Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Juniores (9 a 11 anos)

  1. #21
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Sem sala de aula, o que fazer?

    Amiga,
    Realmente, não ter um espaço só para a turminha faz uma imensa falta.
    Veja com os pais dos alunos se alguem mora perto da igreja e poderia ceder um espaço da sala, da garagem, do quintal da casa, e vc se reuniria lá com seus alunos.
    A ornamentação do espaço teria que ser improvisada.
    Não pode é deixar seus alunos desanimarem... e a decisão de onde se reunir deve ser apresentada a eles como uma AVENTURA, uma novidade... não passe pessimismo ou desânimo para seus alunos.
    Aliás, a construção de mais salas para a EBD pode até se tornar um alvo, um objetivo de oração para a sua turma.
    Ore com eles, pois nosso Deus responde e AINDA faz milagres!
    Bjs, Sandra

    Citação Postado originalmente por priscyla
    A paz do Senhor Irmãos
    Estou precisando de ajuda ......Por favor me ajudem abraços Priscyla.



    › Veja Mais: Juniores (9 a 11 anos)
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  2. #22

    Re: JUNIORES

    Roberto, a paz!
    Em minha igreja começaram a usar esta revista agora, você poderia me dar um exemplo de como dinamizou as lições?
    Os juniores estão meio desmotivados... achei o tema ótimo, mas não estamos conseguindo fazer com que eles gostem. Poderia me ajudar?
    No amor de Cristo,
    Cláudia.

    Citação Postado originalmente por Roberto
    Este trimestre utilizei com os meus alunos dos juniores a lição da editora cristã evangélica AS PARÁBOLAS DE JESUS
    Dinamizei as lições de maneira bem criativa, alguns concursos durante as lições, Foi incrível!
    Vou encerrar com outro concurso bem criativo que irá ajudar a rememorizarmos ......

  3. #23
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.143

    Re: JUNIORES

    Olá Cláudia,

    Os juniores gostam muito de competição. Praticamente em todas as aulas eu fiz concursos, todo tipo concurso, meninos X meninas, etc. Criei bônus para quem apresentasse o resumo da aula anterior, foi uma grande surpresa ver que eles explicavam direitinho as lições na frente da turma. A cada três bônus eu os premiava. Criei também a pergunta premiada. Era uma pergunta relacionada com a lição, nem sempre eles traziam a resposta mas, durante a semana eles se empenhavam nas pesquisas envovendo inclusive a família. Além disso utilizei dinâmicas, mas, bem divertidas, porque algumas dinâmicas são tão chatas que chegam a ser patéticas. Aliado a tudo isso utilizei visuais bem elaborados e um preparo teológico da aula impecável, próprio para a faixa etária. E o principal, oração e jejum.


    Roberto, a paz!
    Em minha igreja começaram a usar esta revista agora, você poderia me dar um exemplo de como dinamizou as lições? Os juniores estão meio desmotivados... achei o tema ótimo, mas não estamos conseguindo fazer com que eles gostem. Poderia me ajudar? No amor de Cristo, Cláudia.

  4. #24

    Re: Juniores (9 a 11 anos)

    Roberto, A paz!
    Muito obrigada pela resposta, realmente precisamos dinamizar nossas aulas! Acho que peguei a idéia rs, que o nosso Deus continue te abençoando neste ministério poderosamente, no amor de Cristo, Cláudia.

  5. #25
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Novo material para Juniores!



    Talvez você nunca tenha pensado que uma turma de juniores possa estudar doutrinas. No entanto, a cada revista, a Série Investigar apresenta um conjunto desses importantes ensinamentos, de maneira atraente e lúdica.

    Nesta revista, estudaremos as seguintes doutrinas: do homem (antropologia teológica), do pecado (hamartologia) e da salvação (soteriologia).

    A cada Investigação, por meio de Mistérios e Pistas, os alunos entenderão a consequência do pecado e a suficiência de Cristo para a salvação. A mensagem do Evangelho será apresentada como a única solução para o homem pecador. Pelas descobertas bíblicas, os alunos serão desafiados ao arrependimento, a ter certeza da salvação pela fé em Jesus e a anunciar essa mensagem aos que ainda não encontraram o Salvador.

    Na carta de Paulo aos Romanos, está escrito: "Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!" (Rm 10.15). Por isso, sinta-se privilegiado em poder anunciar a seus alunos Jesus: A Solução.

    (KIT DO PROFESSOR)
    ESTUDOS: Do homem (antropologia teológica), do pecado (hamartologia) e da salvação (soteriologia).
    Preço R$ 15,00
    http://www.editoracristaevangelica.co m. ... roduto=345
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  6. #26

    Re: Juniores (9 a 11 anos)

    PAZ! TBÉM ESTOU COM DIFICULDADE COM OS MEUS, ELES Ñ TEM ENTUSIASMO COM NADA,
    A FRASE QUE MAIS FALAM É : QUE CHATISSE, AS VZS ME SINTO MUITO CULPADA, ME
    DÊ ALGUMAS DICAS POR FAVOR, QUEM JÁ SE VIU NA MESMA SITUAÇÃO ?? ME MANDA
    IDÉIAS CRIATIVAS, LIVROS, SITES, QUE DEUS OS ABENÇÕE.

  7. #27
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Juniores (9 a 11 anos)

    Oi, Cileia!
    Vejo que vc é nova no Portal, que beleza!!
    Amiga, as ideias criativas, a indicação de livros, as dicas, estão todas neste site do Portal da EBD.
    Todos os Tópicos dos Foruns visam tornar as aulas - sejam do Infantil, sejam dos Juniores, ainda mais dinâmicas e atraentes.
    Por favor, tire um BOM tempo livre e acesse cada um dos Tópicos, veja as novidades, pesquise com atenção.
    Trabalhe para dinamizar as aulas a partir da lição bíblica que vc certamente adota para a sua EBD.
    Visite a Sala de Recursos Visuais e Trabalhos Manuais.
    Aprenda ali a confeccionar um Lapbook.
    Existem centenas de ideias legais para vc jamais ouvir novamente que a aula é uma chatice!
    Boa pesquisa, amiga!!
    Bjs, Sandra


    Citação Postado originalmente por Cileia Prates
    PAZ! TBÉM ESTOU COM DIFICULDADE COM OS MEUS, ELES Ñ TEM ENTUSIASMO COM NADA,
    A FRASE QUE MAIS FALAM É : QUE CHATISSE, AS VZS ME SINTO MUITO CULPADA, ME
    DÊ ALGUMAS DICAS POR FAVOR, QUEM JÁ SE VIU NA MESMA SITUAÇÃO ?? ME MANDA
    IDÉIAS CRIATIVAS, LIVROS, SITES, QUE DEUS OS ABENÇÕE.
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  8. #28
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Sala para Juniores

    Clique para ler - salvar - imprimir
    fonte:
    http://www.juerp.org.br

    Sala de aula 1.jpg
    Professores,
    No caso de vcs estarem comprando os móveis para a sua sala, permita-me sugerir NÃO usar cadeiras de um braço.
    Esse tipo de cadeira é péssimo pro Junior (e até mesmo adolescentes e jovens).
    Os alunos precisam de espaço para trabalhar com a revista aberta, a Bíblia para consulta, ter lápis, borracha, seus materiais por perto.
    Eu sou totalmente a favor de se ter na sala pelo menos 2 mesas que comportem de 6 a 8 crianças em cada uma, além da mesa do Professor.
    Vc pode criar o "cantinho da história" onde todos levam suas cadeiras - ou podem se sentar sobre um tapete, para o momento da contação da história.
    Na hora de se trabalhar com as atividades de fixação (revista, perguntinhas, pesquisa Bíblia), voltamos para a mesa.
    Não havendo espaço para se criar esse "cantinho", não tem problema... utilize sempre a mesa.
    Fica excelente para os Juniores trabalharem.
    Acima, uma foto da minha sala de aula.

    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  9. #29
    SilMacedo está desconectado Avatar de SilMacedo
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Sep 2010
    Posts
    1

    Re: Juniores (9 a 11 anos)

    graça e paz!
    Só o Senhor para agraçia-los por esse trabalho... moro no interior da Bahia e sei o quanto vamos ser abençoados por esse site. O SENHOR É CONOSCO!!!!!!!!!!!!!!!!

  10. #30

    Re: Idéias Criativas

    A PAZ DO SENHOR!

    NESTE ANO DE 2011 O SENHOR ME DEU O PRIVILÉGIO DE TRABALHAR COM OS JUNIORES, E GOSTARIA DE UMA IDÉIA PARA O FAZER UMA FESTA NO 1º DIA DE ENCONTRO.

    JESUS ABENÇOE!
    ELANE

  11. #31

    Sugestão de nome para Sala de Juniores

    Minha sala de juniores esta sem nome gostaria de algumas sugestoes de nomes.
    Deus abençõe.

  12. #32
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Sugestão de nome para Sala de Juniores

    Sugestões de nome para sua classe:
    - os "JJ" - Juniores de Jesus
    - Árvore da Vida
    - Vencedores de Cristo
    - Classe Mais que Vencedores
    - Pesquisadores da Bíblia


    Citação Postado originalmente por TATIANE ANDRADE
    Minha sala de juniores esta sem nome gostaria de algumas sugestoes de nomes.
    Deus abençõe.
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  13. #33
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Juniores => festa de volta às aulas da EBD

    Oi, Elane!
    Essa faixa etária é maravilhosa e vc há de se apaixonar por eles, com certeza.
    Uma FESTA DE VOLTA ÀS aulas pode ser uma interessante ideia para trazer novidades do Trimestre para eles.

    Enão....
    Tenha a sala já preparada com as NOVIDADES do Trimestre:
    - Mural com o PLANO DE FREQUÊNCIA prontinho
    - Mural de CHAMADINHA pronto para usar
    - Mural de Aniversariantes
    - Prepare pastas bonitas para guardarem os novos materiais (deixe que eles mesmo decorem suas pastas, eles gostam de participar - não leve tudo sempre pronto); no Portal temos um Tópico com modelos.
    - Se possível, faça uma nova arrumação na sala de aula, deixando-a diferente, mais bonita, mais alegre.
    - Coloque uma plaquinha nova na porta da sala com o nome da turma
    - Espalhe balões de gás pela sala - para ficarem flutuando na sala (pode fazer 2 balões por aluno ou mais, se a verba permitir) com a frase BOAS VINDAS! (escreva com pincel atômico nos balões antes de encher)
    - Receba-os com um CD de corinhos bem alegre tocando ao fundo (não precisa ser super alto para não atrapalhar as outras salas)
    - Tenha em mãos crachás divertidos para receber visitantes
    - Faça a FICHA DE MATRÍCULA dos alunos - temos modelo aqui no Portal, eles se sentem importantes e valorizados ao se 'matricularem' na sala
    - Escolha na Sala de Dinâmicas uma dinâmica legal de quebra-gelo para o início dessa aula.
    - O ideal seria já ter a 1ª aula do Trimestre, mas... se o tempo em sala de aula não permitir, então que seja apenas uma festa... sirva um cachorro-quente no final com refrigerante e pode ter um bolo também - não precisa ser super elaborado.

    Bem... como as crianças vieram de festas de Fim de Ano, Natal, Festa de Encerramento do último Trimestre do Ano com premiação, eu acho desnecessário dar lembrancinhas, ou até mesmo organizar uma FESTA muito elaborada para o 1º dia de aula da EBD em janeiro.

    Penso que trazer todos os NOVOS MATERIAIS - MURAIS - e REGRAS DE PONTUAÇÃO, mais o novo tema a ser estudado.... isso tudo sendo passado com muita alegria pra eles, trazendo novos desafios e criando um interesse pelo que irão aprender, é o mais importante para CELEBRAR a volta às aulas.
    E, na verdade, depende muito da paixão, do ânimo, da dedicação, do trabalho e da alegria que a própria Professora sente por seus alunos, pela classe e pelo que irá realizar nos próximos 3 meses com eles.

    Tia, que sua classe de Juniores se sinta muito feliz e interessada em retornar a cada Domingo.
    Que o Espírito Santo seja sua inspiração.
    Bjs, Sandra


    Citação Postado originalmente por ELANE CERQUEIRA
    A PAZ DO SENHOR!
    NESTE ANO DE 2011 O SENHOR ME DEU O PRIVILÉGIO DE TRABALHAR COM OS JUNIORES, E GOSTARIA DE UMA IDÉIA PARA O FAZER UMA FESTA NO 1º DIA DE ENCONTRO.
    JESUS ABENÇOE!
    ELANE
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  14. #34

    Re: Juniores (9 a 11 anos)

    O DESENVOLVIMENTO ESPIRITUAL DA CRIANÇA
    9 a 11 anos

    Durante essa faixa etária, as crianças começam a encarar os assuntos
    teológicos mais complexos e estão prontas para fazer da fé parte de sua vida. Um dos
    principais objetivos do desenvolvimento espiritual na vida da criança é apresentar o
    padrão bíblico de amor através de Deus e dos outros. Seguindo os padrões de Deus,
    com inspiração nas figuras dos pais, as crianças serão encorajadas à maturidade
    espiritual, com compromisso, bondade, senso de justiça e perdão. Assim que a criança
    começa a desenvolver sua fé em profundidade, terá desejo de se aprofundar e discutir
    o assunto. O passo seguinte será compartilhar sua fé com os outros.

    CONCEITOS ESPIRITUAIS PARA SE TRABALHAR (DE 9 A 11 ANOS):
    I. “A Bíblia é a verdade absoluta de Deus para minha vida”
    II. “A Salvação é para mim e para qualquer um que confie em Jesus como Senhor da
    sua vida e salvador”
    III. “A Bíblia nos apresenta Deus trabalhando junto com seu povo, e eu faço parte
    disso”
    IV. “Eu entendo porque Jesus morreu por mim e o quanto ele me ama, e quero que
    meus amigos saibam disso também.”

    Conceitos retirados de
    “Spiritual Stepping Stones”
    http://www.one2belive.com

  15. #35

    Juniores (9 a 11 anos) - Habilidades práticas

    "É comum vermos, nos dias atuais, crianças e adolescentes que não sabem fazer coisas práticas que já têm habilidade.
    Infelizmente, a ausência dessas habilidades se dá muitas vezes por culpa dos pais. Ou eles fazem tudo no lugar da criança, ou pagam alguém para fazê-lo, ou ainda acreditam que ela não tenha capacidade para executar a tarefa.
    Para ajudar pais e professores, publicamos aqui algumas atividades que, respeitando a idade, podem ser ensinadas a crianças e adolescentes ao longo da vida, ou podem ser ditas para que eles, quando tiverem mais entendimento, possam buscar esse conhecimento, serem auto-didatas."


    9 anos de idade:
    - Ler a Bíblia e orar todos os dias;
    - Saber operar a máquina de lavar roupas;
    - Saber operar a secadora de roupas;
    - Limpar o filtro das máquinas de lavar e de secar roupas;
    - Dobrar lençóis e cobertores adequadamente;
    - Arrumar e organizar as gavetas da cozinha;
    - Ajudar a limpar a geladeira;
    - Preparar bebidas quentes;
    - Preparar macarrão instantâneo;
    - Fazer cachorro-quente;
    - Fazer ovos mexidos, fritos, poché, cozidos e omeletes;
    - Fritar hambúrguer;
    - Tirar a poeira de toda a mobília da casa;
    - Contar dinheiro e dar troco;
    - Comparar qualidade e preço unitário de artigos;
    - Começar a aprender marcenaria básica (exemplo: como montar uma casa de passarinho ou outro objeto disponível em kits);
    - Começar a aprender trabalhos manuais como crochê e tricô;
    - Manter a bicicleta limpa e lubrificada.


    10 anos de idade:
    - Ler a Bíblia e orar todos os dias;
    - Trocar lâmpadas e aprender sobre voltagem (110/220V) e potência (watts);
    - Limpar a lareira, churrasqueira ou fogão a lenha;
    - Limpar os armários da cozinha;
    - Ser capaz de lavar as roupas de toda a família;
    - Polir os móveis;
    - Diferenciar comida boa da estragada;
    - Fazer bolachas, bolos e biscoitos seguindo uma receita;
    - Cozinhar vegetais congelados ou enlatados;
    - Entender a importância dos ingredientes e da tabela nutricional;
    - Planejar uma refeição balanceada;
    - Entender o uso de remédios e a seriedade das superdosagens;
    - Aprender primeiros socorros simples em casos de pequenos cortes e arranhões;
    - Consertar o pneu da bicicleta e aprender seus ajustes básicos;
    - Cortar a grama e ajudar na jardinagem;
    - Costurar artigos simples na máquina de costura, como almofadas, bolsinhas, etc.


    11 anos de idade:
    - Ler a Bíblia e orar todos os dias;
    - Polir prata, cobre e outros metais;
    - Substituir fusíveis ou saber onde ficam os disjuntores da casa;
    - Trocar o filtro do aspirador de pó;
    - Limpar e organizar a garagem;
    - Fazer muffins (bolinhos) e pãezinhos;
    - Fazer saladas e molhos;
    - Fazer consertos simples, como pregar botões e ajustar bainhas;
    - Lavar o carro;
    - Aprender a usar com segurança os eletrodomésticos a que têm acesso, sob supervisão!;
    - Aprender a dar nós variados em cordas e fios para diversos usos;
    - Fazer um trabalho completo de manutenção do jardim: cortar a grama, recolher a folhagem, varrer, preparar um vaso, etc.;
    - Entender de fotografia básica;
    - Auxiliar na igreja (no berçário, escola dominical, nos serviços gerais do templo, etc.).


    Extraído e adaptado do livro “O que todos os filhos precisam saber”, Editora Universidade da Família.

  16. #36
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.143
    Estive este ano novamente na Expocristã e sinceramente não vou mais mas isso é outra história que depois vou comentar, o fato é que nesses dois últimos anos que estive lá não vi nada de novo em relação à EBD, currículos, Departamento Infantil que fosse relevante. A Editora AD Santos anualmente tem lançando na Expocristã algumas obras nesse sentido mas nada que possa "encher os olhos", obras voltadas para brincadeiras, dinâmicas.

    Encontrei "A Turma do Professor Téo" que é um plano curricular que foi lançado pela Editora IFC. A Turma do Professor Téo é um ministério do IFC kids que trabalha com crianças. É chamada Turma do Téo porque o principal personagem é um professor velhinho chamado Teológico que dá aulas sobre a Bíblia na linguagem dos contos. O curriculo é composto por um Gibi/CD/Playback, Painéis ilustrativos e cadernos de atividades. Você poderá encontrá-lo no sítio da editora www.ifceditora.com.br

    O ponto negativo desse plano curricular, se é que se pode chamá-lo assim é que ele é incompleto, aliás, acho que só tem material para dois trimestres, eles não publicaram um "plano curricular" completa, assim fica difícil adotá-lo.

    O Geração Futuro também padece desse mesmo problema, a classe do maternal não possui material, ficando ao encargo dos professores (as) de criá-lo, normalmente eles estão adotando lições de EBD ou culto infantil de outras editoras.

    file.pngfile_1.png

  17. #37
    Valéria Cristiane está desconectado Avatar de Valéria Cristiane
    Data de Ingresso
    Nov 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    65
    O Detetive da Bíblia - Juniores e Pré-Adolescentes
    O-Detetive-da-Biblia_v2_23012013.jpg

    "Este livro é um tesouro de cenas do mundo bíblico surpreendentemente detalhadas. Você terá horas de entretenimento enquanto tenta encontrar pessoas e objetos dos tempos antigos, bem como animais, pássaros, sapos!...
    Enquanto exercita sua mente tentando encontrar os itens solicitados, você também vai se tornar um expert nos cenários das mais importantes histórias da Bíblia."
    Recursos
    :: 17 histórias bíblicas totalmente ilustradas
    :: Cada história contém uma pequena introdução e várias atividades de busca de elementos nas ilustrações
    :: Respostas dos exercícios ao final do livro
    :: Ilustrações de Peter Kent
    Público alvo
    Crianças e pré-adolescentes, pais e professores de escola bíblica infantil

    Caracteríticas
    Código:TNL580P7

    ISBN: 789-85-218-0756-6
    Formato: 21,5 x 26,0 cm
    Páginas: 48

  18. #38

    Re: Sem sala de aula, o que fazer?

    Olá,
    Boa tarde!
    Eu mudei de Igreja, desde 2010 que não trabalho com crianças.
    Agora que voltei.

  19. #39
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Sem sala de aula, o que fazer?

    Oi, Adriana!
    Bem vinda de volta à ativa, irmã!!
    Deus te abençoe!!


    Citação Postado originalmente por Adriana Vasconcellos Ver Post
    Olá,
    Boa tarde!
    Eu mudei de Igreja, desde 2010 que não trabalho com crianças.
    Agora que voltei.
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  20. #40

    Re: Juniores (9 a 11 anos)

    [Infográfico] A Bíblia é

    Esse infográfico mostra de maneira fácil e simples o que a Bíblia é. Você pode utilizar esse recurso na sua classe de escola bíblica, grupos de estudo bíblico ou até mesmo em sua casa no culto doméstico.

    Baixe o arquivo no site: http://amominhabiblia.com.br/a-biblia-e/


+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

O que se estuda na EBD?

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 2 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 2 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •