Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Lição 01 - Jesus agrada ao Papai do céu

  1. #1

    Lição 1 - Jesus agrada ao Papai do céu

    Base Bíblica – Mateus 3.13-17
    Objetivo – "Que a criança aprenda que podemos agradar a Deus como Jesus agradou-lhe."

    amostra lição 1.jpg

    Que alegria, mas um trimestre se inicia.
    Neste trimestre, sob o tema “Coisas que Jesus faz”, você terá oportunidade de mostrar aos seus alunos algumas das ações do Senhor, relatados nos Evangelhos.
    Ao preparar sua aula tenha em mente, que tudo que Jesus faz, ou fez é para agradar e glorificar ao Pai.
    Vamos então as sugestões.


    Cântico –
    No anexo vc encontra o molde do cântico.
    Na primeira parte desenhe Jesus e na silhueta escreva a letra do cântico, cole figuras de Jesus e de crianças.
    Para usar o cântico apontando o que está escrito e cantando, até porque isso ajuda no processo de alfabetização, é o chamado letramento, eles vão aprendendo a identificar palavras de tanto ver escrito.
    Eu uso os CDs da CPAD, mas soube que agora eles não vendem mais... uma pena isso.

    Oração (recurso)
    Use novamente o Juquinha para reforçar o ensino da reverencia.
    Gostaria de lembrar que esta classe aprende pelo REPETIR, então o mesmo ensino dado na oração devera ser ensinado por duas vezes consecutivas.
    Veja a confecção do Juquinha no Portal.

    Versículo
    Amplie os moldes, escreva o versículo conforme modelo.
    Cole as figuras em um papel cartão formando assim um cartaz.

    Palavra Chave
    Neste trimestre, sugiro que seje feito uma painel na sala de aula onde permanecerão as palavras chaves durante todo trimestre.
    Jesus será a nossa figura central. A cada semana colocarei a palavra chave com uma figura representativa da lição. No anexo vc encontra o molde do desenho Jesus que poderá ser confeccionado em EVA.
    Nesta primeira lição a palavra chave é AGRADAR, e a figura é uma pomba.
    No portal tem um acervo de pombas que vc poderar imprimir e colar na sua facha.
    Pesquise no Forum de Cliparts.
    Veja abaixo como ficara o mural.

    Lição
    Para esta lição vc usar as tiras dos visuais da sua pasta de Visual.
    Faça um suporte para fixar estes visuais.
    No anexo vc encontra os moldes.
    Pinte as crianças com tinta guache, mas para se ter um visual mais bonito e duradouro sugiro usar tinta para tecido e depois passar um impermeabilizante.
    Após pintar recorte as crianças e cole em um papelão. O quadro para fixar os visuais poderá ser feito com feltro, basta colar pedaços de feltro atrás dos visuais para fixar, ou poderá ser feito de quadro de pregas.
    Recorte também no papelão o suporte para colocar o painel da história.
    Pesquise no Portal por "Quadro de Pregas".

    Atividade
    Confeccione com seus alunos uma linda pomba usando rolinho de papel.

    Lembrancinha (lembrete do versículo)
    Imprima as rodelas com o versículo em papel contact essas folha são em tamanho A4 os mesmo material usado para imprimir etiquetas, vc encontra em papelarias.
    Cole os lembretes em um pirulito para presentear a cada criança.

    Reforço do ensino
    Para esta lição sugiro duas atividades do Cantinho da Leitura.
    1 – Cone
    Faça um cone de cartolina, e use-o como alto-falante. Deixe as crianças anunciem no alto-falante as palavras de Deus a Jesus, quando Ele foi batizado: “Este é o meu Filho querido que me dá muita alegria”.
    2 – Piscina de bolinha
    Se for possível leve pra sua classe uma piscina de colinha, para que as crianças brinquem de Jesus e João batista. Estas piscinas podem ser alugadas. Caso alguma tia tenha em casa uma piscina pequena poderá comprar as bolinhas e colocar dentro da piscina. Creio que dar pra fazer a piscina também com caixa de papelão.

    Desejo a todas uma ótima aula!!


    › Veja Mais: Lição 01 - Jesus agrada ao Papai do céu

  2. #2
    osKarlos está desconectado Avatar de osKarlos
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Aug 2009
    Posts
    2

    Re: Lição 1 - Jesus agrada ao Papai do céu

    sta muito lindo vou usar todas as dicas na minha classe"Cordeinhos de Cristo" ficou muito bom
    que Deus contineu dando-lhe sabedoria dia-apois dia em sua vida
    bjsssss
    fik na paz

  3. #3

    Re: Lição 1 - Jesus agrada ao Papai do céu

    Citação Postado originalmente por osKarlos
    sta muito lindo vou usar todas as dicas na minha classe"Cordeinhos de Cristo" ficou muito bom
    que Deus contineu dando-lhe sabedoria dia-apois dia em sua vida
    bjsssss
    fik na paz

    Obrigado pelo carinho!!!
    Fico muito feliz em saber que de alguma forma estou contribuindo com o seu ministério!
    Sinta-se a vontade e participe também expondo suas idéias e dicas, será sempre muito bem vinda.
    Que o Senhor lhe abençoe e a sua classe também.
    Bjs***

  4. #4
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Lição 1 - Jesus agrada ao Papai do céu

    fonte: www.cpad.com.br
    Lição 01 - Jesus agrada ao Papai do céu

    Texto Bíblico: Mateus 3.13-17

    I - De professor para professor

    Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é fazer com que as crianças aprendam que podemos agradar a Deus.

    • Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.

    • A palavra-chave da aula de hoje é “AGRADAR”. Então, durante o decorrer da aula repita as frases: “Jesus sempre agradou ao Papai do céu. Você também pode agradar ao Papai do céu e deixá-Lo contente.

    II - Para refletir

    • “Será que você passa sua vida tentando agradar a todos? De quem você procura aprovação — dos outros ou de Deus? Ore para ter a coragem de procurar a aprovação de Deus acima da aprovação de qualquer pessoa”.

    Extraído da: Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, CPAD

    • Professor, “a criança do maternal continua aprendendo enquanto se movimenta. Não se zangue com os alunos que não param na cadeira, nem os obrigue a permanecer sentados e quietos” (Marta Doreto).

    III - Regras Práticas para os Professores

    Planejamento

    Cada situação requer seu próprio planejamento. Observe abaixo o exemplo de um planejamento para a classe do maternal:

    10 minutos – Boas-vindas. Cumprimento as crianças e as ouça. As que chegarem primeiro podem brincar com quebra-cabeça, ajudá-lo na preparação da aula, etc.

    30 minutos – Aprendizagem em grupo. História, canções, versos de ação, jogos, dramatizações, conversação e outras atividades de aprendizagem planejadas.

    15 minutos – Atividades da revista de aluno. Argila ou outros materiais disponíveis para aquelas que terminarem a atividade rapidamente.

    5 minutos – Encerramento. Recolha os papéis e os pertences. Converse sobre o que foi feito e aprendido na aula de hoje. Oração de encerramento.

    Extraído e adaptado do livro: Como Ensinar Crianças do Maternal, CPAD

    IV - Atividade Manual

    Para reforçar o ensino da lição, sugerimos que as crianças encenem a história bíblica.
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  5. #5
    Betania está desconectado Avatar de Betania
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Jan 2009
    Posts
    1

    Re: Lição 1 - Jesus agrada ao Papai do céu

    Querida Sandra, já tentei antes te enviar mensagem mais não consegui,quero dizer que este site tem abençoado minha vida meu departamento, porque não dizer o campo que faço parte oro a Deus por vcs. e agradeço a Deus por tua vida E PELA VIDA DE TODOS QUE SE DEDICAM PARA FAZER ESTA OBRA TÃO GRANDIOSA QUE É O DEPARTAMENTO INFANTIL. que Deus te abençoe grandemente BEIJOS BETÂNIA

  6. #6
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Lição 1 - Jesus agrada ao Papai do céu

    Oi, Betânia!
    Obrigada pelo seu gentil recadinho, irmã!
    Eu agora estou muito feliz por termos a Profa. Valquíria postando ideias legais pra turminha do Maternal também.
    O site é uma bênção porque algumas tias compartilham seus materiais e ideias!
    Deus te abençoe, maninha!
    Bjs**


    Citação Postado originalmente por Betania
    Querida Sandra, já tentei antes te enviar mensagem mais não consegui,quero dizer que este site tem abençoado minha vida meu departamento, porque não dizer o campo que faço parte oro a Deus por vcs. e agradeço a Deus por tua vida E PELA VIDA DE TODOS QUE SE DEDICAM PARA FAZER ESTA OBRA TÃO GRANDIOSA QUE É O DEPARTAMENTO INFANTIL. que Deus te abençoe grandemente BEIJOS BETÂNIA
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  7. #7
    Amanda_1997 está desconectado Avatar de Amanda_1997
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    May 2010
    Posts
    1

    Re: Lição 1 - Jesus agrada ao Papai do céu

    Olá Sandra!
    Amo os seus posts e eles vêm me ajudado muito por eu dar aulas para crianças de 4 a 10 anos.
    Eu estava pensando em fazer uma 'apostila' com algumas atividades que os alunos fazem e meu alvo pricipal era ensinar como agradar a Deus.Você tem alguma idéia de como eu posso fazer isso(com que atividades e histórias)?
    Muito obrigada.
    Beijos.
    :P

  8. #8
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Lição 1 - Jesus agrada ao Papai do céu

    Oi, Amanda!
    Vc não explicou quanto tempo teria para trabalhar o tema COMO AGRADAR A DEUS, nem em quê tipo de reunião com as crianças.
    Sugiro vc selecionar uns 3 pontos e montar seu material dentro dos objetivos.

    Creio que poderia começar com OBEDIÊNCIA aos pais, aos Professores, aos líderes, etc. Pesquise no Portal.

    Deus deseja ver em nós o FRUTO DO ESPIRITO realizando uma mudança de atitudes. Toda criança deve buscar esse fruto maravilhoso em sua vida. Que tal fazer com eles o Lapbook do Fruto do Espírito? É muito lindinho: pesquise no Portal!

    Ao orar a criança está agrando a Deus.Falar com Deus é importante.
    Temos o Tópico sobre Oração, recheadíssimo de belos materiais: pesquise no Portal!

    E temos um maravilhoso Lapbook de Oração que vai encantar as crianças que já sabem escrever:
    pesquise o Forum Lapbooks, que fica dentro da Sala de Recursos Visuais!

    Amanda, são subsídios para trabalhar 1 mês inteiro ou mais, não apenas durante um encontro. Portanto, organize seus materiais em função do número de dias que terá, pois não é producente levar muita coisa e não poder explorar com calma cada um desses profundos temas. O importante é as crianças reterem o ensino e APLICAREM, gerando uma mudança de vida.
    Espero que as sugestões sejam úteis pra vc.
    Bjs, Sandra
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  9. #9

    Re: Lição 1 - Jesus agrada ao Papai do céu

    Adorei o material, mas gostaria que você postasse a lição, pois a CPAD não tem! Desde já obrigado!

  10. #10
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Lição 1 - Jesus agrada ao Papai do céu

    Oi, Thiago!
    O intuito deste Forum é postar subsídios para quem tem a revista em mãos, que é vendida pela CPAD.
    Por isso não colocamos aqui a revista do Prof.
    E veja que a editora já deve estar vendendo as NOVAS revistas (7/8) para o 3º Trimestre, que começa em julho.
    Então compre o material, pois esgota rapidinho, e assim vc poderá utilizar os subsídios que serão postados ao longo do próximo trimestre.

    Citação Postado originalmente por Thiago Barcelos
    Adorei o material, mas gostaria que você postasse a lição, pois a CPAD não tem! Desde já obrigado!
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  11. #11
    mcbarbalho está desconectado Avatar de mcbarbalho
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Apr 2010
    Posts
    1
    Obrigado. Muito legal estas informações.

  12. #12
    muito bom abençoada esta sendo otimo para minha igreja DEUS te abençoe

  13. #13
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Lição 01 - Jesus agrada ao Papai do céu

    Deus abençoe as tias que compartilham!!
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21



+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •