Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Parábola do Rico Sem Juízo

  1. #1
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Parábola do Rico Sem Juízo

    O Rico Sem Juízo

    Principio da lição:
    O que faço para Deus dura para sempre, as coisas materiais tem fim.

    Base bíblica: Lucas 12:16-21

    Texto chave:
    "Pois onde estiverem as suas riquezas, aí estará o coração de vocês.” Mateus 6:21

    Objetivos educativos: Ao final da lição as crianças poderão:
    - Saber que os bens deste mundo são passageiros.
    - Saber que uma criança imprudente não pensa no Reino dos Céus.
    - Entender que uma pessoa sábia investe no Reino dos Céus.
    - Colocar a Jesus como primeiro no seu coração.

    Material:
    Uma copia das figuras para a história.
    Uma copia da atividade para cada criança.

    Quebra-gelo:
    Minha memória é um tesouro!
    Procedimento:
    Todos devem estar posicionados em círculo de forma que todos possam se ver.
    O líder deve começar a frase dizendo: Um tesouro é um ….. (Ex. anel).
    Em seguida deve falar a pessoa ao seu lado, que deverá acrescentar mais uma palavra a frase sempre repetindo tudo o que já foi dito.
    (Ex. Um tesouro é um anel, e um carro…), e assim sucessivamente até que alguém erre a ordem da frase pagando assim uma prenda a escolha do grupo.

    Hora da história:
    Esta parábola se encontra em Lucas 12:16-21
    Jesus contou esta parábola a um homem que estava brigando com seu irmão por causa de uma herança.
    “Havia um homem muito rico, que possuía muitas terras. Centenas de escravos trabalhavam nelas. Ele tinha muitas e enormes plantações de trigo. E os pastos verdes, onde os rebanhos se multiplicavam, iam até as montanhas distantes... Este homem era sem dúvida muito rico. (Figura 1), E cada vez mais o homem se enriquecia. Exportava seus produtos para os países vizinhos.
    O rico fazendeiro tinha grandes depósitos para suas colheitas. (Figura 2) Mas, os celeiros, já eram insuficientes para armazenar as colheitas. (Figuras 3)
    Um dia, ele pensou: “Que farei? Os celeiros já estão pequenos... Não tenho mais onde recolher
    tantos frutos...”
    E preocupado com suas colheitas, cada vez maiores, resolveu derrubar os celeiros e construir outros muito maiores... (tire a figura 3 e coloque a 4)
    Mandou chamar os melhores construtores do país e foram edificados vários celeiros gigantescos.
    E o grande agricultor ficou satisfeito quando contemplou, finalmente, as novas e imensas construções em sua rica e bem cuidada fazenda. Agora estava tranqüilo. Os celeiros eram enormes e neles caberia toda a produção de seus campos...
    Disse aos amigos, aos construtores e aos servos:
    — Agora poderei viver tranqüilo muitos anos... Os celeiros podem armazenar todas as colheitas.
    Posso agora, finalmente, viver sossegado e pensar somente na venda dos produtos e em meu dinheirinho... (Figura 5)
    E à noite, muito satisfeito, antes de deitar-se, ao invés de orar, dizia a si mesmo: “Ó alma! Tens em depósito muitas riquezas, para muitos e muitos anos! Descansa, come, bebe, alegra-te!!!
    Assim pensava o rico, mas, Deus pensava de outra maneira.
    O rico pensava que era inteligente, mas, Deus achava que ele era simplesmente um homem sem juízo, um louco...
    E nessa mesma noite, após a inauguração dos celeiros e os pensamentos de orgulho do rico,
    Deus disse: Insensato, esta noite pedirão a tua alma, (ou seja que ele morreria); e o que tanto juntaste para quem será?
    Os planos do rico insensato para o futuro foram inúteis. De nada lhe valeram os celeiros recheados de frutos e cereais. Inútil foi juntar tanta riqueza, sem nunca haver pensado em Deus nem nas necessidades do próximo. (Figura 6)
    “Assim é aquele — diz Jesus, terminando a Parábola — que, para si, junta tesouros e não é rico para com Deus”.

    Assim como este homem tolo, existem muitas crianças tolas, sem juízo.
    Que não querem saber de Jesus nem do reino dos céus.
    Pensam que ainda são muito pequenas para ter um compromisso com Jesus. Muitas pensam assim.
    Meus pais já freqüentam a Igreja, eu não preciso buscar Jesus.
    Eu sou muito novo para servir ao Senhor, melhor ficar brincando.
    Eu gosto mais dos meus brinquedos do que Jesus!
    Eu gosto mais da televisão ou do vídeo game do que Jesus!
    Agora não tenho tempo para Jesus.
    E assim vão deixando o Senhor de lado. Não entregam as suas vidas ao Senhor.
    São crianças que só pensam nelas, são egoístas, Jesus não esta em primeiro lugar nas suas vidas.

    A Bíblia disse onde está o teu tesouro ali esta também o teu coração.
    Ou seja, se as coisas que você possui, como Vídeo Game, brinquedos, televisão ocuparem o primeiro lugar em seu coração, esse será o seu tesouro.
    E muitos deixaram a Jesus em segundo ou terceiro lugar.
    E você, quem ocupa o primeiro lugar em seu coração? Por quê?
    Quanto tempo e esforço você dedica a Jesus?
    O que podemos fazer para colocar Jesus em primeiro lugar no nosso coração? (Deixe-os comentar)
    Devemos pedir perdão e pedindo um novo amor em nosso coração por Jesus.
    Devemos alegremente buscá-lo em oração e leitura da Bíblia e adorá-lo junto com minha família na Igreja.
    Também devo falar d´Ele para os meus coleguinhas.
    Ore com as crianças pedindo perdão e um renovo no amor para Jesus.
    Guie as crianças a renunciar qualquer objeto (ídolo) no seu coração. Mostre o amor de Jesus e declare que o Senhor é o primeiro nas nossas vidas.

    Desenhos no anexo.



    › Veja Mais: Parábola do Rico Sem Juízo
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  2. #2
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Parábola do Rico Sem Juízo

    * clique para salvar e imprimir tamanho grande *


    ATIVIDADE PRÉ ADOLESCENTES
    Imagens Anexas Imagens Anexas
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  3. #3
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Parábola do Rico Sem Juízo

    _amostra.jpg
    5 figuras - arquivo zipado anexo.
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  4. #4
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Parábola do Rico Sem Juízo

    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21



+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •