Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Paulo - Perguntando hoje

  1. #1

    Question Paulo - Perguntando hoje

    O apostolo Paulo foi casado? Teve filhos?


    › Veja Mais: Paulo - Perguntando hoje

  2. #2
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.141
    Olá Marcelo,

    Se ele foi um membro do Sinédrio , segue-se que , pelas exigências judaicas para essa posição , ele deve ter sido um homem casado, seu casamento é inferido de passagens como 1 Coríntios 9:5 aonde ele pergunta aos coríntios: "Será que nas minhas viagens eu não tenho o direito de levar comigo uma esposa cristã, como fazem os outros apóstolos, os irmãos do Senhor Jesus e também Pedro?" Esta passagem é inconclusiva , embora afirme o seu direito de casar, e de ter uma esposa com ele em suas viagens missionárias se ele achasse oportuno

    Mas a partir de 1 Coríntios 7:8 parece também ser uma inferência que ele se classifica entre os viúvos , porque , diz ele: "Aos solteiros e às viúvas eu digo que seria melhor para eles ficarem sem casar, como eu.Mas, se vocês não podem dominar o desejo sexual, então casem, pois é melhor casar do que ficar queimando de desejo."
    Lutero chegou à conclusão de que Paulo sabia por experiência o que era casamento, da sabedoria e ternura que caracterizam suas observações com relação a ele. Aquele que nunca tinha sido casado não poderia ter escrito sobre o assunto como ele tinha feito , nem ele poderia ter mostrado a mesma profunda simpatia para com as necessidades de todos.

    Parece extremamente provável que Saulo, antes da época de sua conversão, tenha sido um homem casado. É a extraordinária importância atribuída pela maioria dos judeus de todas as épocas ao casamento como um dever moral , ou melhor, até mesmo um comando positivo, que compete a cada um. A Mishna corrige a idade de casamento para os dezoito anos , e mesmo aos dezessete anos já era preferido. Os judeus Babilônicos fixou-o para os quatorze anos. O casamento foi , na verdade , o primeiro dos 613 preceitos.
    Os rabinos em todas as épocas estabeleceram como um dever rigoroso que os pais deveriam casar seus filhos , e um ou dois, como Ben Azai , teoricamente, colocou em um nível superior o dever de ser mais livre do estorvo do casamento a fim de estudar a Lei, foram exceções à regra quase universal. Mas mesmo esses teóricos eram homens casados.

    É quase impossível que Paulo já tivesse filhos. Se fosse este o caso, o seu afeto natural, dificilmente poderia ter negado a si mesmo alguma expressão do terno amor que flui tão livremente para seus filhos espirituais. Timóteo não teria sido tão exclusivamente "seu filho verdadeiro" na fé se tivesse filho ou filha de sua autoria. Se formos bem no pressuposto de que ele foi casado, parece provável que ele foi por um curto período de tempo apenas, e que sua esposa havia morrido.


+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •