Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: EBF - Escola Bíblica de Férias

  1. #21
    Debora Cristina Rabelo está desconectado Avatar de Debora Cristina Rabelo
    Data de Ingresso
    Sep 2007
    Localização
    Salvador - BA
    Posts
    15

    Re: * E B F *

    Irmã Ezilda
    É muito importante um EBF na comunidade, porem todos os dias tera crianças novas.
    Nesse ano, optamos por fazer classe unica. Não dividimos as crianças, pois não temos salas o suficientes para todos.
    Foi maravilhoso, e todos participaram.
    O lanche fizemos para sobrar, e graças a Deus Ele supriu todas as nossas necessidades.
    O meu conselho: Não imponha limites na quantidade de crianças. "Deixai vim a mim os pequeninos."
    Que o Senhor abençoe esse EBF.


    › Veja Mais: EBF - Escola Bíblica de Férias

  2. #22
    Taina está desconectado Avatar de Taina
    Data de Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    Santo André - SP
    Posts
    576

    Re: * E B F *

    Olá Ezilda
    A EBF da minha igreja é até aos 11 ou 12 anos, e fazemos dentro do Templo mesmo, não separamos em salinhas não, até pq não temos estrutura para isso, infelizmente!
    Abrimos para todas as crianças e só limitamos mesmo a idade!
    Sobre os lanches, calculamos quase 2 lanches para cada um, levando em consideração as crianças menores, que comem pouco! Damos refrigerante junto com o lanche, 10 à 15 criança a cada garraf de 2 litros, mais ou menos! Mais vc pode pedir auxilio para as irmãs mais velhas, geralmente elas sabem calcular mais ou menos a quantidade certinha!
    Na minha EBF fazemos brincadeiras, separadas por idade, ou seja não misturamos as faixas etárias nas brincadeiras.
    Fazemos perguntas sobre a história contada!
    Como premiação, damos brinquedos que geralmente são todos doados de um irmão de uma outra congregação que tem uma loja de brinquedos.
    Damos tbm lembrancinhas, que seria de acordo com o tema da EBF, um para cada um.
    Nunca temos dificuldade quanto ao espaço fisico, já que fazemos uma única sala, dentro do Templo!
    Uma sugestão, dependendo do lanche que fizer, vcs podem guardar para dar para as crianças na EBD mesmo, ou se não fazer uma cantina para ajudar no caixa do Departamento Infantil.

    Deus abençoe!

  3. #23
    Gilmara está desconectado Avatar de Gilmara
    Data de Ingresso
    Nov 2007
    Localização
    Belo Horizonte - MG
    Posts
    19

    Re: * E B F *

    Irmã Ezilda,
    Este ano fizemos EBF só para as crianças da nossa Igreja, exatamente pelo problema de ter que trabalhar com um Nº certo de crianças. mais ano que vem vamos divulgar fora da Igreja, já que ebf é exatamente para alcançar novas crianças. No seu caso é se preparar para sempre atender um nº maior de crianças a cada dia, se sobrar material e lanche, sempre pode ser usado em outros dias e eventos, o que não pode acontecer de jeito nenhum é impedir a entrada das crianças só por não poder ultrapassar o nº esperado, temos que estar preparados para receber todas as crianças.
    espero ter ajudado.
    bjs
    Gilmara

  4. #24
    Ezilda está desconectado Avatar de Ezilda
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Posts
    4

    Re: * E B F *

    Amadas, nem imaginei que receberia as respostas tão rápido!!!
    Fico super feliz em saber que vcs partilham da minha ideia em não deixar criança alguma de fora, porém minha preocupação é saber como vcs fazem para atender um númerosempre crescente de crianças.
    O templo de minha igreja é grande mas depois as crianças vão para as salinhas e lá cabem umas 30 crianças sentadas, mas a procura é enorme (glória a Deus) e chegamos a colocar quase 60 crianças na sala mas aí aparecem os problemas como falta de cadeira, ter que providenciar mais trabalhinhos às pressas e inclusive mais professoras para atender às crianças!! Por isso gostaria de saber como vcs lidam com situações como essas.
    Desde já agradeço. Bjjsss...

  5. #25
    Taina está desconectado Avatar de Taina
    Data de Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    Santo André - SP
    Posts
    576

    Re: * E B F *

    Querida Ezilda, como eu disse, a nossa EBF acontece dentro do templo, nunca enviamos para as salinhas, até pq não caberiam tbm!
    Mais experimenta fazer dentro do templo mesmo!?
    Agora e nossa EBD é nas salinhas, porém é um número menor comparando com a EBF, então dá para atender a demanda!
    Temos que estar sempre preparada, Deus sempre nos surpreende não é mesmo!?
    Sempre faço os trabalhinhos a mais, quase o dobro!
    Afinal, tudo pode ser aproveitado depois!

    Deus abençoe!

  6. #26
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: * E B F *

    Querida Ezilda,
    Eu penso que isso não deveria acontecer.
    Na minha opinião a divulgação do evento deve ser muito bem feita. As inscrições devem ser obrigatórias e com uma boa antecedência. Mas vcs devem trabalhar com a previsão de um excedente de última hora (que sempre surge).
    Mas... esse excedente seria uma exceção e não a regra. Todo evento precisa ser muito bem organizado antes, prevendo o número de atividades, tempo para cada etapa, além de se providenciar crachás, chapéuzinho, lembrancinhas e lanche para uma quantidade X de crianças.
    A inscrição deve ser uma obrigação, assim vcs tem como trabalhar com uma previsão do número de crianças.
    Em cima disso, acrescente talvez uns 20% - que seria o excedente, crianças de última hora.
    Assim, é possível preparar toda a estrutura da sua EBF, atendendo com ordem, capricho e carinho todas as crianças do evento.
    É aconselhável, também, assim que terminar a EBF, fazer uma reunião de avaliação com toda a equipe. Aproveitar que tudo está bem "fresco" na memória e registrar todos os erros, acertos e sugestões para o próximo ano.
    Bjs, Sandra

    Citação Postado originalmente por ezilda
    Amadas, nem imaginei que receberia as respostas tão rápido!!!
    Fico super feliz em saber que vcs partilham da minha ideia em não deixar criança alguma de fora, porém minha preocupação é saber como vcs fazem para atender um númerosempre crescente de crianças.
    O templo de minha igreja é grande mas depois as crianças vão para as salinhas e lá cabem umas 30 crianças sentadas, mas a procura é enorme (glória a Deus) e chegamos a colocar quase 60 crianças na sala mas aí aparecem os problemas como falta de cadeira, ter que providenciar mais trabalhinhos às pressas e inclusive mais professoras para atender às crianças!! Por isso gostaria de saber como vcs lidam com situações como essas.
    Desde já agradeço. Bjjsss...
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  7. #27
    Eleny está desconectado Avatar de Eleny
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Jan 2008
    Posts
    1

    Ebf navegando com noé

    Tenho sido bastante abençoada por este site.
    Realizamos nossa EBF nos dias 24 a 26 de julho. Foi muito bom!!!!
    Tivemos 62 crianças na sexta, 92 no sábado e 80 no domingo - tivemos menos no domingo por ser de manhã.
    O tema foi "Navegando com Noé" e montamos a partir de material conseguido aqui no site e na internet em blogs de irmãs e irmãos abençoados que compartilham seu trabalho.
    Muito obrigada a todos!!!
    Estou postando a apostila que preparamos com toda a programação.
    A Música Oficial é do Cd Pare, Olhe e Siga.

    Fizemos 4 oficinas de 40 minutos cada, e as crianças passaram por todas as oficinas com atividades apropriadas para cada idade (4 a 6, 7 a 9 e 10 a 12). Mas concluímos que a memorização poderia ser junto com a lição bíblica porque 40 minutos foi muito tempo para contar a ´história da Arca de Noé, já que foi dividida em três dias.
    Na hora de ir embora cada criança recebeu um cartãozinho com o versículo do dia, que esta em anexo.

    O crachá imprimimos em cartolina marrom e as viseiras (EBF sem viseira não é EBF, kkkkkkk) fizemos coloridas para lembrar o arco-íris). Aí está o modelo do crachá e da ficha de inscrição.
    Ah, fizemos as inscrições com antecedência, nosso alvo era 50 crianças (nosso templo é grande mas as salas são pequenas), preparamos material para 70 (já que 60 crianças foram escritas previamente) mas no sábado tivemos 90 crianças, mas tínhamos uma equipe de apoio muito boa e por a cidade ser pequena rapidinho conseguimos o material que faltava e nenhuma criança ficou se participar das atividades.

    Para o lanche na sexta atacamos de biscoito com nescau
    no sábado tivemos pipoca, algodão-doce, gelatina. Com direito a pula-pula na recreação
    No domingo, como terminamos 11:30h servimos um macarrão com molho de carne moída. E depois a sacolinha de doces!!!!!

    .............................. ..........................

  8. #28

    Nossa EBF

    Este ano tb fizemos uma EBF em nossa igreja (a última foi há quase 20 anos!). Como a igreja não tinha condição financeira de comprar uma EBF pronta, tivemos que "montar" uma.
    Foi feita usando muita coisa deste site abençoado ! Deu muito trabalho, principalmente porque quem estava planejando nunca havia participado de uma EBF. Por falta de espaço físico, só separamos a classe dos Pré-escolares, que foi para o salão de baixo. As outras crianças ficaram dentro do Templo mesmo.
    Os irmãos ajudaram muito.
    Conseguimos doações de material para as crianças usarem (lápis de cor, guache, cola, etc), de lanches e muitos voluntários para ajudar (inclusive adolescentes).

    No 1º dia, começou a provação: choveu durante todo o dia.
    Até pensamos que não viriam crianças. Mas, para nossa surpresa, apareceram 118 crianças!
    No 2º dia foram 112 e no 3º dia, 135 crianças.
    Enfim, Deus honrou o nosso esforço! Foi feito o apelo no último dia e 16 crianças foram lá na frente!

    O nosso propósito foi evangelístico, por isso, não convidamos crianças de outras igrejas (só da nossa, é claro!).
    É lógico que muita coisa precisa ser melhorada, mas valeu, foi uma tremenda experiência!

    Coisas que deram certo:

    --> Gincana com as cças de nossa igreja, para ver quem traria + visitantes (houve premiação para o 1º, 2º e 3º colocado) - as nossa cças realmente se esforçaram;

    --> cartas que fizemos falando sobre a EBF e pedindo doações ao comércio local (assinadas pelo Pastor)- conseguimos brindes, descartáveis, material para lanche, etc;

    --> equipes de irmãs que foram nas casas das crianças (vizinhas e conhecidas delas) para buscá-las e levá-las no final ;

    --> pontos para quem trouxesse um parente no último dia (muitas mães falaram que foram "intimadas" pelos filhos a irem), e assim tb pudessem ouvir a Palavra;

    Obrigada a todos que disponibilizam seus materiais e sugestões, e tb a este site realmente incrível.
    Vcs são D+! Que Deus continue abençoando a cada um.
    Bjs!!!
    TÂNIA LUIZA

  9. #29
    Thigman está desconectado Avatar de Thigman
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Jun 2008
    Posts
    7

    Nossa EBF

    Faz tempo q não posto nada, mas voltei hj pra contar como foi maravilhosa a nossa 2ª EBF aqui em Caruaru - PE!
    O tema escolhido foi "Uma Missão Especial" e decidimos fazer em um escola municipal aqui do bairro, bastante
    conhecida pela rebeldia de seus alunos...
    Antes da escola entrar de férias, fomos de sala em sala convidando os alunos e dando a ficha de inscrição...

    Nossa proposta era transformar a escola completamente com uma decoração colorida, conseguir uma blusa para cada
    criança [para q todos estivessem "nivelados"], lanches e nosso alvo era 250 crianças por 4 dias!
    E o melhor de tudo!!!
    NÃO TÍNHAMOS 1 TUSTÃO! HAHAHA Mas Deus proveu TUDO! Ele ainda é o mesmo e o será para sempre!

    No primeiro dia tivemos 220 e nos outros batemos os 300 e várias crianças não puderam entrar... [ Mais de 100 crianças receberam Jesus e no domingo fizemos uma caminhada pelo bairro em direção a nossa Igreja para o encerramento... Maravilhoso! Hoje, 1 mês depois temos cerca de 30 crianças frutos da EBF frequentando a EBD e os cultos e em setembro, se Deus quiser, voltamos a escola para começarmos uma classe bíblica para os demais!

    Eu amo esse fórum!!
    E outra: eu sou um tio q ama muito oq faz! Homens deste fórum, levantem-se! ahuehauhea

  10. #30
    MartaM está desconectado Avatar de MartaM
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Jan 2009
    Posts
    6

    Avaliação de EBF

    Paz,
    Alguém consegue um exemplo de avaliação de um projecto deste tipo: escola bíblica de férias ou outro evento infantil?
    Obrigada

  11. #31
    Ezilda está desconectado Avatar de Ezilda
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Posts
    4

    Re: * E B F *

    Lílian, realmente este site é uma bênção e cada vez que eu o indico para outras pessoas elas ficam extasiadas diante de tt material de excelente qualidade!
    Gostaria que vc me passasse uma experiência sua sobre EBF: Em nossa igreja fazemos a EBF no templo que é bem grande e acomoda a tds as crianças, porém as atividades escritas são feitas em salinhas de aula separadas por faixa etária e sexo mas essas salas acomodam no máximo 35 crianças e devido a isso, somos obrigadas a limitar a matrícula das crianças em nossa EBF
    para poder providenciar lanches, trabalhinhos, cadeiras, camisetas para todos. Como resolver essa questão já que tds querem participar da EBF? E eu não gostaria de deixar ninguém de fora esse ano.
    Outra questão é como vc faz para manter os frutos desse trabalho na igreja, já que mts comparecem nos 3 dias mas são poucas as que frequentam a EBD e os cultos infantis.

  12. #32
    LilianDoJamil está desconectado Avatar de LilianDoJamil
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Jul 2006
    Localização
    Nova Iguaçu
    Posts
    2

    Re: * E B F *

    Ezilda, realmente o espaço para acomodar as crianças é um problema, uma das sugestões é também usar o templo para as atividades escritas, ou talvez conseguir uma escola perto da igreja. Já para manter os frutos uma das sugestôes é oferecer um brinde ou premiação para serem dados na escola dominical, as fichas de inscrições podem conter endereço para que as crianças sejam visitadas posteriormente, ou para enviar um cartão de aniversário, ou convintes para os eventos da igreja. é importantíssimo haver um discipulado com as crianças que aceitaram Jesus. Enfim aí é que começa realmente o trabalho, mas não podemos deixar os frutos se perderem! Deus te abençoe!!!

  13. #33
    rstLinda está desconectado Avatar de rstLinda
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Jun 2009
    Posts
    3

    EBF sobre a Copa

    Olá,
    Alguem pensou sobre o tema daa EBF de junho próximo?
    Será q alguem vai fazer sobre a Copa do Mundo?
    Por favor passe as ideias aqui, obrigada.

  14. #34
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: EBF sobre a Copa

    Tias,
    Criei alguns visuais que vcs podem aproveitar para algum cartaz, cartão, montar convite, algo assim (está no anexo).
    Pensei no tema EM JESUS SOMOS MAIS QUE VENCEDORES! => Romanos 8.37
    - No anexo tem também uma pastinha com moldes de menino e menina para as crianças montarem em papel cartão.
    - O conteúdo da EBF vc deve aproveitar de outros temas já postados aqui e organizar a sua própria programação.
    - Decoração usando muito verde e amarelo, bandeirinhas, balões, viseiras, camisetas (se for o caso).
    - Gelatinha de abacaxi e limão!(verde e amarela) *rs
    - Também, não faça a EBF no dia em que tiver jogo do Brasil, as crianças provavelmente não irão...
    - Veja aqui algumas informações gerais sobre a Copa, site voltado para crianças:
    http://www.smartkids.com.br/especiais/c ... -2010.html

    - Ideia de atividade ou lembrancinha, use a criatividade!


    Espero que seja útil para vcs!
    Bjs, Sandra
    .............................. .....

    Citação Postado originalmente por rstLinda
    Olá,
    Alguem pensou sobre o tema daa EBF de junho próximo?
    Será q alguem vai fazer sobre a Copa do Mundo?
    Por favor passe as ideias aqui, obrigada.
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  15. #35

    Re: * E B F *

    Queridas irmãs e amigas em Cristo... escrevo pela primeira vez... amo este espaço e quero contar que vou fazer minha primeira EBF!!!
    com a juda de todas vocês já está quase tudo pronto!!! nosso tema será JESUS, O HEROI DOS HEROIS!!!
    Separei cada dia para falar de um heroi..
    - 2ª-feira Josue para o heroi guerreiro
    - 3ª-feira Ester a heroina fiel -
    - 4ª-feira Josias o heroi restaurador
    - 5ª-feira Rute a heroina bondosa e
    - 6ª-feira JESUS o heroi dos herois...
    Peguei com uma irmã amiga na net... ela me deu as dicas e eu desenvolvi com a graça de Deus!!! peguei as historias e busquei questionarios .. desenhos... trabalhos manuais... cartões com versiculos.. visuais... Deus tem me iluminado,... ampliei desenhos bíblicos e selecionei 17 herois para a decoração do templo.. vocês tem me ajudado muito agora que conheci este espaço!!!! em nome de Jesus o meu muito obrigado pelas ajudas que têem me passado com as postagens diversas...
    Deus abençõe todos vocês!!! Alexandra

  16. #36
    MartaM está desconectado Avatar de MartaM
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Jan 2009
    Posts
    6

    Re: * E B F *

    Paz, Alguém sabe como obter treinamento em Portugal?

  17. #37
    Débora.Camargo está desconectado Avatar de Débora.Camargo
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    São Gonçalo
    Posts
    150

    Re: * E B F *

    Este ano o meu ministério infantil irá trabalhar com o tema "Jesus Incrível", com certeza será uma E.B.F incrível, começará no dia 22 à 25 de julho, nossa divisa é: "Para Deus todas as coisas são possíveis" Mateus 19. 26

    Iremos falar de alguns milagres que Jesus fez.
    No 1º dia> Incrível mudança- João 9.1-38 e a História Bíblica é: "Cura de um cego", versículo bíblico: 2º Corintios 5.17;
    no 2º dia> Incrível compaixão - Lucas 10.25-37 e a História Bíblica é: "Parábola do bom samaritano", versículo bíblico: Lucas 10.27;
    no 3º dia> Incrível doação- Marcos 12.41-44 e a História Bíblica é: "A viúva pobre", versículo bíblico: 2º Coríntios 9.7 e
    dentro do templo (no último dia), Tema: Incrível Poder- João 11.1-44 com a História Bíblica de "Jesus e seu amigo Lázaro".

    Estou muito feliz com mais uma E.B.F e esse ano vamos ter uma nova classe, a do Maternalzinho que são as crianças de 0 a 2 anos, e eu pela primeira vez em uma E.B.F vou ficar com os pequeninos de 3 a 4 anos que é a idade em que trabalho na E.B.D; sempre essas idades ficavam juntas e realmente é muito difícil falar, fazer atividades.. mas esse ano Deus nos concedeu essa vitória incrível de termos sala e pessoas dispostas para a Sua obra.

  18. #38
    Eliene está desconectado Avatar de Eliene
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    São Paulo
    Posts
    6

    Re: * E B F *

    Já estou com meu Mangá Messias em mãos, tive que encomendar e esperar uma semana...
    Os desenhos são muito legais, minha "criança" de 10 anos amou, creio que todos vão gostar...

    A nossa idéia de decoração será ampliar esses desenhos em tamanho A3 ou A2 e criar uma impressão de loja de revistas com espaço de criança em livrarias, para isso forraremos as paredes com tnt onde as ampliações serão coladas e usaremos também puff´s de pneus (tem idéias incríveis na net) pintados com as cores do livro sem palavras que é o que vamos trabalhar no último dia...

  19. #39
    Zuca está desconectado Avatar de Zuca
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Mar 2009
    Localização
    Goiânia
    Posts
    5

    Re: * E B F *

    Sandra e demais professoras,

    Estou preparando as lições da EBF da minha igreja. Vou ministar nas sala dos pré-escolares, que são crianças menores (2 a 6 anos). Gostaria de saber se alguém tem um texto com uma linguagem bem simples para fazer o apelo para as crianças. Quem leciona na sala para crianças dessa idade, como é que vocês fazem o apelo?

    Obrigada

    Zuca

  20. #40

    Re: * E B F *

    Citação Postado originalmente por Zuca
    Sandra e demais professoras,

    Estou preparando as lições da EBF da minha igreja. Vou ministar nas sala dos pré-escolares, que são crianças menores (2 a 6 anos). Gostaria de saber se alguém tem um texto com uma linguagem bem simples para fazer o apelo para as crianças. Quem leciona na sala para crianças dessa idade, como é que vocês fazem o apelo?

    Obrigada

    Zuca
    Você pode, ao longo da lição, ir encaixando o plano da Salvação e no final fazer o apelo, de forma simples e clara e objetiva.
    Você pode dizer: "Você quer receber Jesus como seu salvador? Você quer contar para Jesus que você é um pecador e que deseja que ele venha morar no seu coração? Vamos abaixar nossas cabeças, e você pode dizer isso ao Senhor Jesus em suas próprias palavras."
    Deixe a criança orar sozinha, assim você saberá se realmente ela entendeu o apelo (algumas crianças fazem por imitação)
    Após o apelo, dê a segurança da salvação para a criança diga: "O Senhor Jesus Cristo nunca vai te abandonar. Você pode conversar com Ele sempre que quiser e em qualquer lugar. Ele lhe dará poder para fazer o que é certo."

    Dica: Nunca diga: "Alguém gostaria de..." o convite deve ser pessoal.

    Espero ter ajudado


+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

O que se estuda na EBD?

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •