Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico
Página 2 de 2 Primeiro 12

Tópico: Maternal (3 e 4 anos)

  1. #21
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Maternal (3 e 4 anos) => Trabalho Manual Bíblico

    São 200 trabalhos manuais bíblicos em cada livro.
    Trabalhinhos para o MATERNAL... muito bom.
    Eu tenho o volume 1.
    Compre aqui

    ==> http://www.escoladominical.net/osc_shop.php?cPath=26


    › Veja Mais: Maternal (3 e 4 anos)
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  2. #22
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Maternal (3 e 4 anos)

    Peguem mais idéias para murais, com moldes, neste PICASA.
    Lembre-se de clicar no desenho desejado, depois clipar na palavrinha "Download" para salvar!

    ==> : http://picasaweb.google.com/educacaoleg ... ComArteV3#
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  3. #23
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Revista do Prof. Sassá

    _1.jpg
    Atenção Tias do Maternal!

    Comprem esta revista do Prof. Sassá, que está simplesmente sensacional.
    Com artesanato bíblico para 15 histórias da Bíblia.
    Algo inédito de se encontrar em bancas de jornais, não é mesmo?
    Custa apenas R$ 7,90 - tem 66 páginas.
    Corra até a banca da esquina e compre 2 revistas: uma pra vc e outra para aquela Professora da sua igreja!

    Se não tiver na banca do seu bairro, compre pela internet!!!

    http://www.edminuano.com.br/catalogo/de ... categ2=107
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  4. #24
    aline06 está desconectado Avatar de aline06
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Aug 2008
    Posts
    2

    Re: Maternal (3 e 4 anos)

    Bom dia Amadas.
    Trabalho com crianças de 3 a 6 anos na minha igreja à +- 6 anos...
    Gosto muito desse ministerio pois é gratificante e recompensador!
    mais estou tendo dificuldades para encontrar revistas com liçoes e ilustrações...
    Já utilizaei varias revistas.
    Gostaria de pedir sugestoões pois já não tenho mais material para trabalhar com meu alunos.
    Obrigada!!!

  5. #25
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Maternal (3 e 4 anos)

    Querida irmã,
    Temos um Tópico onde apresentamos revistas para todas as faixas etárias, das principais editoras do país.
    Acesse os links e pesquise qual material seria o mais indicado para a sua turminha. Vc pode comprar pela internet!
    http://www.escoladominical.net/showt...cador-Infantil
    Bjs, Sandra


    Citação Postado originalmente por AcSantos
    Bom dia Amadas.
    Trabalho com crianças de 3 a 6 anos na minha igreja à +- 6 anos...
    ...... Obrigada!!! :D
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  6. #26

    Re: Maternal (3 e 4 anos)

    Sala Adequada

    2 sala maternal.jpg
    Para se ter um ensino com perfeição e com resultados positivos como maternal deve se ter:
    Uma sala adequada
    – Ela deve ser bem arejada e iluminada, de temperatura agradável e como um bom espaço para que as crianças não fiquem amontoadas.

    Mobília apropriada
    – tudo deve ser de acordo com o tamanho das crianças, com quadros e outros materiais ilustrativo à altura de seus olhos.

    Clima emocional positivo
    – visto que nesta idade a criança aprende muito através das emoções, deve-se criar na sala de aula um ambiente de paz, ordem, beleza, sossego e atividades interessantes.

    Professores
    – a escolha de professores vocacionados para a classe do maternal é de grande importância, a tonalidade de sua voz, seu carinho vivacidade, etc..., contribuirão para a criação do clima emocional positivo.
    Sempre o professor deve chegar mais cedo na sala de aula, para receber as crianças.
    O professor deve receber e cumprimentar a cada criança, a chamando pelo nome.

    Ajudantes
    – Os ajudantes também ser escolhidos com cuidado, e devem saber agir em cada situação.
    Não deve haver conversa entre adultos durante a aula, isso distrai as crianças.
    Somente o professor deve falar, enquanto os ajudantes ficam atentos às necessidades das crianças, supervisionando os trabalhos manuais, etc.

    Como ensinar
    A classe do maternal é ensinada através dos centros de interesses.
    Os “centros de interesses” são técnicas de ensino que criam ambiente à aprendizagem, permitindo a participação direta e espontânea da criança.
    O professor deverá dividir o tempo de sua aula em três períodos, conforme as atividades a serem desenvolvidas nos “centros de interesses”.
    Abaixo eu coloco um modelo para centros de interesses de uma classe de maternal.
    Lembrando que ele poderá ser adaptado segundo as necessidades de sua turma.
    O indicado é que em uma classe de maternal devam existir no mínimo dois centros de interesses.
    Você professor poderá criar outros centros também.

    1º Centro
    tapete.jpg espelho.jpg

    Logo na entrada de sua sala de aula monte o primeiro centro de interesses com colchonetes ou tapetes, almofadas, bichos de pelúcia antialérgicos.
    Neste centro coloque musicas em volume baixo.
    Será neste centro que você professor receberá seus alunos.
    À medida que eles forem chegando deixe-os sentados um pouco até que se sintam bem, neste centro você poderá ter alguns brinquedos para as crianças que chegarem primeiro possam ir brincando e se habituando à sala.
    Coloque neste centro um baú ou caixa bem bonita e enfeitada, escreva por fora “baú do louvor” ou “caixa do louvor”.
    Dentro coloque instrumentos musicais e microfones, pois será neste centro que se iniciará sua aula.

    Pesquise aqui instrumentos musicais
    => http://www.escoladominical.net/showt...entos+musicais

    Pesquise aqui como fazer os microfones
    => http://www.escoladominical.net/showt...ight=microfone

    Enquanto você canta com seus alunos os mesmos poderão tocar e cantar com os microfones.

    Após cantar com seus alunos, que poderá ser apenas um cântico repetido ele, faça a oração inicial com seus alunos.
    Para isso sempre esteja com um visual sobre oração.
    Eu uso muito o Juquinha, é um menino feito em papel cartão que abre e fecha os olhos, com ele ensino que devemos ter reverencia na hora da oração sempre fechando nossos olhos.
    Veja o Juquinha aqui:
    => http://www.escoladominical.net/showt...0890#post10890

    Devem se fazer orações curtas e simples durante toda aula.
    Ex.: “obrigado Senhor por esta aula”

    Depois conduza as crianças para o próximo centro de interesse.

    2° Centro – Centro da Palavra de Deus

    Em outro espaço da sala monte o segundo centro que será o “Centro da Palavra de Deus” com mesinhas e cadeirinhas apropriadas para esta faixa etária.
    Neste centro que será realizado as demais atividades de sua aula, como chamadinha, marcação do plano de freqüência, cânticos, oração, versículos, história e trabalhinhos, etc..., de acordo com o que o professor planejou.

    Lembrando que os cânticos e versículos devem ser visualizados com bastantes figuras e poucas palavras.
    As escritas feitas nos cânticos e versículos são somente para o professor o aluno aprenderá pelo repetir e por associar a figura com a palavra.
    Tanto os cânticos como os versículos devem ser pequenos e com palavras simples.
    Após realizar todas as atividades neste centro, encaminhe as crianças para o próximo centro.
    Obs.: Se você professor for realizar algum lanche com as crianças isso poderá ser feito aqui.


    3º Centro – Cantinho da Leitura

    3 cantinho leitura.jpg
    Este será o ultimo período da sua aula, neste centro devera ter livros adequados para sua idade com bastantes figuras, caixas pedagógicas, blocos pedagógicos, jogos bíblicos, etc...
    Pesquise sobre Caixas Pedagógicas na Sala de Trabalhos Manuais.

    Aqui neste centro as crianças poderão descansar um pouco, brincar e ao mesmo tempo você poderá criar um método de reforçar o ensino.
    Ex.: Se sua aula foi sobre a Arca de Noé, faça um livro de pano com vários casais de bichos, para reforçar este ensino neste centro sente com seus alunos e diga “olha o casal de elefantes que Noé colocou na arca, ele colocou porque ele era muito obediente a Deus. (nome da criança) é obediente a Deus.”

    Veja o modelo de um livro de pano
    1 livro de pano.jpg

    Neste cantinho da leitura faça livros que seus alunos poderão levar para casa, assim seus pais poderam contar historias bíblicas para eles durante a semana, faça dedoches e coloque em uma capa junto com o livro assim as próprias crianças poderão contar a historia, estes livros poderão ser usados neste cantinho como um recurso de reforço de ensino.
    Se possível coloque um espelho neste centro todo enfeitado o maternal gosta muito de se ver no espelho. Para enfeitar o espelho use EVA ou faça moldes de flor vazado no contact colorido, no mercado você encontrar uns até decorado.

    Quando seus alunos forem sair da sala entregue as lembrancinhas do dia.

  7. #27
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Maternal (3 e 4 anos)

    1.jpg
    Autora: Ruth Beechick

    Como Ensinar Crianças do Maternal é sem dúvida um dos textos mais práticos e inteligentes disponível nessa área. Qualquer professor que trabalhe com esta faixa etária verá que as informações e idéias da Drª Beechick são valiosas. Recomendo-o sinceramente
    Clate Raymond
    Diretor Executivo de Educação Cristã Internacional

    Como Ensinar Crianças do Maternal é um enorme passo em direção à excelência em materiais educacionais para professores de educação na primeira infância. Para aqueles que necessitam saber como ensinar às crianças do maternal, a Drª Beechick certamente demonstrou como fazê-lo!
    Leo Bradley, Ph.D.
    Diretor do Departamento de Administração Cristã Centro Criswell para Estudos Bíblicos

    Uma combinação de informação prática e discernimento marca esta utilíssima obra - falsas concepções são combatidas, características infantis discutidas e metodologias inteiramente descritas. O apêndice é perfeito, com sugestões de estudos complementares, questões, idéias de projetos e experiências de ensino relacionadas a cada capítulo.
    Kenneth O. Gangel, Ph.D

    Presidente Universidade Cristã de Miami

    A autora do livro, Ruth Beechick, é mestre em ensino fundamental e doutora em currículo e instrução pela Universidade do Estado do Arizona, autora de muitos dos livros de ensino fundamental da Série de Treinamento para Professores da Accent (Cook Ministries).
    ........................
    Leia uma amostra deste livro no post #22 acima.
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  8. #28
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Maternal (3 e 4 anos)

    Brincadeiras que podem ser feitas com o Berçário, Maternal e Jardim!
    Molde do pé no anexo (pode ser usado para a lição de seguir as pegadas de Jesus).
    http://picasaweb.google.com/fernanda.kolb
    Imagens Anexas Imagens Anexas
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  9. #29
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Maternal (3 e 4 anos)

    Assista dicas legais para quem trabalha com o Maternal - em 4 partes.
    Os links são:
    Parte 1 -
    Parte 2 -
    Parte 3 -
    Parte 4 -

    Abaixo, a Parte 1 dos vídeos para vc dar uma olhadinha aqui no Portal:

    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  10. #30
    Sandra Maeda está desconectado Avatar de Sandra Maeda
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Feb 2009
    Posts
    1

    Re: Maternal (3 e 4 anos)

    boa noite! Shalom
    Sou professora da classe de 03 a 06 anos, e gostaria de sugestão para mudança de nome da classe. Hoje a sala é Cordeirinhos de Cristo.
    no aguardo, fiquem com Deus
    Sandra

  11. #31
    Taina está desconectado Avatar de Taina
    Data de Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    Santo André - SP
    Posts
    576

    Re: Maternal (3 e 4 anos)

    Oi "Sandra Maeda", dá um pulo nesse tópico:
    http://www.escoladominical.net/showt...Grupo-Infantil
    Lá tem nomes para grupo infantil que vc pode aproveitar para colocar na sua classe da EBD!

    Espero ter ajudado!


    Citação Postado originalmente por Sandra Maeda
    boa noite! Shalom
    Sou professora da classe de 03 a 06 anos, e gostaria de sugestão para mudança de nome da classe. Hoje a sala é Cordeirinhos de Cristo.
    no aguardo, fiquem com Deus
    Sandra

  12. #32

    Re: Maternal (3 e 4 anos)

    O DESENVOLVIMENTO ESPIRITUAL DA CRIANÇA
    3 e 4 anos

    Nessa faixa etária a criança começa a entender os conceitos básicos de certo e
    errado, respeito, compaixão e amizade. Uma boa educação vai desenvolver a
    compreensão dos pensamentos e atitudes que não são aceitáveis nos relacionamentos
    com outras pessoas e com Deus. As sementes da fé plantadas nessa idade vão
    crescer com cuidados paternais e contínuas influências espirituais focadas em Deus,
    como músicas, histórias e orações. É a partir dessa faixa etária que a criança começa
    a usar a imagingação para desenvolver a fé em coisas que não se vê. Modelar esse
    crescimento com leitura da Bíblia e oração se torna extremamente importante.

    CONCEITOS ESPIRITUAIS PARA SE TRABALHAR (DE 3 A 4 ANOS):
    I. “Eu posso ouvir histórias da Bíblia e aprender versículos”
    II. “Eu estou começando a entender que a Bíblia é a palavra de Deus e que ela me
    ensina sobre Deus e seu filho, Jesus Cristo”
    III. “Eu entendo que Jesus se entristece quando eu faço alguma coisa errada”
    IV. “Eu quero seguir os passos de outras pessoas”

    Conceitos retirados de
    “Spiritual Stepping Stones”
    http://www.one2belive.com

  13. #33

    Maternal (3 e 4 anos) - Habilidades práticas

    "É comum vermos, nos dias atuais, crianças e adolescentes que não sabem fazer coisas práticas que já têm habilidade.
    Infelizmente, a ausência dessas habilidades se dá muitas vezes por culpa dos pais.
    Ou eles fazem tudo no lugar da criança, ou pagam alguém para fazê-lo, ou ainda acreditam que ela não tenha capacidade para executar a tarefa.
    Para ajudar pais e professores, publicamos aqui algumas atividades que, respeitando a idade, podem ser ensinadas a crianças e adolescentes ao longo da vida, ou podem ser ditas para que eles, quando tiverem mais entendimento, possam buscar esse conhecimento, serem auto-didatas."


    - 3 anos de idade:
    - Vestir-se com ajuda;
    - Colocar a roupa suja no cesto;
    - Arrumar a própria cama (esticar cobertor, alisar o travesseiro e colocar seus bichos de pelúcia);
    - Limpar o que derramar;
    - Ajudar a pôr a mesa;
    - Ajudar a limpar a mesa;
    - Fechar e abotoar roupas.


    - 4 anos de idade:
    - Introduzir “Minha mão amiga” para ajudar seu filho a lembrar de cumprir suas responsabilidades pessoais todos os dias;
    - Ajudar a recolher a roupa para lavar;
    - Organizar os brinquedos e arrumar o quarto rotineiramente;
    - Recolher os brinquedos designados para o uso fora da casa;
    - Sacudir os tapetinhos;
    - Limpar e tirar o pó da tela da TV;
    - Esvaziar a lixeira do quarto e escritório;
    - Memorizar o número do telefone (ensine isso com uma musiquinha!);
    - Ajudar a tirar a louça da lavadora de louças;
    - Ajudar a trazer as compras do carro para a cozinha;
    - Amarrar os próprios cadarços;
    - Sentar-se quietinho na igreja (tudo bem em folhear livros ou pintar).


    Extraído e adaptado do livro “O que todos os filhos precisam saber”, Editora Universidade da Família.

    mão amiga.jpg

  14. #34
    Elda Daniele está desconectado Avatar de Elda Daniele
    Data de Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    Boa Vista - Roraima
    Posts
    65
    Vistem este Face, especial com ideias para o MATERNAL:
    http://www.facebook.com/atividadesparamaternal?fref=ts


+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico
Página 2 de 2 Primeiro 12

Resposta Rápida Resposta Rápida

O que se estuda na EBD?

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •