Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: A fé vem pelo ouvir

  1. #1
    liliane.coimbra está desconectado Avatar de liliane.coimbra
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Jul 2007
    Posts
    15

    A fé vem pelo ouvir

    Estou intrigada com esse versículo:
    "Logo a fé é (ou vem) pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus" (Romanos 10:17)

    Em algumas versoes online lê-se: "...pela Palavra de Cristo"

    Ora quando se diz isso, comumente se entende que se voce sentar no banco da igreja e ouvir a Palavra do Senhor dita pelo pastor, ou ainda, se ler a Biblia todos os dias, estudando a Palavra, a fé lhe será aumentada.

    Teria-se entao a seguinte leitura: "A fé vem (ou é) pelo ouvir da Palavra de Deus" ou ainda "A fé vem (ou é) pelo ouvir, e o ouvir da Palavra de Deus"
    Enquanto o que se afirma na segunda parte do versículo é que "o ouvir vem (ou é) pela Palavra de Deus.

    O mesmo texto diz:

    "16 Mas nem todos têm obedecido ao evangelho; pois Isaías diz: SENHOR, quem creu na nossa pregação?
    17 De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.
    18 Mas digo: Porventura não ouviram? Sim, por certo, pois Por toda a terra saiu a voz deles, E as suas palavras até aos confins do mundo.
    19 Mas digo: Porventura Israel não o soube? Primeiramente diz Moisés: Eu vos porei em ciúmes com aqueles que não são povo, Com gente insensata vos provocarei à ira.
    20 E Isaías ousadamente diz: Fui achado pelos que não me buscavam, Fui manifestado aos que por mim não perguntavam.
    21 Mas para Israel diz: Todo o dia estendi as minhas mãos a um povo rebelde e contradizente "


    Ouvir aqui estaria mais ligado a DAR OUVIDOS, nao é mesmo?

    Ora ouvir é diferente de dar ouvidos, pois dar ouvidos é agir diferencialmente devido a informação que nos é dada.

    Ex.: Posso ouvir alguem gritando "Fogo!" Apenas. Mas tb posso dar ouvidos à alguem gritando "Fogo!" e correr ou ajudar.

    Essa passagem estaria mesmo ligada a "dar ouvidos"

    Afinal, é dito em vários versículos: "Quem tem ouvidos para ouvir, ouça"

    Teriamos entao a seguinte interpretação:
    "A Fé vem (ou é) pelo ouvir e o ouvir (o dar ouvido) pela Palavra de Deus (ou de Cristo)"

    Por favor, corrijam-me se em algum ponto estou errada... nao posso dizer isso a ninguem sem ter absoluta certeza de que isso está certo.
    Obrigada.


    › Veja Mais: A fé vem pelo ouvir

  2. #2
    Jonnys está desconectado Avatar de Jonnys
    Membro Ativo
    Data de Ingresso
    Feb 2007
    Localização
    Ananindeua
    Posts
    45
    Bem na minha opinião a sua interpretação está muito boa, pois muitos ouvem a palavra mas não dão ouvidos à ela e por isso não alcançam a Fé em Cristo, um abraço!

  3. #3
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.141
    liliane.coimbra,

    Ouvir aqui estaria mais ligado a DAR OUVIDOS, nao é mesmo?
    O contexto do capítulo em apreço trata da rejeição do Evangelho pelos judeus. Se fóssemos dar um título a esse capítulo seria: "A lição das oportunidades negligenciadas".
    Deus deu para os judeus todas as oportunidades. Ele fez tudo possível comunicar o evangelho a eles, mas eles não responderam com fé. Israel teve a Lei, com seus tipos e cerimônias, apontando para Cristo, os profetas que falaram D'ele, e com todos esses privilégios, eles rejeitaram o Cristo. Eles não acreditaram, não foi porque não tiveram a oportunidade para ouvir. Paulo salienta que a falta não está no lado de Deus.

    Desde o princípio Israel tinha sido prevenido. Moisés e Isaías têm a resposta por que os judeus não aceitaram o evangelho.
    :arrow: "...primeiramente diz Moisés: Eu vos porei em ciúmes com aqueles que não sao povo, com gente insensata vos provarei à ira." Rm 10:19;
    :arrow: "E Isaías ousadamente diz: Fui achado pelos que não me buscavam, fui manifestado aos que por mim não perguntavam." Rm 10:20


    Assim, dificuldades para entender não era o problema dos judeus (Is 65:1), Paulo cita Isaías para evidenciar que o real obstáculo para os judeus era desobediência obstinada em face às repetidas tentativas de Deus, de forma que Deus teve que se voltar aos Gentios ( Lc. 14:16-24).

    Portanto liliane.coimbra, os judeus não só ouviram o Evangelho como também entenderam mas, deliberadamente o ignoraram. O problema não era, sobre não ouvir falar de um Salvador mas sim não dar nenhuma atenção.

  4. #4
    liliane.coimbra está desconectado Avatar de liliane.coimbra
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Jul 2007
    Posts
    15
    Assim pensei, caro amigo potiguar!

    O que de fato me chamou atenção foi a palavra "pela" em "pela palavra de Deus"

    "A fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus"
    Como voce disse, "Israel teve a Lei, com seus tipos e cerimônias, apontando para Cristo, os profetas que falaram D'ele, e com todos esses privilégios"

    Eles deveriam, no entanto ter fé mediante ao que já leram nas escrituras.

    Agora ficou bem mais claro...
    OBrigada

  5. #5
    paulomost está desconectado Avatar de paulomost
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Jul 2008
    Posts
    1

    Re: A fé vem pelo ouvir

    Olá,
    Gostaria de colocar a minha opinião a respeito desse texto.

    17. Conseqüentemente, a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo (Rm 10:17 NVI)
    Notem que "a fé vem por se ouvir a mensagem", isso não significa que o ato de apenas ouvir te trará fé, mas o ato de ouvir, da palavra de Deus, é a única maneira de exercer a Fé.

    Esse movimento é bem simples. Tome-mos o exemplo de Abraão colocado pelo autor de hebreus no capítulo 11:
    8."Pela fé Abraão, quando chamado, obedeceu e digigiu-se a um lugar que mais tarde receberia como herança, embora não soubesse para onde estava indo."

    Notem o sentido das palavras sublinhadas em sua sequência lógica: Abraão ouve a Palalavra de Deus (Literalmente), depois ele dá crédito (Fé) e por fim ele obedece a Deus.

    [
    Mas o que é Fé afinal?
    Vamos para as raízes da Palavra fé:
    pistis (+ou- isso em grego) tem 2 idéias que se complementam FIDES (Dar crédito para) e FIDUCIA (Comprometer-se com).
    Portanto Fé é mais do que credulidade é, também, comprometimento e obediência.
    Mas como obedecer, como crer, como se comprometer com algo que não ouvimos? Impossível!
    ]

    Voltemos para o movimento da fé.
    1.o - Ouvir a Palavra de Deus
    2.o - Dar Crédito
    3.o - Obedecer/ Comprometer-se com Deus

    Assim, se você busca mais Fé, se você acha que não tem muita fé (Cristão Bule- de Pô café--> Péssimo eu sei), procure primeiro ouvir mais! A leitura da Palavra é uma boa forma de fortalecer a Fé!

    E além disso fica um encorajamento: Como as pessoas crerão se não há quem pregue? Como terão Fé se não ouviram? Esse é um mandamento e não uma sugestão: "Ide e Pregai"!!!

    Respondendo a todos:

    Israel ouviu a mensagem (que mensagem?) A mensagem que vem da Palavra de Cristo! Todavia não completou o movimento, ou seja, ou não deu crédito, ou se deu crédito não quis se comprometer!

    Fé é mais do que crêr que se pode andar sobre as águas, é sair do Barco!! :D

    um abraço a todos e que Deus nos abençoe!

  6. #6
    Admar está desconectado Avatar de Admar
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Posts
    25

    Re: A fé vem pelo ouvir

    Graça e paz.

    Creio que esta fé é para salvação pois todo ser humano desde Adão já nasceram com um tipo de fé.

    detalhe sobre Abraão: Quem primeiro recebeu o chamado não foi Abrão mas sim seu pai Terá, leia-se Gn. 11;31,32.
    Terá obedeceu e parou em Harã, Abraão ouviu e obdeceu a Deus.......................... .............................. ..............

    Té mais ver.

  7. #7
    JppFreitas está desconectado Avatar de JppFreitas
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Nov 2009
    Posts
    1

    Também fiquei intrigado com este versículo

    Já há algum tempo venho refletindo a respeito deste versículo e as opiniões aqui concordam e enriquecem muito o meu entendimento. Entendo, porém, que convém continuarmos meditando nessa Palavra, que é riquíssima, porque a fé é um elemento chave para a nossa salvação. Sem fé é impossível agradar a Deus. Seja pequena ou grande ela torna o impossível possível. "Fé é mais do que crêr que se pode andar sobre as águas, é sair do Barco!" como bem disse o nosso irmão. É termos a certeza de que algo vai se cumprir, se agirmos sobre a Palavra de Deus, porque Deus assim o disse, e basta. É mergulharmos nos planos de Deus, sem dependermos de um plano, simplesmente porque Deus jamais falha, e nunca pode mentir. Se ouvimos a pregação do Evangelho e aceitamos verdadeiramente a Cristo, temos que obedecermos a Deus e nos comprometermos com Deus, o que inclui a pregação da Verdade que liberta. Como crerão naquele de quem não ouviram? Como ouvirão se não há quem pregue? Jesus veio para resgatar as ovelhas perdidas da casa de Israel, mas eles o rejeitaram, mesmo tendo sido João Batista enviado para preparar o caminho do Senhor. Nós, gentios, pela graça de Deus fomos alcançados, enxertados na videira e agora temos a marca de Cristo, da qual a circuncisão do judeu é figura. Em outras palavras, o judeu era marcado fisicamente, nós fomos marcados no coração. O Batismo em certo sentido toma o lugar da circuncisão na Nova Aliança. A Palavra de Deus é a semente que tem todo o potencial para fazer brotar a fé. A Parábola do semeador nos fala que tudo depende da terra onde essa semente cai. Essa terra é o nosso coração. Se, portanto, guardarmos o nosso coração, e buscarmos somente as coisas do alto, conforme a Bíblia diz, tal como Abraão, viveremos pela fé e faremos a diferença nesta terra.


+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •