DINÂMICA: Egoísmo x Espiritualidade


OBJETIVO: Favorecer a reflexão sobre aspectos da dimensão espiritual do ser humano; aprofundar o auto conhecimento;

MATERIAL: Folha de Papel com textos para reflexão. Tiras de papel em cores diferentes para atitudes espirituais e atitudes egoístas.

Exemplo: nas tiras verdes estarão escritas atitudes espirituais e nas cinzas, atitudes egoístas. As tiras estarão dobradas e numeradas na parte de fora (sendo que, por exemplo, para a tira cinza de número 1 onde está escrita uma atitude egoísta, deverá haver uma tira verde, também de número 1 que corresponde a atitude espiritual a ser adotada)

DESENVOLVIMENTO:
1- As tiras de papel (verdes e cinzas) deverão estar dobradas e misturadas, colocadas sobre uma mesa no centro da sala.

2- Leitura e breve comentário dos textos.
3- O professor orientará os participantes a pegarem uma tira de papel (verde ou cinza).
4- Cada participante deverá agrupar-se ao número correspondente ao seu, formando um par.
5- O professor explicará então que as tiras cinzas se referem as atitudes egoístas e as verdes as atitudes espirituais que é nossa meta alcançar.
6- Cada dupla será solicitada a ler em voz alta, primeiro a atitude egoísta e depois a atitude espiritual que deve ser a nossa meta. Ressaltar que o nosso esforço em substituir uma atitude egoísta por uma atitude espiritual faz parte do nosso processo de desenvolvimento espiritual
7- Comentários gerais dos participantes sobre suas reflexões a partir do exercício.

TEXTOS PARA REFLEXÃO:
“O homem é na realidade um ser espiritual, e somente quando vive no espírito é verdadeiramente feliz.”
A espiritualidade, não o egoísmo, deve ser o nosso objetivo.

EGOISMO E SERVIÇO CRISTÃO
O propósito de Deus é transformar nossas vidas, não somente nossos pensamentos mas também nossas ações. Por meio da fé verdadeira, o homem recebe a graça redentora do Pai, que o ajuda a desenvolver boas atitudes em detrimento de atitudes eocêntricas.
Exemplos de atitudes egoístas e atitudes espirituais correspondentes para serem escritas nas tiras de papel:
Egoísta ( 1 ) Eu tenho razão
Espiritual ( 1) Eu procuro consultar com os demais e conhecer o ponto de vista dos outros.
Egoísta ( 2 ) Eu critico as pessoas
Espiritual ( 2 ) Procuro sugerir e auxiliar.

Egoísta ( 3 ) Eu julgo as pessoas.
Espiritual ( 3 ) Me concentro em julgar e observar minhas próprias ações.
Egoísta ( 4 ) Eu me aborreço com as pessoas.
Espiritual ( 4 ) Eu procuro compreender as pessoas

Egoísta ( 5 ) Procuro mostrar minhas boas ações e busco reconhecimento.
Espiritual ( 5 ) Realizo boas ações sem ostentação e não espero reconhecimento.

Egoísta ( 6 ) Procuro ocultar meus erros e justificá-las
Espiritual ( 6 ) Eu admito meus erros e assumo a responsabilidade do que faço.

Egoísta ( 7 ) As dificuldades me inquietam e me deixam angustiado (a)
Espiritual ( 7 ) Considero as dificuldades como desafios para o crescimento.

Egoísta (8) Sei sempre o que os outros deveriam fazer.
Espiritual (8) Penso no que eu posso e devo fazer.

Egoísta (9) Faço uso de palavras ásperas e realço os defeitos dos outros.
Espiritual (9) Procuro usar palavras amáveis e uma língua bondosa e me calo sobre as faltas dos outros.

Egoísta (10) O que me traz alegria são as conquistas e realizações materiais.
Espiritual (10) O que me traz verdadeira alegria é o meu progresso espiritual e a oportunidade de servir.

Egoísta (11) Procuro me vingar e guardo ressentimentos.
Espiritual (11) Procuro substituir pensamentos de ódio, por pensamentos altruístas de amor e paz.

Egoísta (12) Sou escravo de minhas emoções, sentimentos e do meu estado de ânimo.
Espiritual (12) Sei que posso exercer o auto controle e dominar minhas emoções, sentimentos e estado de ânimo.

Esgoísta (13) Minha norma de conduta é buscar satisfazer minhas necessidades e garantir meu bem estar, acima de tudo.
Espiritual (13) Minha norma de conduta é procurar servir a Deus e aos meus semelhantes.

Egoísta (14) Não tenho muita confiança em mim mesmo.
Espiritual (14) Eu me considero uma criação única de Deus, feita a Sua imagem e semelhança.

Egoísta (15) Eu duvido.
Espiritual (15) Eu creio

Egoísta (16) Eu tenho preconceitos.
Espiritual (16) Eu busco a verdade

http://www.ebdbrasil.net/2011/08/din...tualidade.html


› Veja Mais: lição 8 - Como lidar com as riquezas