Priorizando a EBD.jpg
Ultimamente tem me chamado a atenção o extenso calendário de eventos das igrejas, de uma forma geral, que se utilizam das manhãs de domingo. Eventos que "engolem" o precioso horário das aulas da EBD infantil e demais faixas etárias.
Alguns eventos até suspendem o funcionamento da EBD matinal.
São retiros de carnaval, celebração de Páscoa, Dia das Mães, congressos, seminários, manhãs de avivamento, semanas especiais de louvor e adoração, evento de jovens, congresso de senhoras, congresso missionário, Dia do Pastor, aniversário do pastor, Dia dos Pais, aniversário da igreja, apresentações, teatros, campanha disso, daquilo, etc...
Muitos ensaios são feitos usando o horário da EBD infantil para apresentação na própria manhã de domingo.

Somando-se todos os eventos realizados pela igreja ao longo do ano nos domingos pela manhã, quanto tempo REAL foi utilizado em estudo efetivo da Palavra na EBD?

Na minha opinião, o tempo regular em sala de aula já é muito curto, em média apenas 1hora.
Tempo esse que considero insuficiente, ainda mais para a EBD infantil, que tem uma gama de atividades riquíssimas que, se a profa.
se organizar, pode tranquilamente preencher até 2h do tempo em sala de aula, sem jamais cansar os alunos!
Isso mesmo!! No Portal da EBD temos sugestões de atividades e planejamento de aula que preenchem todos os momentos da criança em sala de aula, participando de um encontro riquíssimo com a Profa., interagindo com os coleguinhas e se aprofundando na Palavra de Deus.
http://www.escoladominical.net/showt...amento-de-Aula

Tenho contato com muitas professoras que me confessam que as lições Trimestrais raramente são todas dadas.
Trabalham com tantos "buracos" na grade de aulas, que o estudo do tema do trimestre quase nunca é todo ele trabalhado.
Geralmente, as lições obedecem uma sequência temática, às vezes até cronológica. Se as lições são puladas o trabalho fica comprometido.

Então eu me pergunto: o que está havendo que as lideranças estão perdendo o FOCO, a razão de ser, da existência das EBDs em nossas igrejas?
Por que o ensino da Palavra de Deus está sendo assim tão relegado?
Por que tantas eventos variados - que certamente tem sua importância - estão sendo priorizados nas manhãs de domingo?
O que acontecerá com a Igreja quando formamos crentes com pouco conhecimento da Palavra desde a tenra idade?

Professores, vamos refletir sobre nossas prioridades, sobre o FOCO, sobre a razão de ser das nossas EBDs.
Vamos identificar o que é supérfluo e o que é prioritário no crescimento espiritual das nossas crianças e dos crentes em geral.
Modificações podem ser pensadas e implementadas.
Que o Espírito Santo nos auxilie nessas reflexões e nas formas de corrigir as nossas ações!



› Veja Mais: _ Uma Questão de Prioridade - as aulas na EBD