Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: 05 - Males deste tempo

  1. #1
    Vital está desconectado Avatar de Vital
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Mar 2010
    Posts
    4

    Thumbs up Lição 5

    Help para a lição Males deste tempo

    Olá amados, paz do Senhor, é um prazer está de volta!

    Bem, neste domingo a lição traz um tema bem atual: o estresse a depressão e a síndrome do pânico.

    Então, sugiro que comece a aula com o quadro das enfermidades que veio na orientação didática, a outra atividade de colagem só faça se tiver tempo e seus alunos forem mais novinhos a maioria tiver 15 anos, no meu caso não dá, pois meus alunos estão entre 16 e 23 anos, (eles não querem ir p/ outra classe por que, será?) Em fim você pode dar cartõezinhos com os versículos se tiver poucos alunos dê dois versos por aluno, oriente que eles leiam em voz alta e depois explique suscintamente as passagens.

    Então, sabendo os motivos que causam as doenças comece a explanar sobre o estresse depois a depressão e o a síndrome do pânico também fale as causas e as consequências, e sobre o tratamento também que deve ser espiritual com oração, jejum e leitura da palavra, mas com o médico também, às vezes antidepressivo são necessários e nem sempre Deus quer curar explique isso a seus alunos, “Deus pode fazer tudo o que quer, mas não quer fazer tudo o que pode” e ai? O que vamos fazer brigar com Deus? Não. Vamos aceitar seus intentos, pois Ele está no céu e nós aqui, Ele é o criador e nós criaturas, Aleluia! [Jó 42:2] tome atitudes sensatas se estás doente procure o médico, faça os exames, tome os remédios, conscientize seus alunos pra que eles não se tornem radicais, agora, quando tudo mais falhar , apele se Deus quiser e você tiver fé Ele o curará, Amém.

    Conscientize seus alunos que o cristão pode e deve se divertir pra que não caia na fraqueza da carne [ficar estressado, depressivo ou mais] somos espirito, alma e corpo, do nosso espirito O Espirito de Deus cuida da alma a palavra de Deus alimenta e a carne é responsabilidade nossa cuidar, se alimentando bem, tendo bons hábitos e desopilando de vez em quando, você pode fazer uma lista de lugares que o jovem cristão pode ir[ cinema, andar de bike, fazer pique –nique, ir a praia, se reunir com o pessoal pra fazer mimicas, tomar sorvete, etc.]. Continue lendo!!! em http://ebd-viva.blogspot.com/


    › Veja Mais: 05 - Males deste tempo

  2. #2
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.141

    Re: Lição 5

    Olá Vital

    Cuidado com esse assunto! Várias são as causas da depressão e muitas delas estão fora do nosso controle. É necessário conhecer o assunto para não trazer mais um fardo desnecessário para alguém que esteja sofrendo de depressão em suas formas (unipolar, bipolar) e síndrome do pânico. O doente mal orientado poderá se sentir impotente, incapaz, com falta de força de vontade achando que pode fazer alguma coisa, trazendo-lhe mais sofrimento, sendo que ele não pode fazer nada porque é pura química do nosso corpo. As mulheres tem a probabilidade duas vezes chance de sofrerem de depressão que os homens. As mulheres produzem somente a metade da quantidade de serotonina do que os homens, porém, o estrogênio em mulheres multiplica a quantidade de serotonina para igualar ao nível dos homens. O desafio ocorre em três momentos específicos, antes do ciclo menstrual de uma mulher, após o parto, e em torno da menopausa, quando os níveis de estrógeno caem, por vezes severamente. Se o nível de estrogênio de uma mulher não é suficiente para multiplicar a serotonina, ela experimenta um empobrecimento da serotonina, o que pode causar depressão. Esta é uma razão pela qual muitas mulheres recebem terapia de reposição de estrógeno (TRE).

    Fatores físicos para a depressão


    # 1 desequilíbrio hormonal;
    # 2 Medicamentos e drogas;
    # 3 As doenças crônicas;
    # 4 temperamento melancólico;
    # 5 alimentos impróprios, repouso, exercício; e
    # 6 vulnerabilidade genética.



    Citação Postado originalmente por Vital
    Conscientize seus alunos que o cristão pode e deve se divertir pra que não caia na fraqueza da carne [ficar estressado, depressivo ou mais] somos espirito, alma e corpo, do nosso espirito O Espirito de Deus cuida da alma a palavra de Deus alimenta e a carne é responsabilidade nossa cuidar, se alimentando bem, tendo bons hábitos e desopilando de vez em quando, você pode fazer uma lista de lugares que o jovem cristão pode ir[ cinema, andar de bike, fazer pique –nique, ir a praia, se reunir com o pessoal pra fazer mimicas, tomar sorvete, etc.]. Continue lendo!!! em http://ebd-viva.blogspot.com/

  3. #3
    Vital está desconectado Avatar de Vital
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Mar 2010
    Posts
    4

    Thumbs up Re: Lição 5

    olá amado é obvio que existem causas para esses males que não estão sobre nosso controle não só fisicas como você citou como também podem ter como causa o pecado jo5.14/ permissão divina 1co 12.7-10/ para a glória de Deus jo 9.2/ possessão demoníaca jo5.14 e finalmente as causas naturais mt 8.2 e 3 que são as que você citou e eu também citarei em minha aula, entendeu irmaão, a minha coluna no blog trata-se de sugestões da didática de ensino baseada na própia lição. Quanto ao mais , obrigada pelo acesso ao blog e por ter lido minha coluna, irmã - Jaqueline Damasceno.

  4. #4
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    05 - Males deste tempo

    Compartilhem suas ideias!
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21



+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •