Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Lição 02 - O trigo e o joio

  1. #1
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Lição 02 - O trigo e o joio

    Lição 2 - O JOIO E O TRIGO
    .............................. .........
    Lição 2.jpg
    Este tema está bem rico de sugestões aqui no Portal e na revista do Prof., então certamente sua aula será muito rica, e vc poderá passar as verdades que Jesus deseja que seus alunos aprendam.
    Traga ramos de verdade de Trigo para as crianças conhecerem.

    - Memorização
    É importante que os alunos se esforcem em memorizar o versículo para guardar no coração e aplicar na sua vida.
    Vamos fazer a DISPUTA NA FAZENDA
    _amostra.jpg
    Está tudo explicadinho no kit.
    O texto traz 3 perguntinhas que demonstram situações... e o aluno precisa responder com uma atitude de bondade, de alguém que é trigo de Jesus. Por exemplo...
    - Seu amigo acabou de ganhar um campeonato de natação. Você....
    Então o aluno deve responder algo assim:
    - Eu me sinto feliz por ele! ou...
    - Desejo que ele ganhe muitos outros campeonatos mais...

    Uma reação de bondade, de amizade, de gentileza.
    Conforme o número de alunos na sua classe, vc vai precisar de mais umas 4 ou 5 perguntinhas.
    Crie as perguntas conforme as atitudes que vc deseja ver nos seus alunos.

    No lugar dos dois sinos de mesa ou campainhas, vc pode simplesmente colocar os alunos afastados da mesa.
    Após vc descrever a situação, o aluno que correr e bater na mesa, terá a chance de responder.
    E assim vai...
    Seria legal providenciar os chapéus de fazendeiro - cowboy para deixar a dinâmica mais interessante.

    - CARTAZES
    No kit vc vai encontrar o cartaz do versículo e da palavra especial do dia.
    Seria bom imprimir em papel 180 de gramatura e laminar com contact transparente para maior durabilidade do seu material.
    Cole um ramo de trigo de verdade sobre a imagem do cartaz do versículo chave, vai dar um efeito de relevo em 3D muito bacana!
    Apresente os cartazes que mostram uma foto de trigo e outro de joio.
    São plantas muito parecidas...

    - Durante história
    Vamos fazer com que todos trabalhem com suas Bíblias.
    Na hora da exposição da história, distribua os 8 cartões entre seus alunos.
    Se tiver mais alunos, distribua 1 cartão para cada 2.
    Se tiver menos alunos, distribua 2 ou mais cartões para cada um.

    Dê uns minutinhos para que eles encontrem a referência e marquem em suas bíblias e avise: - Ao longo da lição de hoje eu vou citar essas referências, assim, quem tiver o cartão, vai ler para nós.
    Eles vão ler e vc vai explicando o significado de cada característica
    Os 8 cartões trazem as CARACTERÍSTICAS DA BOA SEMENTE - 0 TRIGO - que está na revista do Professor, a saber:
    - são fiéis (Mateus 25:21)
    - são salvos (João 5:24)
    - santos (1 Pedro 1:15)
    - cheios de amor (João 13:34 e 35)
    - purificados pelo sangue (Apocalipse 7:14)
    - lavados e renovados pelo Espírito Santo (Tito 3:5)
    - Nós, que somos o trigo, fazemos parte da LAVOURA E DEUS (1 Coríntios 3:9a)

    .... e o JOIO são os filhos do malígno (Mateus 13:38b)

    - MURAL
    Mural Parábola Joio e Trigo.JPG
    Encontrei esse mural na internet, e que vc poderá confeccionar JUNTO com seus alunos.
    Leve o papel ou TNT, e todos os elementos para pregar no mural.
    E, conforme vai contando a história, vc pode ir montando o mural junto com os alunos, colando os elementos em cada coluna.
    No final, vai ficar um belo mural com o resumo da história.

    - ATIVIDADES DE FIXAÇÃO
    No kit tem MUITAS folhas para eles responderem e também para fazer uma montagem.
    Se não der tempo, deixe que levem para casa.

    - LEMBRANCINHA
    Lembrancinha.JPG
    Encontrei no Blog da Tia Alê essa sugestão de lembrancinha com ramos de trigo.
    Vc pode confeccionar saquinhos em tecido, EVA ou TNT.
    Ou pode também fazer envelopinhos para colocar dentro o trigo e o cartão da lição.
    Aqui no Portal tem modelos lindos:
    ==> http://www.escoladominical.net/showt...?977-Envelopes

    Meu desejo é que seus alunos sejam verdadeiros TRIGOS na plantação do Senhor Jesus.
    Deus abençoe a todos!!



    › Veja Mais: Lição 02 - O trigo e o joio
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  2. #2
    Cibele dos Santos está desconectado Avatar de Cibele dos Santos
    Membro Ativo
    Data de Ingresso
    Jan 2010
    Localização
    Salvador
    Posts
    82

    Lição 2 - O trigo e O joio

    Sugestão de quebra-gelo - clique para ler.

    _quebra-gelo.jpg

    Figuras e atividades sobre o tema, pegue aqui:
    ==>
    http://www.escoladominical.net/showt...Joio-e-o-Trigo

    Lição 02 - O trigo e o joio

    Texto Bíblico: Mateus 13.24-30

    Depois que Jesus expôs as parábolas do grão de mostarda e do fermento, Ele foi para casa – provavelmente para a casa de Pedro em Carfanaum. Na privacidade do lar, os discípulos pediram uma explicação da parábola do Joio. Como na parábola do Semeador, Cristo deu uma interpretação detalhada.

    O semeador é o filho do homem. O campo é o mundo, a boa semente são os filhos do Reino – aqui a igreja invisível, todos aqueles que são verdadeiros filhos de Deus, e o joio são filhos do maligno. O inimigo é o Diabo; e a ceifas é o fim do mundo, e os ceifeiros são os anjos. No fim desta era, disse Jesus, Ele enviará os seus anjos para colher do seu Reino.

    Tudo o que causa escândalo significa “tudo o que apanha em armadilha ou seduz os homens à destruição”. Iniquidade é, no grego, “impiedade”. Estes serão lançados em uma fornalha de fogo, onde haverá pranto e ranger de dentes – uma frase encontrada cinco vezes em Mateus e uma vez em Lucas. Ela sublinha o horror do inferno. Em contraste com isso, os justos resplendecerão como o sol. Este é, o eco de Daniel em 2.13.
    tirado do site: http://www.cpad.com.br

  3. #3
    Cibele dos Santos está desconectado Avatar de Cibele dos Santos
    Membro Ativo
    Data de Ingresso
    Jan 2010
    Localização
    Salvador
    Posts
    82

    Re: Lição 2 - O trigo e O joio

    8 - O JOIO E O TRIGO

    Tema: Parábola do Joio e do Trigo; preconceitos.

    Tempo: 10min cada sugestão.

    Participantes: mínimo 5 pessoas.

    Material: de acordo com a sugestão.

    Desenvolvimento:

    • Nesta página estão algumas idéias sobre a Parábola do Joio e do Trigo. Você pode escolher uma ou outra idéia para utilizar junto com a história ou para iniciar ou encerrar o tema.
    • Separando grãos:
    • Para ver quão difícil é separar coisas semelhantes, traga um pacote de grãos misturados e peça as crianças para separarem em pilhas de acordo com o tamanho ou o tipo (você pode misturar: lentilha, ervilha, feijão, milho...).
    • Outra alternativa é trazer um pacote de chá matte (a granel) e perguntar às crianças se vêem alguma diferença. Depois, usando peneiras de vários tamanhos, ir peneirando o chá e perceber que há tamanhos diferentes no chá: de pedaços maiores a farelo fininho.
    • Quebra-cabeça:
    Pegue duas folhas de papel e escreva duas frases diferentes em cada uma; ou imprima um mesmo desenho (colorido diferentemente). Corte as folhas ao mesmo tempo, como um quebra-cabeça. Misture as peças dos dois desenhos e dê às crianças para que montem. No final as peças devem encaixar sem problemas, mas a imagem ou frase não irá fazer sentido.
    • Sugira às crianças que troquem peças entre os dois jogos para formar a imagem/frase certa.
    • Você pode usar este jogo para demonstrar a dificuldade dos agricultores ao tentar separar o joio do trigo, afinal eles são muito parecidos quando plantas novas, mas ao crescerem a diferença fica mais visível - assim como as crianças montaram uma imagem similar mas desencontrada e depois conseguiram separar as peças certas.
    • Paladar:
    Traga espigas de trigo maduras para mostrar; permita às crianças comerem grãos frescos de trigo.
    • Faça um pão usando trigo apenas, e outro misturando alguma erva amarga à massa (de preferência que não faça diferença visível) ou use trigo integral (escuro) em ambos para esconder a erva amarga, assim eles só saberão a diferença se experimentarem. Ofereça os pães às crianças e veja qual elas gostam mais.
    • Tome cuidado com a escolha da erva - que não seja tóxica, diurética ou medicinal; pergunte a um profissional (médico, nutricionista, homeopata). Também verifique se as crianças não tem alergia a gluten ou outro componente da receita.
    • Plantas e sementes:
    • Plante grãos de feijão num copo de vidro ou plástico. Coloque algodão ou papel toalha dentro de um pote de vidro ou plástico. Coloque o grão de feijão sobre o algodão e mantenha úmido. Observe a planta crescendo ao longo das semanas. Você pode plantar diferentes grãos e observar as diferenças.
    • Você pode decidir fazer um mês de histórias sobre plantas e sementes para acompanhar o crescimento da plantinha, por exemplo, a Parábola do Semeador e a do Grão de Mostarda ou histórias de Gênesis.

    Preconceito racial:

    • A boa semente que Deus planta nos nossos corações não é visível através de cor, idade, sexo, etc...
    Para demonstrar isso você pode pedir às crianças que formem grupos:

    1. De acordo com cor do cabelo;
    2. De acordo com idade;
    3. Meninas de um lado, meninos do outro;
    4. E para encerrar: quem acredita em Deus / participa da igreja.

    • Assim elas podem ver que Deus não faz distinções físicas, mas observa as características especiais que cada um tem dentro de si.

  4. #4
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Lição 02 - O trigo e o joio

    Se quiser convidar crianças para as aulas da EBD, use este cartãozinho.
    E aqui no Portal temos mais:
    ==> http://www.escoladominical.net/showt...tes-gt-Modelos

    Clique na imagem para salvar e imprimir em tamanho GRANDE.


    folha convites.jpg
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  5. #5
    Lucilaine está desconectado Avatar de Lucilaine
    Data de Ingresso
    Mar 2009
    Localização
    USA
    Posts
    8

    Re: Lição 02 - O trigo e o joio

    foto joio e trigo 2.jpgfoto joio e trigo.jpg

    Graças a Deus a aula foi uma benção.

  6. #6
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Lição 02 - O trigo e o joio

    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  7. #7
    JucyMiss está desconectado Avatar de JucyMiss
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Apr 2015
    Posts
    1

    Re: Lição 2 - O trigo e O joio

    Paz amada... Sou missionaria e estou a frente da obra. Faço culto de ensino. Vou fazer estudo hoje sobre trigo e o joio. Me registrei e tento salvar as fotos e tudo da pagina.Mais ela, afirma que não tenho autorização. Por que isso está acontecendo?

    Preciso desse material pra hoje a noite. E vou trabalhar as 11:00H. Socorroooo

  8. #8
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Lição 2 - O trigo e O joio

    A Paz, Missionária Jucy!
    Tente acessar novamente e veja se agora consegue fazer download dos materiais.
    Deus abençoe!!


    Citação Postado originalmente por JucyMiss Ver Post
    Paz amada... Sou missionaria e estou a frente da obra. Faço culto de ensino. Vou fazer estudo hoje sobre trigo e o joio. Me registrei e tento salvar as fotos e tudo da pagina.Mais ela, afirma que não tenho autorização. Por que isso está acontecendo?

    Preciso desse material pra hoje a noite. E vou trabalhar as 11:00H. Socorroooo
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  9. #9

    Re: Lição 02 - O trigo e o joio

    20151023_121044[1].jpg20151023_121034.jpg
    oIIII. Pessoal a paz do Senhor quero compartilhar minha ideia também sobre está lição!
    Eu fiz uma maquete com papelão de caixa, brilho vermelho, o trigo eu comprei mas ñ é natural, o joio eu arranquei o talinho daquelas flores artificiais a ideia que deus na revista ñ usarei terra, usei uma caixinha de pasta de dente para enfiar a parte pintada para baixo.
    Estou muiiitooo feliz de finalmente poder contribuir tb, com minhas ideias.


+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

O que se estuda na EBD?

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •