, mas é possível. Como disse antes, oração é fundamental. Se na sua igreja tiver um grupo de intercessão, coloque o pedido diante do grupo. Se tem reunião de oração com a igreja, comece a fazer pedidos públicos de oração pelo ministério infantil. Uma forma de envolver a liderança é deixar ela por dentro de tudo. Você pode mandar por escrito mensalmente ou bimestralmente um relatório para a liderança da sua igreja falando da visão, o que vocês têm feito, e quais tem sido as dificuldades.

    Mas uma coisa pra você não esquecer: Se você tem um grande barco pra remar, sozinha, você não vai para frente, nem para trás. Muitas vezes nós queremos mudar as coisas sozinhas e aí ficamos frustradas. Por isso, a grande dica é passar a visão e arranjar gente pra remar com você!

    Em anexo, estou enviando um modelo de informativo mais elaborado e um mais simples como sugestão.
    Enfim, são algumas dicas que eu acredito que vai te ajudar!
    No que eu puder ajudar...
    bjs,
    Fernanda Luísa.

  4. #24
    Re azevedo está desconectado Avatar de Re azevedo
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Jun 2008
    Localização
    são paulo
    Posts
    1

    Re: Minhas anotações do culto - para Juniores

    Oi Sandra, AMEI essa idéia.
    Estou com esse mesmo problema na minha igreja, as crianças quando chegam na idade de participar apenas do culto com os adultos, ficam desolados e principalmente perdidos na igreja, mas vou colocar sua idéia em prática. Que Deus abençoe!!

    Citação Postado originalmente por SandraMac
    Comentei aqui no post http://escoladominical.net/forum/vie...start=30#p7058 sobre a idéia de incentivar os Juniores a permanecerem no templo durante os cultos normais.
    Para isso criei um questionário com 5 perguntinhas, de acordo com a sequência do culto realizado em minha igreja.........
    Deus te abençoe, Sandra

  5. #25
    Isac G de Oliveira está desconectado Avatar de Isac G de Oliveira
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Feb 2008
    Localização
    Assembléia de Deus - Mossoró- RN
    Posts
    1

    Re: C U L T O INFANTIL

    O Culto Infantil é muito importante, porque nossas Crianças tem a oportunidade de fato de participar do mesmo. E
    Em nossa Igreja, temos um culto por mês nas principais congregações, é um momento muito esperado pelos pequeninos, que anciosamente se preparam para participar da programação, que é bem diversificada.
    O culto geralmente é dirigido pela Lider das Crianças daquela congregação, a mensagem é transmitida n o nível das crianças através de fantoches, ou histórias visualizadas.
    O louvor tem um apresença muito forte nestas programações, que ao terminar já deixam as crianças anciosas para o proximo culto.
    No entanto em algumas de nossas congregações estamos implantando o culto semanal, ou seja, nos templos onde existem um espaço adequado para isto o culto é feito paralelo ao culto de Adulto.
    Mais a nossa maior dificuldade é manter uma equipe que se reveze neste trabalho, gostaria de receber sugestões neste sentido, para melhorar nossa comunicação com os pequeninos e ganhar muitas Crianças para o rein o de Deus.

    Isac Gomes de Oliveira
    Presidente do MINFAN - MInistério Infantil da AD Mossoró-RN

  6. #26
    Fernanda Luísa está desconectado Avatar de Fernanda Luísa
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Jan 2008
    Posts
    16

    Re: C U L T O INFANTIL

    Olá Jayane!
    Te sugiro a música do Diante do Trono, Aos olhos do Pai, bem conhecida.
    E ainda te sugero um livro que vai ser ótimo para o seu propósito. É o livro VOCÊ É ESPECIAL (infantil), do MAx Lucado. A editora é a United Press. Usamos em minha igreja numa encenação que fizemos baseado no livro onde colocamos bolinhas e estrelinhas nas pessoas. Quando ler irá entender...rs. Você pode conseguir voluntários para encenar a história. Vale a pena comprar o livro! Não é caro e vai ser útil em várias oportunidades!
    Deus te abençõe!
    Fernanda Luísa

  7. #27
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.143

    Re: C U L T O INFANTIL

    Culto infantil não é EBD
    1.jpg

    Uma ótima indicação para conhecer melhor, planejar, organizar e orientações para o culto infantil é este material da Editora cristã Evangélica.
    Compre aqui ==> http://editoracristaevangelica.com.b...culto+infantil

    Culto Infantil
    4 a 10 anos: currículo para 6 anos
    O Kit é composto de:
    • Manual do Dirigente - Menores
    (4 a 6 anos) com recursos didáticos coloridos.
    • Manual do Dirigente - Maiores
    (7 a 10 anos) com recursos didáticos em preto e branco.
    • Atividades em Família
    Pasta com bloco de atividades a serem feitas com a família,
    para estimular o culto doméstico, dando oportunidade à
    criança de expressar o que aprendeu.
    Recursos visuais opcionais
    Para ilustrar a mensagem do grupo Maiores, disponibilizamos
    material opcional confeccionado em TNT e feltro, em tamanho
    grande, para apresentação em painéis.

    Nº 1 – Conhecendo o Único Deus (Trindade)
    Nº 2 – Cânticos de Louvor (Livro dos Salmos)
    Nº 3 – O Mundo de Deus (Criação, Ecologia)
    Nº 4 – A Bíblia – que Livro Especial
    Nº 5 – Certo ou Errado?
    Nº 6 – Missões e Você
    Nº 7 – João – o Amigo Amado (A vida e os escritos de João)
    Nº 8 – Crescendo na Vida Cristã
    Nº 9 – O Povo de Deus Reunido (Tabernáculo, Templo e Igreja)
    Nº 10 – Aprenda com as Famílias da Bíblia
    Nº 11 – Festas Bíblicas e Atuais
    N° 12 – Alcançando Vitórias (Ester, Esdras e Neemias)
    Nº 13 – Imitando Jesus
    Nº 14 – Uma Luta Diferente (Armadura de Deus e oração)
    Nº 15 – Profetas de Deus
    Nº 16%2

  8. #28
    Taina está desconectado Avatar de Taina
    Data de Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    Santo André - SP
    Posts
    576

    Re: C U L T O INFANTIL

    Citação Postado originalmente por Danieng
    Olá pessoal,
    Estou com muitas dúvidas de como ministrar um culto infantil, ele será realizado num domingo a noite com todos os membros.
    Queria que fosse algo bem divertido tanto para as crianças quanto para os adultos.

    Daniele Dias
    Querida irmã Daniele, eu tenho algumas sugestões que aqui na minha Igreja sempre funciona e todos adoooram!!!
    Sou eu que direciono o culto infantil e eu sempre coloco alguma criança para sentar junto comigo no pulpito, e as vezes eu falo pra ele falar no microfone quando tem que dar as oportunidades para os departamentos cantarem, assim eles vão perdendo a vergonha!
    Cada departamento fica responsavel de cantar um hino das nossas crianças! Mocidade, adolescentes, Circulo de oração etc...
    Aqui até o coral entra na brincadeira... rs!
    Precisa ver as irmã cantando e fazendo gestos da música "Oferta da Viuvinha"... muito xiki!
    É uma benção só!
    A pregação é uma história da biblia contada por uma criança!

    Será que te ajudei!?

    Deus abençõe!

    :.

  9. #29
    Eliene está desconectado Avatar de Eliene
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    São Paulo
    Posts
    6

    Culto Infantil Temático

    Todo primeiro sábado do mês, realizamos o culto com as crianças. Foi uma vitória, conseguirmos iniciar, antes as crianças só tinham o culto da "salinha".
    É um culto igual ao formato de todos os cultos, onde as crianças, vão à frente, louvar, ler uma passagem da Bíblia, contar uma benção, inclusive, fazemos questão de cantar hinos da harpa cristã... Enfim, normal!

    O diferencial, é que os cultos são temáticos: A história contada no final serve como tema para a caracterização das crianças.

    Exemplo: Contamos a história de Lídia vendedora de púrpura, muito linda! As crianças usaram roupas bem coloridas. E no finalzinho, após a oração final, fizemos um pequeno concurso e premiamos a criança mais "colorida".

    No culto da história de Dorcas, abordamos o tema das profissões, e como podemos servir a Deus com a profissão que escolhermos.
    Uma das crianças maiores ficou sentada ao lado do púlpito costurando o tempo inteiro, como se não estivesse presente. Todos amaram a novidade!
    E nesse culto, as crianças foram vestidas de médicos, pizzaolo, secretária, advogada... E no final desfilaram para as mães e foram premiadas.

    Na história das ferramentas, abordamos o fato de que todos somos ferramentas nas mãos do Senhor, não importa se somos diferentes uns dos outros, Deus usou diferentes exemplos de pessoas na Bíblia, e é claro, cada criança escolheu um personagem da Bíblia para se caracterizar. O que tinha de Davi!!! :P
    Noé, com barba e tudo, Ester, Maria... e nesse concurso, cada criança teria que descrever seu personagem em poucas palavras.
    Fiquei surpresa com a resposta da proposta. As crianças, sabiam tanto, que eu nem imaginava! Algumas até pesquisaram sobre vestimentas da época na net!

    A idéia, pegou tanto, que elas (as crianças) agoram ficam sugerindo temas para os próximos cultos.
    Se alguém tiver algum tem para passar... eu agradeço!

    Tenho todas as dificuldades relatadas aqui por vocês queridas irmãs, em grande ou pequena escala, depende do assunto, mas, vou pedindo a graça de Deus para continuar, e sempre melhorar, o que aliás, está sendo possível, graças a este espaço, que é bom demais.
    Bjinhos a todos, queridos e queridas de Deus.
    Amo a todos!

  10. #30
    Mayki está desconectado Avatar de Mayki
    Data de Ingresso
    Jun 2008
    Localização
    Nova Trento
    Posts
    21

    Re: C U L T O INFANTIL

    Nos nossos cultos infantis, estavamos com uns probleminhas porque as crianças maiores faziam muito bagunça, e atrapalhavam os pequenos. Depois de muita oração, resolvemos por esses maiores para nos ajudar, um é porteiro, outro lê a palavra, cantam hinos da harpa, tiram ofertas, oram pelos pedidos de oração, e na hora das atividades auxiliam os pequenos, está sendo uma benção... Eles e nós os consideramos muito importantes.
    E o nome do nosso Senhor Jesus Cristo está sendo exaltado...

    bjaumzaum

  11. #31
    Mayki está desconectado Avatar de Mayki
    Data de Ingresso
    Jun 2008
    Localização
    Nova Trento
    Posts
    21

    Re: C U L T O INFANTIL

    amei a idéia das anotações do culto...
    também fiz minha fichinha de anotações...

    bjaumzaum

  12. #32
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.143

    As mais lindas histórias morais para o culto infantil

    As mais lindas histórias morais para o seu culto infantil para que fiquem gravadas no coração eternamente
    2e3-1com_cd_800x600.jpg
    compre aqui: http://loja.bookpress.com.br/livros-...-nene-n-1.html
    .............................. .............................. ...........................

    Conteúdo Maternal - Volume 1:
    Objetivo: Dar conhecimento da história da Bíblia desde o começo aplicando cada parte à vida da criança.
    Índice: Um roteiro durante o período de aula
    Lição 1 - Criação
    Lição 2 - Criação
    Lição 3 - Criação
    Lição 4 - A galinha amorosa
    Lição 5 - O menino Caim
    Lição 6 - O menino Abel
    Lição 7 - A preguiça
    Lição 8 - Noé 1
    Lição 9 - Noé 2
    Lição 10 - O menino teimoso
    Lição 11 - Abraão é obediente
    Lição 12 - Abraão e o rei
    Lição 13 – Minha irmãzinha

  13. #33
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: C U L T O INFANTIL

    Prezadas Tias,
    Este Tópico não visa fornecer programações prontas para culto infantil.
    Desejamos tão somente trocar experiências, indicar publicações que possam vir a ajudar.
    Antes de postarem seus pedidos, POR FAVOR, pesquisem outros Tópicos aqui mesmo no Portal, tais como:


    Histórias Bíblicas
    Histórias Missionários ou de fundo moral
    Corinhos
    Oferta
    Decoração da Sala de Aula
    Desenhos e Cliparts

    Utilizem a ferramenta "Pesquisa Avançada" no alto da página.
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  14. #34
    Aline Parga está desconectado Avatar de Aline Parga
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Mar 2009
    Localização
    Bacabal
    Posts
    4

    Re: C U L T O INFANTIL

    a paz do Senhor a todos...
    Gostaria de compartatilhar com vcs como nós aqui em Bacabal-MA realizamos os cultos infantis.
    Bem é um pouco diferente do que vcs estão acostamados, mas garanto que uma benção e as crianças adoram.

    Sou da Assembleia de Deus e líder do Depart. Infantil da minha cong.(Monte Moriá), nos cultos á noite, aos domingos, as crianças participam do culto sentadas em um espaço só delas numa bancada onde fica o vocal das crianças o nome do vocal é VOZES CELESTIAS, do qual tbm sou regente.
    Acho que todas as crianças devem sim participar dos cultos não importando a idade, pois é de pequenininho que aprendemos a servir e ter reverencia na Casa do Senhor.

    A respeito dos cultos infantis, nós realizamos na terceira quinta-feira de todo mês (inclusive hoje é culto infantil).
    Começa às 19:00h e termina às 21:00h. O trabalho é feito com toda a igreja ( apesar de alguns irmão não gostarem muito disso ( que pena).
    Que quem faz tudo ( louva, dá a Palavra, etc) são as proprias crianças, é bem divertido!

    Primeiro iniciamos com um periodo de oração, depois louvamos com os hinos congregacionas, lemos a Palavra, o vocal louva ( sempre convidamos vocais infantis de outras congregações), e no decorrer do culto convidamos as crianças a louvar, contar historias e muito mais...

    Uma idéia que Deus colocou em meu coração foi a do momento da história.
    Pra isso as crianças são preparadas com corinhos bem animados cantandos por nós do departament.
    Enquanto isso eu vou me fantasear de LULU, uma bonequinha muito indecisa e q adora contar histórias.
    As crianças adoram me ver de Lulu e é um jeito de chamar a atenção delas pra ouvir e entender a história que estou contando...É maravilhoso ver os olhinos delas brilhando e o sorriso então....

    Bom é isso que acontece por aqui!
    Bjaum a todos e fiquem na paz...

    A Lulu, é uma bonequinha cheia de duvidas e q adora perguntar...rsrsrs
    Eu me fantasio de bonequinha fico muito engraçada as crianças adoram...
    è bem simples e fácil, vc só tem q arranjar um vestido bem infantil mesmo, fazer maria xiquinha nos cabelos e pronto, vc já é uma Lulu!!
    Fico muito feliz em poder ajudar, nesse ministerio maravilhoso temos mesmo é q ajudar umas as outras...

    Esta foto é da ultima aparição da Lulu, foi na Páscoa.
    Me fantasiei de coelhinha só pra explicar a verdadeira historia da pascoa...foi muito legal...

  15. #35
    Haide Renate está desconectado Avatar de Haide Renate
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Feb 2009
    Posts
    2

    Re: C U L T O INFANTIL

    Em nossa Igreja(Batista), a EBD funciona das 18 hs as 19 hs, com 15 min de abertura. Durante o culto temos o Culto Infantil, mas não há pessoas dispostas a dar a aula, as que se propõe só querem ficar cuidando das crianças (babás). O que percebemos é a falta de interesse das cças em vir a igreja.Bom sempre amei trabalhar com crianças (inclusive tenho 5 filhas), fiz um curso em Curitiba, Louvação, com várias oficinas, recomendo a todos, é excelente.

    Lá conheci o projeto Geração Futuro, tem até site.
    http://willowcreek.org.br/geracao-futuro/

    Gostei muito, muito e estamos tentando implantar em nossa Igreja.
    Não está sendo fácil, não há pessoas suficientes para nos ajudar e acabamos muito sobrecarregadas, mas aí vai como adaptamos esse trabalho:

    - 18h as 19h é o Cultão com crianças de 0 a 12 anos.
    Começa com oração, louvor, versículo referente a história, dinâmica referente a história onde chamamos algumas crianças para participar ( ou teatro pelos juniores, balões, personagens bíblicos com as vestimentas de época, aquilo que pudermos usar, datashow), mais louvor.
    - 19h as 19:30 todos indo para o salão para 30 min de lanche:
    - 20 min de divisão por idades:
    maternal de 0 a 3
    crescendo de 4 a 6
    primários de 7 e 8 anos e
    juniores de 9 a 12 anos.
    - 20 h os juniores vão para o Culto da Igreja,
    - crianças de 4 a 8 anos participam de gincana no salão, eles saem suados, e percebemos que agora estão bem mais motivados em vir a Igreja.

    Só um detalhe, como estamos em fase de teste estamos fazendo todo 4º domingo do mês até final do ano ou até conseguirmos dominar e colocar em prática tudo o que objetivemos.
    O nosso Pastor está dando a maior força,
    Deus nos abençõe.

  16. #36
    Taina está desconectado Avatar de Taina
    Data de Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    Santo André - SP
    Posts
    576

    Re: C U L T O INFANTIL

    Sugestões e exemplos de atividades dinâmicas coletadas do Manual para o Culto Infantil.

    - Colocar a criança na situação de um dos personagens.
    Antes de contar a história de Zaqueu propor que uma suba na mesa e observe as demais no chão e deixar que comentem suas reações; ou na história de um cego, antes de começar a história, proponha que fechem os olhos e tentem caminhar até o outro lado da sala ou abrir um pacote, e ouvir as descobertas e sentimentos. Na história da dracma perdida, esconder moedas na sala, para que as crianças procurem (podem ser moedas de chocolate).
    - explorar o conhecimento prévio das crianças.
    Na mesma história de Zaqueu, ao invés de experimentar subir na mesa, perguntar e ouvir os relatos das crianças sobre quando já subiram em árvores e qual a sensação que tiveram. Se a história fala de um mendigo, perguntar sobre os mendigos que vêem na rua, como será que eles se sentem, etc...
    - permitir que participem durante a história.
    1. combinar no início da aula, cada vez que aparecer o cachorro na história vocês devem dar dois latidos e cada vez que alguém bater à porta, vocês batem 3 vezes na mesa. (especificar bem a quantidade para evitar bagunça e dispersão).
    2. distribua as figuras de personagens da história antes de começar e peça a cada criança que coloque o seu personagem na hora em que ele aparecer na história. (Ex. na história da ovelha perdida, prepare as ovelhas antes da aula com as crianças e peça que as segurem; quando você falar que o pastor tinha muitas ovelhas, peça às crianças que as coloquem na mesa; quando uma fugir, você mesmo a tira e continua a história.
    - Dramatização (cena muda / mímica / fantoches)
    1. Para fixação da história, divida a turma em grupos e peça que cada grupo encene, sem palavras ou com bonecos que eles mesmos façam usando sucata, uma parte da história e deixe os outros adivinharem que parte é (você pode distribuir papéis com as cenas ou deixar que eles escolham as partes que mais gostaram).
    2. Formar duplas, e cada dupla tem que inventar uma cena ou mímica, para que os outros adivinhem, sobre como usará o que aprendeu na história no seu dia a dia.
    - Painel (em grupo)
    1. Colagem - com recortes de revistas e papel colorido, sobre uma folha de papel bem grande, criar a cena mais interessante da história.
    2. Colagem de palavras - depois de contar a história, pedir que digam palavras, sentimentos, expressões que reflitam o que pensam sobre a história e fazer uma colagem usando todas as palavras recortadas de revistas, ou escritas em pedaços de papel colorido.
    - Fazer um objeto ou produto que seja importante para a história
    Na parábola do fermento, preparar uma massa de pão no início da aula, no final observar quanto cresceu, e levar para casa para assar. Usar argila ou papier-machê para fazer objetos: cesta de papier-machê - inflar um balão, e alternar cola branca e tiras de jornal; na última camada usar papel colorido (revistas); deixar secar um pouco e estourar o balão. Cortar a borda superior e fazer as alças de tubos de papel de revista trançados.
    - Envolver a comunidade
    1. Trazer uma pessoa para ser entrevistada ou contar seus relatos na aula (ex. Batismo, trazer um pai com fotos do batismo de seus filhos; uma pessoa que esteve doente e sentiu Deus agir na sua cura, etc..)
    2. Preparar cartões sobre a mensagem da história aprendida para serem distribuídos aos adultos após o culto. No domingo de Ramos, levar as crianças a enfeitar o pórtico da igreja, durante o culto, para surpreender a comunidade na saída. Preparar lembrancinhas para serem levadas a amigos na escola, ou a vizinhos; ou a pessoas doentes num hospital.

  17. #37
    Taina está desconectado Avatar de Taina
    Data de Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    Santo André - SP
    Posts
    576

    Re: C U L T O INFANTIL

    Como convidar e trazer crianças para o Culto Infantil?

    Infelizmente não tem resposta mágica, nem solução instantânea... Trazer alunos para a Escola Dominical / Culto Infantil é uma tarefa constante, e às vezes cansativa e difícil. Mas você pode fazer algumas coisas:
    ... não faça um discurso nem ameaças. Evite impor muitas regras (ex. têm q vir todo o domingo; se faltar uma aula perde pontos, etc..).
    ... use 'reforço positivo': quem vem ganha uma estrelinha numa cartela, por exemplo, e no final de tanto tempo, podem trocar as estrelinhas por um brinde ou uma atividade especial; faça um quadro do "aluno do mês" para colocar os nomes e/ou fotos daqueles que vieram a mais de 50% ou 70% dos encontros no mês anterior (comece com um alvo baixo e vá aumentando aos poucos até o quadro ser exclusivo dos que vem a mais de 90%). Faça pequenas apresentações das crianças nos cultos (homenagem ao Dia das Mães, ao Dia dos Pais, etc..) isso costuma motivar as famílias a vir; mas seja comedido, se fizer toda semana "gasta".
    ... aprenda os nomes das pessoas: É muito mais fácil se sentir bem e querer voltar num lugar onde as pessoas te tratam com respeito e se dão ao trabalho de saber quem você é.
    ... faça algumas atividades para familia: Por exemplo, convide os pais a virem com os filhos para um almoço especial só deles ou faça uma atividade de arte para todos juntos (pode ser colagem, pintura, etc..). Uma parte do problema pode ser que os pais não conhecem os professores da ED e não confiam que estas pessoas vão cuidar bem de seus filhos. Se você se apresenta e também aos outros outros professores, convida para verem a sala ou participar da ED com as crianças, você ajuda a tranquilizá-los.
    ... no meu tempo. Peça ao pastor para fazer uma pregação contando como era no tempo dele de criança - ou de alguma outra pessoa bem conhecida e querida da congregação. Alguém que tenha boas lembranças da ED pode ser convidado a ir a frente falar como era: procure alguém que seja simpático e que vá contar histórias leves e engraçadas sobre como era a ED antigamente. Mantenha a história curta e interessante. Melhor ainda se eles tem fotos ou outros guardados para mostrar (um pastor na minha igreja nos mostrou uma gravura que ele guardava com carinho da sua ED. Eram pequenas folhinhas com com verso biblico e desenho que ele e os colegas colecionavam como se fosse figurinha de álbum).
    .. comece! Com três ou quatro alunos mesmo. É difícil trabalhar com grupo tão pequeno, mas faça um bom trabalho e a propaganda boca a boca se encarregará de trazer mais alunos.
    ... promova amizade: Faça jogos e brincadeiras para as pessoas se conhecerem e fazerem amigos; é muito mais facil voltar a um lugar onde você sabe que vai encontrar aquela pessoa com quem você pode conversar ou brincar. Dê um tempo para o pessoal confraternizar: um cafezinho ou um copo de suco são o suficiente para incentivar o pessoal a ficar mais uns minutos e bater um papo. Tenha alguns ajudantes, pessoas que vão ficar de olho naqueles que estão se sentindo meio inseguros ou constrangidos. Cabe a estes ajudantes se aproximarem, conversarem, apresentarem uns aos outros.
    ... não desanime É super difícil manter a motivação quando o grupo é pequeno, as pessoas não vêm, não há compromisso. Mas, desânimo é contagiante. A boa notícia é que empolgação e força de vontade também são contagiantes. Se você tem alegria genuína pelo trabalho que está fazendo as pessoas vão perceber e aos poucos se enganjar também.
    ... ore, ore, ore. Deus abençoa e guia.


    Fonte: http://afontedevida.blogspot.com/2010/0 ... ara-o.html

  18. #38

    Re: CULTO INFANTIL

    Pessoal, como sou professora de professores, em um dos treinamentos preparei esse material resumido. Posto aqui caso alguém precise de algo mais "compacto".

    Culto Infantil

    Introdução

    Deus tem chamado homens e mulheres para o trabalho entre as crianças. São diversos os ministérios que podem ser desenvolvidos para alcançá-las: programas de rádio e TV, sites evangélicos na internet, evangelismo de rua, capelania em hospitais infantis, Escola Bíblica Dominical, Escola Bíblica de Férias, Classe de Boas-Novas…São muitos os caminhos que podemos trilhar para levar a mensagem da salvação aos pequenos corações. O Culto Infantil é um deles.

    O que é Culto Infantil?

    É a oportunidade de as crianças adorarem a Deus, mostrando que O amam, com todo o seu ser. É quando o espírito, a mente, a vontade, as emoções e o corpo estão envolvidos na adoração a Deus. Deve ser preparado de acordo com as necessidades da criança e da sua capacidade de compreensão.

    O que não é?

    - Escola Bíblica Dominical;
    - Cultinho;
    - Lugar onde as crianças vão só para brincar e serem cuidados pelos professores.

    Qual a faixa etária indicada?

    Isso varia de igreja para igreja, mas o ideal é que as crianças tenham idade entre 3 a 8 anos. Ainda assim, esta faixa etária pode ser dividida em dois grupos, no momento da mensagem.

    Equipe

    Cada membro da equipe deve:
    - Ser salvo;
    - Ter comunhão com Deus;
    - Ter compreensão clara dos propósitos do Culto Infantil;
    - Conhecer as necessidades básicas da criança;
    - Procurar sempre melhorar seu desempenho como professor;
    - Ser membro fiel da igreja, procurar estar assíduo em todas as atividades, ser dizimista e dar exemplo de vida cristã;
    - Ser amoroso com as crianças;
    - Ser pontual. O ideal é chegar no máximo 15 minutos antes de o culto começar;
    - Vestir-se de forma adequada;
    - Demonstrar boa vontade no momento do culto;
    - Não chamar as crianças por apelidos;
    - Não ameaçar as crianças de levá-las para o pastor chamar atenção delas.

  19. #39
    Josemeire está desconectado Avatar de Josemeire
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Feb 2011
    Localização
    Natal RN
    Posts
    15

    culto infantil sobre missão

    Sabemos que é muito difícil falar de coisa séria na linguagem de uma criança, mais conseguimos em nossa igreja essa benção o Senhor Deus nos ajudou e fizemos um culto abençoando onde 4 crianças aceitaram a Jesus, louvores pregações tudo baseado em missões, na palavra contamos a história de Amme, tirada aqui mesmo do portal.
    Fizemos um jogral onde todas as crianças participaram, aqui está, espero contribuir com esse abençoado portal, que tem me ajudado grandemente a ensinar e evangelizar esses pequeninos....

    Jogral de Missões Infantil

    (meire)

    Trevas cobrem a terra, guerra, fome, terremoto, mare moto,
    Tudo isso tem deixado a humanidade em pânico.
    Os homens já não sabem o que fazer o descontrole é total.

    (lívia)
    Não podemos ficar indiferentes a humanidade esta em desespero, milhares de almas perecem sem a salvação.
    São homens mulheres e crianças que caminham em passos largos em direção ao pricipicio fatal.
    Em meio esta alarmante situação Deus esta convocando valentes, guerreiros que aceitem o desafio de resgatar essas almas para salvação.

    (as duas)
    Você, Você, Você é a escolha de Deus para esta última hora.

    (edna)
    Prepare o seu coração hoje é dia de renovação espiritual para sua vida Deus marcou um encontro contigo neste lugar ouça a convocção divina

    todos as crianças de pé-

    ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura
    Essa foi a tarefa que Cristo confiou a nós
    acorda, acorda igreja do senhor e hora de despertar e a palavra de Deus anunciar

    (Joselha e Luana)
    Deus tem lágrimas para você chorar,
    Orações para você fazer.

    (nathália e natielle)
    Deus tem almas para você colher;
    Deus precisa de você

    (thuanny e crislayne)
    Seja aquele que prega a paz.
    Seja aquele que a todos o bem faz.

    (Eduarda e Livia)
    Seja aquele que trabalha com amor.
    Seja aquele que acalma a dor.

    (Raquel e Sara)
    Seja aquele que protege a natureza.
    Seja aquele que em todos vê beleza.

    (Rebeca e Stefany)
    Seja aquele que ampara o irmão.
    Seja aquele que ajuda sem distinção.

    todas as crianças:

    A responsabilidade é minha, e sua é de todos nós
    Nós somos os missionários da ultima hora, despertados por Deus, soldados de Cristo, ouvimos o clamor das almas e recebemos em nossos corações a chama missionária,
    Devemos fazer missões hoje por que estamos esperando Jesus voltar agora, já,
    Então igreja do Senhor acorda, acorda, vamos o evangelho anuciar.

  20. #40
    Tremendinha está desconectado Avatar de Tremendinha
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Oct 2009
    Posts
    1
    Esse material é ótimo, já usei, você prepara uma aula super completa com eles, muito bom, recomendo a todos que trabalham com crianças.


+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

O que se estuda na EBD?

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •