Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Lição 08 - Rico, porém tolo

  1. #1
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Lição 08 - Rico, porém tolo

    Lição 8.jpg
    A Paz, Professores!
    O conhecimento da Palavra é sem dúvida o nosso maior tesouro nesta terra.
    Em tempos de MC Ostentação - com músicas que incitam os adolescentes e jovens a buscar as riquezas deste mundo, muito ouro nas correntes, roupas caras, tênis e bonés importados, carros reluzentes, meninas dançando em volta... toda essa ostentação cantada por toda parte vai justamente CONTRA o que Deus deseja para os adolescentes, jovens e adultos.
    Já desde crianças, na escola, eles aprendem a valorizar quem tem o celular mais moderno, o Tablet, o playstation, quem viajou pra Disney, etc.
    (Use os exemplos conforme a realidade econômica da sua turma).
    Assim, os valores do consumismo vão se arraigando no coração desses adolescentes.
    Mas Deus... deseja justamente o oposto do que prega o mundo!

    Quebra-gelo -Minha memória é um tesouro!
    Procedimento:
    Todos devem estar posicionados em círculo de forma que todos possam se ver.
    O líder deve começar a frase dizendo: Um tesouro é um ….. (Ex. anel).
    Em seguida deve falar a pessoa ao seu lado, que deverá acrescentar mais uma palavra a frase sempre repetindo tudo o que já foi dito.
    (Ex. Um tesouro é um anel, e um carro…), e assim sucessivamente até que alguém erre a ordem da frase pagando assim uma prenda a escolha do grupo.

    O Cartaz do Versículo Chave deve ser impresso em papel duro - 180 de gramatura.
    Ou, vc pode imprimir em papel CHAMEX e colar em cartolina dura.

    O Cartaz com a palavra AVAREZA traz a figura do conhecidíssimo Tio Patinhos, o maior exemplo do ricaço que adora todas as suas moedas, vive dando mergulhos em sua caixa forte, recheada de muito dinheiro, e detesta gastar seja uma moedinha que for.
    E ele é completamente avarento, sovina, pão duro.
    Então, certamente as crianças que amam ler gibi, vão compreender bem o significado da palavra avareza!

    Depois da exposição da história bíblica, organize a turma em duas ou mais equipes para montarem um mural.
    Abaixo um modelo em inglês.
    mural parábola do rico sem juízo.jpg
    Leve cartolina grande ou papel pardo, revistas de moda, catálogos de shoppings, revistas para serem recortadas.
    Cada grupo deverá confeccionar um mural:
    - Escrever o título da parábola e a referência bíblica no topo do mural
    - À esquerda, desenhar ou colar um desenho que mostre o rico sem juízo (insensato) e suas plantações
    (no Portal tem desenhos => http://www.escoladominical.net/showt...co-Sem-Ju%EDzo
    - À direita, fazer uma colagem a partir de recortes de revistas, com os bens que as pessoas gostam de comprar e com os quais elas se consideram muito ricas.
    - Colar no mural os cartões com os versículos da lição (está no kit)

    Para a fixação da lição, temos a atividade da revistinha do aluno e, também, um livreto para ser dobrado em 4 partes.
    O aluno deverá ler a história na Bíblia e escrever com suas próprias palavras o texto correspondente a cada figura.

    Os cartões devem ser entregues no final da aula para quem conseguir falar o versículo do dia!

    Que o Senhor abençoe a sua aula e que o Espírito Santo te use para ensinar as verdades bíblicas para seus alunos.
    Abraços!



    › Veja Mais: Lição 08 - Rico, porém tolo
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  2. #2
    Cibele dos Santos está desconectado Avatar de Cibele dos Santos
    Membro Ativo
    Data de Ingresso
    Jan 2010
    Localização
    Salvador
    Posts
    82

    Lição 08 - Rico, porém tolo

    Lição 08 - Rico, porém tolo
    Texto Bíblico: Lucas 12.16-21


    Na parábola do Homem Rico, Jesus explicou que a vida consiste de mais coisas, além de riqueza e possessões.
    Um homem rico que tinha tido um ano produtivo em sua plantação, derrubou seus celeiros e construiu outros maiores para que pudesse recolher tudo.
    Ainda que não houvesse nada errado com a alegria do homem com a sua colheita ou a construção para poder armazená-lo, o seu problema básico foi concentrar-se completamente em sua riqueza e no seu próprio aproveitamento.

    Em grego, esta história inclui a palavra “meu” (também no feminino ou no plural) quatro vezes, e a palavra “eu” oito vezes.
    Como revela a história, a alegria do homem vinha de suas coisas – mas coisas que não duram eternamente.

    O homem rico não estava preocupado com mais ninguém, nem mesmo com Deus.
    Sem nenhuma perspectiva eterna, a vida do homem estava completamente concentrada nas coisas temporais.
    O seu objetivo era descansar, comer, beber e folgar, o que revela o seu desejo de simples auto-indulgência.
    Ele pensava que com os celeiros armazenando montanhas de riquezas para o futuro, ele tinha tudo completamente sob seu controle.

    O homem rico tinha cometido um erro fatal: havia se esquecido de colocar Deus no centro da sua vida. Preocupado exclusivamente consigo mesmo, quando chegasse a hora de estar diante de Deus, este homem não seria nada além de louco.

    A moral da história: o tolo passa todo o seu tempo acumulando tesouros terreno, mas não é rico para com Deus. A questão decisiva é para quem estão sendo guardados. Se para si mesmo, então os males da riqueza sobrevirão.

    Ser rico para com Deus significa usar a riqueza que Ele provê para satisfazer as suas prioridades.
    As pessoas que são “ricas” desta maneira amam a Deus e são cheias de uma paixão por obedecer e servir a Ele e a dar a outros.
    Sendo assim, os “tesouros” que uma pessoa pode ganhar nesta vida podem ser alegremente colocados à disposição de Deus, para que sejam utilizados em benefício do aumento de seu Reino.


    Comentário do Novo Testamento Aplicação Pessoal, pp 421-422. Rio de Janeiro, CPAD
    www.cpad.com.br

  3. #3

    Re: Lição 8 - Rico, porém tolo

    Amei essa aula, pra mim servirá de muita ajuda... obrigada a vcs mais uma vez...

  4. #4

    Re: Lição 8 - Rico, porém tolo

    Passei a semana pensando em uma dinâmica para está lição(Rico, porém tolo) e tive uma idéia, a partir de uma dinâmica que já existe. A dinãmica da caixade chocolate.
    Então andei pesquisando na internet a regra da brincadeira....que coloquei no arquivo anexo.

    Pensei no sentido que está dinâmica poderia traze pra está lição......no final que passar a caixa por vários adolescentes, o último terá o objetivo de dar um chocolate para cada da turma. A nossa lição desse domingo fala de um rico que juntou bens e não soube usar para ajudar a quem precisava....e com isso não teve tempo para gastar o que tinha. o egoísmo daquele homem, foi tão grande que ele não soube dividir com o próximo. Não devemos ser como aquele homem....devemos dar o que deus nos dá, mesmo que não seja em abundância, quanto foi com aquele homem.
    Com certeza está dinâmica mostrará para eles a importância de repartir o que temos com o nosso próximo, fazendo isto de todo coração.

  5. #5
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Lição 8 - Rico, porém tolo

    Compartilhem ideias aqui!
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  6. #6

    Re: Lição 08 - Rico, porém tolo

    Reservei um tempo para compartilhar minha experiencia nessa lição. Por algum motivo na aula de domingo apenas uma aluna estava presente. Como alguns aqui já sabem, a maioria dos meus alunos na EBD são pré e adolescentes que ñ tem os pais cristãos.
    Mas não desanimei em estar apenas com uma aluna, pois Deus me deu oportunidade de trabalhar em uma aula individual mostrando a esta adolescente a grande importância de ñ sermos consumistas involuntárias, que de nada nos adianta ter tantos bens materiais e ñ voltar o coração a Deus. Acreditem ela é a única menina na turma e a que tem a vida mais estabilizada com os pais e financeiramente. Logo, entendi que Deus preparou essa aula em especial para ela. Ela no término apresentou para a igreja o resumo da aula e disse que aprendeu muito e vai se esforçar para ajudar mais ao próximo ao invés de pensar só em si própria. Deus seja louvado! A aula foi muuuito boa. Não desanimem e se dediquem ao ensino.

  7. #7
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Lição 08 - Rico, porém tolo

    Querida Cris,
    Certamente Deus preparou para que essa aluna recebesse sua atenção total, numa aula especial e única!
    Os frutos virão, continue firme como professora dedicada, que se prepara para as aulas e ora pelos seus alunos.
    Obrigada por compartilhar sua experiência, irmã!
    Deus te abençoe!


    Citação Postado originalmente por Raibolte Ver Post
    Reservei um tempo para compartilhar minha experiencia nessa lição. .....
    A aula foi muuuito boa. Não desanimem e se dediquem ao ensino.
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21



+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

O que se estuda na EBD?

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •