Página 1 de 4 123 Último
  1. #1
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    2.499

    Plano de Frequência e Pontuação

    No ensino secular, a motivação dos alunos tem sido obtida através de fatores tais como: notas, prêmios e castigos, elogios e censura. Experiencias realizadas demonstraram, entretanto, que o elogio produz muito mais resultado do que a censura, ao longo do tempo.

    Na Escola Dominical, o professor logo descobre que, pequenos elogios tais como: òtimo, Excelente, Lindo, Muito bom, etc., são palavras mágicas que motivam tanto as crianças, como os adultos.

    Se, porventura, houver a necessidade de se chamar a atençãode um aluno, ou apontar algum defeito, é bom que se faça isso particularmente e com todo o cuidado que recomenda o amor cristão. Professores que repeendem ou censuram abertamente seus alunos diate dos colegas, frustram frontalmete o seu desejo de aprovação social.

    Quanto ao emprego de premios e recompensas (e os elogios também aqui estão incluidos), é bom que sejam tomadas certas precauções, conforme mencionamos, a seguir:

    1. Não prometer o premio ou recompensa apenas para o aluno ou alunos mais adiantados, pois esses são justamente aqueles que não têm tanta necessidade de incentivos. A classe como um todo (e em especial, os alunos mais fracos) devem ser estimulados a obter o premio.

    2. O premio deve ser prometido (e posteriormente concedido) a todo aluno que apresentar rendimento superior ao que normalmente apresenta. Essa prática evitará que ele compare o seu rendimento com o dos colegas, fazendo com que tome consciencia do seu próprio progresso. A comparação entre pessoas é, sob esse ponto-de-vista, desleal, pois não existe uma pessoa igual a outra.

    Como tornar o ensino eficaz, Antonio Tadeu Ayres, Edições CPAD,5ª edição, 199, p.58

    Como-tornar-o-ensino-eficaz__g206651.jpg


    › Veja Mais: Plano de Frequência e Pontuação

  2. #2
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    2.499

    Plano de Frequência e Pontuação

    CHAMADINHA - PEGUEM AQUI:
    http://www.escoladominical.net/showt...833-Chamadinha
    __________________________________________________ _____________

    FEIRINHA - Primários e Juniores
    Sua importância e finalidade

    A feirinha tem como objetivos promover a Ação Social e Crescimento do Corpo de Cristo. A feirinha é um evento que deve durar em média 8 semanas, durante as quais os alunos recebem Siclos (dinheirinhos) por cada tarefa cumprida (trazer visitante vale 5 siclos, decorar o versículo da semana vale 2 siclos , trazer a bíblia vale 1 siclo).

    Os siclos que as crianças ganharem servirão para comprar os diversos produtos da feirinha. É comum haver um aumento considerado no número de alunos na classe após a feirinha, por isso é importante que o professor se prepare para enfrentar essa nova realidade, criando condições para que os novos convertidos experimentem o crescimento espiritual.

    O sucesso da feirinha dependerá do empenho dos professores, que mobilizarão toda a igreja para que a mesma doe os brindes. Quanto mais brindes menor serão os preços. O término da feirinha deve, de preferência, coincidir com uma data festiva (Dia da criança , Natal etc ) onde a criança poderá fazer suas compras independente da participação dos pais. Este será um dia em que os pais pedem aos filhos dinheiro para comprar um lanche, ou um brinde qualquer já que a moeda corrrente no pais (Real) não terá poder de compra. Pode-se conseguir os brindes na igreja ou no comércio.

    Algumas vezes recebemos doações simples (canetas, revistinhas, bolas etc) ou presentes mais caros (autoramas, bicicletas etc). Os professores devem ter o cuidado para não aceitar doações anti-cristãs (papai noel, coelhinhos da páscoa, revistas de seitas etc) ou brinquedos que podem estimular a violência (canivetes, fogos de artifícios, revolveres de plástico etc).

    Deve-se ter o cuidado de manter o controle dos siclos distribuidos a fim de evitar fraudes (dinheirinhos falsos). O valor total do brindes colocados a venda na feirinha deve ser superior a valor total dos siclos distribuidos.

    As sobras (não perecíveis) devem ser guardadas para outros eventos. Entre os brindes normalmente doados encontram-se brinquedos, bolas, roupas , calçados, pipocas, livros, revistinhas, lembracinhas, lápis com borracha, apontador, picolés, sorvetes, doces, salgados, refrigerantes, água mineral, bijouterias, biscoitos, escovas dentais, ventiladores, bolsas material higiênico, pipas, etc.

    De preferência realize a feirinha no sábado, ou em outro dia que não seja o domingo, para que possam também ser realizadas outras atividades complementares à feirinha, de maneira que não entre em conflito com a programação normal da Igreja.
    Obs: Imprima o dinheiro da seguinte maneira:
    10 talentos - em papel rosa;
    05 talentos - em papel azul;
    01 talento - em papel verde.

    Se desejar, você poderá adquiriR da editora SOCEP o Dinheirinho Infantil.
    Contem:5 notas de 1 real, 5 notas de 2 reais, 5 notas de 5 reais,5 notas de 10 reais, 5 notas de 20 reais, 5 notas de 50 reais e 5 notas de 100 reais.
    ==> http://www.socep.com.br/busca/07128


    EDITADO
    Outra idéia sugerida pela Lina no Orkut foi a criação (planilha do excel que ela fez com o nome e data até o final da revista). O dinheirinho recebido pelos alunos são devolvidos ao término da aula e depositados no Banco. A idéia do banco é para evitar as perdas, roubos e choradeiras

    Adaptado por Veneziano de Melo Bento (Evangelista de Crianças)


    Na matéria abaixo a professora aliou a Feirinha com outro recurso fantástico que está sendo resgatado: o Álbum de figurinhas. Recomendamos a Revista que também é um Álbum de Figurinhas, e os Cads do Projeto Bíblia 3D: www.biblia3d.com.br . Você combinará dois recursos lúdicos e pedagógicos incríveis para sua EBD.

    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
    Última edição por Roberto; 01-10-11 às 09:40 PM. Razão: Anexo já recuperado!!!

  3. #3
    EstrelaVix está desconectado Avatar de EstrelaVix
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Mar 2005
    Localização
    Vila Velha/ES
    Posts
    16

    DICA: Árvore de Frequência

    Saudações Cristãs!

    Pessoal, usei este método com meus alunos juniores durante um bom tempo, e obtive um excelente resultado.
    O gostoso de aplicar este método com os juniores, pois é característico da faixa etária deles este clima "competitivo". É próprio da idade, e devemos utilizar esta característica em nosso favor.
    Claro que não recomendo usar ininterruptamente este método (aliás, nenhum método deve ser usado 'sempre, sempre e sempre" pois senão cai na rotina, e juniores o-dei-am rotinas! rsr). Mas, é válido usá-lo dois trimestre seguidos. Serve de incentivo pros meninos...
    E também é bom para o professor avaliar a própria sala, e diagnosticar o que se precisa fazer para melhorar a "árvore" antes do fim do trimetre: ligar para os alunos faltosos, visitá-los, incentivá-los... etc.

    Espero que gostem!

    Wilzza Cleia,
    estrelavix
    __________________________________________________ _______________________________________
    ÁRVORE DE FREQUÊNCIA

    OBJETIVO:
    Incentivar a freqüência das crianças à Escola Dominical,

    MATERIAL:
    • Cartolina Dupla-face marron – para o desenho do tronco de uma árvore, com muitos galhos, longos e finos;
    • Cartolina Dupla-face verde – cortar folhas tantas quantas se fizerem necessárias para o trimestre
    • Cartolina Dupla-face parda (laranja, ocre ou beje): cortar folhas tantas quantas se fizerem necessárias para o trimestre;

    MÉTODO:
    • A cada domingo o professor colocará na árvore:
    o uma folha verde (com o nome da criança e o n° da lição correspondente) para os alunos que estiverem presentes na Escola Dominical;
    o uma folha laranja (com o nome da criança e o n° da lição correspondente) para os alunos que faltaram à Escola Dominical;
    • À medida em que transcorre o trimestre, a “árvore da frequência” servirá de “termômetro” para se avaliar como está o andamento daquela sala: se a árvore estiver mais “verdinha” é que está indo bem, e se tiver com muitas folhas pardas, é como se a sala estivesse “morrendo”... Deve-se incentivar os alunos a manter aquela árvore viva....!
    • Ao final do trimestre, serão retiradas todas as folhas da árvore, e serão feitas “árvores” individuais para cada aluno; Já que todas as folhas tem nome, e n°, será fácil identificá-las. Assim, cada aluno receberá uma folha com um tronco desenhado (pintado ou colado), e nele colará suas folhas (cada aluno deverá receber 13 folhas, de acordo com sua freqüência), e assim poderá analisar, como foi sua participação durante o trimestre.
    • O interessante é que o aluno que teve muitas faltas, vai tentar, no próximo trimestre, ter uma árvore mais verdinha...

    DICAS:
    • Para saber o tamanho ideal para as folhas, faça um “c” com sua mão, utilizando os dedos polegar e indicador. Não precisa ser um “C” ‘gordinho’ demais...
    • Coloque sempre o primeiro nome de cada criança (escrita com canetinha hidrocor), e coloque só o n° da lição, dentro de um círculo abaixo ou acima do nome;
    • Quando for colar na árvore, utilize uma gotinha de cola ou um ‘rolinho’ feito de durex, para facilitar na hora de retirar ao fim do trimestre;
    • De preferência, delimite o local da árvore, colando o tronco numa folha grande de papel cenário (tem folhas de 1 metro de comprimento);
    • Cole as folhas aleatoriamente na árvore, para não parecer “artificial”... Você vai ver como vai ficar linda aquela árvore frondosa!! Ah! Não se importe de ficar algumas folhas tapando outras... é normal. O importante não é ver, por enquanto o nome dos alunos, e, sim, se a árvore está “indo bem ou não”;

  4. #4
    EstrelaVix está desconectado Avatar de EstrelaVix
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Mar 2005
    Localização
    Vila Velha/ES
    Posts
    16

    Árvore de Frequência

    Olá... Sou Eu de novo!

    Prá quem gostou deste método, pensei em uma variação dele...

    É que neste próximo trimestre, adotaremos este método para todas as quatro salas que temos no departamento infantil de nossa igreja, e estaremos fazendo uma espécie de "competição saudável" entre os alunos da classe, incentivando a presença do aluno.

    Faremos o acompanhamento do desempenho das classes em buscar os faltosos, e manter os assíduos, e, a cada dois domingos, estaremos "premiando" a árvore que estiver mais frondosa... (lembrando de levar em consideração as quantidades de alunos de cada sala: uma sala que tem 20 alunos e 10 alunos faltam não é a mesma coisa que uma sala de 10 alunos onde 9 alunos faltam, lógico! Na primeira sala, 50% dos alunos faltaram, e na segunda, apesar de ter sido um número menor de alunos, foram praticamente 90% de faltosos!! Premia-se a sala de vinte alunos!) O prêmio consiste em alguma "surpresa" para a árvore: uma fruta, uma flor, um pássaro...

    Também vale estipular "tarefas" a serem cumpridas pela sala toda (incentivando assim o companheirismo e entrosamento entre os alunos), por exemplo: um texto bíblico (compatível com a faixa etária) para os alunos decorarem, e recitarem todos juntos ao final de 4 semanas (pode ser uma tarefa destas para cada mês!)...
    Assim, a sala de 4 a 6 anos, por exemplo, aprenderia o "Pai Nosso", a de 7 a 9 anos, o Salmo 1° e a de 10 a 12 anos, o salmo 23 (ou o 121)...

    Outro tipo de tarefa, seria uma gincana de mantimentos não-perecíveis: a sala que juntar mais alimentos, ganha... Ou então, estipule um alvo para as crianças (tantos quilos de alvo. Assim incentiva a todos a conseguirem o prêmio).

    Algo assim.
    Espero que sejam úteis prá vocês estas dicas...

    Abraços....
    Em Cristo,

    Wilzza Cleia

  5. #5
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    2.499

    re: Feirinha

    A irmã Tãnia enviou ao grupo dominicalnet uma ótima idéia que pode complementar a feirinha:

    "Na minha igreja foi organizado um Rally da Comunhão durante um semestre, onde os pontos obtidos eram acumulados para a "Feirinha da Assiduidade".
    * *- Cada presença na EBD valia cinco pontos,
    - a ausencia perdia 8,
    - visitas a faltosos durante a semana valiam 10 pontos,
    - lembrar do aniversário dos irmão valia 5 (melhora da comunhão),
    - participação dos mutirões da igrreja valiam 15,
    - participação das atividades de comunhão da igreja valiam 10
    .... e assim por diante.
    No final do semestre os pontos eram somados e trocados por uma moeda da igreja para compras na feirinha.
    A feirinha vendeu de tudo - de roupas usadas, calçados, jogos que outros não queriam mais, artigos de lojas de 1,99, enfim, tudo o que pode ser arrecadado dentro da igreja durante o semestre.
    O detalhe é que a única moeda aceita para compra era a moeda local, ou seja, só quem participou assiduamente da feirinha tinha "cash" para comprar...
    Foi muito divertido e agora estão todos participando assiduamente na EBD acumulando pontos para o segundo rally da comunhão."

  6. #6
    Diva.Caldas está desconectado Avatar de Diva.Caldas
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Mar 2007
    Posts
    2

    Premiação Presença - pequenos

    Olá,
    Também sou professora de crianças e o que adotei, e eles estão curtindo, é:
    . para cada aluno dei uma tartaruguinha quebra-cabeça feita em EVA (R$ 1,00 cada), que está afixada no painel.
    . sempre ao entrarem na sala, cada um pega um pedaço da sua tartaruga e coloca no painel, marcando assim sua presença.
    . o acordo com eles e que ao concluírem poderão levá-la para casa e brincar no banheiro, pois o EVA fica afixado no azulejo molhado.
    Nas lojas de 1,99 há vários tipos de quebra-cabeça em EVA (trenzinhos, animais, etc).

    Bjs.
    Diva
    http://picasaweb.google.com.br/divartes1

  7. #7
    Núbia está desconectado Avatar de Núbia
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    Natal
    Posts
    12

    Juniores => Album de Figurinhas

    Outra coisa que deu muito resultado foi o album de figurinhas que eu criei.
    Cada criança recebe um album e a cada aula elas recebem um pacote com 3 figurinhas para cada itém:

    Presença = 1 envelope
    Trouxe bíblia = 1 envelope
    trouxe oferta = 1 envelope
    trouxe um visitante = 2 envelopes

    As figurinhas completam prêmios, ao todo são 13, vc faz envelopes de folhas de ofício mesmo e em cada envelope coloca tres figurinhas.
    As crianças certamente irão ter figurinhas repetidas mas elas terão que interagir entre si e trocá-las umas com as outras, isso é bom para o desenvolvimento social delas.
    Geralmente cada criança recebe 3 envelopes, por isso vc tem que contar seu numero de alunos ativos na sala e fazer a quantidade de figurinhas para cada um e depois é só fazer a distribuição nas aulas.

    Vc só entrega o prêmio ao primeiro que completar a palavra e faça de uma forma que saia um prêmio por aula, isso vai deixar eles mais incetivados.

    Que Deus te abençõe.

    PS: Não esqueça de numerar as figurinhas.

  8. #8
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.123

    Feirinha como Plano de Premios para Frequência

    _amostra.jpg
    Olá irmãs!
    Eu vi essa idéia sobre a Dracma e resolvi adaptar para a minha classe de Juniores para incentivar a frequência. Então eu fiz um plano explicativo de como seriam as marcações, imprimi numa folha A4 creme e afixei no mural da Classe.
    A Dracma era, até o ano de 2000, a unidade monetária da Grécia. Por isso eu fiz em forma de dinheirinho mesmo. Criei um dinheirinho novo e montei nesta folha com 12 notas. Vc pode imprimir em papel creme que fica LINDO, super real (eu usei papel Vergé da FILIPAPER - minha classe é pequena).

    Criei também um Banco de caixa de papelão e colei nela uma "letreiro" - BANCO DOS JUNIORES.

    banco juniores.jpg

    Cada criança tem um evelope colorido com o seu nome escrito - é a sua carteira de Dracmas.
    A cada aula eu distribuo as Dracmas devidas e eles depositam o envelope no Banco. Eu levo comigo pra casa os envelopes (a Profa. é a GERENTE - *rs) e o Banco fica na sala de aula mesmo.
    A cada aula, os alunos podem manusear suas Dracmas e podem contar seu dinheirinho, mas o envelope volta para o Banco, assim não há o risco de alguém perder ou falsificar o dinheirinho recebido.
    Envio em anexo a Folha de Dracmas e também o Cartaz Plano de Premios.
    Espero que vcs gostem!
    Bjs, no Amor de Cristo que nos une,
    Sandra
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
    Última edição por SandraMac; 24-09-11 às 11:31 AM. Razão: Arquivo já recuperado!!!
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21

  9. #9
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.123

    Meus pontos = plano de frequência

    Olá Professores!
    Eu utilizei a pontuação de drácmas no trimestre passado com os meus JUNIORES e foi simplesmente um SHOW em matéria de resultados. A participação foi em massa, tive dias com 100% de frequência, aumentou o número de visitantes e tive uma nova aluna matriculada. A feirinha dos prêmios foi uma festa linda. Quem ainda não usou, eu recomendo!
    O problema agora é IGUALAR o efeito que essa dinâmica teve com os meus JUNIORES...

    Confesso que não foi fácil decidir o que fazer. Bem, este ano vamos trabalhar muito com um caderninho que eles ganharam no final do ano passado. Criei folhas de pontuação. Cada domingo as crianças irão ganhar suas folhas para serem coladas no caderno e onde irão carimbar os itens que contam pontos. Eu comprei em uma papelaria um jogo de carimbos pequenos, de animais, que são uma graça. Eu já havia usado antes e eles amaram.

    Cada criança dever ter um caderninho (ou vc pode fazer um só para colar essas folhas - ou compre um caderno simples em papelaria).
    Todo domingo, uma folha nova para cada criança individualmente.
    Cada item carimbado, vale 1 ponto.
    Ao final do trimestre somar a pontuação obtida e premiar.


    No anexo, a folha formato doc.Word, pronta para imprimir.
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21

  10. #10
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.123

    PLANO DE PRESENÇA - para os pequeninos

    Plano de Frequência - gotinhas de chuva.gif
    Plano de Presença Gotinhas de Chuva - Maternal e Jardim
    Uma ideia interessante para vc fazer para os alunos pequeninos.
    Uma nuvem por aluno, uma gotinha por domingo (13 gotinhas para o Trimestre).
    O alvo é que no final do trimestre os alunos tenham 13 gotinhas em seus painéis.
    Ganho o premeio quem tiver mais gotinhas.
    Para essa faixa etária é preciso dar um presentinho de "participação" para aqueles que não atingiram o alvo.

    Confecção
    Forre um papelão PANAMÁ(vc encontra em casas das artes) com feltro azul para fazer o MURAL da classe.
    Tem que ter espaço para as nuvens e gotinhas de todos os alunos da sua classe.
    Recorte as figuras em EVA, ou papel cartão durinho, nas cores apropriadas.
    Vc pode fixar no mural com velcro adesivo, vendido por metro em armarinhos - não é caro.
    Use a criatividade!!

    CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR E SALVAR...
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21

  11. #11
    Lorisa está desconectado Avatar de Lorisa
    Data de Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    Itararé - SP
    Posts
    50

    Quadro de Presença - Flores

    chamadinha.jpg
    Maternal e Jardim
    Meninas...
    Esta é a chamadinha q fiz para o mês de fevereiro.
    A cada domingo é colada uma pétala na flor.
    Pegue moldes de flores aqui:
    http://www.escoladominical.net/forum...php?36-Clipart

    A criança que não tiver nenhuma ausência consegue completar a sua flor e ganha uma lembrancinha.
    Estaremos trabalhando nesta unidade o Tema: "Devemos agradecer", o objetivo final desse mês é levar a cça a compreensão da importancia de agradecer e louvar a Deus por td q Ele faz por nós.
    Bjs,
    Lorisa

  12. #12
    AmandaPereira está desconectado Avatar de AmandaPereira
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Apr 2008
    Posts
    1

    Sou contra a premiação

    Oh pessoal...
    Sobre esta coisa de premiação...
    eu trabalho com crianças há 12 anos..
    fiz faculdade de teologia infantil e licenciatura plena em pedagogia..
    realmente sou contra premiação na ebd..
    esse negocio de dizer q isto eh incentivo para as crianças irem a igreja,
    so torna crianças mais competitivas e degenerativas..
    O amor pela palavra nao pode ser incentivado através de decorar versículos para ganhar
    pontos para ganhar prêmios no final.
    Cristo jamais fez isto, e muitos pequeninos vinham ao encontro dele.
    Tem gente que diz.. ah, mas o mundo é muito atraente...
    o Espirito Santo, a palavra de Deus, um bom visual, e oração
    com certeza levarão os pequeninos para perto de Deus..

    Temos que usar recursos, com certeza.
    Mas nao precisamos "vender" a bíblia, nao precisamos fazer virar pontos,
    cada vez q um junior ou criança anota algo que o pastor fala..

    você faz isto no culto? pense nisso!

  13. #13
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    2.499

    Re: Sou contra a premiação

    Olá amandapereira,

    Citação Postado originalmente por amandapereira
    eu trabalho com crianças há 12 anos..
    fiz faculdade de teologia infantil e licenciatura plena em pedagogia..
    Huumm, que bênção! Que o Todo-Poderoso continue a capacitar cada vez mais os seus servos. Temos inúmeros outros mestres e mestras neste portal com experiência, formação ministerial e acadêmica que não é o caso citar, apenas conservos.

    Citação Postado originalmente por amandapereira
    esse negocio de dizer q isto eh incentivo para as crianças irem a igreja,
    so torna crianças mais competitivas e degenerativas..
    Com que bases você afirma isso? Há comprovações, estudos, pesquisas, obras que afirmem o contrário? Há pelo menos dois tipos de saber: (a) um que se limita a descrever como as coisas são e (b) outro que compreende e explica o porquê das coisas serem como são. Ora, quem se limita a descrever possui o saber descritivo, em contrapartida, quem compreender e explica o porquê possui o conhecimento verdadeiro. O que quero dizer é que o conhecimento descritivo é demasiadamente simplista para sustentar sua opinião confronte (no campo das idéias).

    É a primeira vez que ouço falar que concursos são, permita-me usar suas palavras, "degenerativos"! Posso citar duas obras que tenho em minha biblioteca pessoal que creditam aos concursos determinado valor no contexto pedagógico, claro que, excessos em qualquer área é ululante contraproducente. Se tais obras apresentassem um conceito tão nocivo às crianças, decerto as Editoras CPAD e Cristã Evangélica teriam retirado do mercado tais obras. A maneira que você se expressou infere-se que, um currículo de 365 dias é preenchido somente por concursos. Acaso, alguém incorrer nesse erro, realmente comente crasso erro. Ademais, pretende-se mercadejar a Bíblia através dos concursos? Mesmo que impremeditado? Ou ainda, os concursos suprimem um bom visual ou a oração do professor?
    Quero apenas colocar os concursos nos seus devidos lugares, apenas mais um recurso pedagógico dentre tantos.

    Citação Postado originalmente por amandapereira
    Mas nao precisamos "vender" a bíblia, nao precisamos fazer virar pontos,
    cada vez q um junior ou criança anota algo que o pastor fala..
    Você fez uma colocação fora de contexto. Algumas igrejas não possuem culto infantil à noite, as crianças participam do culto junto com os adultos. É inegável que há uma dessintonia das crianças e certa "tensão" de determinados oficiais da igreja. Já no século passado Spurgeon reportava essa tensão quando comenta Lc 7:32:


    "...Creio, no entanto, que esse sentimento, no caso dos apóstolos, foi provocado por zelo ao Mestre Jesus. Esses bons homens pensavam que levar as crianças ao Salvador causaria uma interrupção, pois ele estava envolvido em um trabalho muito melhor: ele agia confundindo os fariseus, instruindo as massas e curando os doentes. Seria correto amolá-lo com os pequenos? As crianças não entenderiam seu ensino, e elas não precisavam de seus milagres — por que deveriam elas ser introduzidas para perturbar seus grandes feitos? Assim, os discípulos praticamente disseram: "Levem suas crianças de volta, boas senhoras. Ensinem a elas a lei vocês mesmas, e instruam-nas nos Salmos e Profetas, e orem com elas. Não dá para toda criança ter as mãos de Cristo postas nela. Se deixarmos vir um grupo de crianças, teremos toda a vizinhança aglomerando-se à nossa volta, e o trabalho do Salvador será muito interrompido. Vocês não enxergam isso? Por que agem tão sem pensar?" Os discípulos tinham tanta reverência por seu Mestre que queriam mandar embora os tagarelas para que o grande rabino não parecesse ser um mero professor de bebês. Isso pode ter sido zelo por Deus, mas não era segundo a sabedoria. Desse modo, nos dias atuais, alguns irmãos não gostam de receber muitas crianças na igreja, com medo que se torne uma sociedade de meninos e meninas. Se essas crianças entram na igreja em grande número, a igreja pode sofrer críticas! O mundo lá fora a chamará de uma mera Escola Dominical. Lembro-me de que quando uma mulher de má fama foi convertida em uma de nossas cidades da comarca, houve objeção entre certos professores de que ela fosse recebida na igreja como membro, e certos rapazes mais obscenos chegaram a escrever nas paredes que o ministro batista tinha batizado uma prostituta. Eu disse ao meu amigo que considerasse esse fato uma honra. Assim também, se alguém nos critica por receber crianças novas na igreja, usaremos a crítica na lapela como insígnia de honra. Crianças santas não têm nenhuma possibilidade de nos causar mal. Deus nos enviará pessoas suficientes de idade e experiência para dirigir a igreja com prudência. Não receberemos ninguém que não produza prova do novo nascimento, qualquer que seja sua idade; mas não excluiremos nenhum crente por mais novo que possa ser. Deus nos livre de condenarmos nossos irmãos cautelosos, mas, ao mesmo tempo, desejaríamos que sua cautela aparecesse onde é mais necessário. Jesus não será desonrado pelas crianças: temos muito mais razão para temer os adultos..."[1]

    "...É muito freqüente as pessoas esperarem de meninos e meninas a mesma solenidade de comportamento de pessoas mais velhas! Seria um bem para todos nós se nunca tivéssemos deixado de ser meninos e meninas, e tivéssemos acrescentado a todas as excelências de uma criança as virtudes de um homem. Certamente, não é necessário matar a criança para fazer o santo! Os mais severos pensam que um pequeno convertido deve ficar vinte anos mais velho em um minuto. Certa vez, um indivíduo muito solene me chamou do playground e me admoestou sobre a impropriedade de eu jogar uma brincadeira de armadilha, bastão e bola com os meninos. Ele disse: "Como você pode brincar como os outros, se você é um filho de Deus?" Respondi que eu tinha a responsabilidade de conduzir as pessoas aos assentos na igreja, e fazia parte de minhas obrigações participar dos passatempos dos garotos. Meu crítico venerável achou que isso alterava bem o assunto; mas estava claro que sua visão era que um menino convertido nunca deveria brincar!..." [2]

    Ao longo desses anos professores têem compartilhado essa dificuldade, temos ouvido inúmeras sugestões e, este sistema de anotações foi sugerido para tentar conciliar o culto adulto e com o culto infantil. Claro que não existem cultos distintos, para criaças e para adultos, utilizamos essa nomenclatura para destacar que, a criança necessita de uma liturgia afeta à sua cognoscibilidade, que é o lúdico. Diante da explicitação do contexto, aproveito sua crítica para solicitar-vos sugestões para que nossas crianças sejam motivadas a amar a Palavra, prestarem atenção na pregação proferida para um público adulto.

    No amor do Todo-Poderoso


    [1] CH Spurgeon - Pescadores de Crianças, Orientação prática para falar de Jesus às crianças, Shedd Publicações

    [2] ________________________________, Orientação prática para falar de Jesus às crianças, Shedd Publicações

  14. #14

    Premiação

    Oi Pessoal!
    Resolvi aplicar com as crianças o sistema de talentos, quando fui explicar para o pastor como é, ele gostou tanto que resolveu implantar em todas as classes da EBD (no caso 6) da minha igreja!
    Minha surpresa foi maior ainda com a empolgação dos adultos.

    Foi feito 1 cartaz para cada classe explicando qual atividade e quantos talentos valia cada uma, porque cada professor informou o que gostaria de premiar.

    A classe dos jovens premiou a leitura da revista durante a semana, a dos adolecentes participar das atividades etc...
    Explicamos que ao final do trimestre haverá a feirinha com artigos de interesse de todas as idades (rrsr vcs não imaginam a preocupação que isto está me causando.. rsrsr nem sei por onde começar e o que levar para a feirinha, foi sugerido panos de prato pintado á mão, folhetos, camisetas com mensagens do tipo "Eu Amo a EBD", bolos, caderno de atividades com desenhos para colorir etc....)

    Fizemos um marcador de biblia que será entregue aos irmãos que se dipuseram a doar algo para a feirnha.
    A Frequência aumentou, as ofertas também, os visitantes e a participação nem se fala!!
    Só se fala nisso entre os alunos... de todas as idades.
    Com isso conclui que vale muuuuito apena sim incentivar alunos em qualquer idade!!!

  15. #15
    Taina está desconectado Avatar de Taina
    Data de Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    Santo André - SP
    Posts
    578

    Premiação

    Mais uma sugestão!

    Postei uma Medalha no respectivo tópico, vejam, acho que serve como premiação tbm:
    ==> http://www.escoladominical.net/showt...hlight=medalha

    Vejam abaixo, mais um tipo de premiação, vcs podem prolongar e fazer diversos tipos de primiação!
    Peguem completo no arquivo zipado!
    fonte: http://www.flickr.com/photos/kids_dicas/

    Espero que gostem!
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
    Última edição por SandraMac; 24-09-11 às 11:43 AM. Razão: Arquivo já recuperado!!!

  16. #16
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.123

    Plano de Frequência - maternal - jardim

    Vc pode usar como seu plano de frequência onde se pontua apenas a presença (no caso das crianças menores - Maternal e Jardim).
    As crianças podem pintar uma figura por domingo.... ou use outras figuras, crie o seu próprio material e compartilhe conosco!
    Lembre-se de reproduzir 13 figurinhas, uma para cada domingo do trimestre!
    Imagens Anexas Imagens Anexas
    • Tipo de Arquivo: jpg 2.jpg (145,0 KB, 19 visualizações)
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21

  17. #17
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.123

    Plano de Frequência

    Flores e folhas vaso - amostra.jpg
    Turma do Jardim
    As partes que compõem esse quadro podem ser de EVA, feltro, papel criativo ou papel cartão.
    Cada criança terá seu vaso de flores e a Profa. irá estabelecer que atividades merecem uma nova flor ou folha verdinha.
    No final do Trimestre as crianças devem ter 13 itens em cada vasinho, mostrando sua frequência à EBD.
    A primavera está chegando... pode ser uma idéia legal para a sua turminha!
    Vc pode (e deve) fazer adaptações para enriquecer essa ideia!
    Criatividade é tudo!
    Bjs***


    *clique para salvar e imprimir*
    Flores e folhas.jpg
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21

  18. #18
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.123

    Plano de Frequência

    Mural Olimpiada dos Juniores 2.jpg
    No trimestre que está se findando fiz uma mini OLIMPIADA DOS JUNIORES.
    Cada criança recortou, pintou e montou o seu chinezinho(a).
    Usei a metade de uma folha laranja de papel criativo, para cada criança, onde colaram seus chinezinhos, e e ao lado um bolsinho, que eu já imprimi com o nome de cada aluno (modelo no anexo).

    Fiz medalhas de OURO, PRATA e BRONZE usando forminhas de docinhos (para a de BRONZE usei papel criativo marrom), abertas e coladas num círculo de cartolina - só as medalhas, sem a fita, pois iriam guardar nos bolsinhos.
    Para a confecção das medalhas, usei como inspiração a ótima idéia da Profa. Simone, postada aqui:
    ==> http://www.escoladominical.net/showt...light=Medalhas

    Premiamos o de sempre: bíblia, revista, oferta.
    Se o aluno trouxesse visitante, seria uma medalha de ouro extra.
    Medalha de ouro = 10 pts
    Medalha de prata = 5 pts
    Medalha de bronze = 1 pt

    Como o tema olimpíadas já se esgotou, vc pode adaptar o desenho usando outro tema qualquer.
    Medalhas sempre são bem vindas!
    Bjs,
    Sandra
    Imagens Anexas Imagens Anexas
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21

  19. #19
    RaquelPMarques está desconectado Avatar de RaquelPMarques
    Data de Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    Aveiro - Portugal
    Posts
    16

    Pontuação do Trimestre

    Olá pessoal!

    Em 2006 realizei um quadro pontuação que ía sendo actualizado todos os domingos, quem chegasse ao fim do trimestre, ou semestre com mais pontuação ganhava um bom prémio.

    Eu também estabeleci pontos negativos, como exemplo de mau comportamento, ou se visse que frequentemente faltavam as bíblias ou decorar texto bíblico. Assim motivou bastante os alunos a quererem estar sempre na frente. Resulta bem na turma dos juniores!

    Aproveitem!
    Raquel Marques

  20. #20
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.123

    Plano de frequencia

    Pegue no anexo, 3 planos de frequência para suas crianças.
    Os arquivos estão no formato pdf.
    É preciso ter o programa Acrobat Reader para abrir (vc baixa gratuitamente direto da internet).

    Contribuição da Profa. Elda.
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
    Última edição por SandraMac; 24-09-11 às 11:06 AM. Razão: Arquivos já recuperados!!!
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21

  •   
Página 1 de 4 123 Último

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

  1. Plano de Frequência
    Por Virginia David no fórum Sala de Professores de Adolescentes e Juvenis
    Respostas: 15
    Último Post: 15-09-16, 07:21 PM
  2. Revista e Plano de Frequência
    Por SandraMac no fórum 4º Trimestre - Revista 8
    Respostas: 26
    Último Post: 10-01-15, 01:10 PM
  3. Gincanas Plano de Pontuação
    Por Jonathan Amorim no fórum 3º Trimestre - Revista 3
    Respostas: 4
    Último Post: 17-09-13, 10:50 AM
  4. Revista 4 - Plano de Frequencia
    Por SandraMac no fórum 4º Trimestre - Revista 4
    Respostas: 4
    Último Post: 19-10-11, 01:03 PM
  5. Revista e Plano de Frequência
    Por SandraMac no fórum 4º Trimestre - Revista 8
    Respostas: 3
    Último Post: 17-11-10, 03:38 PM

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •