Resultados 1 a 5 de 5
  1. #1
    Administrator Avatar de Roberto
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Recife
    Posts
    2.058
    Thumbs Up/Down
    Received: 40/4
    Given: 25/0

    4º trimestre 2013 - Conselhos para a Vida - A atualidade de Provérbios e Eclesiastes

    revista-cpad-4-trimestre-2013.jpg

    A Revista da Escola Dominical da CPAD no 4º Trimestre de 2013 será sobre a “Sabedoria de Deus para uma Vida Vitoriosa: A atualidade de Provérbios e Eclesiastes”, comentada por José Gonçalves.


    Abaixo, você pode conferir os temas das 13 lições:

    Lição 1 - O Valor dos Bons Conselhos
    Lição 2 - Advertências Contra o Adultério
    Lição 3 - Trabalho e Prosperidade
    Lição 4 - Lidando de Forma Correta com o Dinheiro
    Lição 5 - O Cuidado com Aquilo que Falamos
    Lição 6 - O Exemplo Pessoal na Educação dos Filhos
    Lição 7 - Contrapondo a Arrogância Com a Humildade
    Lição 8 - A Mulher Virtuosa
    Lição 9 - O Tempo para Todas as Coisas
    Lição 10 - Cumprindo as Obrigações Diante de Deus
    Lição 11 - A Ilusória Prosperidade dos Ímpios
    Lição 12 - Lança o teu Pão Sobre as Águas
    Lição 13 - Tema a Deus em todo o Tempo

  2. #2
    Administrator Avatar de Roberto
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Recife
    Posts
    2.058
    Thumbs Up/Down
    Received: 40/4
    Given: 25/0

    A atualidade de provérbios e eclesiastes, uma análise sistêmica do tema do trimestre


    Uma análise sistêmica do tema do trimestre.
    on Prezi



    Estamos vivendo a "era da informação".

    Como estamos começando agora o século XXI, é incrível pensar que apenas dois breves gerações atrás, os nossos avós contavam com cavalos e carroças para se deslocarem de um lugar para outro. Hoje, viajamos acima da terra em jatos supersônicos. Enquanto nossos avós confiavam nas informações orais, jornais, e Correio para obterem as informações, hoje basta ligar um canal de notícias a cabo e ouvir a história em tempo real. Se você quiser ainda mais rápido, você pode fazer logon no Web. Podemos nos comunicar instantaneamente em qualquer lugar do mundo via e-mail, telefones celulares, o ritmo é frenético. Esta revolução da comunicação impulsionou a difusão do conhecimento de forma mais rápida e eficiente do que nunca. Fatos e números, uma vez disponível apenas em grandes bibliotecas do mundo estão agora acessíveis a qualquer pessoa com um computador portátil e um modem. O resultado de toda esta tecnologia tem sido uma explosão sem precedentes de conhecimento em escala mundial.


    Mas com toda essa informação ao nosso alcance, estamos mais perto da verdade? As pessoas estão mais satisfeitas com o que elas são e por que elas existem?

    Você precisa conhecer o PIB (produto interno bruto) da Papua Nova Guiné? Fácil! Basta entrar na Internet. As respostas a todas suas perguntas, mesmo as mais misteriosas, estão disponíveis no ciberespaço. No entanto, o que dizer de uma questão mais fundamental, como Por que estamos aqui? Onde se dirigir para obter as respostas para as questões fundamentais da vida? É a era da informação, tornando tais respostas mais fáceis de se obter, ou é a avalanche de dados sob a qual estamos enterrados apenas obscurecendo as mais importantes verdades eternas da vida?

    O fato é que o mundo está perdido, perdido espiritualmente. Esta flutuante falta de foco e direção é um fenômeno global. Insignificância assola toda a raça humana. Aqueles que não sabem o significado da vida estão fadados a alienação, inescapavelmente enfrentarão o desespero. Aqueles que não conseguem encontrar uma resposta a esta importante questão vai encontrar-se sem uma âncora não ligado por qualquer estrutura moral, outra vítima do relativismo moral.

    Relativismo moral é o conceito que cada um de nós é capaz de decidir individualmente o nosso próprio código moral, definindo para nós mesmos o que é "certo" e "errado", que leva ao tipo de niilismo que estamos vendo em toda a sociedade de hoje. Esta rejeição de normas de comportamento só levou a violência em larga escala, degradação e opressão.
    Então, nós aprendemos a viver com gravidez de pré-adolescentes em proporções epidêmicas, desenfreado uso de drogas, pornografia infantil, aborto, eutanásia. Estas terríveis ocorrências já não nos horrorizam. A moralidade tem perdido seus limites.
    As pessoas ou estão apenas esperando pelo futuro em vez de viver no presente ou pior ainda, perderam toda a fé no futuro e estão vivendo apenas para hoje. Adolescentes perderam o incentivo porque eles não acreditam mais no futuro. Isso resulta em uma queda nos resultados escolares, perdem o estímulo para estudar e aprender. Maridos e esposas não estão mais dispostos a manter seus votos de casamento e cedem à tentação de satisfazer seus impulsos e jogam ao vento toda precaução. Então agora temos uma geração de jovens cujas vidas, nas fases iniciais, foram interrompidas e desordenadas pelo divórcio.

    Você está esperando por um milagre? Você está deixando as circunstâncias e destino simplesmente acontecerem em sua vida? Psicólogos recentemente fizeram uma pesquisa com três mil pessoas com a pergunta "O que você está vivendo?" Eles ficaram chocados ao descobrir que 94 por cento dos entrevistados estavam simplesmente suportando o presente enquanto se espera pelo futuro.

    Eles podem estar à espera dos filhos crescerem e saírem de casa. Eles podem estar esperando fazer a viagem dos sonho. Independentemente do motivo pelo qual eles estejam esperando ou o que estavam esperando, eles estavam esperando algo acontecer, esperando pelo amanhã, esperando pelo próximo ano. Mas uma coisa é certa: você não pode viver no presente, se você está esperando pelo futuro. Novamente, é um sintoma de um vazio espiritual, confusão sobre o significado da vida e da incerteza quanto ao motivo de estarmos aqui na Terra.

    Nunca antes uma geração de adolescentes foi tão saudável, cuidada, ou preparada para a vida do que seus pais na mesma idade, concluiu um estudo da Associação Médica Americana e da Associação Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação. Apesar disso, mais da metade dos alunos do colegial consomem bebida alcoólica, e cerca de quinhentos mil disseram ficam bêbados semanalmente. Isso é um sintoma de um profundo vazio e falta de sentido na vida dos nossos jovens. O romancista e historiador russo Alexander Solzhenitsyn declarou: "O Ocidente vem sofrendo uma erosão que está obscurecendo elevados ideais morais e éticos. O eixo da vida espiritual cresceu fraco."

    Ao mesmo tempo, porém, as pessoas estão buscando o sentido perdido em suas vidas. Quanto mais a pessoa se voltam para o materialismo, mais se percebe como é insatisfatório. Alguns estão voltando para a igreja buscando o ensino bíblico enquanto outros estão procurando significado em todos os lugares errados.

    "Nós arrancamos das nossas vidas o que nossos antepassados ​​viam como essencial, a importância da religião e da família", diz Charles Nuckolls, um antropólogo da Universidade de Emory. "As pessoas sentem que querem algo que perderam, mas elas não se lembram o que é que perderam, mas isso deixou um buraco. "
    Até a geração dos baby boomers está em um ponto em suas vidas onde eles sentem a necessidade de espiritualidade, mas eles não sabem onde obtê-la.
    Até mesmo uma grande revista como a Newsweek reconheceu as principais questões que estão sendo levantadas que precisam ser respondidas para satisfazer as almas famintas das pessoas: "Isso, em essência, é a busca das pessoas: preencher o buraco existencial com uma nova fonte de significado. Por que estamos aqui? Qual é o propósito de nossa existência? As respostas mudam a cada geração, mas as perguntas são eternas. "
    Não exatamente! As respostas nunca mudam, não as correta. Wade Clark Roof, um professor de religião na Universidade de Santa Barbara na Califórnia, diz que a nossa geração está enfrentando a realidade com lipoaspiração, e todo o arroz da China não pode nos manter jovens para sempre. Os nossos médicos e cientistas nos vendem a ilusão que eles detêem os segredos para nos ajudar a encontrar satisfação. Os cirurgiões plásticos prometem nos deixar bonitos, médicos mudam a nossa química cerebral, fazendo com que o remédio Prozac esteja na lista dos mais vendidos. Supostas dietas e exercício nos trariam paz de espírito e vida longa gerando um crescente número de spas e clínicas de emagrecimento. Este é o "dia seguinte" para a medicina ocidental. Rostos mudados por bisturis, novos medicamentos para a depressão que fazem efeito muito mais rápido. A demanda por cuidados médicos fica mais forte a cada ano, no entanto, a própria profissão médica está agora levantando sérias dúvidas sobre o valor desses serviços. Sim, vivemos um pouco mais; em 1900, a expectativa de vida era 64 anos, hoje é 72. Por outro lado, ao longo dos últimos 30 anos houve um aumento vertiginoso na criminalidade, nos nascimentos ilegítimos, nas taxas de divórcio, no número de crianças que vivem em lares monoparentais, nas taxa de suicídio na adolescência; Isso é melhoria? Algo está errado aqui. Temos sido enganados! A cirurgia plástica, esteróides, medicamentos psicotrópicos, fitness, e outras técnicas variadas não nos fez mais felizes. Não estamos dizendo que as drogas nunca são úteis para depressão. Muitas pessoas, incluindo cristãos, foram ajudados pelo seu uso criterioso. Nem todo desmaio do espírito, no entanto, pede um Prozac. Na verdade, se você vive intensamente triste, e vive em um mundo afastado de Deus, você está atolado profundamente na lama do niilismo.
    Nem estamos sugerindo que os cristãos devam desprezar beleza, e não há nada de errado, o exercício físico proporciona uma boa aparência, devemos querer cuidar bem de nossos corpos, porque eles são templos do Espírito Santo. A culpa com a maioria das nossas manipulações do corpo encontra-se em nossos motivos. Sucumbimos ao espírito da época, que não se contenta com o que temos ou o que somos, ficamos determinados a mudar as coisas.
    O apóstolo Paulo resumiu sua atitude perante a vida em Filipenses 3:13-14: "Uma coisa eu faço, esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. "Aqui estava um homem que sabia onde estava indo. Ele sabia qual o seu propósito. Ele sabia o que a vida era, e ele sabia o significado da vida eterna. Ele sabia quais eram seus objetivos. Ele sabia quais eram suas prioridades. Ele poderia dizer com convicção sincera sobre a sua vida espiritual, "Isso é mais importante para mim do que qualquer outra coisa na vida." O Rei David era outro que compartilhou esta singeleza de mente e propósito. O grande rei e salmista escreveu: "Uma coisa que eu tenho desejado do Senhor, em que buscarei: que eu possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e inquirir no seu templo "(Salmo 27:4). O Rei Davi era um homem que sabia o que a vida era realmente para. Ele sabia para onde estava indo.
    Jesus valorizou essa qualidade, como relatado na história de Maria e Marta. Na história da visita de Jesus à casa das duas irmãs de Lázaro, vemos Marta correndo freneticamente em torno da cozinha, fazendo os preparativos para a refeição para ser servida ao Mestre, Jesus. Enquanto Marta está ocupado com as tarefas, sua irmã, Maria, ficou sentada de forma passiva, mas extasiada aos pés de Jesus, ouvindo-o, levando-se em cada detalhe de seus ensinamentos. Marta vê aparente ociosidade e reclama de sua irmã: "Senhor, não te importas que minha irmã me tenha deixado servir sozinha? Portanto, dize-lhe para me ajudar. "E Jesus respondeu, e disse-lhe:" Marta, Marta, você está preocupada e perturbada com muitas coisas. Mas uma coisa é necessária, e Maria escolheu a boa parte, que não será tirada" (Lucas 10:40-42). A palavra preocupação usado por Jesus nesta passagem significa, na língua original ", ser puxado em diferentes direções." Em outras palavras, era Maria, que entendeu claramente seu propósito e Marta, que tinha perdido o ponto. Jesus estava advertindo-a suavemente, como se quisesse dizer: "Marta, há um tempo para fazer os pratos, há um tempo para preparar as refeições, e há um tempo para simplesmente sentar-se e ouvir, e este é um desses momentos. Maria entendeu isso. "Maria, não Marta, tinha escolhido a resposta correta para Jesus. As prioridades de Maria eram corretas. Era Marta, que estava andando em círculos, gastando um monte de energia desnecessário indo a lugar nenhum.


    NIILISMO E EXISTENCIALISMO


    Em um nível mais teórico , o Niilismo ensina que o mundo e o homem são totalmente sem sentido ou propósito, a vida é um absurdo. O mundo e o homem são tão absolutamente sem sentido e inúteis, que não há verdade compreensível. Fora da comunidade de fé, a partir da perspectiva do niilismo, não há nada, finalmente, para se viver. Por isso, não importa o modo como vivemos nossas vidas. O Existencialismo é mais proeminente do que o niilismo e está infiltrado em muitas visões de mundo, inclusive em cristãos desavisados. O existencialismo também vê a vida como um absurdo, no entanto, acredita que as nossas escolhas determinam quem somos. Nós criamos nosso próprio significado e valor. O mundo, sendo sem sentido, é o que fazemos dele. Essas filosofias são cada vez mais defendidas e incentivadas pela intelectualidade liberal da academia, pois responde a seu propósito. Faculdades de ciências humanas tendem a incentivar o desespero, e punir todas as formas de otimismo e compromisso religioso. A universidade moderna tem sido um lugar onde os erros graves são ministradas por uma questão de hábito. Nossos jovens estão sendo devorados por essas filosofias, essa visão da vida de que cada ser humano é uma máquina sem sentido com uma existência totalmente desnecessária. Em um nível mais prático, nada tem significado para niilista. Por isso, essas pessoas podem não sentir nenhuma obrigação moral para com os outros, porque os outros não têm nenhum valor. Niilistas práticos também podem não encontrar significado em suas próprias vidas, uma vez que encontram nenhum valor real em si. A trágica epidemia contemporânea do niilismo prático não é necessariamente evidência de um aumento na aceitação do niilismo teórico, apenas alguns jovens e intelectuais admitem ser niilistas.
    Os resultados do niilismo prático são semelhantes às conclusões do niilismo teórico; a noite do niilismo, uma nova Idade das Trevas, pode está rapidamente engolindo o mundo civilizado, e particularmente o Ocidente que parece
    sufocar por falta de oxigênio espiritual, deixando a existência humana desprovida de valor e significado. Tédio, excesso de desilusão caracterizam os nossos tempos. Um sentimento de tristeza e desespero paira sobre as nuvens da vida contemporânea. Uma tempestade de ceticismo inunda civilização contemporânea. Certezas e valores desmoronaram e novos propósitos para a vida são procurados. Políticos, jornalistas e pessoas da mídia trabalham para manter em nós o sentimento de que a nossa sociedade está indo para algum lugar bom e que eles próprios estão ajudando a nos levar para lá.

    SABEDORIA


    As pessoas estão à procura de significado e propósito para a vida sem precedentes, a busca espiritual aumenta dramaticamente. Somos chamados a responder ao niilismo, ao existencialismo, a perda do conceito de verdade e senso de propósito que marcam os alicerces da sociedade pós-moderna. Aceitamos o desafio de sermos profetas de Cristo, proclamando uma palavra de esperança a um desiludido mundo pós-moderno, nesse contexto o crente pode aperfeiçoar sua fé somente no oceano do niilismo. A sabedoria contida no livrode Provérbios e Eclesiastes éum farolque nos ajuda anavegar nas águasturvasda vida.Eles fornecemsabedoria,instruçõespara a vida. A função da Bíblia não é só conduzir os incrédulos ao arrependimento e em fé a Cristo mas também instruir e criar os crentes com a verdade que transforma nossa compreensão e nossas vidas. Devido ao clima moral atual de sociedade e até mesmo na igreja, nós precisamos desesperadamente da instrução oferecida por estes livros. Em uma época que sedução, conflito doméstico, endividamento financeiro, abuso de substância, e desonestidade, parecerem freqüentemente ser normas de comportamento, nós temos que permitir que o Espírito nos transforme com verdades de sabedoria bíblica. Neles nós podemos aprender a rejeitar injustiça e comportamento prejudicial e escolher os caminhos que agradam Deus e trazem felicidade, o modo de vida que surge da fé em Deus. Sabedoria é a aguçada percepção da vida como também as maneiras como lidamos com nossos problemas. Embora a palavra sabedoria em tempos modernos seja uma abstração, resumidamente, a sabedoria bíblica é definida como a habilidade para viver, que é uma definição mais concreta do que conceitual. O conceito de sabedoria fala sobre a melhor forma de encontrar o nosso caminho através do labirinto deste mundo. O caminho da sabedoria é aprender e viver, não viver e aprender.


    O TEMOR DO SENHOR, O PRINCÍPIO DA SABEDORIA


    “O temor do Senhor é o princípio da ciência; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução” Pv 1:7
    "Temor" do Senhor significa reconhecer Seu grande poder, Sua completa autoridade sobre nós e toda a criação. A palavra "SENHOR", usada em todo o livro de Eclesiastes é Elohim, o nome que revela Deus como o Poderoso Criador. Eclesiaste não se refere a Deus como Jeová, o Deus que entra em relação de aliança com o homem. Esta é uma observação importante. Porque a convicção de que o temor do Senhor é a única porta que se abre para a verdadeira sabedoria? Deus é o Criador do universo e da vida, portanto, é impossível de se obter uma compreensão do lugar do homem na concepção e propósito de vida sem uma abordagem humilde Dele. Fora de Deus, o conhecimento torna-se meros fatos, e os fatos em si são sem vida, estéreis e sem sentido. Salomão está dizendo que viver a vida como ela deve ser vivida, é preciso ter um bom relacionamento com o Senhor, a vida não tem sentido sem Deus. Ele é o ponto, a razão, para toda a existência. A sabedoria que fez o mundo nos ajudará a compreender “por que é”, “como é” e como podemos fazer o melhor de nossas vidas nele. A riqueza da língua hebraica é nitidamente visto na escolha palavra “princípio”. O termo hebraico inclui duas idéias diferentes, mas complementares. Pode significar "o começo, ponto de partida, a origem", como em Gênesis 1:1. Também pode significar "a parte principal, a essência, o componente fundamental”. Assim, o temor do Senhor é ao mesmo tempo o ponto em que começa o verdadeiro conhecimento e a parte essencial do conhecimento.


    A SABEDORIA EM ECLESIASTES


    Eclesiastes enfatiza os problemas teológicos da vida, tais como o sentido da vida. É de caráter filosófico, coloca questões profundas sobre o significado e a natureza da existência humana, diz-nos que tipo de vida vale a pena ser vivida, o autor escreveu alguns sábios conselhos sobre como viver uma vida significativa em um mundo de contradições e aparente futilidade, ele também incorpora uma tentativa de dar uma resposta filosófica sobre a melhor maneira de viver em um mundo onde tudo parece ser sem sentido. Reconhecer essa meta nos ajuda a entender a mensagem de Eclesiastes. O autor de eclesiaste sabe que a vida é cheia de perguntas sem resposta. No entanto, ele ainda acredita em Deus. Ele ainda acredita na justiça e na sabedoria. A vida em Deus deve ser vivida como ela é, e apreciada em todo a sua plenitude, apesar de nossa incapacidade de explicar tudo de forma satisfatória. Deus não revelou aos homens mortais todas as razões porque as coisas são como são. O ser humano é mantido no escuro sobre algumas questões muito importantes. Deus guarda seus segredos em toda a Bíblia. A tarefa intelectual de buscar compreender a vida, é por si só uma tarefa impossível. Nós não podemos compreender a vida, porque o problema é muito complexo, há muita coisa que não sabemos. Só aquele que vem de cima (João 8:23) pode responder às nossas necessidades mais profundas. Eclesiastes sonda como o povo de Deus se sente sobre essas manchas escuras. Será que os crentes irão rejeitar Deus e viver para hoje? Ou eles vão encontrar na escuridão pistas para a soberania de Deus? Eclesiastes fala como lidar com isso confiando na sabedoria e soberania de Deus, ele pede ao leitor confiar. A pessoa é sábia quando aceita seu conhecimento limitado e teme a Deus, seja na época de Adão, Abraão, Salomão, Isaías, Cristo, ou no presente. Eclesiastes responde a perguntas difíceis feitas por pessoas nos dias de Salomão e por pessoas de hoje também: • Uma vez que todas as pessoas vão morrer de qualquer maneira, que diferença isso faz na forma como elas vivem?; • Por que ser bom se o bom e o mau ambos morrerão?; • Por que ser bom se isso não é garantia de ser rico e bem sucedido na vida?; • Como as pessoas podem colocar suas vidas no contexto mais amplo da eternidade ao invés de apenas viver como se não houvesse amanhã?; • Como as pessoas podem honestamente enfrentar a morte e ainda ter uma visão positiva da vida?; e • Como as pessoas podem aguardar as promessas redentoras de Deus, vivendo em um mundo caótico? A sabedoria em eclesiastes nos confronta com uma situação que hoje pode ser chamada de "existencial". Existem uma série de experiências e o homem não pode descobrir qualquer significado nelas, tudo o que ele pode fazer é existir e fazer o melhor que pode ou abandoná-las por completo. Nesse contexto, surgiu o Existencialismo. O existencialismo é uma escola filosófica recente que sustenta que a vida não tem sentido, mas que uma pessoa pode afirmar o seu significado, agindo. Salomão tentou. Ele testou os prazeres sensuais, ele realizou grandes projetos de construção; reuniu riqueza, ele não negou a si mesmo nada que seu coração desejou. E o tempo todo ele se sentiu tão vazio como sempre. Na escuridão da noite, ele pensou sobre suas experiências e realizações e foi preenchido com um sentimento de inutilidade: "tudo não tinha sentido " (Ec 2:11). No entanto, a maioria das pessoas ainda acreditam que a vida tem algum sentido. A resposta adequada para viver em um mundo caótico, com situações que muitas vezes estão fora do nosso controle, é colocar nossa confiança na pessoa que está no controle, Deus (3:10-17). O autor de eclesiastes afirmou que Deus deu ao homem algo que ele negou para o resto do mundo animal: o desejo de dar sentido à vida e trabalhar em direção a um ideal transcendente (Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs o mundo no coração deles, sem que o homem possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até ao fim - Ec 3:11). Um animal vive dentro do círculo de seus instintos, já o homem, procura significados para que ele possa controlar e dirigir seus desejos instintivos.Alguém já disse que é melhor ser Sócrates insatisfeito (porque ele não pode resolver seus problemas) do que um porco satisfeito.Pode parecer fácil abandonar a busca de sentido para a vida e cair no nível animal, mas até mesmo o abandono, muitas vezes não elimina a inquietação e as picadas da consciência que pertence a ele como homem. Nós somos seres caídos que precisam de vida e iluminação que vêm de Deus. Estudiosos às vezes chamam essa sabedoria de superior ou reflexiva. Eclesiastes é uma sabedoria especulativa, pois investiga por que as coisas são, como são e como podemos entendê-las.

    A SABEDORA EM PROVÉRBIOS


    Os pais de hoje estão se esforçando para criar os filhos totalmente equipados para lidar com um mundo cheio de muitas idéias diferentes sobre o que é certo e errado. Oportunidades para ganhar dinheiro estão por toda parte, mas são elas todas legais, éticas e que honra a Deus? Mesmo diferentes cristãos discordam sobre como lidar com certas questões sociais e políticas. Como é que vamos saber como reagir? A Bíblia é a verdade revelada por Deus, e Provérbios, em particular, vai nos ajudar com o lado prático da vida. Os Provérbios nos mostram como lidar com respeito e de forma inteligente com o próximo em termos sociais, negócios e assuntos políticos. A sabedoria oferecida pelo livro de Provérbios é a habilidade para viver. A sabedoria não é meramente intelectual ou acadêmico, é principalmente moral. O livro de Provérbios ensina como viver com habilidade em todas as áreas de sua vida, incluindo família, finanças, amizades, linguagem e trabalho. O objetivo da sabedoria é que você possa alcançar uma vida de significado, de modo que no final de seus dias, você terá conseguido algo útil e duradouro.
    Provérbios dá um padrão pelo qual todas as decisões possam ser pesadas, para poupar-nos de problemas e tristezas, bem como nos impulsionar para uma vida de sucesso. A vida apresenta muitos curiosos problemas, difíceis de entender. Provérbios vai nos iluminar e nos dar discernimento sobre estes enigmas. Deus não quer que vivamos no escuro, e sermos vítimas da vaidade e loucura. Provérbios é um livro que fornece ao povo de Deus sabedoria prática em cápsulas de verdade que nos mostram:
    • situações que existem no mundo;
    • as sábias respostas que devemos dar para estas situações; e • os benefícios de viver pelos princípios que agradam a Deus. A sabedoria de provérbios é abertamente prática. Há pouco do que pode ser chamado de "teologia". Os temas são todos aqueles do dia-a-dia, o livro oferece algumas chaves de como as coisas funcionam e como as pessoas se comportam. Dá "compreensão" e "insight" (1:2), mostrando o que esperamos das pessoas e como reagir a elas. Há uma tendência dos crentes serem ingênuos, inexperiente e crédulos nas coisas do mundo (Lucas 16:8). Jesus nos disse para sermos "prudentes como as serpentes" sem copiar seu engano e malignidade, e aprender com as pessoas do mundo. Na verdade 'prudência' em 1:4 é a palavra usada da serpente em Gênesis 3:1 (“sutil”, na NVI “astuto”). Esta qualidade é neutra, pode ter bom ou mau uso. Provérbio incentiva o cultivo desta qualidade e mostra como dirigi-la para fins sagrados, o que acontece de inúmeras maneiras, por exemplo: Ela nos ensina a astúcia nas coisas comuns da vida, mostrando-nos como discernir os motivos e métodos das pessoas com que lidamos. Mesmo em Israel de Deus havia gangues à procura de recrutas, prostitutas à procura de ingênuos, e vigaristas à procura de apostadores. O cristão precisa ainda mais do que os Israelitas, que viviam em uma sociedade simpática à piedade, ao passo que o cristão enfrenta uma hostil.

  3. #3
    Administrator Avatar de Roberto
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Recife
    Posts
    2.058
    Thumbs Up/Down
    Received: 40/4
    Given: 25/0
    Matéria de Capa da Revista “Vida Simples” de Outubro/2013, tendo como entrevistados profissionais de diversas áreas, visando aconselhar as pessoas na busca desta "enigmática resposta".

    vidasimples.jpg

  4. #4
    Administrator Avatar de Roberto
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Recife
    Posts
    2.058
    Thumbs Up/Down
    Received: 40/4
    Given: 25/0
    Olá,

    Definitivamente, o Portal do professor reputa o modelo pedagógico adotado pela esmagadora maioria dos professores de Jovens e Adultos como anacrônico e falimentar. Concitamos a substituí-lo pelo paradoxo andragógico, por favor leia os tópicos abaixo:

    http://www.escoladominical.net/showt...s-(Andragogia)
    http://www.escoladominical.net/showt...%E0-andragogia

    A partir de agora estaremos estimulando os professores a usarem o aluno como recurso educacional, e para isso, desenvolvemos a atividade abaixo:

    A incrível cidade dos sábios

    1 - Faça a seguinte pergunta para sua classe:
    A Bíblia fala de uma cidade de sábios! Essa informação é verdadeira ou falsa?

    2 - Divida a classe em dois grupos, de acordo com as respostas, falsa ou verdadeira;

    3 - Distribua o versículo bíblico abaixo para os dois grupos, eles deverão identificar de que maneira a mulher sem nome foi sábia;

    cidadesabios.jpg

    4 - Conceda 15 minutos para análise, ao final os dois grupos deverão apresentar seus arrazoados;

    5 - Comente,

    6 - Distribua cópias do texto "A incrível cidade dos sábios" para cada aluno levar para casa e refletirem;

    7 - Agora seus alunos já estão em condições de analisar outro texto.

    Objetivos:
    A palavra sabedoria em tempos modernos é uma abstração, resumidamente, a sabedoria bíblica é definida como a habilidade para viver, que é uma definição mais concreta do que conceitual. É fundamental perceber a sabedoria em ação para sua compreensão conceitual.




    A sabedoria da mulher sem nome

    Um movimento separatista

    Um benjamita chamado Seba liderou um movimento separatista contra Davi. Seba afirmou que a tribo de Benjamin nunca foi parte do ambicioso empreendimento de Davi. O grito de Seba (2 Samuel 20:1) foi uma convocação para o separatismo político. Davi envia suas tropas, o objetivo da missão é eliminar Seba.
    Liderando as tropas está Joabe, ele nunca pisca, nunca dá um passo em falso, é impiedoso, já havia assassinado Amasa, Abner e Absalão.
    Seba se escondeu na cidade de Abel. Joabe estabelece um cerco à cidade, a fim de destruí-la. Joabe é um mestre em cerco e destruição de cidades. Em sua carreira militar havia tomado cidades muito maiores como Jerusalém e Rabá. Esta pequena cidade não era páreo para ele. Joabe imediatamente ordenou a construção de uma rampa de barro, isso levaria ao topo da muralha da cidade. Outro contingente de homens foi ordenado trabalhar ruindo a parte de baixo da muralha. A queda de Abel era inevitável.

    Assim, a passagem nos dá uma imagem de sabedoria em ação. No meio do ataque, terrível para aqueles dentro da cidade, uma intervenção inesperada. Uma mulher sábia chama Joabe. Talvez quando o povo viu Abel sitiada, disseram: Certamente ele vai perguntar se queremos fazer um acordo de paz, pois a lei de Moisés (Dt 20:10) prescreve que ele deveria oferecer acordo de paz com estranhos, quanto mais para as cidades israelitas, e se ele fizer isso, vamos logo levar as coisas a um acordo amigável, pois somos um povo pacífico. A mulher porém, viu o problema de forma realista, o perigo deve ter sido claro o suficiente para todos em Abel, mas pode ter havido algumas falsas esperanças de resgate ou intervenção. Ela não esperou por alguém para agir, mas tomou a iniciativa, em seguida, ela discutiu o caso, desafiando o acerto das ações de Joabe, e ele foi forçado a concordar com o que ela disse.
    A mulher apontou a Joabe algumas coisas sobre sua cidade que Joabe provavelmente desconhecia. Abel era uma cidade famosa por causa dos seus sábios. Era bem conhecida em toda a região como um lugar onde se poderia encontrar bons conselhos, a mulher sábia também era uma conselheira. Pessoas em conflitos recorriam ao juízo dos habitantes de Abel. Por muitos anos as pessoas tinham ido ali para encontrarem respostas para seus problemas pessoais. E isso ficou estabelecido, ou seja, eles ficavam completamente satisfeitos com os conselhos que recebiam. A implicação é que Joabe faria bem em escutar seus conselhos. Em segundo lugar, a cidade de Abel era pacífica e fiel à coroa.
    Em terceiro lugar, esta cidade era uma mãe em Israel, ou seja, uma cidade mãe, uma metrópole, a principal cidade naquele distrito, um lugar que tinha dado origem a muitas pessoas para a nação. Em quarto lugar, esta cidade era parte da herança do Senhor. Esta não era uma cidade estrangeira. O cerco iria destruir (literalmente "matar"), parte da herança de Deus.
    Joabe era um homem violento, sua intenção de fúria foi quebrada pela voz convincente desta mulher. A intervenção de uma “mulher sábia”, tirou do líder militar a resposta que ela queria, e salvou sua cidade, Ela havia empreendido a delicada tarefa de trazer o General para um novo ponto de vista.

    As palavras fortes da mulher sábia fornecem um contraste agudo com a cruel intenção de Joabe. A mulher fala palavras poderosas da tradição, sobre a " herança do Senhor ", que não pode ser abusada , até mesmo pelo poder real, como Joabe intentava fazer. O rei iria destruir uma cidade pacífica para avançar seus próprios interesses.
    A mulher fala palavras que rompem a ameaça do rei , uma mulher que está fora da sedução da política e militarismo e encontra outra solução. Ela prevalece mesmo contra as armas e a raiva. A cidade pacífica é resgatada, a herança do Senhor foi salva. Sábias palavras substituem a política implacável. No final, não só a mulher e a cidade foram salvas, algo da dignidade de Davi e auto-respeito por Davi também são resgatados da louca e cega obediência de Joabe.
    Os sábios não são aqueles que estão presos nas percepções convencionais. Eles são aqueles que podem pensar de uma maneira alternativa em todo o presente conjunto de circunstâncias. Neste caso, a única opção que parecia ser viável para Joabe eliminar Seba era a certeza de destruir a cidade no processo do confronto armado.
    A sabedoria foi uma combinação de uma visão inteligente e ação ousada. O Antigo Testamento raramente separa o intelectual da pragmática: a sabedoria não é simplesmente saber, mas também fazer. A Bíblia não tem tempo para os filósofos de poltrona.
    A moral desta história é o valor e a importância da sabedoria.
    Joabe foi despertado, e acabou negando que tivesse essa intenção, estaria apenas buscando um homem que se levantou contra o rei. Seba foi decapitado e sua cabeça jogada por cima do muro para Joabe. Isso significava que a conspiração estava encerrada. Como no caso de Absalão, a morte do líder era a ruína da causa.

  5. #5
    Administrator Avatar de Roberto
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Recife
    Posts
    2.058
    Thumbs Up/Down
    Received: 40/4
    Given: 25/0
    A Didaquê tem disponível uma lição com tema semelhante:

    http://www.didaque.com.br/loja/produ...ENTIDO-DA-VIDA

  •   

Tópicos Similares

  1. Provérbios
    Por SandraMac no fórum Antigo Testamento
    Respostas: 19
    Último Post: 09-04-2014, 02:27 AM
  2. Lição 7 - A Atualidade dos Conselhos Paulinos
    Por Natalino das Neves no fórum 3º Trimestre
    Respostas: 1
    Último Post: 08-16-2013, 02:06 PM
  3. Respostas: 2
    Último Post: 07-06-2013, 01:52 PM
  4. Revista 5 - Conselhos para o dia a dia
    Por SandraMac no fórum 1º Trimestre - Revista 5
    Respostas: 11
    Último Post: 04-04-2010, 03:24 PM
  5. ECLESIASTES
    Por Lourdes Gonçalves no fórum Antigo Testamento
    Respostas: 3
    Último Post: 01-28-2010, 08:25 PM

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •