Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Diretor do Dpto Infantil de Primeira Viagem

  1. #1

    Question Diretor do Dpto Infantil de Primeira Viagem

    Olá Pessoal, boa noite.

    Há muitos anos eu trabalho com crianças.
    Acho que desde criança, eu já ensinava as crianças menores do que eu.
    Porém agora já com 27 anos de idade, vou ser diretora do Departamento Infantil da minha igreja.
    Apesar de trabalhar muito tempo com os pequeninos, nunca estive com um cargo desse porte na minha igreja.

    Será que podem me ajudar com dicas de estruturação ... o que envolve o Departamento Infantil (afinal creio que não é somente a EBD em si) .... como incentivar os professores (que é bem difícil :tired:) ... como escolher tema das lições ....
    Queria também avaliar o quanto meus futuros alunos já sabem sobre a bíblia, sobre religião, sobre Deus, etc... para não ser repetitiva.

    Tenho muitas ideias, mas gostaria de colocá-las em prática de forma organizada.

    Agradeço e aguardo a ajuda de vocês.



    › Veja Mais: Diretor do Dpto Infantil de Primeira Viagem

  2. #2
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Diretor do Dpto Infantil de Primeira Viagem

    EBD alegria.jpg
    Querida Juliana,
    Antes de mais nada, meus parabéns pelo novo serviço ao Senhor Jesus que vc irá iniciar em sua vida!
    Com Ele ao seu lado vc poderá saltar muralhas!!

    Sobre seus pedidos de ajuda, creio que TODO o conteúdo da Sala de Prof. Infantil e Juniores será de enorme utilidade para a sua condução do Dep. Infantil!
    Sugiro vc tirar um bom tempo livre para clicar em cada Forum ali se informar sobre os conteúdos.
    http://www.escoladominical.net/forum...til-e-Juniores

    Em primeiríssimo lugar acho importante vc definir as revistas com as lições bíblicas que sua EBD irá adotar.
    Nenhuma revista é perfeita, mas existem revistas com melhores orientações para professores, com melhores atividades para os alunos.
    É super importante ter um currículo com as lições para toda a EBD, assim a criança começa aos 3 e vai até os 12 anos com uma sequência de lições bíblicas. Veja que qualquer revista escolhida deverá ser enriquecida com as maravilhosas opções de atividades e recursos aqui do Portal da EBD.
    Seria muito bom que todas as profas. da sua EBD usassem o Portal e aprendessem a explorar os diversos sites que existem hoje em dia.
    Na Sala de FORMAÇÃO DO EDUCADOR INFANTIL temos um tópico onde são indicados livros e revistas com as lições bíblicas publicadas pelas principais editoras do país.

    Dividir as classes conforme as salas disponíveis, a faixa etária das crianças e a equipe de Profs.
    Naquela Sala que te indiquei justamente mostra informações sobre cada sala conforme a faixa etária e suas características específicas.

    Igualmente nessa Sala do Educador Infantil tem vários tópicos para ajudar seus professores a planejarem bem suas aulas.

    Neste tópico fazemos um breve "rascunho" do que uma sala de EBD precisa para funcionar bem:
    http://www.escoladominical.net/showt...E7ando-de-novo!

    Na Sala de Eventos e Datas Comemorativas trazemos as principais comemorações da igreja onde as crianças da EBD podem tomar parte.
    http://www.escoladominical.net/forum...-Comemorativas
    Porém, preste muita atenção, pois temos visto um EXCESSIVO número de eventos nas igrejas que simplesmente ENGOLEM as manhãs da EBd, onde aulas são suspensas para que as crianças participem de ensaios de última hora, e assim a sequência das lições fica totalmente quebrada.
    Procure reduzir ao mínimo essa perda de aulas.
    Reserve outros dias da semana para ensaios.
    Lute para assegurar o máximo de aulas na EBD ao longo do ano!!
    Vc pode organizar as atividades por trimestre e discutir os eventos com as profas.
    Organização e planejamento fazem muito bem a todos!

    Uma vez adotada as revistas, definido o currículo, é hora de fazer uma reunião com as profas.
    Temos um Tópico que traz sugestões:
    http://www.escoladominical.net/showt...-e-Lideran%E7a
    É importante manter uma equipe consagrada ao Senhor, unida, amiga, atuante, tendo claramente no coração que todo o trabalho é feito PARA O SENHOR, então a responsabilidade, o compromisso é com o Senhor, acima de tudo.

    Reunião com os pais também é importante, pois eles precisam saber quais os objetivos da EBD para aquele Trimestre.
    Mostrar quais materiais pretendem usar, apresentar a profa. da classe, etc... veja aqui algumas sugestões:
    http://www.escoladominical.net/showt...das-crian%E7as

    Bem, irmã... isso é mais ou menos um "alinhavo" de sugestões.
    Leia atentamente o conteúdo das salas indicadas, escolha bem as revistas com as lições bíblicas, organize-se, ore sempre... e tenho certeza que o Senhor irá abençoar grandemente esse trabalho.

    Fique à vontade para escrever sempre que precisar trocar ideias.
    Abraços!
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  3. #3

    Re: Diretor do Dpto Infantil de Primeira Viagem

    Obrigada Sandra .... Foi de grande valia essas dicas.
    Vou colocar num papel tudo o que tenho que ver, olhar, analisar, estudar e compartilhar kkkkk

    Obrigada mesmo.
    Creio que vamos conversar muito ainda.
    E pode deixar que ao longo do trabalho vou mostrando tudo pra vocês !!!

    Bjos.


+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •