Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Louvor

  1. #1
    liliane.coimbra está desconectado Avatar de liliane.coimbra
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Jul 2007
    Posts
    15

    Louvor

    Irmãos, todo assunto polêmico dá muito trabalho em foruns.

    De um lado Irmãos que gostam de ouvir os louvores em casa, toca-los e entoa-los nas igrejas. Essem compram os CDs, DVDs, ou baixam os arquivos da net.
    Do outro lado os irmãos que louvam e, com muito trabalho e custo gravam CDs e DVDs para comercialização;
    Em outro lado ainda, as gravadoras que, por sua vez possuem seus custos operacionais. Já temos um triângulo.
    Já formando um quadrado temos os chamados "contatos" para shows, apresentações, ministrações, ou seja lá como chamam. São os responsáveis pelo custo operacional dos eventos e pela logistica da coisa toda.
    Formando agora um pentágono, ganha o seu lado os organizadores de eventos: Igrejas, Comunidades etc.

    Podem haver ainda outros lados que esqueci de mencionar e que os leitores agora estejam imaginando. Porém é muito raro que alguem inclua nessa figura geométrica aí 2 personagens de suma importância:

    1-Deus! Para quem é toda a honra e glória, pois é o unico digno disso.
    2-As almas que ainda nao se renderam a Cristo como seu unico salvador.

    Tenho observado muitas brigas entre esses vários lados e dúvidas tem se levantado em mim.

    1- Onde nasce o louvor?
    No coração do que ama a Deus. De quem tem intimidade com Ele.

    2- De quem é o louvor?
    Ouço as vezes a frase: "Deus me deu um louvor!" Isso é maravilhoso!! Se ele deu um louvor, ou seja, deu uma letra de uma música que o adora e o louva (a Ele mesmo) o que ha se de fazer com o louvor?

    3- Para que serve o louvor?
    Um elogio, um reconhecimento da grandiosidade de Deus. Se Deus dá uma música que O louva. Creio em minha simplicidade, que Deus quer que usemos essa música para O adorar.

    Temo parecer confusa agora, mas volto entao à segunda questao:

    2a- Se o louvor é dEle e para Ele, como se legitima a venda do mesmo? Posso dizer entao que o louvor em si, nao é vendido. Ele é dado, cada vez que é entoado, ao Deus Altíssimo, chegando ao seu proposito. O que é vendido entao? A midia? o trabalho?
    Note que falo apenas dos louvores a Deus e ainda nao toquei no assunto de musicas evangelisticas.

    3 - Qual o objetivo da comercialização das músicas??
    Algum dizem: fazer a musica chegar a todos os lugares, a mensagem de Deus assim atingirá o maior numero de pessoas possivel.

    Com o grande risco de ser "colocada no tronco" agora, pergunto: que mensagem deve chegar ao maior número de pessoas possivel? As mensagem das musicas atuais de grande sucesso e com maior venda, são as que devem chegar ao nosso "público alvo"?

    4 - Ao Baixar uma musica disponibilizada na net, nao se está pagando os direitos autorais dela. Mas de quem é o direito autoral de um louvor à Deus?

    5- A gravação de uma musica custa dinheiro!! Capas de cds e dvds, Midia, estudios, musicos, profissionais de som... Existe um verdadeiro "photoshop" musical nos estudios... rsrs Isso tudo custa muito caro!! E quem paga por isso? Quem compra cds e dvds; quem vai aos "shows". Não só pagam, como dão lucro! Lucro? hummm

    6- O lucro de algo que vem de Deus e é para Deus nao deveria ser aplicado em outra coisa se nao na Obra de Deus. Mas o que é feito do Lucro?

    7- Viver de musica é justo. Viver de louvor é?

    Existem ainda muitas outras dúvidas que vao se levantando em meus pensamentos.

    8- O Cântico evangelistico... Onde ele está? Quem é o autor? Quem é o destinatário? Se o destinatário é o ímpio, voce acha correto o ímpio pagar por ele? Cânticos evangelisticos podem ser vendidos a cristãos para darem de presente aos ímpios!!

    9- O Cântico que dá força ao crente... aqueles que te fortalecem, cuja mensagem é para os cristãos... Quem é o autor? DEvemos pagar por eles?

    10- Quem pagará o justo que trabalha na obra do Senhor? O justo que estuda para aprender, tem trabalho para compor, ensaiar, paga para gravar, conta com ajuda de outros justos... À eles, quem pagará se a mensagem chegar gratuitamente aos seus destinos, sejam os ímpios, os Cristãos ou mesmo ao Proprio Deus?

    11- Essa industria dá empregos, abençoa!! Se nao houver pagamento, haverá desempregados!!!! E isso nao é justo, ou é?

    Toda essa coisa musical e industrial é muito discutida e trabalhada, mas.. o que fazemos quanto ao espiritual? quanto ao Ide?

    Me parece que estamos enrolados com as coisas desse mundo. Já nao dá para voltar atras. Nao podemos ter outro método de difusao da mensagem de Deus (e há que se tomar cuidado com a mensagem difundida atualmente, ja que as vezes Deus é colocado de lado).

    - Não, eu nao tenho nenhuma definição sobre esse assunto.
    - Não sou a favor de baixar musicas pela net sem pagar (se nao nos é dado, é roubo! Ou nao é?)
    - Não, eu nao sou a favor dos preços cobrados e nem sei se sou favoravel a venda dos cds e dvds. Os artistas seculares têm ganho muito com shows, mas nao sei se "Shows" sao cabíveis no caso da musica evangelica (aquela que evangeliza, lembra?)
    - Também nao tenho uma solução para o caos musical em que vivemos, onde de muito repetir achamos um extase como nos mantras de outras religioes ou como os hipocritas, que Jesus citou e nos aconselhou a nao fazer o mesmo que usam de vãs repetiçoes...
    - Shows bilhetados??? A principio tenho uma aversao a isso. Vejam, pra mim soa muito diferente um culto à Deus, em que na entrada se pede a doação de um kilo de alimento nao perecivel e nao se barra a entrada de quem não levar o kilo.

    Tenho muitas dúvidas quanto a isso.
    As dúvidas crescem quando vêm a minha mente pensamentos pouco animadores:

    - Haviam pessoas que vendiam pombas e outros animais no templo para serem ofertados a Deus em sacrificio. Jesus nao gostou muito disso.
    - Outro pensamento é: Dá a Cesar o que é de Cesar e à Deus o que é de Deus.
    - Mais um: Dê de graça o que recebestes de graça.
    - Ainda lembro tb de davi que nao aceitou o presente para ofertar a Deus e disse: "...que valor há em ofertar à Deus algo que nao me custe nada?"

    Explico minha situação: Essas sao reflexoes nao determinantes. Estou em processo de aprendizado com o Espírito Santo e gostaria de compartilhar. São pensamentos sinceros. Nao quero ofender ou condenar ninguem pq nao fui criada pra isso.

    A paz de Cristo


    › Veja Mais: Louvor

  2. #2
    Rosana Lucena está desconectado Avatar de Rosana Lucena
    Data de Ingresso
    Dec 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    48

    OLÀ LILIANE

    Olha liliane, é complicado mesmo viu, e acho q se vc pensar esse polígono ainda deve aumentar bastante de lado, rs.
    Mas Creio que de Tudo isso que vc considerou, uma coisa Deus vai considerar: As motivações de cada um que participa desse processo, desde a escrita da letra, até chegar a minha e a sua mão um ou outro hino. É claro que se eu tivesse um hino e uma irmã amiga gostasse eu poderia rapidamente, escrever a letra e cantar pra ela aprender a melodia. Já no caso de ter que dividir esse hino com 100, 1000, 10.000 irmãos... fica difícil e aí penso que é legítimo cobrar o justo pelo custo do material utilizado pra reprodução. Creio também que Deus possa planejar o sustento de seus filhos através de ministérios, assim como fazia com os levitas, mas sabemos também que Deus cria e o homem muitas vezes distorce o q Deus criou.

    Bom... restam-nos os textos onde podemos nos basear pra entender como Deus vê tudo isso. Vejamos alguns:

    :arrow: "...Mas o Senhor pesa os espíritos." (as intenções) (Pv.16:2)

    :arrow: " ...E manifestará os desígnios dos corações; e então cada um receberá de Deus o louvor." (Mas leia I Co. 4:1-5)

    :arrow: "Mas prove cada um a sua própria obra..." Gl. 6:4

    :arrow: "A obra de cada um se manifestará, na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um." (ICo. 3:13,14)

    :arrow:"Quanto ao mais, tudo que é verdadeiro, tudo que é honesto, tudo o que é justo,tudo que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, se há algum louvor, nisso pensai."(Fp. 4:8)

  3. #3
    liliane.coimbra está desconectado Avatar de liliane.coimbra
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Jul 2007
    Posts
    15
    Rosagraciosa,

    Quero muito agradecer pelos toques... sao coisas sobre as quais muitos brigam e outros ficam como eu... meio perdidos.

    Mas quer comamos, quer bebamos, faremos tudo para glória de Deus!!

  4. #4
    Rosana Lucena está desconectado Avatar de Rosana Lucena
    Data de Ingresso
    Dec 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    48

    OLÀ LILIANE

    É isso aí querida!
    Bjo!Fica na Paz!


+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •